Joaquina Luísa ou Joaquina Josefa?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos | Formação

Joaquina Luísa ou Joaquina Josefa?

#129645 | cassandra | 28 set 2006 00:06

Muito boa noite a todos,
A pergunta que vou colocar poderá parecer um tanto descabida ou ingénua, não sei, mas como só agora é que me iniciei nestas andanças geneológicas tenho dúvidas que, mesmo parecendo simples, não posso deixar de tirar.
Sempre me disseram que o nome da minha trisavó era Joaquina Luísa. A minha avó, que foi em parte criada por ela, tinha a certeza absoluta (como é lógico) do nome da própria avó e é este nome, Joaquina Luísa, que aparece na certidão de óbito da minha avó.
Qual não é o meu espanto quando, ao receber fotocópia do assento de baptismo da minha bisavó (mãe da minha avó), o nome que encontrei não foi Joaquina Luísa mas sim Joaquina Josefa.
Poderá ser um erro do pároco? Poderá haver alguma explicação lógica para isto acontecer?
Grata desde já,
Cassandra L.

Resposta

Link directo:

Joaquina Luísa ou Joaquina Josefa?

#129653 | Lourval | 28 set 2006 04:36 | Em resposta a: #129645

Cara Cassandra L.,
Eu também sou novo em genealogia mas me arrisco a dar um palpite. Não existia antes, como hoje, uma ligação firme e unívoca com um nome. Eu tenho um antepassado que ora assinava António José Saraiva e ora assinava António José Álvares. Depois descobri que Saraiva era o apelido da família da mãe e Álvares era o apelido da família do pai e ele assinava ora um e ora outro. Este exemplo que tenho é com relação ao apelido mas tenho outros com nomes. Na verdade então cara Cassandra, sua bisavó tinha dois nomes. Ela era ao mesmo tempo Joaquina Luísa e Joaquina Josefa. Eu também já vi casos de três nomes. Também tenho antepassados que por muitas vezes não assinavam o último apelido quando tinham dois. Quando digo ´assinavam´ estou me referindo ao nome que ia em um batismo de filho, no casamento ou no batismo de um neto. Este tipo de situação exige mais do pesquisador que tem de tomar o cuidado de não estar tomando o antepassado errado. Meu trisavô nasceu Júlio Teixeira e com quase trinta anos começou a assinar Júlio Teixeira Cândido. Só mais tarde descobri que ele acrescentou o Cândido para evitar problemas com um homônimo e o Cândido vinha da mãe dele que era Cândida Luísa. Era muito comum antigamente o nome do pai ser adotado como o apelido do filho. Tenho um antepassado Damião Gomes em Póvoa de Rio de Moinhos cujos filhos adotaram o apelido Damião. Um dos filhos, por exemplo, assinava Manuel Gomes Damião. Há muitas variantes Cassandra e todo cuidado é pouco.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Joaquina Luísa ou Joaquina Josefa?

#129701 | cassandra | 28 set 2006 23:54 | Em resposta a: #129653

Caro Lourval,
Agradeço a resposta. Realmente esta "troca" de nomes fez-me uma confusão tremenda. Mas já estou mais elucidada.
Obrigada de novo e uma boa noite para si.
Cassandra

Resposta

Link directo:

RE: Joaquina Luísa ou Joaquina Josefa?

#129708 | melisa | 29 set 2006 01:43 | Em resposta a: #129701

Cara Cassandra

Investigue mais uma ou duas gerações, e talvez apareça uma Josefa.

Por vezes tinham um nome, mas sobretudo nos meios pequenos, "adquiriam " o nome da pessoa com quem foram criados.

boas pesquisas e cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Joaquina Luísa ou Joaquina Josefa?

#130065 | cassandra | 03 out 2006 22:48 | Em resposta a: #129708

Cara M. Elisa,
Muito obrigada pela dica. Peço desculpa por ter levado tanto tempo a ler a sua resposta.
Cumprimentos
Cassandra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 19:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen