Borges, morgados de Fontelas, Peso da Régua

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Regiões | Pessoas | Famílias | Regiões

Borges, morgados de Fontelas, Peso da Régua

#130989 | JPCBLA | 12 out 2006 18:20

No livro “Fontelas - Perfil Monográfico” de Alípio Martins Afonso, 1971, lê-se na pág. 123:

2 – Abandono dos Religiosos e dos Nobres

(…)

b) Com os religiosos vão-se os nobres. Estes por motivos diferentes. Os frutos da terra não bastam à subsistência de Senhores, enfiteutas e trabalhadores. Os últimos e penúltimos garantem-se pelo trabalho pessoal, os primeiros, porque inoperantes, resvalam para a miséria, a menos que emigrem na mira de qualquer profissão. Empobrecidos, os nobres Senhores obrigam-se a vender as terras aos próprios enfiteutas e trabalhadores, por baixos preços, posto que não interessam à alta finança.

(…)

Falam por si os exemplos do Morgado Borges e de Salvador Pais de Sande e Castro (…).

Tenho ainda informações de que os Borges, morgados de Fontelas, terão abandonado as suas terras, por força da devastação que a filoxera causou emterras durienses, naquela época. Informaram-me ainda que se terão fixado no Brasil. As minhas questões são basicamente estas, foram de facto para o Brasil? Devido à filoxera? Especificamente que membros da família partiram, qual a sua identificação, ascendentes e descendentes?

Grato pela atenção,

com os meus melhores cumprimentos,

JPCBLA

Resposta

Link directo:

RE: Borges, morgados de Fontelas, Peso da Régua

#272767 | LQGuerra | 18 mar 2011 00:23 | Em resposta a: #130989

Boa noite, tenho ascendentes borges, ditos morgados de Moura Morta, tem mais informaçao sobre os borges que pesquisou em tempos?

Luis Quinas Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Borges, morgados de Fontelas, Peso da Régua

#272782 | JPCBLA | 18 mar 2011 12:49 | Em resposta a: #272767

Boa tarde. Os Borges que pesquiso são todos originários de Fontelas e não de Moura Morta. Assim é, pelo menos até à mais antiga geração que encontrei. Conto avançar mais um pouco, mas ainda não tive tempo. Se mesmo assim, pretender os dados que tenho sobre os meus referidos antepassados, sugiro-lhe que me contacte para jpamaralarrobaportugalmailpontopt .

Ao dispor, meus cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Borges, morgados de Fontelas, Peso da Régua

#284158 | abribas | 07 ago 2011 23:16 | Em resposta a: #130989

Caro confrade
Procuro por uns Borges "de Mesquita", de Fontelas, nascidos cerca de 1700, um André e uma Isabel, casada com um Domingos Borges Pereira de Sergude, Godim.
Um bisneto de André Borges de Mesquita que casou com Cecília Pereira, Manuel Pereira Borges de Mesquita, que foi Sargento Mor de Britiande, em 1805 na sua Carta d'Armas http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=4613903 diz ser da "ilustre família dos Borges que neste Reino são Fidalgos de Linhagem Cotta de Armas e de Solar conhecido...".
Onde poderei encontrar informação sobre esses Borges, Morgados de Fontelas, para tentar encaixar estes Borges de Mesquita?
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Borges, morgados de Fontelas, Peso da Régua

#284180 | JPCBLA | 08 ago 2011 09:13 | Em resposta a: #284158

Caro Confrade,

julgo que quem terá muita e boa informação sobre essa Família Borges será o nosso Confrade LQGuerra. Queira contactá-lo que julgo que o poderá ajudar.

Cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 05:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen