Da Fonseca, Peso da Régua.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Da Fonseca, Peso da Régua.

#129747 | JoãoGaspar | 29 set 2006 18:40

Caros Confrades,

No meu estudo geneologico, tenho um avoengo no seculo XVIII em Peso da Régua, que em alguns documentos me apararece como Arcebispado do Porto e em outros como Arcebispado de Viseu! Este avoengo era José da Fonseca ( 1710/1730) cc com Ana Maria, pais de : Roza Joaquina da Fonseca cc Joaquim Gonçalves (vila do Barreiro); pais de:Joaquina Roza da Fonseca (vila do Barreiro) cc com Antonio Valentim de Sousa(1776 - Montijo) e pais de:Francisco Antonio de Sousa(1791-Montijo) ...(cont.)
Ora o que eu gostaria de saber , é se algum dos confrades tem encontrado Fonsecas em Peso da Régua, ou se podem me ajudar nesta pesquiza, pois eu moro em Lisboa e não sei como recuar na ascendencia do avô José da Fonseca( Peso da régua, freguesia de são faustino +/- 1710 a 1730.



Atenciosamente

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Da Fonseca, Peso da Régua.

#129758 | tmacedo | 29 set 2006 20:58 | Em resposta a: #129747

Caro João da Silva Gaspar:
S. Faustino foi paróquia ora do bispado do Porto, ora do de Lamego, consoante o período em causa. Actualmente é do bispado de Vila Real, desde a sua criação. Nunca foi do bispado de Viseu. Fonseca é um apelido muito comum naquela região, ou não ficasse a honra medieval de Fonseca, que deu origem ao apelido, a escassos quilómetros, na freguesia de S. Martinho de Mouros.
O problema que vai ter é que, se não estou em erro, os livros paroquiais desse período não existem. Consulte o site do ADVR.
Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Da Fonseca, Peso da Régua.

#129793 | manelsp | 30 set 2006 11:13 | Em resposta a: #129747

Caro João

creio que há fonsecas dessa região que muito me interessam, já que alguns se ligam por casamento a parentes meus. Vou ver o que há para aqui. Vá-me lembrando por favor, caso eu não lhe responda em tempo oportuno

o que tenho por agora sobre Fonsecas próximos da Régua é

1- Manuel da Fonseca Pinto FCR, Herdeiro da Casa das Honras de S. Cipriano de Resende e de Nogueira do Douro e da Casa de seus pais, casou, em Vila Real na Igreja de São Dinis em 15 de Maio de 1677, com D. Isabel Teixeira da Fonseca Pinto Rebelo Osório, filha de Manuel Teixeira da Fonseca Pinto, FCR, Capitão-mor de Canelas, e de sua mulher D. Isabel Teixeira da Fonseca Pinto Rebelo Osório, neta paterna de Francisco Pinto da Fonseca, Senhor da Casa de Canelas, e s.m. D. Briolanja Pinto, e materna de António Correia de Barros Botelho da Mesquita e de s.m. D. Brites Teixeira Osório Rebelo, de Vila Real.
2- Bernardo da Silveira Pinto, FCR, herdeiro da Casa de seus pais, casou com D. Ana Teixeira da Fonseca, filha de Miguel Álvaro Pinto da Fonseca e de s.m. D. Ana Teixeira, neta paterna de Álvaro Gonçalves Pinto, maltês, e de s.m. D Violante de Carvalho, e materna de Gonçalo Teixeira Pinto e s.m. D. Maria de Faria.
3- António da Fonseca Pinto, FCR, herdeiro de seus pais, casou com sua prima D. Maria da Silveira, filha de António Brum da Silveira e de s.m. D. Maria de Frias, neta Paterna de António Brum, dos Açores, e de s.m. D. Bárbara da Silveira.
4- Afonso Fernandes da Fonseca, MF, Senhor das Honras de S. Cipriano e de Nogueira, c.c. D. Catarina Teixeira Rebelo, filha de Francisco Teixeira Rebelo, FCR, de Lamego, e de s.m. D. Isabel Botelho Correia, neta paterna de Manuel Teixeira Rebelo, FCR, e s.m. D. Joana Correia da Mesquita, e materna de António Borges de Lousada, Capitão de infantaria natural de Vila Real, e s.m. D. Maria Correia de Moraes.
5- Manuel da Fonseca Pinto o Quebra-Cabrestos, MF, colegial de S. Paulo em Coimbra, Desembargador e Corregedor do Paço, herdeiro de seus Pais, casado com D. Margarida Brum da Silveira, filha de António Brum e D. Barbara da Silveira

Não sei se foi grande ajuda, mas por enquanto, e próximo geograficamente, é o que tenho
com um abraço
MSP

Resposta

Link directo:

RE: Da Fonseca, Peso da Régua.

#129814 | JoãoGaspar | 30 set 2006 18:17 | Em resposta a: #129793

Caro Manuel,

Muito obrigado pela sua ajuda, de certo que o vou relembrar de me ajudar no topico de Fonsecas.


Abraço amigo,

João

Resposta

Link directo:

RE: Da Fonseca, Peso da Régua.

#129815 | JoãoGaspar | 30 set 2006 18:19 | Em resposta a: #129758

Caro Antonio,

Muito obrigado pela sua ajuda. Vou seguir o seu conselho e visitar o Site do ADVR.

Atenciosamente,

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Da Fonseca, Peso da Régua.

#129821 | manelsp | 30 set 2006 18:45 | Em resposta a: #129814

Caro João
de nada. Saiba que, em assuntos genealógicos que me seja possível, estarei ao seu dispor. Só tenho pena de não saber dados mais concretos.
Com um abraço
Manel SP

Resposta

Link directo:

RE: Da Fonseca, Peso da Régua.

#132635 | mfonseca.es | 30 out 2006 23:47 | Em resposta a: #129821

já agora, eu também pretendo neste momento iniciar o meu estudo genealógico da minha família partindo também da parte do meu avô que era Carlos Benvindo dos reis da Fonseca, família oriunda de lamego, onde me recordo de passar férias numa quinta, talvez em ferreiros. Se alguém me pudesse dar uma dica, agradecia. Obrigada. Marta Lima da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Da Fonseca, Peso da Régua.

#133619 | JoãoGaspar | 09 nov 2006 16:54 | Em resposta a: #129821

Caro Manuel,

O prometido é devido, e cá estou eu para o incomodar com o meu Fonseca de Peso da Régua.
Como esta o caro confrade? Espero que bem.

Os dados sobre este meu Avoengo são os seguintes:

José da Fonseca.
Nasceu em Peso da Regua na freguesia de São Justino, deve ter nascido mais ou menos entre 1710 a 1730.
Casou em Peso da Regua (?) com Ana Maria (...) , e são pais de :

Rosa Joaquina , natural de Peso da Regua, São Faustino que casa em Lisboa com Jerónimo Gonçalves, filho de Mateus Gonçalves e de sua mulher Antónia Bernarda.

O casal Jerónimo Gonçalves e Rosa Joaquina moram no Concelho de Moita, e tem pelos menos uma filha de seu nome :

Joaquina Rosa que Casa com Antonio Valentim de Sousa ( *23-2-1776, Montijo) e são pais de:

Francisco Antonio de Sousa (Montijo 31.8.1791 ) que casa com Barbara joaquina de Mattos (Alhos Vedros, Moita 1789 ) cg

(...)


É tudo o que lhe posso dar sobre este avô, a sua descendencia, a sua ascendencia nada sei caro confrade.Espero que mesmo assim consigo ajudar me de alguma forma.

Cumprimentos

João SG

Resposta

Link directo:

RE: Da Fonseca, Peso da Régua.

#133622 | manelsp | 09 nov 2006 17:12 | Em resposta a: #133619

Caro Confrade

Anotei os dados que me envia. Não sei quando passarei pelo A.D. de Vila Real, pois creio que nos meus dados não se encontram referências aos seus Fonsecas, mas vou dar uma vista de olhos. No entanto, vou pedir ao meu cunhado que, numa das suas próximas visitas àquele arquivo, tente descobrir mais qualquer coisa. Peço desculpa por, de momento, não poder fazer mais nem melhor, mas já sabe que, dentro das minhas possibilidades, pode contar comigo.
Ao seu dispor, com os melhores cumprimentos

Manel SP

Resposta

Link directo:

RE: Da Fonseca, Peso da Régua.

#133695 | JoãoGaspar | 10 nov 2006 15:04 | Em resposta a: #133622

Caro Manuel,

Muito obrigado pela sua resposta e generosidade.
Aguaro ansiosamente, por uma resposta sua.
Se precisar de ajuda por Lisboa, não exite em pedir-me.
Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

RE: Da Fonseca, Peso da Régua.

#159585 | pachancho | 16 jun 2007 00:37 | Em resposta a: #133622

Manuel,

Francisca Tomásia da Fonseca casa com Francisco Pereira Rebelo de Vilarinho dos Freires, Vila Real; são meus 6º avós.
Será que nos seus dados encontrou referencias em relação a estes Fonseca?

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Da Fonseca, Peso da Régua.

#159589 | pachancho | 16 jun 2007 01:00 | Em resposta a: #133622

Manuel,

Francisca Tomásia da Fonseca casa com Francisco Pereira Rebelo de Vilarinho dos Freires, Vila Real; são meus 6º avós.
Será que nos seus dados encontrou referencias em relação a estes Fonseca?

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Da Fonseca, Peso da Régua.

#164454 | JoãoGaspar | 05 ago 2007 23:51 | Em resposta a: #133622

Caro Confrade,

Como esta?
Gostaria de saber se o Confrade ou o seu cunhado encontraram os Fonsecas que procuro de Peso da Regua?

Cumprimentos

João SG

Resposta

Link directo:

RE: Da Fonseca, Peso da Régua.

#250935 | João Gaspar | 03 mar 2010 23:05 | Em resposta a: #133622

Caro Confrade e Amigo,

Como está? Pelo Porto?
Consegui recuar um pouco nesta minha linha de Fonsecas de Peso da Régual, e descobri que José de Afonseca era filho de Domingos Ferreira (?) cc Maria de Araujo e que foi casado duas vezes, primeiro com Maria Pereira (de Paiva) e a 2ª vez com Ana Maria Texeira Botelho, que é descendente de http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1340552 Manuel Teixeira Botelho. O que sabe sobre estes Botelhos de Vila Real/ Peso da Régua?
Outro facto que julto ser interessante é o uso dos apelidos Fonseca e Ferreira, sendo que na mesma Vila e em datas aproximadas a propria Antónia Ferreira, A Ferreirinha era uma Fonseca do Peso da Régua, será coincidencia? Poderei contar com a sua ajuda?
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=33253

Sinceros cumprimentos,

João SG

Resposta

Link directo:

RE: Da Fonseca, Peso da Régua.

#250956 | RCCORREIA | 04 mar 2010 12:24 | Em resposta a: #250935

Caro João

Há uns Teixeira Botelho (do Distrito de Vila Real) numas linhas que ando a investigar (e onde tb há Araújos).

Vou estar atento e se encontrar algo logo te digo.

Abraço
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Da Fonseca, Peso da Régua.

#250964 | João Gaspar | 04 mar 2010 13:23 | Em resposta a: #250956

Caro Rui,

Muito obrigado. Aguardo atentamente informações suas. O que tem sobre Araujo e Teixeira Botelho ?

Abraço,

João

Resposta

Link directo:

RE: Da Fonseca, Peso da Régua.

#251125 | manelsp | 07 mar 2010 12:29 | Em resposta a: #250935

Caro confrade e amigo
Estou pelo Norte, mas em mudanças para Lisboa, pelo que a biblioteca e apontamentos andam um bocado dispersos. Peço por isso desculpas por não poder completar melhor a minha resposta.
Como sabe, a minha ajuda sempre que possível é total. Deixe-me ver o que lhe poderei dizer.
Antes de mais, apesar de todos os seus erros, veja se há alguma coisa nos Fidalgos e Morgados de Vila Real e do seu termo de Júlio Teixeira.
Botelhos em Vila Real são imensos. Por exemplo, o meu ramo mais próximo, do Escritor Camilo, é Correia Botelho, embora em algumas gerações usem Ferreira Botelho (a própria irmã do escritor, minha tetravó, assinava das duas maneiras). Teixeiras também o são, sendo provavelmente os apelidos que, ora juntos ora separados, mais representação terão na região.
Qualquer informação a mais que precise ou que me queira apresentar para futuros comentários e/ou sugestões sabe onde me encontrar.
com um abraço, ao seu dispor
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Da Fonseca, Peso da Régua.

#251142 | guerra1 | 07 mar 2010 16:38 | Em resposta a: #250964

Caro Confrade João Gaspar:solicito a sua ajuda sobre origens de Souza de Alcochete e Montijo(Sebastião José de Souza falecido em Alcochete c.1780 e casou com Eugenia Maria de Alcochete).Vai meu email...josegguerra@msn.com.Grato por qualquer ajuda jg.

Resposta

Link directo:

RE: Da Fonseca, Peso da Régua.

#251147 | guerra1 | 07 mar 2010 17:47 | Em resposta a: #251142

Caro Confrade João Gaspar:para completar minha anterior missiva,aí vão os seguintes dados:O meu Sebastião José de Souza natural do lugar do Cheixal,faleceu em Alcochete c.de 1780 a 1789.Casou em Alcochete com Eugénia Maria...Teve uma filha a Maria da Piedade de Souza que casou ano 1790 em Alcochete com Mateus Ferreira.Grato por qualquer ajuda.j.g.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 09:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen