Os Boavidas

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Os Boavidas

#129898 | anad | 01 out 2006 17:40

Queria abrir um tópico relativo á familia BOAVIDA.
Pelo que sei existem registos de que a familia Boavida, que se instalou nas Beiras, nomeamente na Beira Baixa, concretamente no Concelho de Castelo Branco. Seriam descendentes de comunidades Judaicas que vieram de terras de Espanha se refugiar em portugal por volta so sec. XVII ou XVIII. Por isso, pelo que sei, os Boavidas em Portugal não são muitos e sempre com ligações às Beiras ou mais concretamente as terras adjacentes a Castelo Branco. A minha, em concreto é da Zebreira, Distrito de Idanha-a-nova.

mais informações e links para descobrir mais acerca dos Boavidas são sempre bem vindos.
Ana Durão

Resposta

Link directo:

RE: Os Boavidas

#129944 | agp | 02 out 2006 14:53 | Em resposta a: #129898

Cara Ana Durão

Sou descendente de Boavidas da Beira Baixa. O nome mais antigo que consegui apurar na minha ascendência foi o de Pedro Gomes Boavida casado com D. Maria Antunes que residiram no lugar da Cortiçada, freguesia do Alcaide. Este casal teve seguramente um bom estatuto social pelo facto da senhora aparecer, por vezes, com o "D." Este Pedro Gomes Boavida está em:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=496793

Deste Pedro Gomes Boavidas devem descender todos os Boavidas da Beira Baixa. Julgo que assim deve ser já que estudei os costados de inúmeros Boavidas e todos, sem excepção, desaguaram neste Pedro.

Tem informações sobre Boavidas neste site. De livros posso referir pelo menos dois: "Concelho do Fundão, História e Arte, Vol. I ao Sul da Gardunha", de Joaquim Candeias da Silva e "Alpetrinienses Ilustres" de A. J. Salvado Mota.

A sua hipótese de que os Boavidas da Beira Baixa seriam descendentes de comunidades Judaicas que vieram de terras de Espanha é bastante curiosa. E é bem possível.

No entanto, a referência mais antiga a um Boavida que encontrei foi a um Gaspar Gonçalves Boavida casado com Mor Mendes, de aproximadamente 50 anos, moradora em Tavira, Cristã-nova, que foi acusada de judaísmo, tendo sido sentenciada em Auto de Fé, no dia 10 de Maio de 1562. Desconheço qualquer ligação deste Gaspar Boavida aos Boavidas da Beira Baixa.

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Os Boavidas

#129953 | mgorjaoh | 02 out 2006 15:36 | Em resposta a: #129898

Caras Senhoras,

Já houve tópicos especificamente dedicados a este apelido (v.g. http://genealogia.netopia.pt/forum/index.php?search=boavida&tema=0&pesq_por=subject), de quem também descendo, pois a minha avó paterna era de varonia "Boavida".

Os meus avós paternos (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=20406) casaram em Lisboa (Anjos), a 29.4.1925.

A minha avó, de seu nome D. Maria de Lourdes de Carvalho Brito Godinho Boavida, n. Alpedrinha (Fundão), a 6.10.1902, e f. Lisboa, a 18.11.1982, era filha de António Godinho Boavida, proprietário em Alpedrinha e Aldeia de St.ª Margarida, bacharel licenciado em Direito (Universidade de Coimbra), embora nunca tenha exercido, n. Aldeia de St.ª Margarida (Idanha-a-Nova), a 31.12.1860 e f. Alpedrinha, a 10.3.1907, e de sua mulher (c. Sernache do Bonjardim, a 2.8.1892) e prima D. Serselina-Odília Carvalho de Brito, n. Belém (Pará, Brasil), a 15.5.1876, e f. Lisboa (St.ª Engrácia), a 19.11.195685, filha de José Joaquim de Brito, n. Sernache do Bonjardim (Brejo Fundeiro), a 24.8.1836 e f. 21.2.1909, proprietário, que viveu muitos anos no Pará (Brasil), onde casou com sua prima D. Sara Herculano Dolorosa Pereira de Carvalho (estes Britos estão estudados de forma muito desenvolvida por Cândido Teixeira, em 1925).

A minha avó era neta paterna de Francisco António Boavida, n. Alpedrinha, a 12.6.1833 e f. 1.6.1885(?), Licenciado em Medicina (UC – 1856), e de sua mulher D. Maria Amália Aguilar da Fonseca Godinho, que viveu na Aldeia de St.ª Margarida, onde foi Senhora de Casa e de grandes propriedades, e onde morreu em 19.11.1923, com mais de 90 anos. Por curiosidade, era irmã de D. Teresa Angélica Godinho da Fonseca, que testou em 20.4.1932 (Idanha-a-nova), deixando todos os seus bens a seus sobrinhos-netos, filhos de seu sobrinho António Godinho Boavida (portanto, a minha Avó e seus irmãos): D. Maria Celeste, D. Maria Amália (que veio a casar com Rolão Preto), D. Maria de Lourdes e Francisco de Brito Boavida. Eram ambas filhas de António Nunes de Proença Godinho, n. Penamacor, e de sua mulher D. Rosa Umbelina Aguilar da
Fonseca, senhora de Casa e propriedades da Aldeia de St.ª Margarida (sobrinha de Frei Alexandre Duarte da Fonseca, da Ordem de Cristo), filha de N... da Fonseca, de Aldeia de Santa Margarida, e de sua mulher D. Briolanja de Aguilar (...).

A minha avó era bisneta, pelo avô paterno, de António José Boavida, «rico proprietário em Alpedrinha» e de sua mulher D. Ana Gertrudes, filha de José da Cruz Ferranha e de Maria de Jesus.

António José Boavida era, por seu turno, filho de Luís Antunes
Boavida e de sua mulher Ana Luísa.

Uma fonte importante para o estudo dos Boavida de Alpedrinha é o livro de Salvado Motta (creio), Alpetrinienses Ilustres.

Boa sorte,

MGH

Resposta

Link directo:

RE: Os Boavidas

#130244 | jchaves | 06 out 2006 14:01 | Em resposta a: #129953

Caro confrade

Apesar da varonia da Senhora sua avó ser efectivamente "Boavida", o seu nome completo era Maria de Lourdes Carvalho e Brito Boavida Godinho.

Com um abraço

José Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Os Boavidas

#130253 | mgorjaoh | 06 out 2006 15:30 | Em resposta a: #130244

E se o meu querido primo me contactasse, para eu o cumprimentar de viva voz? Já visitou e aderiu ao grupo msn que criei para actualizar o livro? É pôr o título do livro seguido de arroba e groups.msn.com. Já são mais de 30/40 actualizações/rectificações. E muitas mais estão a chegar.
Um forte abraço,
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Os Boavidas

#130255 | jchaves | 06 out 2006 15:42 | Em resposta a: #130253

Viva Miguel

Ainda não aderi, mas aderirei seguramente.

Espero que nos encontremos por bons motivos, que dos outros quanto mais tarde melhor, antes do jogo Soprting vs Glorioso SLB.

Um forte abraço deste teu primo

Resposta

Link directo:

RE: Os Boavidas

#182688 | pbrehm | 30 jan 2008 15:54 | Em resposta a: #130255

Boa Tarde,

Procuro informações sobre uma familia Boavida, de que tenho indicação das seguintes pessoas:

Dionisio Afonso Boavida (nasceu em Zebreira, Idanha a Nova) em 1887
Padre Francisco (Afonso?) Boavida, irmão do anterior
Padre Jaime Afonso Boavida, irmão dos anteriores
Amélia Boavida, irmã dos anteriores, que terá casado com um José Correia

Creio saber que esta Amelia tera vivido em Castelo BRanco, tendo uma filha chamada Isabel Boavida Correia

Os pais destes irmãos chamavam-se João Afonso Boavida e Maria Luisa (?)

Qualquer indicação é bem vinda.

Grato,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

Os Boavidas

#356884 | coviantiga | 20 abr 2015 04:03 | Em resposta a: #129953

Caro Confrade
Primeiro que tudo não sei se ainda será notificado passado tanto tempo. Porém só agora dei com este tópico, apesar de ter lançado vários, sobre 1 Boavida em especial ,que procuro ,sem conseguir encontrar .Eu também sou parente destes que nomeia .visto que "cruzam" com os meus Paes do Amaral (lado de meu Avô materno) de Alpedrinha .Deve saber que 1 filho da D.Ana Gertrudes, irmão portanto do Deão Boavida veio casar com 1 Maria Augusta Paes Castelo Branco filha da Viscondessa do Dominguiso Teodora Teresa Alexandrina de Almeida e Lima Paes Castelo Branco, que depois residiram no Dominguiso Ora este lado é o de minha ´bisavó mãe desse Avô materno Paes do Amaral .Encontrei agora António Godinho Boavida que aqui nomeia como "primo irmão " do filho dessa Maria Augusta .Não sabe nada desse ramo que veio para o Dominguiso? Nem sabe de alguém que saiba? Tenho esses ramos MUITO desenvolvidos para encontrar o tal Luis Boavida Castelo Branco que tanto procuro.Se estiver interessado podemos trocar informações.
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

Os Boavidas

#356888 | jchaves | 20 abr 2015 10:58 | Em resposta a: #356884

Caro Confrade
Não serei eu a pessoa, mais indicada para tal, no entanto vou reenviar este post a um primo-irmão q tem bastos conhecimentos sobre estes assuntos.
Com os melhores cumprimentos,
José Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

Os Boavidas

#358146 | coviantiga | 31 mai 2015 01:27 | Em resposta a: #356888

Caro Confrade
Por acaso já recebeu resposta do seu Primo sobre a pergunta que fiz em Abril ? às vezes tenho receio de não ter visto a resposta.
Obrigada
M.Campos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 20:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen