Manuel Francisco Penetra

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Manuel Francisco Penetra

#129430 | Maryjo | 25 set 2006 14:44

Exmos. Senhores

Gostaria de saber se alguém me pode dar informações sobre Manuel Francisco Penetra, 1º Visconde Cantim, que é meu antepassado mas que não consigo continuar a sua linhagem.

Grata pela atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco Penetra

#129468 | RCCORREIA | 25 set 2006 22:38 | Em resposta a: #129430

Minha cara Maryjo

Presumo que já tenha visto a carta de D. Carlos que nomeia Manuel Francisco, Visconde de Cantim. Está na Torre do Tombo, no registo geral de mercês (16.06.1904)

Possivelmente seria parente (filho talvez?) de Manuel António Carvalho Seixas Penetra, Cavaleiro da Ordem Militar de N. Sra da Conceição de Vila Viçosa, cuja mercê está tb na TT (RGM D. Carlos - 11.10.1893)?

Estas cartas geralmente referem a filiação. Se não as tiver, pode ser um bom ponto de partida.

Saudações
RCC

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco Penetra

#130032 | Maryjo | 03 out 2006 18:36 | Em resposta a: #129468

Caro RCCorreia

Agradeço-lhe imenso a informação fornecida pois não fazia ideia dessa informação.

Atentamente

Maryjo

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco Penetra

#215915 | AJPR | 18 dez 2008 19:50 | Em resposta a: #129430

Se ainda estiver interessada neste tema pode contactar-me em a.j.ribeiro@mail.telepac.pt sobre o visconde de Cantim?

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco Penetra

#216274 | joaopenha | 24 dez 2008 00:20 | Em resposta a: #130032

Cara Maryjo

O Visconde de Cantim é natural da freguesia da Reguenga, concelho de Santo Tirso, onde era sr da quinta de Cantim e da quinta do Bom Retiro. Fez uma grande fortuna em São Tomé e Principe onde detinha a Roça de Santa Catarina, e outra onde fez grandes plantações de cacau (que depois passou para a familia Pestana do Porto).
A familia pelo lado materno, Dias Quinta, estava ligada a São Tomé e Principe, sendo o viscconde sobrinho de José António Dias Quintas(http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=186319) e de Joaquim Dias Quintas (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=504293) ambos também naturais da Reguenga.
A sua prima direita Mariana Dias Quintas, 1ª Viscondessa do Bom Sucesso, sra da Casa da Quinta, da Quinta de Merouços na Reguenga e da roça do Bom Sucesso em São Tomé e Principe, também recebeu o titulo no mesmo ano (1904), por ambos terem contribuído para a construção de estradas no concelho de Santo Tirso.
Existe um opúsculo escrita por um advogado dos herdeiros do Visconde de Cantim por causa das partilhas deste, onde se descreve bens e o seu destino.

Cumprimentos,
João Penha

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco Penetra

#284418 | Marta Pinheiro | 10 ago 2011 19:40 | Em resposta a: #129430

o1º visconde foi encontrado morto, na quinta em santo tirso, ninguém quis saber porque, falaba 7 linguas diferentes, teve 2 filhos, o meu visavo julio e uma filha a celeste... a fortuna foi destruída, pelo que dei pelos excessos destes dois... caso queira informações mais concretas entre em contacto comigo, aquilo que sei foi-me transmitido pelos seus descentes, as suas netas, uma das quas é minha avó, sem mais

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco Penetra

#285209 | roc | 20 ago 2011 21:55 | Em resposta a: #284418

Cara Marta Pinheiro

O Visconde de Cantim faleceu em 5 de Julho de 1908, e por sua morte procedeu-se a inventario orfanatologico (pelo menos seis grossos volumes). Sobre este inventario foi publicado - Analyse de Actos Illegaes e Ruinosos practicados no inventario orphanatologico por obito do Visconde de Cantim, Porto, 1911 - por Jose da Motta Marques Junior, advogado de um dos herdeiros. Ai se descreve "As bases da ruina do casal", as ilegalidades cometidas, descreve-se ainda os bens do Visconde e a quem foram vendidos. A "grande riqueza do casal (...) a roça Santa Catharina" (pagina 38) em Sao Tome e ainda w roça Santarem, na mesma ilha, entre os bens encontram-se barcos, um dos quais a vapor, etc.

Gostaria de ter mais informaçoes, nomeadamente sobre o filho Julio (seu bisavo), era estudante na altura (em Dresden) , sabe o que ele estudou?

Os meus melhores cumprimentos,

Rogerio Octavio

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco Penetra

#315102 | Isabel Marquez | 10 out 2012 15:47 | Em resposta a: #285209

Caro Rogerio Octavio


Manuel Francisco Penetra, teve mais dois filhos com Dª Mª Trindade Neto que, presumo, seria natural de São Tomé e Príncipe. Um deles, o meu bisavô, Agostinho Francisco Penetra, nascido em 1901, cursou medicina em Coimbra.
Do(a) outro(a) filho(a) nada sei. No "inventário orphanologico por óbito do Visconde de Cantim", é feita referência a um procurador de MariaTrindade Netto, representante desses dois filhos menores.
Procuro mais informações sobre o Visconde, para além das que estão disponíveis no fórum, e sobre Dª Maria Trindade Netto.


Cumprimentos cordiais.



Isabel Marquez

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco Penetra

#315114 | MCNN | 10 out 2012 18:50 | Em resposta a: #315102

Cara Isabel Marquez


No link em anexo pode ver o pedido de passaporte para o Brasil (Rio de Janeiro) feito em 5 de Julho de 1928 por Maria José Penetra, de 28 anos de idade, solteira, residente no Porto, natural de São Tomé e filha de Maria Neto.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56784&FileID=_2474447

Salvo melhor opinião, e a menos que estejamos perante uma grande coincidência de nomes e de locais, a referida senhora aparenta ser irmã do seu bisavô.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco Penetra

#315122 | vbriteiros | 10 out 2012 21:07 | Em resposta a: #285209

Caro Rogério Octávio,
Nos fins da II Grande Guerra circulava muitas vezes na cidade de Braga , um grande automóvel Peugot (401?) de cor beige com 7 lugares (atrás banco corrido, no meio duas cadeira desdobráveis e banco da frente para 2 pessoas). Despertava a atenção de toda agente. Na altura diziam que era o carro do Sr. Penetra e suponho que por volta de 1950 foi vendido tendo sido adquirido por um senhor de apelido Estima. Será que esse senhor Penetra era dessa família ?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco Penetra

#315197 | Isabel Marquez | 11 out 2012 22:36 | Em resposta a: #315114

Caro Mário César Navarro


Obrigada pelo seu esclarecimento e pelo link. Penso que seria irmã do meu avô que nasceu também em São Tomé, na Vila das Neves, não muito distante da Roça de Santa Catarina. Seriam então os dois filhos menores de Mª Trindade Netto, representados por João da Costa Mascarenhas, no conselho de família que delibera a alienação da referida roça.
Agradeço desde logo toda a informação adicional que me possa vir a fornecer.



Com os melhores cumprimentos.


Isabel Marquez

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco Penetra

#334684 | bendal | 01 set 2013 19:46 | Em resposta a: #315197

Olá Isabel Marques,

Eu sou descendente de Manuel Francisco Penetra, pela filha dele com Maria da Conceição, Júlia Francisca Penetra. Sou seu trisneto e estou a tentar completar a árvore genealógica da sua descendência.

Gostaria de acrescentar o ramo descendente do seu avô até si se possível.

Estarei disponível para partilhar informação dos meus ramos.

Bento

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco Penetra

#336657 | Isabel Marquez | 12 out 2013 18:33 | Em resposta a: #334684

Caro Sr. Bento


Terei todo o gosto em partilhar essa informação consigo. Agradeço que entre diretamente em contacto comigo.

Atenciosamente,


Isabel Marquez

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco Penetra

#336738 | bendal | 14 out 2013 12:34 | Em resposta a: #336657

Olá Isabel Marquez!

Sobre Manuel Francisco Penetra(Visconde de Cantim), sei que é filho de Manuel Francisco Penetra e de Rosa Dias Quintas, e que a sua mãe: Rosa Dias Quintas é filha de Custódio Dias Quintas e de Rosa Fernandes.

Sou descendência do seu "casamento" com Maria da Conceição, que gerou JÚLIA FRANCISCA PENETRA, minha bisavó casada com JOAQUIM GABRIEL FERREIRA DA SILVA(ao que sei também Visconde, casado pelo Bispo do Porto), que geraram MARIA CAROLINA PENETRA FERREIRA DA SILVA, minha avó materna (falecida), que geraram 3 filhos, dois varões (falecidos) e uma varoa (viva) da qual sou filho.

Gostaria que me pudesse fazer saber de MARIA TRINDADE NETO as suas gerações até si para poder organizar o grupo familiar de Manuel Francisco Penetra(Visconde de Cantim).

Tenho um retrato do nosso ancestral comum, pintado por um pintor reconhecido da época.

Não consigo determinar a sua data de nascimento, nem o local ao certo. Inicialmente pensei que tivesse nascido em São Tomé e Principe, mais tarde procurei nos registos da freguesia da Reguenga em Santo Tirso e também não consigo encontrar registo de nascimento nem de casamento de acordo com as datas que calculei.

Não sei porque havia uma próximidade tão grande e a extensão de laços familiares à familia da 1ª Viscondessa do Bom Sucesso. Também estranho que tenha tido geração assumida de nativos de Nossa Srª das Neves. Apesar de eu ser de tez clara, nórdica, a minha avó, sua neta, era uma linda crioula da qual tenho uma foto.

Conheci em pequeno alguns familiares com tez crioula nitidamente miscigenada que comprova esta origem S. Tomense, mas também a Angola.
Certamente reunindo estes conhecimentos poderemos no futuro compreender melhor a vida de nosso ancetral comum, e um histórico mais completo.

Quando eu era infante, ouvia de meus pais, das propriedades que a família possuía no Porto, em Lisboa e em Angola.
Pelo testamento dos herdeiros do Visconde de Cantim compreendi um pouco da tragédia na gestão da herança e o depaupério patrimonial e financeiro daí resultante.

Ambos receberam reconhecimento nobiliárquico na mesma época e pelos mesmos feitos. Ambos tiveram Roças de produção de cacau em São Tomé e Principe.

Gostaria que me ajudasse a completar o quadro geral com as informações que possua, e, se possível concertarmos esforços para conseguir informação mais vasta e completa.

Aguardo com grande expectativa a sua resposta.

Sou conhecido por Bento DAlmeida, e poder-me-á encontrar nas redes sociais para uma troca de informações mais ampla.

Com os meus melhores cumprimentos,

bento dalmeida

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco Penetra

#344307 | Truta59 | 24 mar 2014 19:14 | Em resposta a: #336738

Caro Sr. Bento Dalmeida

Sou sobrinho por afinidade de Isilda da Costa Ferreira da Silva Bastos filha de Joaquim Gabriel Alves Penetra Ferreira da Silva e de Fernanda Teixeira da Costa.

A minha tia era neta de Joaquim Gabriel Ferreira da Silva e de Júlia Francisca Penetra.

O pai da minha tia morreu era ela ainda criança, contudo sempre ouviu histórias da sua ascendência, dos seus bisavós paternos.

Soube que teria havido um processo volumoso relacionado com heranças desses seus avós.

Por estes motivos e pelo assunto discutido neste forum, gostaria de trocar algumas impressões e se possível ter acesso ás informações que terá sobre o mesmo assunto.

Com os melhores cumprimentos

Arnaldo Bastos da Silva

Resposta

Link directo:

Manuel Francisco Penetra

#358256 | pedropenetra | 03 jun 2015 17:35 | Em resposta a: #129430

olá boa tarde, gostava de saber se alguém tem informações sobre Teresa Maia Cantim Penetra e sei que ela tem mais 3 irmãs que só sei o primeiro nome delas que são Júlia, Alice e Fernanda, gostava de saber se estão relacionadas com Manuel Francisco Penetra, se assim for, fazem parte da minha família e é sempre bom saber de quem descendemos.
todas as histórias que ouvi falar, já muita gente aqui falou neste tópico, sempre pensei que não passava de "histórias" mas pelos vistos são bem reais. fico então à espera de mais alguma informação e muito obrigado por este tópico e este fórum!

Resposta

Link directo:

Manuel Francisco Penetra

#358259 | pedropenetra | 03 jun 2015 18:37 | Em resposta a: #358256

esqueci-me de mencionar o nome do pai de Teresa Maia Cantim Penetra, que se chama Benedito Cantim Penetra (penso eu) e é o que eu gostava de saber, de quem ele é filho, ou seja a sua descendência...

Resposta

Link directo:

Manuel Francisco Penetra

#358260 | MicaelaPenetra | 03 jun 2015 18:54 | Em resposta a: #129430

Olá!
Em relação a Manuel Francisco Penetra, 1º Visconde de Cantim, posso dizer-lhe que sei que sou descendente dele. Ele será meu teravô, visto ser avô da minha avó. A minha avó chamava-se Teresa Maia Cantim Penetra e era filha de Benedito Cantim Penetra, filho fora do casamento do Visconde de Cantim. A minha avó tinha traços de crioula. Tem mais alguma informação sobre este nosso antepassado?

Resposta

Link directo:

Manuel Francisco Penetra

#422314 | Paulafon | 05 mar 2020 13:50 | Em resposta a: #129430

Bom dia, a minha mae é filha de Luís antonio seixas penetra, diz conhecer as histórias e pessoas que por aqui sao faladas, diz também que o pai era toureiro na época muito conhecido, esta tem o nome de maria Conceição torres seixas penetra! Agradeço desde ja que entrem em contacto pois ela não sabe de maia paradeiro

Resposta

Link directo:

Manuel Francisco Penetra

#442454 | Tiago R de Andrade | 03 ago 2022 11:05 | Em resposta a: #129430

Bom dia,

Sou trisneto da Viscondessa do Bom Sucesso e tenho muita informação sobre a família Quintas. A minha avó materna herdou a Quinta de Merouços, na Reguenga, Santo Tirso, onde ainda viveu com a minha mãe e tios.

Teria todo o interesse em ver os retratos de que falam e de obter mais informação.

Obrigado,

TRA

Resposta

Link directo:

Manuel Francisco Penetra

#442456 | MicaelaPenetra | 03 ago 2022 12:05 | Em resposta a: #442454

Olá bom dia!
Tenho um retrato, agora não sei se é de Manuel Francisco Penetra ou do pai da minha avó, Benedito que era filho de Manuel Francisco Penetra.

Resposta

Link directo:

Manuel Francisco Penetra

#446232 | Stephaniepen91 | 28 fev 2023 18:48 | Em resposta a: #422314

Bomdia, o meu pai é filho dele e tambem me fala destas historias de toreiro. Se quer mais informaçaos pode me mandar uma mensagem..

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 02:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen