D.Miguel e a Familia Lança Parreira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas

D.Miguel e a Familia Lança Parreira

#131075 | Luissss | 13 out 2006 13:53

Diz-se qu o Rei D. Miguel na sua ida para o exilio, após a convenção de Evora-Monte, pernoitou pela ultima vez em Alvalade (Bx Alentejo), na casa dos lavradores Lança Parreira, onde teria deixado como reconhecimento um punhal ou uma espada. stou interessado em saber algo sobre a referida familia. Agradeço informaçoes

Resposta

Link directo:

RE: D.Miguel e a Familia Lança Parreira

#131097 | OPinaGil | 13 out 2006 16:46 | Em resposta a: #131075

Tenho uma Mariana Justa Parreira (*XIX) - minha trisavó -, natural de Aljustrel, que casou em Alvalade-Sado - Santiago do Cacém. Contam-se muitas histórias acerca deste ramo da minha família, nomeadamente que são da zona de Alvalade e que descendem de "viscondes"... interessa-me este ramo porque descendo dele directamente por via matriacal (que se danem as varonias). Esta senhora era filha de Francisco Justo Monteiro (escrivão, ao que parece) e de Maria Ana Justa Parreira (professora primária). Talvez consiga obter a certidão de nascimento e de casamento dela por volta de Dezembro.

Resposta

Link directo:

RE: D.Miguel e a Familia Lança Parreira

#131098 | Henrique Figueira | 13 out 2006 16:53 | Em resposta a: #131097

Caros Confrades,

Corresponde à verdade a permanência de D. Miguel e restante entourage em Alvalade, em meados de 1834. E por sinal na casa de meus antepassados directos. Pernoitou na casa de Luis da Lança Parreira, pessoa mais importante da vila e na qual deixou recordações que ainda hoje andam na família.
Foi tratado como Rei de Portugal de pleno direito, visto que o meu antepassado Luis era absolutista (tal como a câmara municipal e a maioria das famílias mais importantes da localidade).

Com os melhores cumprimenrtos,
Henrique Albino Figueira

Resposta

Link directo:

RE: D.Miguel e a Familia Lança Parreira

#131139 | Luissss | 13 out 2006 21:59 | Em resposta a: #131098

Caro Senhr Henrique Figueira

Agradeço a informação principalmente no que respeita às recordações deixadas em Alvalade pelo senhor D. Miguel, como preito de agracecmento à forma como foi recebido na casa de Lança Parreira. è que contam-se tantos episódios principalmente sobre a espada ou punhal, que só por si isso constitui facto historico de Alvalade.
De facto após a Convenção de Evora Monte , Alvalade por ser fiel a D Miguel, sofreu perdas de importancia, que parcem ainda perdurar. Começa agora esta localidade a ser mais conhecida, devido às comemorações do Foral Manuelino que se celebram em Setembro. Igualmente há perspectivas de instalação em breve de um núcleo museológico, onde a meu ver a passagem de D. Miguel deveria ficar devidamente assinalada.
Alguem me disse que o seu antepassado Luís está sepultado na matriz de Alvalade, no altar mor, sob o estrado existente e portanto não à vista dos crentes e visitantes. Sab ?e se isso corresponde à verdade?
Cumpimentos

Resposta

Link directo:

RE: D.Miguel e a Familia Lança Parreira

#131140 | Luissss | 13 out 2006 22:02 | Em resposta a: #131098

Caro Senhr Henrique Figueira

Agradeço a informação principalmente no que respeita às recordações deixadas em Alvalade pelo senhor D. Miguel, como preito de agracecmento à forma como foi recebido na casa de Lança Parreira. è que contam-se tantos episódios principalmente sobre a espada ou punhal, que só por si isso constitui facto historico de Alvalade.
De facto após a Convenção de Evora Monte , Alvalade por ser fiel a D Miguel, sofreu perdas de importancia, que parcem ainda perdurar. Começa agora esta localidade a ser mais conhecida, devido às comemorações do Foral Manuelino que se celebram em Setembro. Igualmente há perspectivas de instalação em breve de um núcleo museológico, onde a meu ver a passagem de D. Miguel deveria ficar devidamente assinalada.
Alguem me disse que o seu antepassado Luís está sepultado na matriz de Alvalade, no altar mor, sob o estrado existente e portanto não à vista dos crentes e visitantes. Sab ?e se isso corresponde à verdade?
Cumpimentos Luís M. Silva

Resposta

Link directo:

RE: D.Miguel e a Familia Lança Parreira

#131201 | dhelena | 14 out 2006 22:08 | Em resposta a: #131098

Caros Confrades

Em Ramela,freguesia do concelho da Guarda, conta a lenda que D.Miguel com a rainha D. Sofia teria ali pernoitado a caminho de Espanha, tendo D.Duarte de Bragança mostrado interesse em visitar a casa onde este se diz ter estado. Essa casa, hoje é visitada por muitos. Qual a veracidade disto, foi facto ou lenda?
Tenho bastante interesse em conhecer a verdade pois tenho muitos ascendentes em Ramela.
Com melhores cumprimentos
Dulce Helena

Resposta

Link directo:

RE: D.Miguel e a Familia Lança Parreira

#131204 | José | 14 out 2006 23:33 | Em resposta a: #131201

"...conta a lenda que D.Miguel com a rainha D. Sofia (sic) "

Que Rainha D.Sofia ???

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: D.Miguel e a Familia Lança Parreira

#131208 | dhelena | 14 out 2006 23:51 | Em resposta a: #131204

Caros Confrades

Peço desculpa pelo erro, claro que não houve nenhuma rainha D.Sofia,foi uma distração minha.Às vezes escrever no PC e ouvir Tv dá nisto, desculpem.
Cumprimentos
Dulce Helena

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 19:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen