pedido de ajuda aos confrades do Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil | Famílias | Regiões

pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#130034 | Nuno Oliveira | 03 out 2006 18:55

Caros Confrades:
Tive um bisavô de nome Emídio de Almeida, que nos anos 20 do século passado emigrou para o Rio de Janeiro, Brasil, tendo-se a partir daí perdido o seu paradeiro.
Gostaria muito de pedir aos confrades do Brasil, sobretudo aos que são do Rio de Janeiro, ajuda para tentar localizar informações sobre este meu antepassado (eventual casamento, descendência, profissão, moradas e, naturalmente, o óbito), pois, por estar um oceano de distância e por não estar familiarizado com as estruturas administrativas brasileiras, não sei por onde começar nem como proceder.
Aqui vai o que dele sei:
Emídio de Almeida, nascido em 1889, no lugar de Lourosa da Trapa, freguesia de Santa Cruz da Trapa, concelho de S. Pedro do Sul, Portugal, filho de Francisco de Almeida e de sua mulher Maria José. Cá em Portugal foi casado com Maria das Dores, acto celebrado em 1909, de quem enviuvou em 1920. Pouco depois emigrou para o Rio de Janeiro, Brasil, tendo como última morada em Portugal o lugar de Carvalhais, freguesia do mesmo nome e concelho de S. Pedro do Sul.
Grato pela generosidade de uma resposta.
E. Nuno

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#130247 | Nuno Oliveira | 06 out 2006 14:59 | Em resposta a: #130034

RENOVO PEDIDO!

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#130433 | Nuno Oliveira | 08 out 2006 15:29 | Em resposta a: #130034

MAIS UMA VEZ RENOVO PEDIDO!

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#130738 | FVSeixas | 10 out 2006 17:24 | Em resposta a: #130034

Prezado confrade

Não há outras informações a respeito da vida de seu bisavô no Brasil? Eu resido em São Paulo, mas vou tentar verificar se ele foi registado no Consulado do Rio de Janeiro e entro em contacto.

Até,

Fernando Vieira Seixas

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#130744 | Nuno Oliveira | 10 out 2006 18:06 | Em resposta a: #130738

Caro Fernando Vieira Seixas:
Só lhe posso estar grato pela generosidade que manifesta na vontade de me querer ajudar.
Na verdade sei muito pouco acerca da vida deste meu bisavô no Brasil. Para além de que emigrou para o Rio de Janeiro por volta dos anos 20 do século passado, sei ainda que veio a Portugal no final dessa mesma década (talvez 1928), regressando depois ao Brasil para nunca mais tornar. Parece que por volta dos anos de 1950/60 ainda era vivo.
Fico a aguardar ansiosamente pelos seus ecos.
Creia-me à sua disposição:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

Emídio de Almeida

#130747 | Lourval | 10 out 2006 18:42 | Em resposta a: #130034

Caro Nuno,
Vou solicitar ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro o prontuário do seu bisavô Emídio de Almeida. Você tem certeza de que ele vivia e sempre viveu na cidade do Rio de Janeiro? A informação da cidade em que ele vivia, principalmente cerca de 1938 é bastante importante para que localizem o prontuário de estrangeiro dele.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Emídio de Almeida

#130754 | FVSeixas | 10 out 2006 19:23 | Em resposta a: #130747

Prezado Lourval

A que prontuário sua última mensagem refere-se? É o registo do carteira de estrangeiros modelo 19? Desconhecia que estivessem no Arquivo Nacional.

Grato,

Fernando Vieira Seixas

Resposta

Link directo:

Emídio de Almeida

#130756 | Lourval | 10 out 2006 19:42 | Em resposta a: #130754

Caro Fernando,
Exatamente. Neste prontuário estão todas as declarações do estrangeiro tais como filiação, data do desembarque, navio de que desembarcou, etc. contanto que eles saibam pois muitos ainda eram muito crianças e não lembram. Eu já solicitei e consegui vários prontuários de meus avós e bisavós.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Emídio de Almeida

#130759 | Nuno Oliveira | 10 out 2006 19:59 | Em resposta a: #130756

Prezados Louval e Fernando Vieira Seixas:
Estou-lhes profundamente grato pelos esforços que estão a envidar em meu benefício.
Sim, até onde eu sei Emídio de Almeida viveu sempre no Rio de Janeiro e, se a caso viveu noutra cidade, ter-se-ia mudado para lá depois de 1938, porque, ao que me dizem, ele dava notícias para cá por intermédio de um conterrâneo que também estava no Rio de Janeiro, mas essas cartas infelizmente não sobreviveram até hoje. Seriam uma boa fonte de informação!
Creiam-me ao vosso dispor:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Emídio de Almeida

#130858 | FVSeixas | 11 out 2006 17:40 | Em resposta a: #130759

Prezado Nuno

Respondeu-me hoje o Consulado no Rio de Janeiro, informando que não há sob o nome e dados de seu bisavô qualquer inscrição (se quiseres posso encaminhar-lhe a mensagem). Sugeriram o recurso ao Arquivo Nacional, provavelmente para a busca do Registo de Estrangeiro dele, conforme mencionou o confrade Lourval. De facto, esse é um excelente recurso, que nem me havia passado em mente. Eu não me recordava, mas há cerca de um mês contactei-os para a busca do registo de estrangeiro de um avô meu do qual não achei a certidão de baptismo em Portugal, e cujos documentos já não possuímos. Sei que quem reside no Rio de Janeiro deve ir pessoalmente, mas quem é de fora do município pode solicitar o atendimento via fax, demorando a resposta cerca de 20 dias (a minha ainda não chegou). Então, caso o confrade Lourval seja morador do Rio ou ainda não tenha feito a solicitação, posso fazê-la ainda hoje, ou se não for possível, segunda-feira da semana que vem (amanhã será feriado cá no Brasil).

O confrade mencionou na última mensagem que seu bisavô mandava notícias a Portugal através de um amigo que também residiu no Rio de Janeiro. Se souberes o nome deste amigo, podemos tentar localizá-lo. Será que é possível que ao emigrar para o Brasil seu bisavô tenha mudado de nome, ou "esquecido" um dos nomes em Portugal? Tive alguns parentes de nome Pereira de Sousa que ao emigrar "esqueceram" o "Sousa" por lá. Meu avô mesmo era "de Seixas" e "deixou" o "de". Era bastante comum, mas é só uma hipótese.

Cumprimentos,

Fernando Vieira Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Emídio de Almeida

#130861 | Nuno Oliveira | 11 out 2006 18:15 | Em resposta a: #130858

Caro Fernando Vieira Seixas:
Fico-lhe grato pelos seus esforços em prol da minha causa genealógica.
Não sei se o confrade Lourval já solicitou o processo desse meu Bisavô, caso não, agradecia-lhe muito que o fizesse, pois eu não sei como proceder nesses casos. Vou deixar-lhe aqui a pergunta!
De facto, não sei mais nada sobre Emídio de Almeida, se usou sempre o nome de baptismo ou adoptou outros nomes, nem sequer sei quem era o tal amigo que mandava notícias dele. Bem sei que tanta falta de informação é um óbice à localização do seu processo civil, lamento.
Creia-me para o que precisar:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Emídio de Almeida

#130863 | Nuno Oliveira | 11 out 2006 18:28 | Em resposta a: #130756

Caro Lourval:
Já procedeu à solicitação do processo de Emídio de Almeida para o Arquivo Nacional? Se ainda não, o confrade Fernando Vieira Seixas, que contactou o Consulado e daí não obteve informações positivas, prontificou-se a fazer o pedido.
Apenas pergunto isto para evitar maçar os dois confrades, que têm sido tão generosos para comigo!
Sempre à sua disposição:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

Emídio de Almeida

#130865 | Lourval | 11 out 2006 18:51 | Em resposta a: #130863

Oi Nuno,

Sim, precisa ficar claro quem fará o pedido. Vou aguardar então. Obrigado.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Emídio de Almeida

#130866 | FVSeixas | 11 out 2006 19:26 | Em resposta a: #130865

Prezado Lourval

O confrade mora no Rio de Janeiro? Porque se for o caso, eu posso enviar o pedido por fax, para evitar que vá ao Arquivo Nacional só para isso. Eles só atendem por fax caso o utente resida em outro município, por isso pergunto. Aliás, no caso de teus avós, o requerido foi cópia do registo de estrangeiro deles?

Cumprimentos

Fernando Vieira Seixas

Resposta

Link directo:

Emídio de Almeida

#130867 | Lourval | 11 out 2006 19:54 | Em resposta a: #130866

Fernando,
Eu moro em Santos. Eu faço os pedidos por e-mail. Eu sempre peço por cópia de prontuário do estrangeiro. Eles pedem as informações básicas do estrangeiro, a cidade onde ele morava é fundamental. Pedem também o seu endereço para que eles enviem cópia reprográfica para a sua residência. Cobram uma taxa de 5 reais para cobrir apenas os custos da cópia e do correio.
Cumprimentos
Lourval

ps: o e-mail é: consultas@arquivonacional.gov.br

Resposta

Link directo:

RE: Emídio de Almeida

#130869 | FVSeixas | 11 out 2006 20:18 | Em resposta a: #130867

Prezado Lourval

E é possível que os prontuários de estrangeiros residentes em São Paulo estejam lá também? Há mais ou menos um mês aconselharam que eu recorresse ao Museu do Imigrante ou ao Arquivo Nacional para localização do registo do RNE de meu avô, e na dúvida enviei faxes solicitando buscas às duas instituições. Ele residia em São Paulo, mas desembarcou no Rio de Janeiro. O facto é que não recebi resposta de nenhuma delas até hoje. Mas se for possível que o registo esteja lá, eu posso enviar um e-mail para a busca do RNE do Emídio de Almeida e renovando o pedido quanto ao meu avô. Veja que coincidência: moro em São Paulo, mas minha avó mora em Santos, onde residiu também minha mãe por muito tempo.

Cumprimentos,

Fernando Vieira Seixas

Resposta

Link directo:

Emídio de Almeida

#130870 | Lourval | 11 out 2006 20:34 | Em resposta a: #130869

Caro Fernando,
O Arquivo Nacional não busca prontuários de estrangeiros residentes em São Paulo. Eu não sei porque. Eu não sei se eles não têm ou se eles não querem procurar porque é muita gente. Sempre que o estrangeiro mora em São Paulo (cidade) eles pedem que procuremos a Polícia Federal. Quanto ao Emídio eu acho que vai ser rápido. No Museu dos Imigrantes eu nunca achei nada de meus antepassados, infelizmente.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Emídio de Almeida

#130872 | FVSeixas | 11 out 2006 20:53 | Em resposta a: #130867

Prezados Nuno e Lourval

Já solicitei a busca ao Arquivo Nacional. Entro em contacto assim que receber uma resposta.

Cumprimentos,

Fernando Vieira Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Emídio de Almeida

#130892 | Nuno Oliveira | 11 out 2006 22:08 | Em resposta a: #130872

Caro Fernando:
É muita gentileza da sua parte.
Estou-lhe muito grato.
Cordialmente:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

Manuel Soares

#130939 | Metalbrain | 12 out 2006 11:01 | Em resposta a: #130872

Bom dia,
infelizmente apenas agora vi este Post.
Também pretendia saber mais informações sobre um trisavô que foi para o Brasil, para a cidade de Rio de Janeiro, pela informação que tenho faleceu pouco depois de ir para lá por volta de 1895.

Nome: Manuel Soares, natural de Vila Boa do Bispo - Marco de Canaveses, nasceu a 17-03-1866. Casou com Eufémia Rosa de Jesus e teve um filho em 1893, apenas depois dessa data é que foi para o Rio de Janeiro. Filho de Maria Roza e Luiz Soares (O nome de Luis Soares aparece em alguns registos dos netos, mas pelo que já verifiquemos não é o Pai biológico dele, ele faleceu a 08-10-1859 e Manuel Soares nasceu alguns anos depois, por isso se aparecer um nome diferente no pai é possivel, pois ele poderia saber quem era o seu verdadeiro pai).

Se precisarem de mais alguma informação, digam, que posso ter me esquecido de alguma coisa importante!

Atenciosamente,
Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Emídio de Almeida

#130969 | ts | 12 out 2006 15:46 | Em resposta a: #130756

Senhor Lourval,
Será que me pode ajudar na pesquisa que eu estou a fazer? Já contactei diversos organismos no Brasil, pela internet, mas até hoje não consegui nenhuma informação.
O meu trisavô,´Henrique Pereira dos Santos, nasceu em Seixezelo – Vila Nova de Gaia– Portugal, em 15.02.1877.
Filho de Vicente Pereira dos Santos e Margarida De Almeida.
Casou com Maria Rodrigues de Araújo em 05.01.1903 (em Portugal) e foi para o Brasil sem a família, depois de 1904.
Em 1921 (como foi passada uma procuração pela Embaixada) sei que ele vivia na Praia de Botafogo, 442 -Rio de Janeiro. Será que consegue o prontuário dele com todos estes dados?
Cumprimentos
TS

Resposta

Link directo:

prontuário de estrangeiro

#131043 | Lourval | 13 out 2006 02:12 | Em resposta a: #130969

Caro TS,
Farei o pedido para você. Se ele realmente estava na cidade do Rio de Janeiro cerca de 1938 e esperemos, vivo, acredito que há chances boas de encontrar o prontuário de estrangeiro dele. Quem tinha mais de 65 anos de idade não foi obrigado a se cadastrar mas ele tinha 61 anos. Espero também que ele tenha feito o cadastro. Vai demorar um pouco, okay? Aguardemos.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: prontuário de estrangeiro

#131045 | Daniele Massarico | 13 out 2006 04:03 | Em resposta a: #131043

Estive lendo as mensagens e queria acrescentar que no arquivo nacional (Brasil) eles nos dão boas informações sobre imigrantes eu copiei do site informações sobre as datas de desembarque q eles tem, caso seja util a alguem está no topico de " Algumas informações Valiosas para os pesquisadores" .
Se alguem resolver acessar ao site do arquivo por favor (!) não use o link aqui de atalho; digite na barra de endereço porque toda vez que eu usava o atalho dava que o site tava fora do ar e quando comecei a digitar ele entrava...
o site é: http://arquivonacional.org.br
espero que ajude alguem
Daniele

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#131046 | Daniele Massarico | 13 out 2006 04:14 | Em resposta a: #130247

Bom eu já respondi a esse site e me lembrei que tinha uma lista de site de busca.
Então resolvi coloca-los aqui pra vocês caso ajude...Aqui vai a lista!!! Contando sempre em não usar o link de atalho e sim digitar o endereço porque sempre da erros...

Museu da Imigração
emite certidões de desembarque de imigrantes, de 1882 a 1978. - Saiba mais
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Brás
03044-001 São Paulo, SP
tel: (0**11) 6692-7804 e 6692-1446
http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Rua Pedro Palácios, 76 - Cidade Alta
29050-160 Vitória, ES
Fax: (0**27) 2223-3987
http://www.ape.es.gov.br/

Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro
Praia de Botafogo, 480
22250-040 Rio de Janeiro, RJ
http://www.aperj.rj.gov.br

Arquivo Público Mineiro
Rua Aimorés, 1.450 - Funcionários
30140-071 Belo Horizonte, MG
tel/fax: (0**31) 269-1099 / 269-1269
http://www.cultura.mg.gov.br/arquivo.html

Arquivo do Estado de São Paulo
Rua Voluntários da Pátria, 596 (ao lado do Terminal Rodoviário do Tietê)
02010-000 São Paulo, SP
fax: (0**11) 6221-1924
http://www.arquivoestado.sp.gov.br

Arquivo Público do Estado do Paraná
Rua dos Funcionários 1796 - Bairro Cabral
80035-050 Curitiba, PR
fax: (0**41) 252-1728
http://www.pr.gov.br/arquivopublico/
email: deap@lepos.celepar.br

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina
Avenida Mauro Ramos 1264
88020-302 Florianópolis, SC
fax: (0**48) 224-7019

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul
Rua Riachuelo 1031 - 2º portão - Centro
90010-270 Porto Alegre, RS
fax: (0**51) 224-3614

Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul
Avenida Cristóvão Colombo 1374 - Floresta
90560-001 Porto Alegre, RS

Arquivo Histórico Judaico Brasileiro
http://www.utopia.com.br/ahjb
email:ahjb@utopia.ansp.br

Museu Republicano "Convenção de Itu"
Coleção Registros de Estrangeiros de 1939 a 1940
Rua Barão de Itaim, 67
13300-000 Itu, SP
(0**11) 7823-0240 ramal 26
Atendimento: segunda a sexta-feira 8 as 17h
http://www.geocities.com/arquivosmunicipais/Itu.htm

GENS
Informações sobre nomes de família na Itália.
Biblioteca sobre genealogia.
http://www.gens.labo.net

Igreja Mórmon
· História da Família (Genealogia)
Avenida Prof. Francisco Morato, 2430
05512-300 São Paulo, SP
tel: (0**11) 3723-3407
http://www.mormons.com.br
e-mail:mormons@mormons.com.br
· Centro de História da Família
Rua São Sebastião do Cai, 541
93260-040 Esteio, RS

Instituto Genealógico do Rio Grande do Sul
Rua Vigário José Inácio, 371 salas: 1420/1421 - Galeria do Rosário
90020-970 Porto Alegre, RS
telefax: (0**51) 3224-3587
http://www.ingers.org.br
Ministério da Justiça
Secretaria de Justiça
Departamento de Estrangeiros
Esplanada dos Ministérios
Ed. Anexo II - 3º andar
70064-900 Brasília, DF
fax (0**61) 429-3325
http://www.mj.gov.br
Paginebianche.it (Lista Telefônica Italiana)
Busca por sobrenome e comuna ou província, dando como resultado o número de pessoas com o sobrenome procurado.
http://elenco.virgilio.it/
Serviço de Atendimento ao Estrangeiro
Tel. (0**61) 429-3325, 429-3483http://www.mj.gov.br/
Website da lista de discussão brasileira de genealogia - http://www.genealogia.com.br

Daniele

Resposta

Link directo:

RE: prontuário de estrangeiro

#131146 | Metalbrain | 13 out 2006 23:49 | Em resposta a: #131043

Boa noite,
E será que com os dados que indiquei não é possivel tentarem encontrar o prontuário de manuel Soares?

Atenciosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

Manuel Soares

#131147 | Lourval | 14 out 2006 00:02 | Em resposta a: #130939

Caro Vitor Silva,
Infelizmente seu trisavô não tem um prontuário pois eles (os prontuários) só foram exigidos a partir de 1938 e os estrangeiros com idade acima de 65 anos também foram desobrigados a se cadastrar. Penso que o que você poderá fazer é requisitar os microfilmes do Rio de Janeiro para tentar localizar o óbito dele. Também poderia tentar localizar a lista de passageiros do navio do qual ele desembarcou. Mas já lhe aviso que muitos livros do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro estão em processo de microfilmagem e por isso inacessíveis aos usuários. Acredito que até o final do ano as coisas se normalizem.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: prontuário de estrangeiro

#131151 | cverde | 14 out 2006 00:47 | Em resposta a: #131043

Boa noite

Deparei-me com este interessante tópico e, nem de propósito, também eu gostaria de saber mais informações do meu trisavô Francisco Alves de Figueiredo nascido em 27-02-1851 e baptizado em 09-03-1951 na freguesia de S. Dinis da cidade de Vila Real, filho de José Alves de Figueiredo e de Maria Caetana de Oliveira. Casou em 14-06-1874, na mesma freguesia de S. Dinis, com Felicidade Maria de Oliveira. Em Vila Real exerceu a profissão de serralheiro.

O seu "passaporte por 90 dias para o Brasil" foi emitido em 26-11-1891 pelo que teria cerca de 40 anos quando emigrou sózinho para o Brasil / Rio de Janeiro onde julgo que já teria familiares. Suspeito que teve uma loja de sombrinhas e chapéus de chuva no Rio de Janeiro embora não tenha nenhumas certezas.

O registo de nascimento de um neto (irmão do meu avô) datado de 13-04-1912 refere ser neto paterno de Franciso Alves de Figueiredo falecido nos Estados Unidos do Brasil. No registo de nascimento do meu avô, de 09-08-1903 não refere que o avô materno já tivesse falecido pelo que presumo que tenha falecido entre 1903 e 1912 no Rio de Janeiro.

Também gostaria de saber (prontuário de estrangeiro talvez) informações de um sobrinho de Francisco Alves de Figueiredo chamado Albano Alves de Figueiredo, casado, marceneiro, que emigrou em 1912, com 28 anos de idade, para o Rio de Janeiro, filho de Manuel da Assunção Alves de Figueiredo e Mariana da Purificação Alves Janeiro. Morreu no Rio de Janeiro tal como a mulher Sara Pires de Carvalho, também natural de Vila Real, mas que só emigrou em 1924. No Rio de Janeiro nasceram três filhos entre 1925 e 1931.

Desde já muito agradeço todas as informações que eventualmente me possam transmitir sobre estes meus antepassados

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Soares

#131167 | Metalbrain | 14 out 2006 10:00 | Em resposta a: #131147

Agradeço a sua rápida resposta!

Em relação aos microfilmes, a minha única hipotese seria requisitar o microfilmes aos Mórmon, correcto? Não há mais nenhuma maneira para fazer isso, visto que estou em Portugal!

Atenciosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: prontuário de estrangeiro

#131403 | Daniele Massarico | 17 out 2006 04:40 | Em resposta a: #131146

Vitor Silva desculpe me entrometer mas esse Manuel Soares que fala ele veio para o Brasil, ou você o procura em Portugal?
No memoirial do imigrante eu achei uns manuel soares e gostaria de poder ajuda-lo!!
Daniele ( me mande mais informações)

Resposta

Link directo:

RE: prontuário de estrangeiro

#131419 | Metalbrain | 17 out 2006 12:21 | Em resposta a: #131403

Bom Dia Daniele Massarico, agradeço desde já a sua iniciativa em me tentar ajudar!

O Manuel Soares foi para o Brasil, tenho a iformação pelo registo da sua esposa que ele faleceu no Rio de Janeiro, a data é não sei ao certo. O filho dele nasceu a 26-09-1893, por isso ele poderá ter ido, em principio, desde 1895. Pelo que sei ele faleceu pouco depois de ter chegado ao Brasil, mas nao sei se foi passado um anos ou alguns meses.

Atenciosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: prontuário de estrangeiro

#131496 | Daniele Massarico | 18 out 2006 04:53 | Em resposta a: #131419

Vitor Silva
Eu pesquisei no memorial do imigrante e achei uns Manuel Soares; tem datas de 1882, e 3 registros no ano de 1895 e um 1900.
Desembarcou no Brasil em:
.1882 Manuel Soares - sozinho sem parentescos.

.1895 Manuel Soares - CF - (Chefe de Familia), com
Palmira - mulher
Delfhim - filho
Jacintho - filho
Manuel - filho
Maria - filha
Palmira - filha

.1895 Manuel Soares - CF - (Chefe de Familia), com
Maria - mulher
Maria - filha

.1895 Manuel Soares - CF - (Chefe de Familia), com
Emerlinda - mulher
Emerlinda - filha
Manoel - filho
Maria - filha
Maria...- filha

. 1900 Manuel Soares - só sem parentescos
esses são os registros dos Manuel que encontrei, agora tem que ver se não acrescenta mais um sobrenome porque daí tem mais....
Caso vc mesmo queira pesquisar é só entrar na pagina do memorial e digitar no sobrenome SOARES, sem marcar o ano nada vai aparecer uma lista com todos os soares desembarcados no Brasil..
Espero que ajude.
http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br
(como eu sempre escrevo não use o link aqui de atalho porque sempre dá erros; digite na barra de endereço o nome do site!!)
daniele

Resposta

Link directo:

RE: prontuário de estrangeiro

#131510 | Metalbrain | 18 out 2006 11:49 | Em resposta a: #131496

Bom dia,
Pelos dados que indicou, apenas poderia ser o de 1900, pois tenho a certeza de que a sua Mulher não foi com ele. Não sei se foi sozinho ou com algum familiar, mas mulher e filhos não foram. Visto isto apenas poderia ser o de 1900, mas verifiquei que aparecia que tem nacionalidade Brasileira, o que não é verdade.
Haverá a possibilidade de se saber mais alguns dados para além desses que aparecem no Memorial do Imigrante?
Lá aparece para o caso de querermos receber a certidão ou o certificado de desembarque, mas não iria pedir sem ter a certeza de que é ele!

Nesse site, aparecem todos os desembarques mesmo no Rio de Janeiro ou apenas em São Paulo, pois verifiquei que é uma site de São Paulo...

Atenciosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: prontuário de estrangeiro

#131589 | Daniele Massarico | 19 out 2006 04:23 | Em resposta a: #131510

Vitor Silva
Irei verificar.
Daniele

Resposta

Link directo:

RE: prontuário de estrangeiro

#131609 | Metalbrain | 19 out 2006 12:27 | Em resposta a: #131589

Agradeço muito a sua ajuda Daniele.

Atenciosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#131640 | m.santos | 19 out 2006 18:53 | Em resposta a: #130034

Caros confrades:
-Gostaria de solicitar aos confrades do Rio de Janeiro, ajuda para me localizar e se possivel me dar informaçoes sobre um tio.
Pouca coisa sei sobre ele.
--José da Cruz, nasceu em Vilar de Ordem, VISEU, filho de Francisco da Cruz e de Amélia de Jesus em 14 de Dezembro de 1905.
Parece-me que morava em Ramos. Não sei em que data foi para o Brasil.
Sei que casou por ai e que tinha 10 filhos. Mais não sei.
Grata pela vossa generosidade de uma resposta- M.Santos

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#131658 | Nuno Oliveira | 19 out 2006 22:25 | Em resposta a: #131046

Cara Daniele:
Informação preciosa esta que nos deixa!
Fico-lhe muito agradecido por este seu contributo que, estou certo, será de grande utilidade para os confrades que pesquisam avoengos no Brasil.
Para o que precisar aqui de Portugal, disponha!
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#131783 | Daniele Massarico | 21 out 2006 05:46 | Em resposta a: #131640

Eu mandei um e-mail ao arquivo com os nomes de:
1º Mauel Soares,
2º Albano Alves de Figueiredo,
3º José da Cruz,
Agora Esperem um pouco que eles as vezes demoram um pouquinho para responder!
Assim que tiver novidades eu respondo à vocês
Daniele

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#131791 | LAMBERT | 21 out 2006 13:00 | Em resposta a: #130034

Guias Telefônicos:

Na Cidade do Rio de Janeiro
Altair Emidio de Almeida: (21) 33 93 33 31
Evandro Emidio de Almeida: (21) 24 62 11 29

No Estado de São Paulo
Elder Emidio de Almeida: (11) 58 94 72 06
Odair Emidio de Almeida: (11) 41 49 07 38
Sebastião Emidio de Almeida (11) 39 89 59 12
Raphael Emidio de Almeida (11) 39 84 75 70
Elsa Emidio de Almeida (14) 56 60 84 73
Antonio Emidio de Almeida (11) 56 60 84 73
Arlindo Emidio de Almeida (11) 39 85 21 11
Roberto Emidio de Almeida (13) 34 69 51 31
Maria Donizetti Emidio de Almeida (11) 58 19 30 28
Gislaine Souza Emidio de Almeida Fernandes (11) 59 26 24 50

Tenha Boa Sorte !

Lambert

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#131793 | m.santos | 21 out 2006 13:26 | Em resposta a: #131783

Obrigada desde já pelo seu interesse de ajudar quem esta do lado de cá do oceano.
Eu sei que o nome de alguns dos filhos do meu tio eram Wilson, Marisa, e Delfina. Mas não tenho a certeza. Pois que a unica pessoa que me poderia dar uma ideia muito vaga, deles já não pertence ao mundo dos vivos. Obrigada Daniele.
Estou muito grata pois pode ser que eu assim tenha oportunidade de saber mais algo. M.santos

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#131810 | Metalbrain | 21 out 2006 16:43 | Em resposta a: #131783

Agradeço a sua ajuda!

Atenciosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#131814 | Nuno Oliveira | 21 out 2006 17:13 | Em resposta a: #131791

Caro Lambert:
Boa ajuda essa que nos dá!
Não sei é se algum desses Emídios de Almeida têm relação com o meu parentesco, de qualquer das formas agradeço o seu interesse em ajudar.
Creia-me à disposição:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#131826 | LAMBERT | 21 out 2006 18:06 | Em resposta a: #131814

Caro Nuno:

Este é um dos métodos de pesquisa que eu utilizo a procura de LAMBERT, FERNANDES e GOMES na Região de Miranda do Corvo.

É trabalhoso, é custoso, mas tem trazido algum resultado.

Estou a disposição, inclusive para fazer alguns contatos, se v. achar interessante.

Lambert

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#131840 | Nuno Oliveira | 21 out 2006 19:37 | Em resposta a: #131826

Caro Lambert:
Muito lhe agradeço o empenho, mas, por enquanto, estou à espera da localização do prontuário do meu Emídio de Almeida. Contudo, se não conseguir obter resultados, seguirei a sua sugestão! De qualquer forma obrigado pela atenção!
Ao seu dispor:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

prontuário de estrangeiro

#133814 | Lourval | 12 nov 2006 04:25 | Em resposta a: #130969

Caro TS,
Só quero lembrar-lhe que solicitei o prontuário de estrangeiro de seu trisavô. Só temos de aguardar pois demora um pouco.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Emídio de Almeida

#133815 | Lourval | 12 nov 2006 04:27 | Em resposta a: #130759

Caro Nuno,
Teve sucesso no seu pedido de prontuário do seu avô?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Emídio de Almeida

#133847 | Nuno Oliveira | 12 nov 2006 15:40 | Em resposta a: #133815

Meu caro Lourval:
Ainda não obtive resposta do confrade Fernando Vieira de Seixas, que ficou de fazer o pedido do prontuário para o Arquivo Nacional. Dizem que de lá demora cerca de 1 mês a vir a resposta, de modo que ainda estou à espera, se bem que já deve ter passado esse prazo.
Grato pelo seu interesse.
Atenciosamente:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Emídio de Almeida

#133942 | FVSeixas | 13 nov 2006 16:00 | Em resposta a: #133847

Prezado confrade Nuno

Pois é, de facto enviei o pedido e continuo a aguardar a resposta. Àquela altura estava também esperando o prontuário de meu avô havia cerca de uma mês: só na semana fui informado de que não o encontraram (conforme o confrade Lourval esclareceu, estava em São Paulo mesmo). Qualquer novidade mandarei notícia.

Cumprimentos,

Fernando Vieira Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Emídio de Almeida

#133946 | Nuno Oliveira | 13 nov 2006 16:34 | Em resposta a: #133942

Caro Fernando:
Agradeço-lhe muito os seus esforços.
Não tenho pressa nenhuma e aguardarei pacientemente, esperando que consigam localizar a ficha do meu trisavô.
Disponha para o que precisar cá do outro lado do Atlântico.
Cordialmente:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

Henrique Pereira dos Santos

#136523 | Lourval | 05 dez 2006 18:30 | Em resposta a: #130969

Caro Sr.
Acaba de chegar a resposta do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Ele efetuaram busca no Rio de Janeiro entre 1939 e 1986 e não encontraram o prontuário de Henrique Pereira dos Santos. Será que ele realmente se fixou na cidade do Rio de Janeiro? Será que ele não faleceu antes de 1938? Será que o nome dele poderia ser diferente deste? Aguardo seus comentários.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#136918 | abfigueiredo | 10 dez 2006 23:54 | Em resposta a: #130738

FVSeixas
Vivo nos Açores e estou à procura de familiares meus que foram para S.Paulo em 1931, penso eu .
Meu tio avô Salomão Ferreira Raposo cc Maria Carmo Dias Branco e levou 3 filhos David, Olimpia e Helena, eram naturais da Ribeira Grande S.Miguel e segundo me consta ele foi exilado para S.Paulo Brasil.
Caso tenha acesso a algum serviço que possa dar-me alguns dados, agradecia.
Adriana

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#136999 | FVSeixas | 12 dez 2006 05:35 | Em resposta a: #136918

Confrade Adriana

Conforme mencionou que seus familiares vieram à São Paulo, procurei na lista telefônica do estado de São Paulo todo ( http://guia.telefonica.net.br/loja/informacoes/guia_assinantes/i_guia_con.asp? ), mas não constam quaisquer dos nomes fornecidos (à exceção de uma HELENA RAPOSO CANINHO, que pode ter tido seu último nome adquirido por casamento, mas que reside em Jacareí, uma cidade do interior de São Paulo, algo distante do município de mesmo nome, e onde há efetivamente uma família homônima, nenhum dos integrantes com nomes parecidos com os mencionados; além, não conheço comunidade portuguesa por lá, e pela data em que vieram acho difícil que se tenham fixado nessa cidade). Também na lista dos que passaram pela Hospedaria dos Imigrantes ( www.memorialdoimigrante.sp.gov.br ) não há menção a nenhum nome assemelhado (ainda que tivessem sido registados apenas sob o “Ferreira”)- tal banco de dados abrange os indivíduos e famílias chegadas inclusive nessa época, mas só os que utilizaram essa facilidade pública na cidade de São Paulo. Penso então que haja dois meios de conseguir alguma outra pista: mandando um e-mail pedindo a busca dos registos de qualquer desses familiares aos consulados de Santos (mail@cnsnt.dgaccp.pt / www.secomunidades.pt/santos) e de São Paulo (duvidas@cgspl.dgaccp.pt / www.secomunidades.pt/saopaulo), que são os únicos existentes no estado, identificando-se e explicando sua história; ou ainda, se tiver mesmo certeza de que vieram para alguma cidade do estado, pedindo informações sobre os prontuários de estrangeiro à Hospedaria do Imigrante acima mencionada, que custodia os arquivos da Polícia Federal sobre todos os estrangeiros vivos não-naturalizados e que se encontravam em residência no Brasil nos anos que se seguiram a 1938, inclusive- pelo que me explicaram, os datados de até 1960 estão lá, os mais recentes permanecendo com a própria Polícia Federal e tendo acesso mais restrito (se eles se tiverem registado em outra cidade não estarão lá, e agradeço aqui os esclarecimentos do confrade Lourval a respeito). Acho mais aconselhável que peça você mesma essas informações, pois as experiências que tive ao buscar as de pessoas que não me eram aparentadas não foram muito boas (os funcionários geralmente demoram mais em fazer as buscas e dão respostas evasivas). Por outro lado, estudei com um colega de sobrenome Raposo (Antonio Carlos Raposo) que é filho de um açoriano de São Miguel e que me disse ainda ter parentes por aí. Então, peço que você me envie um e-mail (eu endereço é doncorleone@uol.com.br) para que eu o repasse a esse colega- quem sabe não é um seu familiar, e tenha alguma pista sobre esses outros que você procura? Qualquer dificuldade, não hesite em contactar-me.

Cumprimentos,
Fernando Vieira Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Emídio de Almeida

#137000 | FVSeixas | 12 dez 2006 05:56 | Em resposta a: #133946

Prezado confrade Nuno

Tendo em vista a ausência de resposta do Arquivo Nacional perante a solicitação de buscas do prontuário de seu avô, reiterei-lhes o pedido em nova mensagem. Se quiser, mande-me um e-mail (doncorleone@uol.com.br) e posso repassar-lhe as mensagens que já enviei ao Arquivo até agora. Como havia mencionado o confrade Lourval, devem estar com algum problema interno à repartição, como um procedimento qualquer de microfilmagem; não entendi a razão de tanta demora.

Cumprimentos,

Fernando Vieira Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Henrique Pereira dos Santos

#137021 | ts | 12 dez 2006 13:00 | Em resposta a: #136523

Exmo. Senhor Lourval,

Agradeço-lhe muito a pesquisa que solicitou. Além dos dados que já referi não tenho mais nenhum. O nome, Henrique Pereira dos Santos, a morada, Praia de Botafogo, 442 - RJ, estão certos porque estão na procuração que foi passada em 1921, por embaixada/consulado, para dar autorização para que a filha menor casa-se em Portugal. Será que com a cópia da procuração se conseguia alguma coisa no RJ? Quando faleceu eu não sei, por isso tenho pesquisado, mas como disse, até hoje não consegui saber nada aí do Brasil.
Com os cumprimentos.
Teresa S.

Resposta

Link directo:

Henrique Pereira dos Santos

#137025 | Lourval | 12 dez 2006 13:26 | Em resposta a: #137021

Cara Teresa,
Se você tem certeza de que ele vivia no Rio de Janeiro, há uma saída: escrever para a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro requerendo a data e o cartório onde foi lavrado o óbito. Eu já fiz isso duas vezes e eles encontraram. Vamos tentar?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Faria da Veiga Cabral

#138509 | isabelveigacabral | 29 dez 2006 14:00 | Em resposta a: #130747

Caro Confrade Lourval
Não se me pode ajudar, como fez com o Nuno, mas mesmo assim aqui deixo o meu pedido.
Há anos que procuro pelo paradeiro de um tio avô que foi para o Brasil- penso que para o Rio de Janeiro ou Maranhão ( onde tinha tios) entre 1909 e 1930. será possível encontrá-lo através desse prontuário? Aqui deixo os dados:
-Francisco de Faria da Veiga Cabral. Foi para o Brasil, talvez Rio de Janeiro (?) entre 1909/30-
- Nasceu na Casa da Picota (a antiga), freguesia da Teixeira, Concelho de Baião, Distrito do Porto. Foi baptizado no dia 8 de Setembro de 1887.
FILHO de: Francisco da Veiga Cabral (N. 1840 ? na Teixeira ) casado em 1886, na Teixeira com D. Adelaide Sofia de Brito Freire de Gusmão (N. 1849, em Samodães na Casa do Cimo de Vila).
Agradeço desde já a atenção, com os meus melhores cumprimentos
Isabel Cabral

Resposta

Link directo:

Francisco de Faria da Veiga Cabral

#138520 | Lourval | 29 dez 2006 15:52 | Em resposta a: #138509

Cara Isabel Cabral,
Efetivamente existe uma família Veiga Cabral no Rio de Janeiro. Eu mesmo tenho um livro de cosmografia da autoria de Mário da Veiga Cabral, professor de geografia. Este livro foi publicado no Rio de Janeiro em 1959. Vou ver o que posso fazer.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Faria da Veiga Cabral

#138527 | isabelveigacabral | 29 dez 2006 16:03 | Em resposta a: #138520

Caro Lourval

Obrigada pela pronta ajuda. Conheço uma Ana Crsistina da Veiga Cabral no Rio de Janeiro, mas esta não está ligada à família do meu Tio avô Francisco. A nossa ligação de parentesco é mais distante - dos finais do séc. XVIII.
Há também uma família Veiga Cabral - não sei se ainda mantém o nome, porque entretanto os seus membros foram casando - que são irmãos do meu bisavô Francisco de Faria da Veiga Cabral, que, por ser o mais velho, herdou o morgadio e, por isso, estes tiveram de partir para o Brasil.
Desejo-lhe um bom ano novo e aceite os meus melhores cumprimentos
Isabel Cabral

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#138762 | jm25100 | 01 jan 2007 05:21 | Em resposta a: #131840

eu jose maria estou a procura da lista de passageiros que foram para brasil entre 1895 a 1902 parada em santos sp onde consta a nome do meu avo que foi para brasil da ilha da madeira chama jose de sousa nascido 1895 pai mano3el de sousa mae maria jose de jesus poram para cidade de tatui - sp obrigado pela ajuda se alguem me infirmar. jose maria.new york-usa

Resposta

Link directo:

RE: prontuário de estrangeiro

#140268 | Gilda | 15 jan 2007 09:37 | Em resposta a: #131151

Caro Luiz Figueira

Permita-me algumas sugestões.

Faça contato com o Colegio Brasileiro de Genealogia (tem site na internet), eles dispõem de um grande cadastro de casamentos ocorridos na cidade do Rio de Janeiro (sec. 18 e 19) e quem sabe talvez seu antepassado tenha vindo a contrair matrimonio acolá.

Tentaria tambem entrar em contato com o Museu do Telefone (tem site na internet) que dispõe de todos os catálogos telefonicos da cidade do Rio de Janeiro e é possivel que ele constasse numa das listas de assinantes dos anos em que lá viveu. Embora eu não saiba se o Museu faz este tipo de pesquisa, certamente permite a pesquisa. Penso que vale o risco e quiça possa descobrir o lugar de moradia, procedendo o restante de sua busca a partir das igrejas próximas da residencia.

Eu como muitos busco informações de meus ancestrais portugueses, principalmente de minha avó Luiza Jacintha, nascida em Outeiro de Cima, Ferreira de Aves, Satão, Viseu.

Tinha pouquissímas informações dela e nem sabia onde tinha nascido, sabia apenas que era de Viseu, Trás os Montes.

Pesquisei por anos e a partir da carteira de estrangeiro que foi aqui emitida em 1938 é que consegui chegar ao lugar de Outeiro de Cima, mas havia uma cópia da carteira na família e lá consta o numero do requerimento do registro de estrangeiro, que facilitou sobremodo o encontro da documentação pois o Arquivo Nacional mantem cadastro pelo número do requerimento.

A emissão maciça de registros de estrangeiros feita em 1938 foi praticamente um recenseamento e a busca nominal é uma tarefa hercúlea segundo o que me foi informado pelos funcionários de lá.

Esse achado para mim foi fundamental pois me permitiu saber em qual lugar de Portugal eu deveria procurar, já que naquele cadastramento ela declarou ser de Outeiro de Cima, Viseu e ter chegado cerca de 1911. A carteira de estrangeiro foi o único documento com o qual viveu aqui, os que trouxe de Portugal foram perdidos logo após a chegada e só consegui sua certidão de nascimento em 2005 atravez do ADV.

Entretanto até hoje não sei quando ela aqui aportou, nem quando saiu de Portugal, por que porto ou navio.

Quando afirma "O seu "passaporte por 90 dias para o Brasil" foi emitido em 26-11-1891", eu me pergunto e pergunto a si, como posso encontrar uma cópia do passaporte dela para o Brasil, onde devo procurar esse documento em Portugal?

Preciso de sua ajuda e de todos os confrades que o saibam. Qual o tramite para sair de Portugal nos idos de 1910/15, se como afima, em 1891 já se emitia passaporte.

Agradeço sua orientação.

Abraços,

Gilda Melo

Resposta

Link directo:

RE: prontuário de estrangeiro

#140309 | cverde | 15 jan 2007 13:07 | Em resposta a: #140268

Cara Gilda

Muito obrigado pela sua resposta e pelas sugestoes que me dá. Vou ver o que consigo saber através delas.

Quanto ao documento comprovativo da emissão de passaporte da sua antepassada poderá pedir para o Arquivo Distrital de Viseu que seja efectuada uma pesquisa no acervo do Governo de Civil de Viseu por ex. entre 1910 e 1912. No entanto, se sua avó Luzia já era casada é possível que o documento tenha sido emitido em nome do marido e que ela conste entre a(s) pessoa(s) que o acompanharam (mulher, filhos, sobrinhos, etc.).

Em relação aos tramites para sair de Portugal infelizmente não lhe sei acrescentar mais pois também não consegui avançar mais para além do passaporte emitido pelo Governo Civil de Vila Real.

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: prontuário de estrangeiro

#140320 | Gilda | 15 jan 2007 15:28 | Em resposta a: #140309

Caro Luiz Figueira

Agradecida pela sua informação.

Minha avó não era casada na época em que veio para o Brasil. Sabemos apenas que veio para ser entregue a um parente ( que os meus tios não lembram sequer o nome). Sei que é muito pouca informação, mas vou entrar imediatamente em contato com o Arquivo Distrital de Viseu.

Abraços,

Gilda Melo

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#140442 | IsabelFont | 16 jan 2007 19:58 | Em resposta a: #130738

Boa noite caros confrade Fernando Vieira Seixas,
Percebi que talvez consiga ajudar os portugueses do lado de cá do oceano e então formulo aqui o meu pedido de ajuda; procuro os descendentes de uma família Regallo ou Regalo.
Sou bisneta de Carlota Dias de Sá Oliveira (Regalo, pelo casamento), nascida em Famalicão, por volta de 1865 e e que casou com Manuel Justino de Araújo Regallo, nascido por volta de 1860. Deste casamento houve vários filhos e filhas, uma delas minha avó: Maria dos Anjos de Sá Regalo Gracias. Foram para o Brasil duas filhas: Maria do Céu Regalo (Cabral, pelo casamento) e Maria Emília Regalo (de Sousa, pelo casamento), julgo que para Manaus.
Gostava de saber se algum dos confrades, conhece descendentes deste ramo no Brasil. Teriam estado em Manaus, no início da sua estadia no Brasil, mas depois teriam ido para o Rio de Janeiro.
Gostaria ainda de saber se alguém conhece ascendentes de qualquer deste meus bisavós.

Grata por qualquer informação
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#140448 | FVSeixas | 16 jan 2007 21:31 | Em resposta a: #140442

Prezada confrade Maria Isabel Fontoura

Eu resido em São Paulo, nada conheço do Norte do país e há muito desconheço o paradeiro de uns parentes que se fixaram no Rio de Janeiro, de forma que infelizmente não a poderei ajudar. Mas creio que as informações que postei em mensagem de 12-DEZ-2006 neste tópico podem ser-lhe de alguma serventia. Há ainda as sugestões da confrade Gilda Mello, o Museu do Telefone (www.museudotelefone.org.br) e o Colégio Genealógico Brasileiro (www.cbg.org.br). Desejando-lhe muito boa sorte em suas buscas,

os melhores cumprimentos.

Fernando Vieira Seixas

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#140450 | IsabelFont | 16 jan 2007 21:36 | Em resposta a: #140448

Caro confrade,
De qualquer modo obrigada pelas sugestões.
Cumprimentos,
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Emídio de Almeida

#143339 | FVSeixas | 08 fev 2007 00:25 | Em resposta a: #130892

Prezado confrade Nuno

Poderia enviar-me novamente uma mensagem eletrónica? Perdi seu e-mail e gostaria de encaminar-lhe algumas outras mensagens.

Obrigado,

Fernando Vieira Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Emídio de Almeida

#143367 | facs | 08 fev 2007 16:54 | Em resposta a: #130747

Meu Caro Lourval
Boa Tarde. Ando á procura de uns parentes descendentes Leopldina Danim Lobo que ao que se supoe mora no Rio de Janeiro, Sou Portugues e deste lado nao sei nada, sei que os Lobos existentes pretencem a uma familia Lobo Antunes residente em Portugal, infelizmente nao tenho datas, todos estes eram familiares de Brenardo Antonio Antunes Visconde de Nazaré, peço desculpa e se me puder ajudar agradeço
com os melhores cumprimentos

Francisco Canas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda aos confrades do Brasil

#143536 | IsabelFont | 10 fev 2007 13:00 | Em resposta a: #130433

Bom dia caros confrades do GENEA - principalmente brasileiros,
sou bisneta de Carlota Dias de Sá Oliveira (Regalo, pelo casamento), nascida em Famalicão, por volta de 1865 e e que casou com Manuel Justino de Araújo Regallo, nascido por volta de 1860. Deste casamento houve vários filhos e filhas, uma delas minha avó: Maria dos Anjos de Sá Regalo Gracias. Foram para o Brasil duas filhas: Maria do Céu Regalo (Cabral, pelo casamento) e Maria Emília Regalo (de Sousa, pelo casamento). O marido desta última teria sido Áureo de Sousa -importante funcionário da Petribrás ??
Gostava de saber se algum dos confrades, conhece descendentes deste ramo no Brasil. Teriam estado em Manaus, no início da sua estadia no Brasil, mas depois deslocaram-se para o Rio de Janeiro e outras paragens.
Gostaria ainda de saber se alguém conhece ascendentes de qualquer deste meus bisavós.
Um dos meus ascendentes - tioavô João Regalo - foi casado com a artista Ester Leão, que morreu no Brasil, há já uns 30 anos. Teve pelo menos um filho de seu nome Francisco (Leão Regalo ?), e mais não sei.

Grata por qualquer informação
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 02:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen