F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#130214 | Escorcio | 05 out 2006 21:27

Procuro informações sobre os morgados do Rio Torto (Valpaços), nomeadamente Francisco de MORAIS TEIXEIRA PIMENTEL que nasceu por volta de 1840.

Desde já agradeço.

Paula

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#135439 | Souzares | 25 nov 2006 22:09 | Em resposta a: #130214

A ascedência de Francisco António de Moraes Teixeira Pimentel é a seguinte:
1. Francisco António de Moraes Teixeira Pimentel, nascido a 11/04/1836, Rio Torto, filho de:
2. Frederico Sepião de Moraes Teixeira Pimentel, nascido em Rio Torto e de D. Ana Ludovina d'Almeida e Souza, nascida Santa Comba da Vilariça, filha de José Joaquim de Almeida e Souza Menezes, cadete de cavalaria e morgado de S. Pedro de Santa Comba da Vilariça e de D. Ana Delfina de Moraes Pimentel e Barros, casada 1808 - Rio Torto;
3. Manuel Caetano de Moraes Teixeira de Souza Correia Pimentel, casada a 27/04/1827, Rio Torto, e de D. Joaquina Rosa Teixeira de Melo, nascida a 8/8/1800, Argeriz, filha de Caetano José Gonçalves, S. Mamede de Argeriz, e de Leonor Luísa (Maria), Lugar da Silva, S. Nicolau de Carrazedo;
4. Manuel Caetano de Moraes Teixeira, casada a 4/09/1778 - Rio Torto (casado em 1ª. Núpcias com D. Francisca de Moraes, em R. Torto, a 31/08/1744, filha de Gonçalo de Moraes Teixeira e de Ana Antónia Teixeira, neta (?) de Francisco Teixeira de Sampaio e de D. Isabel de Moraes) com D. Maria Bernarda de Souza Correia, filha de João de Barros Pimentel, F.C.R., Sr. da Casa de seu pai, Capitão-Mor de Favaios e de Alijó, e de D. Maria Bernarda de Souza Correia;
5. Francisco Teixeira de Sampaio e de D. Ana Maria Caramona;
6. Francisco Teixeira de Sampaio e de D. Isabel de Moraes Pimentel, filha de Gonçalo Pimentel, natural de Mirandela, Licenciado, clérigo de ordens e missa depois de viúvo, e de Ana de Moraes, natural de Rio Torto, neta paterna Francisco Pimentel, advogado, natural de Mirandela (filho de Gonçalo Pimentel, morador em Golfeiras, fidalgo de cota de Armas e de Beatriz Gomes, natural de Golfeiras) e de D. Filipa de Lourenço, natural de Rio Torto, filha de Francisco Lourenço, nascida Rio Torto (filho de Fernão Lourenço, Reitor de Rio Torto) e de Maria de Barros e neta materna de Bento de Moraes Pimentel, nascido em Bragança, morador em Rio Torto, instituiu o morgado de Rio Torto em 14/9/1659, cuja escritura estava no Convento de S. Francisco, de Bragança, onde tinha a obrigação de satisfazer um legado anual de missas, estando essa escritura nas notas do tabelião Tomás de Castro, de Bragança; este morgadio passou-se a chamar de Rio Torto, porque o casal passou a viver nessa aldeia, hoje do concelho de Valpaços e de D. Isabel Teixeira, nascida Rio Torto, filha de João de Medeiros, Sr. do morgado de Valpaços, morador em Rio Torto e de Filipa Vaz Teixeira.
7. Amaro Teixeira de Sampaio, morador em Carrazedo de Montenegro e de Maria de Avilez Aguillar, baptizada a 25/09/1618, Curral de Vacas, filha de Francisco Avilez Ramires, nascido em Vila Nova dos Infantes, cavaleiro espanhol, executor do almoxarifado de Torre de Moncorvo e de D. Maria Correa de Aguillar;
8. Francisco Teixeira de Sampaio, casado em Chaves e de Inês Gomes, filha de Baltazar Teixeira, F.C.R. e de Felipa Rodrigues Carneiro, casados em Chaves;
9. Amaro Teixeira de Sampaio e de Maria Borges, filha de Álvaro Borges e de Maria Borges;
10. Cristóvão Teixeira e de Barbara Correa, filha de Vasco Correa, Cavaleiro Galego, nascida Ourence, casado Chaves, da nobilíssima Casa de Sumassas e de Domingas de Sampaio;
11. Martim Teixeira, o Velho, M. 1557, sepultado na colegiada de Chaves e de Francisca Rodrigues, filha de Ruy Martins;
12. Vasco Annes Louzada Leite e de Branca Teixeira, bastarda de João Teixeira de Macedo, Sr. da Teixeira, morgado de S. Braz em Vila Real;
13. Rodrigo Esteves Chaves e de Teresa Annes Leite

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#137009 | Escorcio | 12 dez 2006 11:07 | Em resposta a: #135439

Muito agradeço a sua resposta tão detalhada e peço desculpa pelo atrazo a responder.

O morgado Francisco de Morais Teixeira Pimentel era casado com D. Efigénia do Carvalhal da Silveira Teles. Segundo a sua amiga, a escritora Guiomar Torrezão, o casal tinha um filho (Júlio do nome do avô materno). Em 1872 eram moradores em Veiga de Lila. Tem alguns dados sobre o casal e a sua descendência?

Com os meus cumprimentos.
Paula

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#137027 | Samuel C O Castro | 12 dez 2006 14:14 | Em resposta a: #135439

Estimado Souzares,

Em sua resposta a/ao Escorcio, citas muitos apelidos ligados aos Castros. Por acaso, tens alguns dados da família Castro que pudesse me disponibilizar ? Me interesso por todos os ramos a ela ligados.
Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do To

#137055 | casadorego | 12 dez 2006 19:25 | Em resposta a: #130214

Ola,
Esse Senhor casou com uma tia tetravó minha e não tiveram descendência. Parece que tinha um filho do 1.º casamento. Os herdeiros desta 2.ª mulher foram os Carvalhal Sousa Telles, da Veiga do Lila - que ainda lá têm uma Quinta. Julgo que a mulher dele se chamava Constança do Carvalhal: era tia de 3 irmãs (Umbelina do Carvalhal cc seu primo Dr. Augusto do Carvalhal de Sousa Telles; Teresa do Carvalhal, minha bisavó; e outra irmã solteira).

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#137391 | casadorego | 16 dez 2006 04:02 | Em resposta a: #137009

Há muita. Júlio (a ser filho do Morgado, que duvido, porque a Tia Efigénia deixou todos os bens à sobrinha que se casasse com um primo, e ficou tudo para a minha tia avó Umbelina do Carvalhal, casada com Augusto do Carvalhal de Sousa Telles. Não tenho a certeza se era Júlio, mas amanha regresso a casa e confirmo com a minha mãe. Deste casal nasceram (e estão muitos vivos): três filhas e vários filhos homens com descendência. As filhas não casaram. O tio Augusto era Licenciado em Farmácia e teve uma Farmácia na Póvoa do varzim onde tinham Casa de Praia. No Inverno viviam na Quinta da Veiga do Lila que ainda é deles.
Descendem dos Morgados de Vilar de Perdizes.

A tia Efigénia julgo que não teve filhos. Até porque há uma história de uma aldrabice do enteado, filho do Morgado de Rio Torto. Ela era senhora de muitas terras em Trás os Montes.

Entre os filhos sei o nome de:
Fernando do Carvalhal de Sousa Telles (morreu em Braga há poucos meses) era casadso com uma senhora Alvarenga e tem vários filhos e filhas (julgo que sete).
O primo Francisco do Carvalhal de Sousa Telles foi casado duas vezes e tem um filho da primeira mulher. Morreu há alguns anos na Veiga do Lila.
As três primas acho que ainda vivem duas... E havia mais, salvo erro, dois rapazes com descendência que já morreram.

A minha bisavó materna era tia direita deles, irmã da mãe e prima do pai.

Jorge Pereira de Araújo Barbosa Teixeira

Resposta

Link directo:

F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#137568 | Escorcio | 18 dez 2006 10:46 | Em resposta a: #137391

Caro Jorge,

Muito obrigada pela sua resposta.

O Júlio do Carvalhal era neto de Francisco José Carvalhal da Silveira Teles Bettencourt e de sua mulher D. Isabel Maria Bernarda Teixeira Osório de Queiroga dos quais eu também descendo. Viviam na Quinta da Nossa Senhora dos Remédios na Veiga de Lila.

Era casado com D. Maria da Piedade Ferreira Sarmento Pimentel de Lacerda e Lemos, filha de Francisco Ferreira Sarmento de Morais Pimentel, e de sua mulher D. Maria Antónia de Lemos Pereira de Lacerda, esta de Lisboa.

Tenho a árvore completa da familia Carvalhal de Chaves, Veiga de Lila e Vidago até principios do século 19. Se estiver interessado, queira contactar-me.

Paula

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#137629 | casadorego | 18 dez 2006 19:52 | Em resposta a: #137568

Cara Paula,
Muito lhe agradeceria tal informação, já que tenho muito pouco sobre esse ramo. As informações que lhe dei (muito incorretas) basearam-se apenas no que ouvi a minha avó falar dessa Tia efigénia e do convivio de minha mãe e avó com os primos da Quinta da Veiga do Lila (ainda está na família essa Quinta).

A história da Tia Efigénia sei-a porque se conta que o filho do Morgado de Rio Torto teria, já depois da morte do pai, sido procurador da madrasta em certo negócio de compra e teria posto certas propriedades (compradas a mando e à custa da Tia Efigénia) em seu próprio nome. Também a herança deixada à tia Umbelina (que se casou com um primo direito, cujo nome certo é Eugénio do Carvalhal de Sousa Telles) demonstra que a senhora não tinha filhos sobrevivos.

É tudo quanto sei. Tenho muito mais coisas sobre os Ramos de Viana do Castelo e Chaves-Vila Pouca de Aguiar, mas de outras famílias de que venho. Por isso muito grato lhe ficarei se puder fornecer-me esses dados. O meu Email é jgpabtpc@clix.pt

Atentamente
jorge

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#137808 | Souzares | 20 dez 2006 20:26 | Em resposta a: #137009

Caro Escorcio:

Francisco António de Morais Teixeira Pimentel casou em Veiga de Lila com D. Efigénia do Carvalhal de Sousa, filha de Júlio do Carvalhal de Sousa Teles e tiveram dois filhos, que morreram novos e sem descendência.
Francisco António de Morais Teixeira Pimentel teve de Emília Ermelinda Luís Hipólito de Morais Pimentel, que sucedeu na casa de seu pai. Casou em Braga com sua prima Maria das Dores Torres de Morais Pimentel, nascida em Braga, filha de Joaquim José Ferreira Torres, nascido a 12/12/1833, baptizado a 15/12/1833, freguesia de S. João do Souto, negociante, C. 27/04/1865 em Vinhais, com 31 anos e de D. Joaquina da Purificação de Morais Teixeira Pimentel, natural da freguesia de Mascarenhas, concelho de Mirandela, moradora em Rio de Fornos.
Filhos:
1. D. Efigénia Augusta Torres de Morais Pimentel casou em Varziela, Felgueiras, com Horácio Seara Cardoso, filho de Fortunato Cardoso da Costa;
2. Francisco José Torres de Morais Pimentel;
3. Júlio Humberto Torres de Morais Pimentel, nasceu a 6/2/1908, em Rio Torto (Valpaços), F. 13/9/1975, Varziela, Felgueiras. C. 23/9/1928, Póvoa de Varzim com Guilhermina Cândida da Conceição Ochôa, nascida a 7/7/1903 S. Martinho do Bispo (Coimbra), filha de Engº. José António Ochôa, nasceu a 30/08/1855, em Santa Justa da Vilariça, casou em Santa Cruz, Coimbra com Maria da Glória Duarte Guimarães, nasceu 12/111859 S. Bartolomeu (Coimbra), F. 26/4/1926;
4. D. Maria Cândida Torres de Morais Pimentel, casou em Figueiró, Paços de Ferreira, com António Basílio Carneiro Leão;
5. Maria Luísa Torres de Morais Pimentel casou na casa da Seara, Varziela, Felgueiras, com Gil Fonseca Seara.

Cumprimentos

Souzares

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#137810 | Souzares | 20 dez 2006 20:34 | Em resposta a: #137027

Caro Samuel de Castro

O único Castro que eu cito neste apontamento é o tabelião Tomás de Castro, de Bragança, que elaborou a escritura do morgadio de Rio de Fornos, que estava no Convento de S. Francisco, de Bragança.
Não pertence à família em causa nem conheço as suas origens.

Cumprimentos

Souzares

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#140609 | Escorcio | 18 jan 2007 10:56 | Em resposta a: #137808

Caro Souzares,

Segundo o que sei o casal - que é confirmado pelo que me diz - teve dois filhos ambos chamados Júlio que faleceram novos ou mesmo crianças. Em 1872, um dos Júlios ainda era vivo e a familia morava em Veiga de Lila.

Como vejo que conhece familias no Rio Torto, sabe se os Morais Madureira eram ligados aos morgados?

Cumprimentos,
Paula

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#140739 | Granja | 18 jan 2007 23:00 | Em resposta a: #137808

Caro Confrade

Tenho uma tia casada com um filho do Júlio Humberto sendo a tia Guilherm,ina minha prima pelo lado Ochoa.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#140740 | Granja | 18 jan 2007 23:01 | Em resposta a: #130214

Cara Paula

Se quiser podemos trocar informações uma vez que tenho parentesco com ele quer por uma tia materna casada com um dos filhos de Julio Morais Pimentel quer por descendeer de Figueiredo sarmento.

O meu mail é pinheirodecampos@gmail.pt

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#140741 | Granja | 18 jan 2007 23:02 | Em resposta a: #137391

Se quiser podemos trocar informações uma vez que tenho parentesco com ele quer por uma tia materna casada com um dos filhos de Julio Morais Pimentel quer por descendeer de Figueiredo sarmento.

O meu mail é pinheirodecampos@gmail.pt

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do To

#187651 | gmg | 10 mar 2008 13:12 | Em resposta a: #130214

Caros Participantes,

Venho lançar este tópico sobre a Ascendência e descendência de FRANCISCA OCHÔA, ao que parece natural da freguesia de ALVITES, concelho de Mirandela, distrito de Bragança.

Esta Francisca Ochôa, sendo viúva, teve, do Padre MELCHIOR FERNANDES, uma filha chamada MARIA FERNANDES, casada em Alvites no dia 10 de Janeiro de 1669 com Manuel Rodrigues. C.g.


Algum dos utilizadores tem elementos sobre esta FRANCISCA OCHÔA? Com quem casou? De onde era natural? Qual a sua ascendência?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do To

#187652 | gmg | 10 mar 2008 13:12 | Em resposta a: #135439

Caros Participantes,

Venho lançar este tópico sobre a Ascendência e descendência de FRANCISCA OCHÔA, ao que parece natural da freguesia de ALVITES, concelho de Mirandela, distrito de Bragança.

Esta Francisca Ochôa, sendo viúva, teve, do Padre MELCHIOR FERNANDES, uma filha chamada MARIA FERNANDES, casada em Alvites no dia 10 de Janeiro de 1669 com Manuel Rodrigues. C.g.


Algum dos utilizadores tem elementos sobre esta FRANCISCA OCHÔA? Com quem casou? De onde era natural? Qual a sua ascendência?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do To

#187653 | gmg | 10 mar 2008 13:12 | Em resposta a: #137391

Caros Participantes,

Venho lançar este tópico sobre a Ascendência e descendência de FRANCISCA OCHÔA, ao que parece natural da freguesia de ALVITES, concelho de Mirandela, distrito de Bragança.

Esta Francisca Ochôa, sendo viúva, teve, do Padre MELCHIOR FERNANDES, uma filha chamada MARIA FERNANDES, casada em Alvites no dia 10 de Janeiro de 1669 com Manuel Rodrigues. C.g.


Algum dos utilizadores tem elementos sobre esta FRANCISCA OCHÔA? Com quem casou? De onde era natural? Qual a sua ascendência?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#248238 | mad11942 | 22 jan 2010 13:27 | Em resposta a: #140609

Para Sr. Souzares: -também estaria interessado na resposta que foi dada ou á D,Paula.

Para D.Paula:- Vejo que conhece os Morais Madureira.

Será que o nome de Artur Morais Madureira Osório é do seu conhecimento?



Melhores cumprimentos,
Mad11942

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#248246 | Escorcio | 22 jan 2010 14:10 | Em resposta a: #248238

Artur Morais Madureira Osório

Mad,

Sem datas, filiação etc. é-me impossivel responder. Se tiver mais informações sobre o Artur Morais Madureira Osório talvez seja possivel encontrar uma correspondência.

Melhores cumprimentos,
Paula

Resposta

Link directo:

artur morais madureira osório

#248440 | mad11942 | 25 jan 2010 13:31 | Em resposta a: #248246

D.Paula

Muito obrigado por ter respondido.

As ligações de Artur Morais Madureira Osório a famílias de Rio Torto e Chaves serão colaterais.

Segundo testemunho verbal que obtive, em tempos remotos, a ascendência estará em Arcas - Macedo Cavaleiros, com ligações ao ramo Pessanha Pereira Lago.

Neste sentido atrever-me-ia a indicar dois nomes de cuja descendência gostaria de saber:

Maria Amália Pereira do Lago, casada que foi com Leonardo dos Santos de Morais Madureira Osório.


Conheço os nomes da descendência directa, que já não existe, de Artur Morais Madureira Osório. Gostaria de saber de facto da filiação deste.


Morreu e viveu em Vale de Salgueiro - Mirandela, e foi casado com Maria do Nascimento Setas.

O nascimento deve ter ocorrido por volta de 1860 !?

Mais uma vez muito obrigado pela s/atenção.
Melhores cumprimentos,

Mad1

Resposta

Link directo:

RE: artur morais madureira osório

#273228 | ritagiao | 23 mar 2011 17:07 | Em resposta a: #248440

Boa tarde mad11942,

Penso que já nos "cruzámos" neste site... Eu ainda sou descendente de Artur Morais Madureira Osório. Se procurar por Marília da Cunha Madureira Osório (minha avó paterna) encontrar a filiação que procura.

Cumprimentos,

Rita

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#310463 | fpimentel | 20 jul 2012 19:23 | Em resposta a: #130214

Existe um livro , os morgadios de rio torto e rio de fornos, da minha autoria, já que descendo destes. posso enviar à cobrança. 11 euros+portes
Francisco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#310467 | cavaleirofidalgo | 20 jul 2012 20:57 | Em resposta a: #310463

Caro Francisco Pimentel,


Boa noite.

Procuro informação sobre a ascendência de BRITES DE MEDEIROS, casada com MATIAS GONÇALVES e Pais de:

Páscoa de Medeiros e Jacinta de Medeiros.


Sobre a JACINTA DE MEDEIROS, filha de BRITES DE MEDEIROS e de MATIAS GONÇALVES, aqui deixo alguns apontamentos:


I- JACINTA DE MEDEIROS, natural de Rio Torto (Valpaços). Casou com FRANCISCO FERNANDES PASSEADO [também chamado de FRANCISCO FERNANDES EIRÓ], natural de lo lugar de Valverde da Esteveira, Valpaços.
Filhos:

II- ISABEL DE MEDEIROS, natural de Valverde, Valpaços, onde nasceu a 6 de Maio de 1722, sendo seus padrinhos Francisco de Medeiros e sua mulher Caetana Fernandes . Casou em Valpaços a 15 de Abril de 1744 com ANTÓNIO FERNANDES DA RUA, filho de António Fernandes, natural de Valverde, e de Comba Álvares, natural de Cachão, Possacos. Foram moradores em Valverde, Valpaços. Filhos:

---III- MARIA, que nasceu em Valpaços a 22 de Maio de 1745. Morreu em 18 de Julho de 1752.
---III- QUITÉRIA AGOSTINHA, que nasceu em Valpaços a 28 de Agosto de 1748.
---III- CATARINA, que nasceu em Valpaços a 6 de Setembro de 1750, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, avô e tia da baptizada .
---III- ANTÓNIO, que nasceu em Valpaços a 12 de Fevereiro de 1753, sendo seus.
---III- FRANCISCO JOÃO, que nasceu em Valpaços a 26 de Junho de 1756.
---III- JOSÉ JOÃO, que nasceu em Valpaços a 27 de Abril de 1759.
---III- JOÃO SECUNDINO DE MEDEIROS, que nasceu em Valpaços a 30 de Abril de 1762, baptizado com o nome de JOÃO SECUNDINO. Casou com ISABEL GONÇALVES, filha de Manuel Gonçalves e de Caetana Maria, do lugar de Valongo. Filhos:
----IV- RITA, sem mais notícia.
----IV- FRANCISCO DE MEDEIROS, com geração.
---III- JOSEFA MARIA, que nasceu em Valpaços a 19 de Março de 1765. Morreu a 5 de Setembro de 1769.

II- CATARINA, que é madrinha de seu sobrinho Francisco João em 1756. Nasceu em Valpaços a 12 de Janeiro de 1724.
II- ANTÓNIO, que nasceu em Valverde, Valpaços, a 1 de Abril de 1729.

O seu livro aborda estes entroncamentos? Quem eram os Morgados de São Francisco?

Agradeço todas as informações sobre a ascendência do casal BRITES DE MEDEIROS – MATIAS GONÇALVES, os quais devem ter casado entre 1680 – 1700, em Valpaços ou arredores.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#310470 | fpimentel | 20 jul 2012 21:10 | Em resposta a: #310467

lamento imenso,
mas sobre essa linha não tenho dados, resumi os meus estudos aos meus ascendentes, Morais, Pimentel, Sarmento, Ferreira, Figueiredo, etc..
ab
FP

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#310472 | cavaleirofidalgo | 20 jul 2012 22:11 | Em resposta a: #310470

Obrigado!

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: F. Morais Teixeira Pimentel, morgado Rio do Torto

#310490 | cavaleirofidalgo | 21 jul 2012 02:15 | Em resposta a: #130214

Boa noite.

Procuro informação sobre a ascendência de BRITES DE MEDEIROS, casada com MATIAS GONÇALVES e Pais de:

Páscoa de Medeiros e Jacinta de Medeiros.


Sobre a JACINTA DE MEDEIROS, filha de BRITES DE MEDEIROS e de MATIAS GONÇALVES, aqui deixo alguns apontamentos:


I- JACINTA DE MEDEIROS, natural de Rio Torto (Valpaços). Casou com FRANCISCO FERNANDES PASSEADO [também chamado de FRANCISCO FERNANDES EIRÓ], natural de lo lugar de Valverde da Esteveira, Valpaços.
Filhos:

II- ISABEL DE MEDEIROS, natural de Valverde, Valpaços, onde nasceu a 6 de Maio de 1722, sendo seus padrinhos Francisco de Medeiros e sua mulher Caetana Fernandes . Casou em Valpaços a 15 de Abril de 1744 com ANTÓNIO FERNANDES DA RUA, filho de António Fernandes, natural de Valverde, e de Comba Álvares, natural de Cachão, Possacos. Foram moradores em Valverde, Valpaços. Filhos:

---III- MARIA, que nasceu em Valpaços a 22 de Maio de 1745. Morreu em 18 de Julho de 1752.
---III- QUITÉRIA AGOSTINHA, que nasceu em Valpaços a 28 de Agosto de 1748.
---III- CATARINA, que nasceu em Valpaços a 6 de Setembro de 1750, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, avô e tia da baptizada .
---III- ANTÓNIO, que nasceu em Valpaços a 12 de Fevereiro de 1753, sendo seus.
---III- FRANCISCO JOÃO, que nasceu em Valpaços a 26 de Junho de 1756.
---III- JOSÉ JOÃO, que nasceu em Valpaços a 27 de Abril de 1759.
---III- JOÃO SECUNDINO DE MEDEIROS, que nasceu em Valpaços a 30 de Abril de 1762, baptizado com o nome de JOÃO SECUNDINO. Casou com ISABEL GONÇALVES, filha de Manuel Gonçalves e de Caetana Maria, do lugar de Valongo. Filhos:
----IV- RITA, sem mais notícia.
----IV- FRANCISCO DE MEDEIROS, com geração.
---III- JOSEFA MARIA, que nasceu em Valpaços a 19 de Março de 1765. Morreu a 5 de Setembro de 1769.

II- CATARINA, que é madrinha de seu sobrinho Francisco João em 1756. Nasceu em Valpaços a 12 de Janeiro de 1724.
II- ANTÓNIO, que nasceu em Valverde, Valpaços, a 1 de Abril de 1729.

O seu livro aborda estes entroncamentos? Quem eram os Morgados de São Francisco?

Agradeço todas as informações sobre a ascendência do casal BRITES DE MEDEIROS – MATIAS GONÇALVES, os quais devem ter casado entre 1680 – 1700, em Valpaços ou arredores.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 04:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen