santa sé

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Arquivos | Brasil

santa sé

#129413 | luso | 25 set 2006 10:43

Em 23 de agosto, o Prof. Bruno de Cerqueira fez uma brevíssima comunicação sobre "Brasileiros nobilitados pela Santa Sé", na reunião semanal de comunicações do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, intitulada CEPHAS.

A convite do coordenador de CEPHAS, Cel. Arivaldo Pontes, o Presidente do Colégio Brasileiro de Genealogia (CBG), Carlos Eduardo Barata, e Bruno de Cerqueira, que também é diretor de Publicações do CBG, realizaram uma listagem dos brasileiros que o Vaticano titulou durante os séculos XIX e XX, chegando-se à conclusão primária de que foram cerca de 40 nobilitados, nas seguintes gradações:

1 marquês
33 condes
6 barões
Na impossibilidade da concretização do III Reinado, a maior parte desses brasileiros solicitou na Europa - mormente Santa Sé Apostólica e Reino de Portugal - suas titulações, havendo a intermediação da própria D. Isabel nestes processos.

O Prof. Bruno fez a leitura da interessantíssima carta da Redentora a Affonso Celso de Assis Figueiredo Jr., em que ela o congratula pelo título recebido do Papa São Pio X (IHGB / Col. Afonso Celso / lata 428 – documento 53):
:

6 de julho de 1905

Bourlogne-sur-Seine

Meu presado Conde Affonso Celso

É com o maior prazer que lhe escrevo agora sob este titulo. Foi-lhe elle dado muito justamente pela autoridade de que mais respeito, amo e admiro demais neste mundo.

Use-o e honre-o de mais e mais digno de nosso país e de quem lhe outorgou.

Crea em toda a minha amizade.

Isabel, Condessa d´Eu


Neste momento, solicitou-se ao Sócio do IHGB Mons. Maurílio Cesar de Lima, grande historiador da Igreja brasileira, o favor de elucidar aos presentes as linhas gerais do texto latino do diploma de concessão papal a Affonso Celso, o que o sacerdote executou comprazido.

O texto com a tabela dos titulares e algumas pequenas explicações preliminares estará à disposição do público na seção de ARQUIVOS GENEALÓGICOS da página do CBG (), assim que os dois autores puderem finalizá-lo.

Trata-se de material meramente introdutório, uma vez que não há bibliografia brasileira a respeito.

Resposta

Link directo:

RE: santa sé

#129509 | Gilson Nazareth | 26 set 2006 15:52 | Em resposta a: #129413

Amigos,
Ficou-me a indagação:por onde corriam os processos de nobilitação e onde estariam arquivado?
Caso alguém possa informar-me ,agradeceria.
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 jun 2024, 03:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen