Fernão do Casal e Pedro Afonso do Casal.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Títulos

Fernão do Casal e Pedro Afonso do Casal.

#130005 | JoãoGaspar | 03 out 2006 13:22

Caros confrades,

Para quem estuda a cidade de Lisboa e os Concelhos Medievais de Ribatejo , hoje a margem Sul, vai encontrar muitas familias que se estendem entre o alentejo e as margens do tejo.
Os Pereiras de Alcochete, Patos, Perdigões, Arrais de Mendonça, Pimenteis, Farias, Sousas, etc.

Ora na Genealogia dos Pereiras de Alcochete encontro o nome de Pedro Afonso do Casal casado com Dona Inês Pereira, irmã do Condestavel e pais d Fernão Alvares Pereira. Antepassados entre outros dos Marqueses de Soydos e Viscondes de Santo Antonio.

Perto da Vila de Alcochete encontra-se a nobre Vila de Alhos Vedros:

"D. João I, durante uma das pestes que assolou o país, instalou-se em Alhos Vedros, onde, aliás, como já dissemos, o seu filho bastardo tinha um palácio. A Igreja Matriz de Alhos Vedros, dedicada a S. Lourenço, representa bem a nobreza da vila onde o templo se encontrava inserido. A igreja data do século XV, mas o seu pórtico é dos inícios do século XVII ­tardo-renascença. À esquerda do edifício destaca-se a volumetria de uma capela com cúpula maneirista, de um classicismo despojado, situando-se entre 1590 e 1610. À direita é a volumetria gótica de outra capela lateral que sobressai. No interior da igreja vêem-se várias sepulturas antigas com diversas lápides, algumas brazonadas. O tecto da igreja, em caixotões, do século XVIII, representa o martírio de S. Lourenço."

E nesta nobre e antiga Vila hoje pertencente ao Concelho da Vila da Moita, encontra-se o tumulo de um cavaleiro, constituindo um dos notaveis tumulos quatrocentistas do país ( "in tesouros de Portugal" ) . Este Tumulo pertence a Fernão do Casal.

"Na capela gótica, do lado direito, encontra-se o panteão quatrocentista da família de Fernão do Casal: o próprio em túmulo com estátua jacente, e os seus progenitores. A estátua jacente que existe no túmulo de Fernão do Casal é única no distrito. A capela está revestida de azulejos do século XVIII com emblemas e temas da vida de S. Sebastião. Uma interessante imagem de roca de Nossa Senhora completa este precioso conjunto artístico."

Neste mesmo panteão da familia de Fernão do Casal , existem duas outras arquetas, a de Pêro Vicente, criado do Infante Dom João, datada de 1473 , e a de sua mulher Constança Dias.

Na mesma Igreja Matriz, temos tambem a capela de Pêro Gomes de Faria, fidalgo da casa de Dom Manuel ( campa no pavimento) , as paredes são revestidas de azuleijos do tipo aresta do seculo XVI .


A Igreja da Misericordia de Alhos Vedros, erigida em 1553 tem o portal de linhas classicas , executado em 1587 por ordem do provedor João Anriques Pimentel.

Neste pequeno exemplo, deambulando pela tumularia de igrejas e capelas de misericordias, encontro Cavaleiros como Fernão do Casal, Fidalgos como Pêro Gomes de Faria, e provedores como João Anrique Pimentel.
Estes sobrenomes encontro mais tarde em Alcochete e no Montijo, na genealogia de algumas familias, tal como os Pereira Coutinho (Soydos) mas sem conseguir ligar a estes, embora sejam Vilas vizinhas.


O que eu gostaria de saber, é se Fernão do Casal e Pedro Afonso do Casal seriam familiares, o que acho possivel, mas não consigo entrocar aqui no genea.


Atenciosamente


João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Fernão do Casal e Pedro Afonso do Casal.

#130046 | V.Q.F. | 03 out 2006 21:12 | Em resposta a: #130005

Caro João da Silva Gaspar,

Segundo o Nobiliário de Felgueiras Gayo, título Pereiras de Alcochete, §112, n.º 3, Fernão do Cazal era filho de Afonso Álvares Pereira, Escudeiro-Fidalgo da Casa d'El Rei D. João III, e de sua mulher Inês Vaz, e neto paterno de Fernão Álvares Pereira (neto ou bisneto de um dos filhos de Pedro Afonso do Cazal), e de sua mulher Branca Anes.

Com os melhores cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Fernão do Casal e Pedro Afonso do Casal.

#130110 | JoãoGaspar | 04 out 2006 13:53 | Em resposta a: #130046

Caro Vasco Quintanilha Fernandes,

Estou-lhe deveras agradecido pela sua resposta.
Muito obrigado.

atenciosamente


João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Fernão do Casal e Pedro Afonso do Casal.

#130148 | JoãoGaspar | 04 out 2006 21:34 | Em resposta a: #130046

Caro Vasco Quintanilha Fernandes,

Venho por este meio agradecer a preciosa ajuda que me prestou hoje.
Devido ao seu comentario, desloquei-me a biblioteca de genealogia de Lisboa em Santos, e consultei o Felgueiras Gayo, e realmente la encontrei o Fernão do Casal.
Mas mais do que isso, encontrei dois avoengos meus , dos quais ja tinha perdido a esperança de os encontrar, a saber Afonso Pereira Galvão,( que nos documentos que tenho aparecia somente como Afonso Pereira) casado com Marqueza Tomas de Viana.
Este Afonso Pereira Galvão, é filho de Manuel Pereira e de Dona Catarina de Orta Galvão. 2ª mulher de manuel Pereira.( ou seja sobrinho de Fernão do Casal)

Afonso Pereira Galvão cc Marquesa Tomas de Viana, tem como filhos :
-Luis Pereira Galvão
-Jeronimo Tomas
-Antonio Pereira Galvão
-João Pereira Moniz(nasceu em Alhos Vedros)1621 Eremita de S.Agostinho.+1702
-D.Sebastiana Pereira cc Fernão Correia Pato, Irmão de sua cunhada Dona Maria Correia.
-Marcos Pereira(alhos vedros) cc Catarina Roiz ( meus avoengos) segue,

filhos de Marcos Pereira e Catarina Roiz:

Maria Pereira (*Alhos Vedros,9.4.1654) cc Domingos Francisco (Oeiras);
Filhos:

Catarina Roiz (*Alhos Vedros) cc Silvestre de Mattos (*1676 Alhos Vedros)
filhos:

João de Mattos (Padre Habilitado para ordens menores 1720. camara eclesiastica de lisboa-M229 P. 23)

Manuel de Mattos (*1706 Alhos Vedros)cc Catarina da Conceição ( santos o velho, Lx)
Filhos:
-Paulino de Mattos(*1730 Alhos Vedros) cc Joaquina Roza( de lisboa)
filhos:
-Sergio de Mattos (1764 Alhos Vedros) cc Maria Bernardo
Filhos:
-Maria Victoria de Mattos cc N de Aquino
-Barbara Joaquina de Mattos(* 1789 Alhos Vedros) cc Francisco Antonio de Sousa (*1791 Montijo)
filhos:
Euzebio Antonio de Sousa (*1820 Alhos Vedros) cc Francisca Maria (*montijo)
Filhos:
Antonio Pedro de Sousa(*1867 Alhos Vedros) cc Victoria Maria D' Aguiar ( *1869 Sto.Estevão , Lisboa)
Filhos:
-Raimundo Antonio de Sousa cc n
-João D'Aguiar e Sousa
-Horacia de Aguiar
-Joaquim de Sousa( *Alhos Vedros 1905) cc Elisa das Candeias de Sousa( Loulé *1904)
Filhos:
-Antonio Pedro de Sousa
-Carmina Amalia de Sousa e Silva de Ataide
-Jaime Victor de Sousa
-Raimundo Horacio de Sousa
-Leopoldina de Sousa Ambrosio
-Ulisses Candeias de Sousa
-Maria Raquel Candeias de Sousa da Silva Gaspar (*Lisboa,1944) cc Manuel da Silva Gaspar( Mação *1945)
Filhos :
-Carlos Manuel de Sousa da Silva Gaspar(*1972) cc Sara Lucia Barbosa Gueifão
-João Paulo de Sousa da Silva Gaspar ( *1979)


filho de Carlos Manuel de Sousa da Silva Gaspar cc Sara Lucia Barbosa Gueifão:
Tiago Manuel Barbosa Gueifão da Silva Gaspar(*1998)

Assim sendo, tenho um costado meu ja feito, o que realmente foi uma alegria, visto so ter outro desvendado os de Sousa do Montijo. Tudo graças a sua ajuda e a ajuda dos profissionais da Biblioteca Geneologica de Lisboa.

A si um Muito Obrigado,

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Fernão do Casal e Pedro Afonso do Casal.

#130186 | V.Q.F. | 05 out 2006 14:46 | Em resposta a: #130148

Caro João da Silva Gaspar,

Não precisa de agradecer, foi um prazer saber que encontrou os seus avoengos, e desejo-lhe mais sucessos nas suas investigações.

Cumprimentos,
Vasco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 10:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen