Família Gama Lobo de Elvas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Gama Lobo de Elvas

#129771 | luisdemony | 30 set 2006 01:19

Caros confrades
O meu trisavô, Luís Gonzaga de Almeida de Noronha Demony casou com uma senhora natural de Elvas chamada Etelvina Amália Botelho Costa da Gama Lobo, esta era filha do general de brigada e conselheiro de estado António da Rosa Lobo*4-11-1817 e + 8-6-1888 natural da freguesia da sé de Elvas, casada com Ana Margarida Botelho da Costa, o general Gama Lobo era filho de José da Rosa Curado natural de Elvas capitão regimento de artilharia 3 e de Vitória Jacinta da Gama Lobo de Elvas freguesia da sé, esta Vitória Jacinta da Gama Lobo era filha de Tomás de Aquino da Gama Lobo tenente coronel do regimento de artilharia 5 e último Sargento- Mor de Elvas, foi baptizado na sé de Elvas a 7-3-1742, este era filho de José de Morais Seixas baptizado na igreja matriz vila flor braga e de D.Joana Jacinta da Gama Lobo natural e baptizada na freguesia de S. Gens Catalunha, esta Vitória Jacinta da Gama Lobo era filha de Domingos Fernandes da Rocha, Familiar do Santo Ofício e natural de Elvas nascido e baptizado na sé em 1680 e aqui meus caros confrades é que a porca torce o rabo, pois só sei que a mãe se chamava da Gama Lobo e aqui não consigo avançar mais, gostaria de saber se por acaso algum dos meus caros confrades sabe de alguma família da Gama Lobo ligada a Elvas ou a arredores, devia ser um apelido a que eles davam importância, eu próprio ainda hoje o uso e já lá vão quase 200 anos. Gostaria muito que me pudessem ajudar. Cumprimentos,
Luís Xavier da Gama Lobo de Noronha Demony.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo de Elvas

#129782 | luisdemony | 30 set 2006 07:25 | Em resposta a: #129771

Desde já peço desculpa de todos os erros de pontuação e de certa falta de rigor no texto
Luis Demony

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo de Elvas

#130765 | luisdemony | 10 out 2006 21:30 | Em resposta a: #129771

Vi recentemente que a família Gama Lobo Cayolla também tinha muitos moradores nascidos em Elvas, nomeadamente na freguesia da Sé.
Mas continuo sem conseguir estabelecer qualquer ligação genealógica.
Talvez algum dos caros confrades me possa dar algum tópico sobre esta questão ou mesmo de outor Gama Lobo do Alentejo. Cumprimentos,
Luís Xavier da Gama Lobo de Noronha Demony

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo de Elvas

#130767 | luisdemony | 10 out 2006 21:44 | Em resposta a: #129771

Sei que o meu avõ ; Luis Gonzaga de Noronha da Gama Lobo Demony eo sr. Julio de Almeida da Gama Lobo Cayolla , se tratavam por primos

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo de Elvas

#130783 | JCC | 10 out 2006 23:22 | Em resposta a: #130765

Por favor veja a minha mensagem em

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=125535#lista

nõ sei se estrão relacionados

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo de Elvas

#130938 | RCCORREIA | 12 out 2006 10:41 | Em resposta a: #130767

Caro Luis

Nos estudos que tenho em curso possuo também alguns Gama Lobo que provindo da região (distrito) de Coimbra acabam por ir casar ao Alentejo e um deles precisamente a Elvas, donde era a esposa, e cuja descendência perdura por aquelas terras. Admito que possam ser parentes dos que refere.

A origem do apelido Gama está documentada e relacionada com a família de D. Vasco da Gama, eminente navegador.

Na Torre do Tombo são igualmente referidos para esta época diversos fidalgos(as) com estes apelidos.

Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo de Elvas

#131019 | luisdemony | 12 out 2006 23:38 | Em resposta a: #130938

Caro Rui

Obrigado pela colaboração.O General Antonio da Gama Lobo tinha por avo mater no Manuel Marques da Costa natural de Midoes e a sua mulher Mariana Vitoria Vieira Botelho era filha do Dr.Joao Rodrigues Vieira Botelho juiz desembargador do Paço e Fidalgo cavaleiro da C.R.,que creio ser natural de Coimbra.Mas o problema mantem-se pois não consigo encontrar os Pais da ùltima sra. Gama Lobo que sò sei que era filha de Domingos Fernandes Rocha familiar do Santo Ofìcio oficial da Contadoria Geral do Exèrcito da Prov. do Alentejo. Foi baptizado na Sé de Elvas onde nasceu e foi morador. O Pai deste era também natural de Elvas e foi pagem de D. Fernando da Silva e do Vigário Geral do Bispado.
Cumprimentos
Luiz Demony

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo de Elvas

#131214 | RCCORREIA | 15 out 2006 00:50 | Em resposta a: #131019

Caro Luiz

Gostaria de o ajudar mais mas de momento nada tenho (não significa que não vá procurar até porque os Gama Lobo que tenho também se cruzam com Botelho)

Por exemplo, tenho

Tomé José Chichorro Pinheiro da Gama Lobo (*Monforte 1724-+ depois 1805), Fidalgo-Cavaleiro 30/09/1734 RGM D João V L 26-fl.143v, que foi mestre de campo e comandante dos Regimentos de Mílicias de Portalegre e de Estremoz. É o 6º avô de minha esposa.

O filho deste, André Chichorro da Gama Lobo e Abreu (1766/1847), Moço Fidalgo 4/7/1826, casou precisamente em Elvas e foi igualmente Comandante da Mílicias de Portalegre.

Cumprimentos,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo de Elvas

#131215 | RCCORREIA | 15 out 2006 00:54 | Em resposta a: #131019

Só mais uma achega.

Veja

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=275997

Será o seu João R. V.Botelho? Aqui dão-no por nascido na Ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo de Elvas

#131224 | luisdemony | 15 out 2006 06:23 | Em resposta a: #131215

Caro Rui

É ele mesmo . Os apontamentos do meu Pai dão-no como nascido na freg. da Ajuda entre 1744 ou 1745 . Obrigado meu caro Rui . O meu Pai dáo como tendo tido um qualquer cargo na Univ. de Coimbra e eu confundi com nascimento.
Pouco mais tenho sobre os seus antepassados. Vai até aos avós paternos e maternos com alguns dados biograficos.
Agora vou-me deitar,são quase 7h .
Caro Rui , não sei como lhe agradeçer.Um Abraço

Luis Demony

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo de Elvas

#131239 | luisdemony | 15 out 2006 15:11 | Em resposta a: #131224

Caro Rui,
DR. João Rodriges Vieira Botelho teve alem do mencionado mais uma filha chamada Mariana Vitoria Vieira Botelho * na freg de benfica em cerca de 1792.Quanto ao mencionado DR. Vieira Botelho alem de fidalgo da C.R. foi tambem cavaleiro professo da ordem de Cristo.Quanto aos seus pais foram Manuel Rodriges Botelho, lavrador e Familiar do Santo Oficio era natural e batizado na freg. de São Miguel das Antas de Peredono comarca de Pinhel Bispado de Lamego.Quanto a sua mulher chamava-se Rosa Maria do Espirito Santo nat. e bati. na freg. de N.S.R.A. Amparo no lugar de Benfica e era tambem Familiar do Santo Oficio.Quanto ao avô paterno chamava-se Manuel Rodriges Botelho nat.e bati. na freg.(Pinhel) e a avó Maria Rodriges da mesma freg."Viviam abastadamente de suas fazendas".O avô materno chamava-se Antonio João era lavrador e antigo contratador de gados estava associado com dez acções na Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro e como tal nobilitado conforme os privilegios da mesma companhia,pelo Alvara de 24 de Novembro de 1764.Era nat. da freg. do amparo de Benfica a mulher chama-se Leonor Vieira da freg. São Pedro de Barcarena.
É tudo o que tenho sobre este ramo dos Botelhos,e quanto aos Gama Lobo ficamos na mesma.
Diga-me meu caro Rui são tambem seus parentes?
Um abraço do
Luis Demony

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo de Elvas

#131289 | RCCORREIA | 15 out 2006 23:49 | Em resposta a: #131239

Caro Luiz

Fico satisfeito que esteja a conseguir progressos. Afinal a informação estava aqui à mão.

Não me parece que os seus Botelhos se cruzem com os que estudo, que estão ligados ao 1º Conde de S. Miguel, Francisco Nuno Álvares Botelho.

Quanto ao cargo que João Rodrigues Vieira Botelho possa ter tido na Univ. de Coimbra e mais informações que ai (AUC) possam existir sobre ele, sugiro-lhe que coloque um pedido em http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=119471 pois se alguém pode ajudar nessa área é decerto o Dr. Pedro França.

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo de Elvas

#132236 | aniset | 26 out 2006 04:17 | Em resposta a: #129771

A familia da minha mãe é de Extremoz e Elvas-Infante da Cunha- num dos assentos de baptismo refere como padrinhos uns Gama lobo.
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo de Elvas

#143238 | manuela | 07 fev 2007 00:40 | Em resposta a: #132236

Cara Cristina
Tenho-me deparado com uma possibilidade de uns Gama Lobo poderem de algum modo estar ligados a uns meus antepassados que viveram entre Terena e Alandroal cerca de 1800 e qualquer coisa, por isso venho pedir-lhe se pode facultar os nomes dos padrinhos e algo mais que tenha nesse registo como por exemplo referência à terra de morada dos mesmos.
Grata pela atenção, deixo-lhe os meus melhores cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo de Elvas

#143284 | josefdasilva | 07 fev 2007 15:18 | Em resposta a: #129771

Caro Confrade,

Recordo-me de ir à Santa Casa da Misericórdia de Elvas, há poucos anos, e contemplar os retratos dos sucessivos provedores. Um ou dois deles era Gama Lobo. Peça à Santa Casa informação sobre estas pessoas.

Boa sorte.

José Fernandes da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo de Elvas

#143711 | aniset | 11 fev 2007 23:07 | Em resposta a: #143238

Cara Manuela:

Só hoje tive oportunidade de ir consultar os meus papeis.
Reza assim:

"Aos 6 de Maio de 1688 ... os santos oleos a ... Maria da Assunção . filha de Domingos Gomes e de sua mulher Isabel Martins , foram Padrinhos Francisco lLobo da Gama e Maria Luisa."

Estremoz freguesia de Santiago.

Continuo à sua disposição, melhores cumprimentos
M.Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo de Elvas

#143730 | MigSousa | 12 fev 2007 09:11 | Em resposta a: #143284

Caros Confrades.

Existe uma obra de referência "A Santa Casa da Misericórdia de Elvas", de Eurico Gama, Coimbra, 1954.

Tem o inventário de todas as Mesas entre 1538 e 1952. Não há nenhum Gama Lobo que tenha sido Provedor, embora se registem variados GAMA e também LOBO nestes corpos, ao longo dos séculos, e até um ESTEVÃO DA GAMA como Provedor.

Todavia, em 1726-27 e 1729-1931 foi Provedor JOÃO DE QUINTAL LOBO, sendo de notar que antes deste seu segundo mandato tinha sido eleito para o cargo o Senhor Crucificado do Consistório, talvez por impasse nas votações.

Cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo de Elvas

#143861 | manuela | 13 fev 2007 01:08 | Em resposta a: #143711

Cara M. Cristina
Agradeço a sua mensagem. Não tenho dados tão antigos mas fiquei com a informação e quando lá chegar será mais um elemento a considerar.
Fico também à sua disposição.
Com os melhores cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo de Elvas

#335983 | roz | 28 set 2013 21:25 | Em resposta a: #131239

Caro Luis Demony

Nao sei se ainda frequenta este forum mas gostava de fazer umas perguntas. Nao descendo destas familias mas estou a ajudar uma prima minha que descende de Joaquim Vieira Botelho da Costa (nsc. 12/5/1824, bp. 27/5/1824 Benfica), filho de Manuel Joaquim Marques da Costa e Mariana Vitoria Vieira Botelho (bp. 2/5/1790, Benfica). Sera' que a "sua" Ana Margarida Botelho da Costa era irma~ deste Joaquim?
Importa-se de dizer de onde tirou os dados que descreve aqui? Tera' sido de habilitacoes para FSO? 'E que, como agora a maior parte das paroquias estao on-line, pesquisei estas pessoas mas pouco encontrei.
Ja viu este link?
http://translate.google.co.uk/translate?hl=en&sl=pt&u=http://www.geneall.net/H/per_page.php%3Fid%3D275997&prev=/search%3Fq%3Djoao%2Brodrigues%2Bvieira%2Bbotelho%26biw%3D1093%26bih%3D468
Os dados foram enviados por si?

As minhas desculpas por tanta pergunta, espero que nao leve a mal, mas gosto de confirmar as informacoes principalmente que sao para dar a outra pessoa.
Com os meus cumprimentos.
M.Rosario

Resposta

Link directo:

Família Gama Lobo de Elvas

#359824 | Xerez | 22 jul 2015 23:49 | Em resposta a: #335983

Caro Luis Demony,

Descendo dos Rodrigues Botelho tendo bastantes elementos sobre esta família. Poderei facultá-los por mail caso esteja interessado.

Com os melhores cumprimentos.

José Alberto Xerez

Resposta

Link directo:

Família Gama Lobo de Elvas

#391608 | amrr | 29 abr 2018 16:53 | Em resposta a: #130765

Caro Luís,

O militar e escritor Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla a sua esposa Maria Inácia de Almeida Cayolla tiveram vários filhos (pelo menos 5) nascidos na cidade de Elvas.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Família Gama Lobo de Elvas

#416685 | deonilson | 29 jul 2019 17:44 | Em resposta a: #359824

Moro no Brasil, fiz minha arvore genealogica e me deparei em Portugal, açores, com um ancestral de nome INÊS DE XEREX, casada com Marco Afonso, segundo relatado no livro Saudades da Terra.
Vc saberia dizer conhece essa ramificação.
Ela seria a avó de Águida Moniz, processada no tribunal do Santo Oficio, constante na documentação da Torre do Tombo.
Pois como se depreende do livro, seria de Jerex de la Frontera, então a dúvida, seria um toponímico ou apellido mesmo e qual a ascendencia.

Agradeço a juda.

Deonilson Medeiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 04:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen