Tomar

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias

Tomar

#130006 | JTAQUINO | 03 out 2006 13:47

Boa tarde,
Será que alguém tem algum elemento sobre Joana Rosa da Piedade Silva de Tomar. Esta senhora vivia em Tomar por volta de 1826 e tinha a alcunha de "judia".
Joana Rosa criou uma menina que ficara orfã de Mãe de nome Maria Guilhermina (até aos 4 anos de idade) que é minha trisavó e que foi registada com o apelido "Costa e Silva" natural do Falagueiro/Asseiceira, filha de Manuel Norberto da Costa e Silva e Josefa Marcelina da Costa e Silva.
Alguém tem dados sobre esta familia ?
Uma vez que até agora ainda não foi possível encontrar a Certidão de Nascimento de Maria Guilhermina, qualquer dado pode ser precioso.

Muito obrigado,
João Tomás de Aquino

Resposta

Link directo:

RE: Tomar

#130029 | JoãoGaspar | 03 out 2006 18:17 | Em resposta a: #130006

Caro João Tomas de Aquino,


Lamento não ter resposta para a sua duvida sobre a sua familia de Tomar, mas ao ver o seu nome, não deixei de ficar curioso.
Tenho alguns primos de meu avô de seu nome de Aquino.
Tomas de Aquino, Antonio pedro de Aquino, Pedro de Aquino, Manuel de Aquino, e outros concerteza que desconheço.
De onde é originaria a sua familia Aquino?

Cumprimentos,

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Tomar

#130085 | JTAQUINO | 04 out 2006 09:15 | Em resposta a: #130029

Caro João da Silva Gaspar,
A minha familia Aquino é de Lisboa (freguesia da Lapa e Alcantara) pelo menos desde o final do sec. xviii (até onde consegui chegar).
No entanto, sei que o meu avô Acácio Tomás de Aquino teve 1 irmão que vivia na zona de Ponte de Sôr/Abrantes.

Cumprimentos,
João Tomás de Aquino

Resposta

Link directo:

RE: Tomar

#130086 | JTAQUINO | 04 out 2006 09:29 | Em resposta a: #130029

Caro João da Silva Garpar,
Esqueci-me de mencionar que o meu avô nasceu em 1899 e faleceu em 1998 e era filho de João Tomás de Aquino(Lapa) e de Maria Thereza(Sardoal).
Tinha duas irmãs ( Cacilda e Leonor ) e dois irmãos frutos de um anterior casamento do pai.

Cumprimentos,
João Tomás de Aquino

Resposta

Link directo:

RE: Tomar

#130116 | JoãoGaspar | 04 out 2006 14:09 | Em resposta a: #130029

Caro João Tomas de Aquino,

Os Aquinos que lhe falo são de Lisboa, Barreiro e Alhos Vedros.
sera possivel serem os mesmos.?

O que eu sei , é que uma avó minha de seu nome Barbara Joaquina de Mattos, de Alhos Vedros, tinha uma irmã de seu nome, Maria Victoria de Mattos, afilhada dos Viscondes de zambujal, que casa com um Tomas de Aquino.
A minha avó Barbara Joaquina de Mattos casa com Francisco Antonio de Sousa, ( isto no final do seculo XVIII), e assim lembro-me do meu avô Joaquim dizer que os Aquinos eram Primos dos Sousas de Alhos Vedros.
O meu avô, Joaquim de Sousa era Bisneto de Francisco Antonio de Sousa e de Barbara Joaquina de Mattos.
o filho do casal Tomas de Aquino e Maria Victoria de Mattos, chamou-se Antonio pedro de Aquino, e foi Padrinho de um neto de Barbara Joaquina de Mattos, de seu nome Antonio Pedro de Sousa, meu Bisavô.

Como estes Aquino, não são propriamente meus ascendentes, sendo meus parentes somente, nunca investiguei as suas ascendencias. Mas agora fiquei curioso.

Atenciosamente

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 11:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen