Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#130706 | farinhote1971 | 10 out 2006 12:52

Boa tarde,

Gostaria de saber se alguém tem informações, ou pode ajudar-me a obtê-las, da origem do apelido Farinhote (Farinhothe) de Vila Nova de Foz Côa.

Só sei que este apelido será Italiano e que teve origem numa terra a norte de Itália, chamada Farinate, na região da Lombardia.

Atenciosamente,

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#130709 | PinheirodeCampos | 10 out 2006 13:02 | Em resposta a: #130706

Cara Margarida

Não tenho muitas informações mas como tenho alguns dados de Foz-Côa nos meus Ferreira Margarido e Menezes Ferreira encontrei este que espero seja útil.

ANTÓNIO AUGUSTO SARAIVA CALDEIRA, supra, nasceu em Foz-Côa em 1881.
Casou na mesma vila a 10 de Fevereiro de 1902 com Delfina Benedicta Farinhote, nascida em 1874,filha de José Joaquim Farinhote e de sua mulher Maximiana Augusta da Costa Félix, C.g.


Que dados tem?

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#130737 | farinhote1971 | 10 out 2006 17:09 | Em resposta a: #130709

Caro Filipe Campos,

Também tenho, nas minhas informações, a Delfina Benedicta Farinhote Caldeira, que era irmã do meu bisavô, Claudino José Farinhote, além de outros irmãos.

Também tenho a informação dos seus pais, Maximiana, ou Maximina Augusta Félix Farinhote e José Joaquim Farinhote, mas falta-me as datas de mascimento.

Por sua vez os pais de José Joaquim eram Emília Joaquina e francisco António farinhote, mas não sei as datas de nascimento.

Também tenho mais alguns elementos dos irmãos deles.
Consegui esta informação junto da minha família, bem como junto do arquivo paroquial de Foz-Côa. Por falta de tempo não avancei mais.

Atenciosamente,

Margarida
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#131233 | PinheirodeCampos | 15 out 2006 12:13 | Em resposta a: #130737

Cara Margarida

Tenho mais alguns dados e como copiei grande parte dos assentos de VNFC sou capaz de conseguir alguma coisa mais.

Se tiver a amabilidade de me enviar os dados que já possui posso ver se consigo completar alguma coisa.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#131321 | farinhote1971 | 16 out 2006 12:34 | Em resposta a: #131233

Caro Filipe Pinheiro de Campos,

Desde já agradeço a sua amabilidade e disponibilidade.

Tenhos os dados em casa, já que agora ma encontro no meu local de trabalho, na minha hora de almoço.

Amanhã trago-os para o serviço e à hora do almoço envios-lho.

Atenciosamente,

Margarida Vaz de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#131527 | farinhote1971 | 18 out 2006 13:38 | Em resposta a: #131233

Caro Filipe Pinheiro de Campos,

Os elementos que possuo da minha familia são os seguintes:

FRANCISCO ANTONIO FARINHOTE, nascido talvez por volta de 1840, casou com ANNA ANTÓNIA JOAQUINA FARINHOTE.

Tinha como irmãos EMÍLIA JOAQUINA, JOAQUIM JOSÉ DE CASTRO E THERESA JOAQUINA.

Teve 5 filhos:
1 - JOSÉ JOAQUIM FARINHOTE;

2- LUIZ ANTÓNIO FARINHOTE (Abade de S. Mamede de Infesta - existem uma Rua e uma Travessa com o seu nome);

3 - ANNA JOAQUINA FARINHOTE (n. 22.08.1860);

4- ....FARINHOTE;

5- ... FARINHOTE.

1 - JOSÉ JOAQUIM FARINHOTE casou com MAXIMINA AUGUSTA COSTA FÉLIX FARINHOTE e tiveram 7 filhos:

1 - CLAUDINO JOSÉ FARINHOTE - meu bisavô - (n. 11.10.1880 - f. 14.04.1933) cc Mª DA LUZ CORRÊA CAVALHEIRO FARINHOTE (n. 22.08.1888 - f. 23.03.1962);

2- ANTÓNIO JOAQUIM FARINHOTE - Padre, mas que teve um filho da criada, com quem casou, MAXIMINA VALADAS FARINHOTE. O filho, CLAUDINO VALADAS FARINHOTE CASOU COM OLÍVIA DA ROCHA FARINHOTE, que conheci e penso que ainda é viva, mora na Rua das Antas - n.º 291 - Porto. Não tiveram descendência;

3 - FRANCISCO FARINHOTE - Padre, mas teve 3 filhas que morreram em criança, de ANA DA SILVA GOMES FARINHOTE, sua criada com quem casou.

4 - JOSÉ FÉLIX FARINHOTE - MÉDICO - cc LAURA SOUSA DIAS FARINHOTE e tiveram uma filha EMILIA MAXIMINA FARINHOTE, que por sua vez casou e tem descedência na Póvoa do Varzim, primos com quem mantenho contacto. Em Moreira da Maia - Porto existe uma Rua Dr. Farinhote em homenagem a este médico;

5 - DELFINA BENEDICTA FARINHOTE CALDEIRA - n. 1874, casou e tem descendência em Fôz Coa, primos com quem mantenho contacto.

6 - ANA JOAQUINA FARINHOTE - n. 15.09.1875;

7 - URBANA FARINHOTE.


1 - CLAUDINO JOSÉ FARINHOTE, teve 3 filhos:

1 - LUIZ ANTÓNIO CORREIA FARINHOTE - meu avô - n. 11.08.1907 - f. 22.12.1964 - cc HORTENSE ADELAIDE FERREIRA DE CAMPOS FARINHOTE;

2 - ANA MAXIMINA CORREIA FARINHOTE - n. 13.03.1914 - f. 09.06.1999 - solteira;

3 - ANTÓNIO AUGUSTO CORREIA FARINHOTE - n. 29.06.1909 - f. 10.03.1972, casou e teve descendência com quem mantenho contacto.


1 - LUIZ ANTÓNIO CORREIA FARINHOTE teve 2 filhas:

1 - Mª ADELAIDE DE CAMPOS FARINHOTE VAZ DE AZEVEDO - minha mãe;

2 - Mª ANTONIETA DE CAMPOS FARINHOTE FERNANDES, casou e tem descendência com quem mantenho um contacto estreito.


São estes os elemento que disponho, obtidos quando ainda tinha algum tempo disponível junto dos registos paroquiais da Igreja de Foz Côa.
também tenho alguns outros elementos de Farinhotes de VNFC, mas ainda não consegui estabelecer ligação com a minha àrvore, talvez por falta de mais elementos.

Se tiver algum elemento relacionado com a minha familia agradecia que me dissesse, caso seja possível. Nomes, datas de nascimento, falecimento, casamento, filhos, qualquer coisa.

Desde já agradeço a sua amabilidade e disponibilidade.

Atenciosamente

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#131528 | farinhote1971 | 18 out 2006 13:46 | Em resposta a: #131233

Caro Filipe,

Aproveito ainda para acrescentar que a minha avó HORTENSE ADELAIDE FERREIRA DE CAMPOS FARINHOTE, era prima (afastada?)por parte dos CAMPOS de EDUARDO ERNESTO DE CAMPOS HENRIQUES - Visconde de VNFC, que tem uma página no Genea, mas ainda não consegui estabelecer ligação entre eles.

Também era prima (afastada?) de FRANCISCO ANTÓNIO DE CAMPOS - Nasceu em Pinhel e foi Barão de VNFC, que tem uma página no Genea, mas ainda não consegui estabelecer ligação entre eles.

Se tiver algum elemento, desde já agradeço.

Cumprimentos.

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#133836 | N.Caldeira | 12 nov 2006 14:43 | Em resposta a: #131233

Caro Filipe de Campos,

Nao sei se ainda se lembra de mim... pedi-lhe ajuda ha uns tempos sobre os "Saraiva Caldeira" de Foz Côa.

As informações que me deu (e pelas quais estou muito grato) foram as seguintes:

I - LUÍS JOSÉ SARAIVA CALDEIRA ,nasceu em Vila Nova de Foz-Côa e casou com D.Gertrudes Escolástica de Sousa de Barros Cardoso,C.g.



Filhos:



1 (II) - JOSÉ MARIA SARAIVA CALDEIRA



2 (II) - MANUEL TOMAZ SARAIVA CALDEIRA,nasceu em Foz-Côa.

Deixou pelo menos um filho natural de Maria da Conceição Fachada,natural da mesma vila,filha de António Manuel Fachada e de sua mulher Maria Fachada.



Filhos:



1 (III) - ALBERTINO ANTÓNIO SARAIVA CALDEIRA ,nasceu em Foz-Côa em 2 de Dezembro de 1898 e aí foi baptizado a 18 do mesmo,sendo padrinhos Luís Feliciano Fachada e D.Antónia Joaquina Fachada.


2 (III) - ADELINO AUGUSTO CALDEIRA (meu bisavô), nasceu em Foz-Côa em 5 de Abril de 1895 e faleceu em Vilares da Vilariça, Alfandega da Fé.

Entrei em contacto com o arquivo distrital da Guarda mas não conseguiram encontrar nenhuma informação sobre estes meus antepassados (não sei porque), inclusive de Manuel Tomaz Saraiva Caldeira, que eu tenho certeza absoluta de ser natural de Foz Côa.

Assim, peço-lhe mais uma vez ajuda. Visto que possui algumas informações sobre familias de Foz Côa, será que me pode dar mais alguma ajuda?
Peço desculpa pelo incómodo, mas não tenho mais ninguém a quem recorrer.
Se me poder ajudar mais uma vez ficar-lhe-ei bastante grato.

Um Abraço,
Nuno Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#134165 | farinhote1971 | 15 nov 2006 13:40 | Em resposta a: #133836

Caro Nuno Caldeira,

Os seus Saraivas Caldeira devem ser familia dos meus Saraiva Caldeira, visto que são de Foz Côa e por volta da mesma época.

Uma irmã do meu bisavô casou com António Augusto Saraiva Caldeira. E tenho primos em Foz Côa que são descendentes deste ramo. Netos e bisnetos.

Este António deveria ser irmão dos que refere, pois a época é a mesma. E ele nasceu mesmo em Foz Côa.

O seu bisavô não tem o caldeira no nome? Mas os irmãos têm.

Atenciosamente,

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#134484 | N.Caldeira | 17 nov 2006 17:00 | Em resposta a: #134165

Cara Margarida,

Sim, muito provávelmente os meus Saraivas Caldeira devem ser familia dos seus.

Infelizmente não lhe posso dizer se António Augusto Saraiva Caldeira era irmão de algum dos Saraiva Caldeira que referi anteriormente, pois todas as informações que tenho são as que ja postei aqui.

Penso que há um erro na sua questão, a Margarida perguntou:

"O seu bisavô não tem o caldeira no nome? Mas os irmãos têm."

Queria provavelmente perguntar se não tem o Saraiva no nome, estou certo?

Não, o meu bisavô nao tinha o Saraiva no nome, não sei porque motivo. Por consequência disso também eu não tenho o Saraiva no meu nome.

Com os mais sinceros cumprimentos,
Nuno Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#134491 | farinhote1971 | 17 nov 2006 17:18 | Em resposta a: #134484

Caro Nuno Caldeira,

Sim era isso mesmo que eu queria dizer. A pressa às vezes é inimiga do correcto raciocínio.

Pois devem ser aparentados, com o mesmo nome e na mesma Vila.
Eu também não tenho mais elementos, uma vez que não é um ramo da minha familia directa, e não tenho muito interesse, mas tenho primos deste ramo com quem me dou.

Atenciosamente.

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#134503 | N.Caldeira | 17 nov 2006 18:12 | Em resposta a: #134491

Pois, às vezes a pressa...mas não ha problema.

Por acaso não me sabe dizer se os seus primos deste ramo se interessam por genealogia e se têm alguma informação sobre os Saraiva Caldeira?

cumprimentos,
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#134552 | jaboo | 18 nov 2006 02:00 | Em resposta a: #131527

Cara Margarida,

Aqui estou eu outra vez. Houve vários Farinhotes em FozCôo, e mais do que um Francisco Antonio Farinhote, mas felizmente encontrei o seu Farinhote:

Francisco Antonio Farinhote, negociante, filho de Manuel Jacinto Farinhote e Maria José (da Conceição) Saraiva, casou com Emilia Joaquina, filha de Joaquim José de Castro e Teresa Jesuina. Batizaram os seguintes filhos em FozCôa:
1-José Joaquim, nascido e batizado a 28.9.1842, padrinhos Joaquim Costa e Teresa Jesuina. Casou com Maximina Augusta, filha de Claudino José Feliz e Maria Joaquina Gonçalves. Tiveram:
1.1- Antonio Joaquim, n.12.9.1869 e b. 26.9, padrinhos Antonio Joaquim Farinhote, negociante e sua mulher Ana Joaquina.
2- Antonio José, n. 25.3.1845 e b. 6.4, padrinhos Joaquim José de Castro e Teresa Jesuina
3- Maria do CArmo, n.3.9.1848 e b. 14.9, padrinhos Francisco Antonio de Campos e Maria do CArmo
4- Ana Joaquina, n.13.9.1860 e b. 22.8, padrinhos Francisco ? e Maria do Carmo.

O seu Francisco Antonio Farinhote teve um irmão Antonio José Farinhote cc Maria Magdalena, filha de Manuel Cardoso e Antonia Mança, pais de:
1- Luis Antonio, n.13.10.1844, padrinhos Luis ANtonio e Teresa Jesuina
2- Joaquina, n.27.7.1847, padrinhos Luis Antonio e Teresa de Jesus

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#134554 | jaboo | 18 nov 2006 02:12 | Em resposta a: #133836

CAro Nuno Caldeira,

Aqui vão outros Caldeiras que encontrei em FozCôa, parentes seus:

Luis José de SOusa e D. Gertrudes Escolástica de Barros Cardoso, pais de:
1- Joaquim Manuel Saraiva Caldeira cc D. Maria Candida da Fonseca, filha de Antonio Jaoquim da Fonseca e D. Ana Carolina, de Sto Amaro. Viviam na rua da Eira do minho. Pais de:
1.1- João Antonio, n.11.10.1869 e b. 27.12, padrinhos Reveredno José Lusio de Lucena e Vasconcelos da Fonseca, abade de Freixo de Numão
2- Manuel Tomás Saraiva Caldeira cc Antonia Joaquina Fachada, filha de José Manuel Farinhote e Ana Antonia Fachada (neta paterna de Jacinto Antonio Farinhote e Teresa de Jesus Mansa, neta materna de Manuel José Fachada e Maria José Mança ). Viviam na rua da Moreira. Pais de:
2.1- Carolina Augusta, n.29.9.1870 e b.9.10, padrinhos Luis Bernardo e Maria de Jesus.

Não encontrei nenhum Saraiva Caldeira entre 1830 e 1850.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#135588 | farinhote1971 | 27 nov 2006 12:27 | Em resposta a: #134552

Caro João Braz,

Obrigada pela informações.
Também já tenho mais algumas do nosso confrede Filipe Pinheiro de Campos.
Vou juntar tudo e ver o que dá.

Até mais,

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#135589 | farinhote1971 | 27 nov 2006 12:37 | Em resposta a: #134503

Caro Nuno,

Penso que estes meus primos não se interessam por genealogia, pelo menos as nossas conversas nunca foram sobre esse tema.

Os Saraiva Caldeira meus primos descendem de Delfina Benedicta Farinhote, n. 1874, irmã do meu bisavô Claudino José Farinhote n. 1880, e que casou com António Augusto Saraiva Caldeira n. 1881.

Quando for a Foz Côa falo com os meus primos e se tiver novidades comunico-lhas.

Atenciosamente

Margarida

Resposta

Link directo:

Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#408910 | ildanevado | 24 out 2018 13:04 | Em resposta a: #130706

Sou de foz côa e gostava muito de falar com sua mãe, madrinha de batismo de uma irmã minha
.
Encontrei nos papeis do meu falecido marido um documento emprestado pela sua tia Maximina..queria
restituir.
Entretanto aceite os melhores cumprimentos
Ilda Nrvado

Resposta

Link directo:

Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#412548 | mfarinhote | 20 fev 2019 23:26 | Em resposta a: #408910

Boa noite. Cumprimentos. Margarida

Resposta

Link directo:

Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#450182 | MJCM | 24 set 2023 16:03 | Em resposta a: #130706

Boa tarde,

Sou filha de uma Maria Georgina Moutinho Caldeira, nascida e criada em Vila Nova de Foz Côa, filha de José Kruger Farinhote Caldeira e neta de Delfina Benedicta Farinhote.

Maria José Caldeira Marques

Resposta

Link directo:

Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#450186 | mfarinhote | 25 set 2023 00:15 | Em resposta a: #408910

Boa noite,

Ainda tem o tal documento da minha tia Maximina? Que documento é? Ainda está interessada em no enviar? Teria muito gosto. Cumprimentos Margarida Farinhote (mfarinhote@gmail.com)

Resposta

Link directo:

Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#450187 | mfarinhote | 25 set 2023 00:17 | Em resposta a: #450182

Boa noite prima Georgina,

A sua bisavó Delfina era irmã do meu bisavô Claudino.

Tem mais informações sobre ela? Gostaria de saber mais sobre esse ramo da família.

Cumprimentos,

Margarida Farinhote

Resposta

Link directo:

Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa

#450190 | MJCM | 25 set 2023 13:17 | Em resposta a: #450187

Boa tarde,

Coloquei a questão à minha mãe, e ela disse que não.
O bisavô paterno já tinha falecido quando ela nasceu, e não manteve contacto com a bisavó paterna(questões familiares).

O seu pai, meu avô materno, José Kruger Farinhote Caldeira, tinha um irmão António e uma irmã Maria.
A irmã Maria não teve filhos. O irmão António teve dois filhos, o António e a Delfina.

Não sabe mais nada.

Atenciosamente,
Maria José Caldeira Marques, filha de Maria Georgina Moutinho Caldeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 05:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen