A origem do apelido Melo em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

A origem do apelido Melo em Portugal

#129635 | tristaomel | 27 set 2006 23:11

É comum encontrar a informação de que o apelido Melo provém do facto de um tal D.Soeiro Reimondes (ou Raimundo), o "Merlo" ou "Melro", que foi chefe da linhagem dos de "Riba de Vizela", ter vindo para Sul e fundado na Beira a "Vila de Melo" nas vizinhanças de Gouveia, de que também era Senhor.
D. Soeiro terá adoptado o apelido de "Melo" e os seus descendentes encarregaram-se de o propagar.Mas onde foi ele buscar tal apelido? Seria por alcunha conhecido por "Melro" ou Merlo"?Ou por outra razão mais nobre?

Este D. Soeiro viveu nos tempos de D.Afonso Henriques que o constituiu donatário daquela povoação.

Então, foi D. Soeiro quem adoptou o apelido de MELO para si e deu o mesmo nome à povoação e não esta que deu origem ao apelido?!...


Acontece que nos meus tempos de adolescente, costumava passar férias numa quinta de meus Avós, lá na Serra da Estrela e habituei-me a passar a pente fino, velhos alfarrábios que por lá havia. Para além de livros de Balzac, Victor Hugo ,Dumas, Camilo, Eça, José de Alencar.... havia um grande número de Almanaques Bertrand e de Almanaques Populares ou de Família, que faziam a minha delícia com as anedotas contadas ou desenhadas, os provébios e um sem número de passatempos!?...
Pois foi num destes Almanaques Populares ou de Família ou nome semelhante que então li um pequeno artigo (Não fixei o autor) cujo título era qualquer coisa como ..." A origem dos Mellos em Portugal".
Dizia o dito artigo que um velho cruzado português de nome ,salvo erro, Raimundo, fora o primeiro a saltar o "muro Mello", quando da conquista de Jerusalém e que, apartir de então, para o distinguir de outros Raimundos lhe começaram a chamar de Raimundo "do Mello".
Não dei grande importância ao "artigo de almanaque", embora o guardasse na memória até porque também tenho o apelido de Melo.

Acontece que ontem mesmo acabei de ler um livro intitulado "A BÍBLIA ARRANCADA ÁS AREIAS" de Werner Keller, onde na pág 275 deparo com o seguinte:
"Naõ houve nada no seu palácio que ... Ezequias lhe não mostrasse"(Isaias,XXXIX,2). " Na realidade armavam-se em segredo e preparavam-se à pressa para o dia em que iria ter lugar a grande expedição"
"Ezequias reparou também esmerando-se muito, todos os muros que se achavam desmantelados e fez em cima torres e outros muros por fora; e redificou o forte de MELLO, na cidade de David, e mandou que se fizessem armas e escudos de todo o género (II Paralipómenos, XXXII; 5 )"

Então sempre é certo que, pelo menos, existiu em Jerusalém o tal Muro Mello de que falava o Almanaque?!"...

Algum confrade tem algo para acrescentar que dê ou retire qualquer credibilidade a tal hipótese?



Paixão Melo

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido MELO em Portugal

#129640 | saboia | 27 set 2006 23:29 | Em resposta a: #129635

Caro confrade

O MERLO em questão é um pássaro. A muralha era conhecida como "do Merlo" em razão de um ou mais destes que faziam pouso lá.
Ao fundar a vila, D Soeiro não a chamou "de Mello" mar " do Merlo" em referência ao episódio . O povo é que, ao repetir, acabou suprimindo o R e, por corruptela, virou Melo .
Seu filho, Men Soares, passou a ser conhecido como Men Soares de Mello, pela Villa de Mello/merlo, e incorporou ao apelido .
Quanto ao 'mello' da Biblia, ignoro .

Cordialmente,

Pedro Mello

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido Melo em Portugal

#129685 | coelho | 28 set 2006 18:30 | Em resposta a: #129635

Caro Paixão Melo,

isso cheira-me a estórias da carochinha. Transcrevo texto da GEPB, o qual parece basear-se em facto históricos, e não em lendas.

Cumprimentos,
Coelho

===================================================

Foi vila, na comarca da Guarda, e constituía um priorado, da apresentação dos donativos, que eram os Melos. D. Manuel concedeu-lhe foral, dado em Lisboa a 9-VII-1515. É povoação muito antiga, que já existia no começo da monarquia e tinha no séc. XIII o titulo de vila. D. Afonso III concedeu-a, com outras, a Mem Soares, cavaleiro, que edificou na povoação um enorme solar de que restam as ruínas, o chamado Paço. Mem Soares tomou por apelido o nome da terra doada. O terreno fertilíssimo deve ter contribuído para o desenvolvimento da povoação. Uma religiosa do convento de Chelas, D. Maria Borges Teixeira, fundou, junto à vila, um convento, que se instalou, de início, na ermida de N. S. do Couto, cedida pela padroeira, D. Isabel Teixeira, prima da fundadora e viúva de Estevão Soares de Melo, senhor da vila. D, Maria Borges alcançou licença do núncio em 22-VI -1539 e a primeira pedra da nova igreja foi lançada pelo bispo de Coimbra, D. Jorge de Almeida, a 8-IX-1539. Em 1540 já a obra estava em condições de receber as freiras, que logo para ali foram. Em 1554 deixaram a regra de Santo Agostinho e passaram para a de S. Francisco. Na povoação visitam-se ainda o antigo edifício da Câmara, a capela de Santa Marta e o pelourinho, todos classificados como monumentos nacionais. Melo é ainda a terra Natal de Vergílio Ferreira. Faz parte desta freguesia o lugar de Nabainhos.

In “Grande Encilopédia Portuguesa e Brasileira;
Editirial Enciclopédia, Limitada; Lisboa, Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido Melo em Portugal

#129694 | coelho | 28 set 2006 21:23 | Em resposta a: #129685

Mais uma achega:

Pocurando por famílias no Genea, obtem-se uma cronologia mais precisa para o suposto fundador de Melo, o tal D. Soeiro Reimondes "o Melro", : seria contemporâneo de Dom Afonso III e Dom Dinis.

Mas, numa cronologia da antiga Casa da Câmara de Melo, da responsabilidade do IPPAR, encontro informação diferente:

"Séc. 13 - concessão da povoação a D. Mem Soares [de Alvim], no reinado de D. Afonso II; seu neto D. Mem Soares de Melo foi Senhor de Melo e alferes-mor de Afonso III; as Inquirições de D. Dinis referem que teria sido povoada por Gonçalo de Sousa, no reinado de D. Afonso II, referindo ainda que a povoação pertencia a fidalgos, à Sé de Coimbra e aos lavradores; na Crónica dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho refere-se que D. Mem Soares d'Alvim teria sido o primeiro a tomar o apelido de Melo, sendo casado com D. Teresa Afonso Gata que herdou de seu tio, D. Gonçalo de Sá, o senhorio de Melo;"

Portanto, essa ideia que Melo foi fundada por um "Melro" no tempo de Dom Afonso III ou Dom Dinis, não tem pernas ...

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido Melo em Portugal

#129706 | tristaomel | 29 set 2006 00:42 | Em resposta a: #129694

Caro Coelho

Também eu considero, em princípio, que a hipotese do "muro Mello" não deve passar de uma "estória" de almanaque. No entanto desconheço a consistência da opinião de a origem do apelido vir de "Merlo"(pássaro) e custa-me desprezar, sem dar-lhe qualquer atenção, e sem ter alguma preocupação com a hipótese, que também pode ser viável, do cruzado herói de Jerusalém.
Vou tentar descobrir o célebre Almanaque na Bib.Nacional, já que dou por perdido o exemplar que tive na mão há umas boas dezenas de anos, para ver se tem o nome do autor. Depois vou pelo menos tentar saber da credibilidade da pessoa
e assim por diante.

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido Melo em Portugal

#129718 | coelho | 29 set 2006 09:50 | Em resposta a: #129706

Caro Paixão Melo,

esse "velho cruzado português de nome, salvo erro, Raimundo" se calhar é o tal D. Soeiro Reimondes que o Genea situa nos reinados de Dom Afonso III e Dom Dinis. Ou então é pai dele .... (mas tudo muito provavelmente inventado). A questão é que os senhores de Melo parecem estar bem documentados desde Dom Afonso II e a própria localidade de Melo parece estar documentada (com esse nome) desde o início da monarquia. Algumas das mais antigas referências documentais a Melo poderão apaercer no Dicionário Onomástico Etimológico ... de J.P. Machado.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido MELO em Portugal

#129876 | mariadulce | 01 out 2006 02:23 | Em resposta a: #129640

Caro Saboia,

estou com dificuldade em chegar nos Albuquerque e Mello de Penambuco. Meu Bisavô Coriolano Augusto de Loyola era filho de Ignácio Bento de Loyola e Hermelinda Cândida de Albuquerque Mello, ambos pernambucanos, tiveram 11 filhos e alguns deles tinham nomes iguais aos descendentes de Deocleciano Ernesto de Albuquerque Mello. Como Hermínio Deocleciano, Belmiro Milanês, Ernesto Deocleciano e outras filhas.

Será que Hermelinda era irmã ou filha dele?
Vi no site da família Saboia do Ceará, os nomes dos descendentes de Deocleciano

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido MELO em Portugal

#129901 | saboia | 01 out 2006 19:03 | Em resposta a: #129876

Cara Maria

Já consultou a Nobiliarquia Pernambucana, de Borges da Fonseca ?

SDS
João Pedro

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido MELO em Portugal

#129905 | mariadulce | 01 out 2006 21:29 | Em resposta a: #129901

Caro João Pedro,

obrigada pela informação. Vou tentar. Moro em Goiás e tento fazer via internet as pesquisas e o fato de meu terceiro avô ter o nome de Santo, Ignácio Bento de Loyola, ter sido abolicionista e contra o Império Português, dificulta a evolução. Estou tentando fazer dos antepassados para chegar a eles. Já estou no Genea Plus por causa de Jerónimo de Albuquerque que casou com Felipa Mello, os nomes dos descendentes, são repetidos na família. No site da família Saboia encontrei a origem italiana e não portuguesa.
Agradecida,
Maria Dulce

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido MELO em Portugal

#129906 | saboia | 01 out 2006 21:35 | Em resposta a: #129905

Cara maria

São ramos diversos .
Semana que vem estarei em Brasília, onde se encontra o livro em questão, e vou ser se consta Albuquerque Mello .
Existe um site," genordes", especializado em genealogia nordestina. Poderia tentar lá .
Abraços

JP

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido MELO em Portugal

#129989 | mariadulce | 03 out 2006 06:59 | Em resposta a: #129906

Caro João Pedro,

Tenho alguns ramos pesquisados até Portugal. Existem na minha família família Albuquerque e Mello com Oliveira Calheiros, Leite, Azeredo Coutinho e Teotônio Segurado. Meu bisavô Coriolano Augusto de Loyola, veio de Recife p/ Goiás. Em Luziânia se casou c/ a prima Alb. Mello (1872). Só não acho esse ramo que se casou c/ o Ignácio, pai de Coriolano em Recife.
Em que lugar vc faz a pesquisa em Brasília?
Obrigada.
Abraço
Maria Dulce

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido Melo em Portugal

#130174 | Oportugal | 05 out 2006 07:29 | Em resposta a: #129635

Prezado Sr Melo,

Uma outra dica so para complicar a situacao!... E bem possivel que o nome Melo tenha origem na ilha Grega de Melos; devido ao comercio no Mediterraneo e a proeminencia de Portugal, muita gente Grega se estabeleceu na peninsula. Um outro sobrenome que tem provavelmente a mesma origem Grega e o de Lemos (uma outra ilha Grega) e Santorini, naturalmente. Embora a imigracao original possivelmente tenha acontecido ate mesmo durante a ocupacao Romana, eu diria que os maiores contactos com a Grecia tenham acontecido a partir do seculo XV quando Portugal se expandiu pelo Mediterraneo (e pelo mundo!). Espero que o que eu tenha dito nao o deixe mais confuso!

Saudacoes,
Afonso D.Portugal
P.S. Desculpe o Portugues sem acentos e cedilhas e bem arrevezado, mas moro fora do Brazil ha tempos e o meu portugues esta indo por agua abaixo!...

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido Melo em Portugal

#130314 | tristaomel | 06 out 2006 23:28 | Em resposta a: #129685

Meu Caro Coelho

Conheço a monografia da antiga Vila de Melo da GELB,até porque a possuo na minha pequena biblioteca.
Conheço a Vila de Melo até porque sou lá da zona (Seia) e já estive no velho palácio em ruinas que finalmente foi adquirido pela Câmara Municipal de Gouveia e espero lhe seja bem recuperado e tenha um destino condigno.
O meu problema é,dado que a Vila é anterior a Men Soares, que adoptou para si e para os seus, o apelido do nome da terra que lhe foi doada, o nome MERLO,ou MELRO e depois Melo, não provém do outro fidalgo que a tal "estória do almanaque" diz ter sido um cruzado português que foi o tal "salta muros" na Palestina, que terá sido também Senhor daquelas terras e então terá sido quem pôs o nome à terra e portanto quem originou o apelido!?...
Não sei quem fez a monografia da Vila de Melo e se merece ou não credibilidade!?... Estou em crer que sim... mas estas pesquisas de " coisas " medievais são um poco dúbias e muitas vezes deduzidas e não provadas!?...
É claro que tudo isto não passará de um preciosismo da minha parte.

P.Melo

Resposta

Link directo:

Portugaliae Monumenta Historica

#130317 | victorferreira | 07 out 2006 00:16 | Em resposta a: #130314

Uma sugestão: no 'Portugaliae Monumenta Historica', as Inquirições do séc XIII (houve mais que uma), feitas como sabe essencialmente para o Rei saber o que era seu, aparecem muitas vezes pequenos detalhes de cada localidade, flashes de história, nomeadamente quem eram os notáveis da terra e quem 'foram' em tempos esses notáveis, proprietários como não podia deixar de ser, em geral para explicar porque um determinado bem estava de posse de alguém. Estão muito bem organizadas por regiões: já procurou por 'Melo' (ou Melro, Merlo, Mello, Gouvea, ...)? Estão num latim romance, bastante acessível. Se encontrar alguma coisa sobre a terra que tenha interesse, e tiver dúvidas sobre alguma tradução, ponha aqui que aparecerá alguém para um palpite.
Melhores cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Portugaliae Monumenta Historica

#247629 | ANTHAEUS | 13 jan 2010 00:52 | Em resposta a: #130317

A minha avó tem de nome ETELVINA DE MELO nasceu em VILAR DE MAÇADA ALIJÓ será ela tb uma descendente dos melos???

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido Melo em Portugal

#290046 | coutinhoea | 28 out 2011 00:10 | Em resposta a: #130174

Boa noite.

Sou Melo, dos de Castelo de Paiva, nas margens do Douro português. Alguém tem algum tipo de ligação familiar com esta zona?

Cumprimentos,

Elisabete de Melo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Portugaliae Monumenta Historica

#290052 | NISGM | 28 out 2011 08:41 | Em resposta a: #247629

Pelo apelido estou muito tentado a dizer-lhe que não.

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido Melo em Portugal

#290214 | Limão | 31 out 2011 00:30 | Em resposta a: #129635

Ex.mo Senhor
Paixão de Melo,
Cumprimentos,
Pois claro, disso não existem dúvidas, está tudo bem documentado.
Basta vêr "O Paço dos Barões", na Aldeia do Burgo, hoje Rua do Burgo, em Santa Maria Maior de Pombeiro de Ribade Vizela (Felgueiras), distrito do Porto. A Casa mãe dos Melos. Nobreza de 1ª Linha.

1- D. Flávius Theodozium Thedeo, (c.905-990)
1.1- Formarigo Guterres, (c.990), casou 1008, com Dona Godinha. Fidalgo, Cavaleiro Medieval do Reino de Portugal.
Viveu na sua Quinta do Paço de Urgeses, próximo de Guimarães. e tiveram os seguintes filhos:
1.1.1-Paio Pires de Guimarães,c. 1010,, casou com Elvira Fernandes, filha de Fernão Pires.
Foi um nobre Cavaleiro Medieval do Reino de Portugal, senhor dos Morgadios de seu pai, situados em RibadeVizela. Filho de Pero Formarigues de Guimarães, (1080) e de Dona Godinha Fafes. e teve:

1.1.1.1- D. Raimundo Pais de RibadeVizela, 1130, Foi um Rico-Homem do Reino de Portugal, tendo exercido o cargo de Governador da Covilhã, entre (1196 e 1199), e de Gouveia entre (1201 e 1211). e o de Besteiros, entre (1211 e 1212).foi senhor dos Morgadios de seu pai localizados em Riba de Vizela.
Casou com Dona Dórdia Afonso de RibaDouro, em 1130, filha de D. Afonso Viegas,(1110), (O Moço) e de Dona Aldara Pires Espinhel, (1115),de quem teve:
1.1.1.1.1-D. Guilherme Raimundes,
1.1.1.1.2-D. Soeiro Raimundes de RibadeVizela, (1170-1190), Militar com a patente de Alferes-Mor, e Rico-Homem, do Reino de Portugal, onde surge com os registos de (1200 e 1211), a exercer o cargo de Governador de Aguiar da Pena, actual Vila Pouca de Aguiar. casou com Dona Urraca Viegas de Barroso,(1160), filha de D. Egas Gomes de Barroso,(1100) e de Dona Urraca Vasques de Ãmbia, de quem teve:

1.1.1.1.1.1- Men Soares de Melo,(1195-1262), que foi o 1º Senhor de Melo, casou com Dona Teresa Afonso Gato,(1220), filha de Afonso Pires Gato, (c.1200), e de dona Urraca Fernandes de Lumiares,(1200).
1.1.1.1.1.2- Pêro Soares de Alvim, casou com Maria Estêves Malho.
1.1.1.1.1.3- Lourenço Soares Freire, casou com Dona Maria Rodrigues Fafes.
1.1.1.1.1.4- Gontinha Soares de Melo, casou com João Pires Redondo.
1.1.1.1.1.5- Tereza Soares de Melo, casou com Geraldo Afonso de Resende.
Vêr Família Melo Banha.
Indo para sul fundaram Melo e Gouveia e foram senhores delas. Vêr Paço de Melo, Folgosinho Gouveia, Serra da Estrela.
e Vila Cortês da Serra.
D. Soeiro Raimundo de RibadeVizela, acompanhou o Rei Ricardo, (Coração de Leão) numa cruzada á Terra Santa, e venceu o Rei Mouro, no Castelo de Melo, Cavaleiro do Santo Sepulcro de S. João de Jerusalem, na Palestina.
Por hoje é tudo,
Saudaçoes,
Agostinho de Melo.

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido Melo em Portugal

#290217 | Limão | 31 out 2011 00:43 | Em resposta a: #129706

Caro Coelho,
Isso do Melro, é balela,claro,
Do Castelo de Melo , em Jerusalém, é que está certo, está documentado,
Cumprimentos
Agostinho de Melo

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido Melo em Portugal

#290266 | Limão | 31 out 2011 21:11 | Em resposta a: #290046

Ex.ma Senhora,
D. Elisabete,
Cumprimentos
Sim,
Veja os "Barões de Castelo de Paiva", da mesma família, nos quais deve encontrar alguns laços.
Cumprimentos,
Agostinho de Melo

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido Melo em Portugal

#290267 | coutinhoea | 31 out 2011 21:18 | Em resposta a: #290266

Muito obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido MELO em Portugal

#290269 | Limão | 31 out 2011 21:24 | Em resposta a: #129640

Senhor
Pedro Mello,
Cumprimentos,
Aconselho-o a pesquizar no site dos "Senhores de Melo", nobreza de 1ª Linha. do Paço dos Barões Pombeiro Felgueiras.
Saudações,
Agostinho de Melo.

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido Melo em Portugal

#290270 | Limão | 31 out 2011 21:33 | Em resposta a: #129685

Caro Senhor
Coelho,
Cumprimentos,
Parabens, isso mesmo, e os "Coelhos, sairam da toca dos Melos. Nobreza da 1ª Linha.
Saudações.
Agostinho de Melo.

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido Melo em Portugal

#290281 | Limão | 31 out 2011 22:53 | Em resposta a: #290214

Continuação:
São os "Melos", muito ligados á Família Real Portuguesa, de onde sairam vários Reis e Princesas. Nobreza de 1ª Linha. Veja-se o Paço dos Barões, na Aldeia do Burgo, Santa Maria Maior de Pombeiro de Ribadevizela, (actual Felgueiras), Distrito do Porto. A Casa Mãe dos Melos. Próximo do Mosteiro Beneditino de Pombeiro, que remonta ao Sec.IV, onde existia uma Capela. Fundado por Dom Gomes de Cela Nova, sobrinho do Rei Fernando Magno.
Sitruado no Vale de Palumbari, (Monte Palombino), por naquele local, se reunirem, por obra e graça do Espírito Santo, muitas pombas, junto do Rio "Avicela" (Vizela). Junto do Santuário de Santa Quitéria, irmã de Santa Eulália, e suas sete irmâs, gloriosas Martires, do início do Cristianismo, na Peninsula Ibérica. A qual ao ser degolada por seu pai, por motivos religiosos, Rei mouro, aparou a cabêça com as próprias mãos, convertendo-se ao Cristianismo. Vêr Santuário de Santa Quitéria, Padroeira de Felgueiras.
Perto desse local, existiam as Cortes do Rei Garcia,da Galiza. Tio Avô de D. Afonso Henriques. Ver Solar de "Cabêça de Porca", em Sendim; e Casa de Simães; Solar de Sergude; do Valle Melhorado, O Paço dos Condes de Unhão, etc... Perto a cidade Romana de Eufrazia, destruida pelos Persas, no Sec.III, a.C.
O Mosteiro Beneditino de Santa Maria Maior de Pombeiro de Ribade Vizela. Memorial de Pombeiro. "Mandamento de Pombeiro", junto da Quinta do Seminário de Padres, e Estalagem de Peregrinos, no Caminho de Santiago de Compostela,Esmoler-Mor do Reino de Portugal.Os primeiros Reis de Portugal, deixaram-lhe tudo quanto possuiam, dentro dos Coutos de Ave e Cela. Sendo-lhe mais tarde incorporadas as Honras de Cepães Armil e Jugueiros. Serviu de acampamento ás tropas de Napoleão, quando das Invasôes Francesas, que o espoliaram e danificaram. Entrou depois em decadência, e o Abade de Pombeiro foi perseguido pela Polícia Régia.
Cumprimentos,
Agostinho de Melo.

Resposta

Link directo:

RE: A origem do apelido Melo em Portugal

#290288 | Limão | 31 out 2011 23:17 | Em resposta a: #290281

Continuação,
Nota: Santa Quitéria, ao ser degolada, pelo próprio pai, Rei Mouro, que não consentia que suas sete filhas, gloriosa Martires, se convertessem ao Cristianismo.A Santa, aparou a sua cabêça com as próprias mãos, e continuou a falar, como se nada tivesse acontecido, dando ali mesmo no Alto do Monte, de seu nome, provas da sua grande Fé, e de Santidade á religião Cristã, para pasmo e glória de todos os circunstantes.
Saudações fraternas,
Agostinho de Melo.

Resposta

Link directo:

A origem do apelido Melo em Portugal

#415853 | Fabiana de Melo | 26 jun 2019 00:17 | Em resposta a: #290214

Caro Senhor,
Muito obrigada pelas informações acerca da origem do nome Melo. A anos busco saber, sem obter êxito. Pretendo ir à Portugal e, quando for, vou aos endereços que indicou. Quero buscar minhas raízes.
Atenciosamente
Fabiana de Melo

Resposta

Link directo:

A origem do apelido Melo em Portugal

#428641 | Melo e Mello | 03 nov 2020 18:52 | Em resposta a: #129635

Obrigado a todos pelos conteúdos! Há tempos busco informação sobre o tema família Mello e Melo.
Se me permite perguntar, gostaria de saber como os Melos/Mellos chegara ao Brasil e Região do Rio de Janeiro e Juiz de fora.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 05:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen