Árvore genealógica

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Árvore genealógica

#130504 | cleidejp | 09 out 2006 02:41

Olá!
Gostaria, se possível, de alguma informação a respeito da origem destes sobrenomes, meu avô Adolfo Alfredo Gustavo e minha avó Anésia Mota.
Grata desde já,
Atenciosamente
Cleide

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica

#130507 | JoãoGaspar | 09 out 2006 05:04 | Em resposta a: #130504

Cara Senhora Cleide,

Vejo que deve ser a primeira vez que entra neste Forum, sobre genealogia.

Sobre o seu Avô Adolfo Alfredo Gustavo, penso que ele não tinha sobrenome ou seja o sobrenome é um nome proprio, comum para indicar filho de Gustavo.
Poderia vir ja de algumas gerações. Isto é um Patronimico, tal como Mendes por exemplo , indica filhos de Mendo. esta a entender?

Relativamene a sua avó Anésia Mota, veja aqui:
http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_show.php?id=643

tente depois fazer algumas pesquisas tais como no canto superior desta pagina, existe um pequeno rectangulo onde pode escolher o que quer pesquizar, pessoas , familias, mapas, cargos, titulos, etc etc.
tem tambem no centro desta pagina outro rectangulo de pesquiza, onde se escrever a palavra Mota, por exemplo vai lhe aparecer titulos de outros temas sobre Motas.
enfim, um mundo de descobertas, onde sinceramente somente com o nome dos seus avós , sem datas , local de nascimento, e filiação sera impossivel ajuda-la.

Ja agora, tire me uma curiosidade, todos os Luso-Brasileiros que entram no forum e pedem ajuda, simplesmente escrevem os nomes dos avós e acham que toda a gente os vai reconhecer?? porque? Olhe Portugal realmente não é do tamanho do Brasil, somos talvez do tamanho do Estado do Rio de Janeiro, e com menos habitantes é certo.Mas temos pelo menos de 400 anos de registos paroquiais, em Centenas de frequesias.

Ja agora caiso não saiba, o sistema de registos civis e paroquiais, funciona por : freguesia, concelho, distrito.
exemplo:
freguesia de Santo Estevão, Lisboa, Lisboa.
Isto pode ser util para a sua pesquiza, e para se situar nos dados que tem neste momento.

Neste momento é tudo no que lhe posso ajudar,

Bem vinda ao mundo entusiasmante da Genealogia.

Atenciosamente,

João da Silva Gaspar

Lisboa

Resposta

Link directo:

Árvore genealógica

#130732 | suzy gama | 10 out 2006 16:06 | Em resposta a: #130504

Cara Cleide

"Se pretende conhecer as suas raízes familiares e estudar a sua ascendência, tenha em conta as seguintes indicações:

Qualquer trabalho de pesquisa genealógica deverá iniciar-se tendo por base os assentos de baptismo, de casamento e de óbito, registados nos livros paroquiais (livros de baptismos, de casamentos e de óbitos). Por vezes, os livros paroquiais são mistos, isto é, concentram no mesmo livro registos de baptismos e de casamentos ou de óbitos. Esta situação é sobretudo frequente nos livros mais antigos. Estes registos estavam a cargo dos párocos, motivo porque cada livro só inclui assentos de uma paróquia ou freguesia.


Sobretudo através dos assentos de baptismo e de casamento obtêm-se informações essenciais para o estudo de qualquer família, como sejam: duas ou até três gerações com os nomes das pessoas, datas, naturalidades, moradas, profissões, relações de parentesco com os padrinhos e testemunhas, etc.


O registo dos baptismos e dos casamentos "em livro próprio" só passou a ser obrigatório a partir de 1563 (por força de uma norma da 24ª sessão do Concílio de Trento), muito embora numerosas paróquias já o praticassem anteriormente. A obrigatoriedade do registo dos óbitos data de 1614.


Os livros paroquiais com menos de 100 anos encontram-se ainda nas Conservatórias do Registo Civil, enquanto que os mais antigos acham-se por norma depositados nos Arquivos Distritais.

Se apenas tem conhecimento dos nomes dos seus avós, deverá iniciar a sua pesquisa procurando obter uma certidão do registo de nascimento dos seus pais, dirigindo-se para o efeito à respectiva Conservatória do Registo Civil. Através deste documento fica a conhecer os nomes dos seus bisavós, bem como outros elementos biográficos. O mesmo deverá depois fazer para os registos de nascimento dos seus avós, através dos quais ficará também a conhecer os seus trisavós. No caso dos seus avós terem nascido há mais de 100 anos, deverá procurar os respectivos assentos de baptismo nos Arquivos Distritais.


Sempre que procurar um assento de baptismo ou de casamento no tempo, tenha presente que normalmente as gerações têm intervalos médios de 25 anos. Porém, há sempre excepções. "

Retirado do site da Torre do Tombo (IANTT)

Boa Sorte
Cumprimentos

Susana Rilhó Gama

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica

#134564 | cleidejp | 18 nov 2006 05:24 | Em resposta a: #130507

Oi!
Muito obrigada pela ajuda, pois qualquer informação será sempre bem vinda!
De fato, pode ser que meu avô não tenha tido um sobrenome, apenas nomes próprios como disse, mas andei pesquisando e vi na internet que existe o sobrenome Gustavo em alguns países da Europa, por isso tenho a esperança de conseguir saber exatamente o que ocorreu com a família dele, se foi um simples erro, ou falta de um sobrenome, ou se realmente ele descende de alguma familia européia.
Já em relação à minha avó, eu já havia visto o link que me enviou, mas sei também que existem mais famílias Mota, de outros Brasões, por isso é que preciso saber de qual família ela realmente pertencia.
Sei que será difícil chegar à um resultado final e verdadeiro, mas gostaria de tentar. Não imagino que somente com os nomes dos meus avós será possível identificar de imediato, e nem mesmo pensei que alguém fosse me dizer tal coisa, mas se só escrevi isto, foi porque eu só tenho essas informações por enquanto. Gostaria muito de poder informar mais a respeito, para quem sabe conseguir um resultado mais satisfatório, mas infelizmente não tenho.
Desde já, agradeço muito pela ajuda!
Sinceramente,
Cleide

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica

#134565 | cleidejp | 18 nov 2006 05:30 | Em resposta a: #130732

Oi!
Muito obrigada pelas informações, com certeza irei seguir o caminho que me indicou.
Sei que será muito difícil, mas tenho fé que, mesmo que demore, irei conseguir.
Grata por tudo,
Atenciosamente
Cleide

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 set 2024, 08:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen