Manso de Lima - Nobiliário

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Bibliografia

Manso de Lima - Nobiliário

#131232 | PinheirodeCampos | 15 out 2006 12:08

Caros Confrades

Será que algum dos amigos confrades tem acesso a um dos títulos do Manso de Lima, no caso, de Baratas de álvaro e Oleiros?

Ao dispor sempre

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima - Nobiliário

#210779 | GTSPereira | 17 out 2008 04:06 | Em resposta a: #131232

Caros Confrades

Sem querer lançar o pânico pois não se trata de uma infestação,
é também meu o interesse por Baratas de Oleiros.

E especialmente para si, caro Filipe Pinheiro de Campos:

MATHILDE JESUS
nasceu em Castelo Branco, Oleiros, Álvaro, Sabugueiro por volta de 1875
faleceu em Castelo Branco, Escalos de Cima depois de 6 Nov 1926
pai, Francisco Baratta
mãe, Mathilde Baratta

Dizem-lhe alguma coisa?
É que tenho andado tonto à procura destes meus bisavós e trisavós.
Não consigo localizar os seus paroquiais.


Cumprimentos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima - Nobiliário

#210802 | hmrb | 17 out 2008 12:11 | Em resposta a: #210779

Caro Confrade

Nas minhas pesquisas encontrei uma família completa (penso que esteja) de Francisco Barata da zona de Oleiros. Será este que anda à procura?

Francisco Barata (tem irmão Manuel *) da Vila do Meio e Maria Garcia do Vilar Fundeiro
Ele filho de Francisco Barata e da 2ª mulher Antónia Maria - Já defuntos
Ela filha de Domingos Lourenço e Vicência Maria do Vilar Fundeiro

Tiveram os seguintes filhos:

- Maria Barata - 02-10-1824 - Vila do Meio
- Francisco Barata - 1825 - Casa em 1823 com Maria Garcia, filha de Domingos Lourenço (irmão Francisco Lourenço) e Vicência Maria
- João Barata - 04-11-1827
- Manuel Barata - 13-09-1831
- José Barata - 20-06-1833
- António Barata - 13-12-1837

Espero ter ajudado.

A propósito se porventura tiver dados da mesma zona irei concerteza pedir-lhe ajuda.

Cumprimentos


Hermínia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima - Nobiliário

#210826 | GTSPereira | 17 out 2008 16:00 | Em resposta a: #210802

Caríssima Hermínia Barata

Muito lhe agradeço a informação que disponibilizou aqui neste fórum sobre o apelido BARATA
Tenho vindo a construir a minha árvore genealógica com a informação das certidões que requeiro junto de Conservatórias e Arquivos, e também da tradição oral da família.

Este meu ramo com o apelido BARATA aparece nos meus trisavós Francisco Barata e Matilde Barata, pais de Matilde de Jesus que nasceu em Castelo Branco, Oleiros, Álvaro, Sabugueiro e que calculo a sua data de nascimento por volta de 1875.
Esta informação obtive na certidão de nascimento da minha avó Maria Lídia Ereio Delgado, * Castelo Branco, Idanha-a-Nova 16.11.1902 + Abrantes, São João a 01.12.1993.
Acontece que ainda não consegui subir mais gerações por ainda não ter conseguido dados sobre os pais de meus trisavós Francisco e Matilde.
Por conseguinte ainda não consigo entroncar este ramo.

O Francisco Barata (1825) da Vila do Meio, que indica, poderá ser o pai ou avô de Francisco Barata, pois eu calcula a sua data de nascimento em cerca de 1850.

As datas que me indica para Francisco Barata da Vila do Meio são:
- nascimento 1825;
- casamento 1823 com Maria Garcia.
Deverá existir um erro em uma das datas, pelo que se me indicar as datas correctas poderá existir maior probalidade de se entroncar os Franciscos mas certezas não. Penso que certeza só quando conseguir uma certidão que tal o ateste ou que algum confrade já tenha estudado este grupo e disponibilize a sua informação.

Poder-se-ia criar um tópico sobre o apelido BARATA porém tal já foi feito bem como sobre famílias da Beira Baixa pelo que seria repetir informação.

cumprimentos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima - Nobiliário

#210830 | hmrb | 17 out 2008 17:34 | Em resposta a: #210802

Caro confrade

Já dei conta do lapso. Agora resta confirmar nos meus apontamentos que retirei de um microfilme na Torre do Tombo. Logo que possa dar-lhe-ei conta disso.

Tenho vindo a retirar dados de assentos da zona de Oleiros, Proença, Sertã, etc... e sempre que aparece um apelido que procuro anoto os dados pois penso que mais tarde ou mais cedo consigo encontrar ligação.

Se tiver alguns dados sobre Baratas, Garcias, Afonso, Mendes, Ribeiro ou Domingues das zonas que mencionei agradeço-lhe.

Tenho tido grandes ajudas de confrades aqui do Forum, pena que ainda não tenha conseguido ligar nenhum ramo. Mas com paciência e tempo lá chegarei.

Cumprimentos

Hermínia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima - Nobiliário

#210860 | FIGUEIRA | 18 out 2008 00:39 | Em resposta a: #210802

Cara Hermínia,

Esses Baratas são-lhe alguma coisa?
São meus colaterais e do meu primo Pinheiro de Campos também; e são antepassados da minha prima Alda Barata Salgueiro, que por acaso nasceu no Vilar Fundeiro!

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima - Nobiliário

#210886 | hmrb | 18 out 2008 14:19 | Em resposta a: #210860

Caro Nuno

Ainda não poso confirmar isso uma vez que me falta uma ligação principal que é o meu bisavô Diamantino. Não se consegue mesmo encontrar, nem em Castelo Branco nem na Torre do Tombo.

Tenho o assento de óbito e o casamento e não são muito esclarecedores. Da mulher - Carolina de Jesus - já vou por aí fora, agora dele nada. Sei apenas que o pai era João António Barata e a mãe Maria Barata, ambos de Sendinho de Sto Amaro.

Já corri os livros de Sendinho da Senhora, para ver se não estariam por lá e nada. Curiosamente nos microfilmes existentes na TT que tenho consultado - Oleiros, Amieira, Mosteiro, Sobreira, Madeirã - ainda não encontrei nenhum indivíduo de nome Diamantino (facto curioso).

Perante este impasse vou recolhendo todos os Baratas da Zona, bem como famílias e quando esclarecer isto pode ser que já tenha algo.

Estas recolhas já me trouxeram muitos benefícios, especialmente para a minha bisavó Carolina.


Cumprimentos


Hermínia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima - Nobiliário

#210931 | FIGUEIRA | 19 out 2008 15:09 | Em resposta a: #210826

Caro Pedro Silva Pereira,

O mais antigo Francisco Barata, do Vilar (dos Condes) Fundeiro e que foi avô doutro Francisco Barata do Vilar Fundeiro, é irmão de José Barata de Lima que já foi tratado neste Fórum, cujos links indico abaixo.
Nota: é Vilar do Meio e não Vila do Meio.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=195831
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=158302&fview=e

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima - Nobiliário

#210932 | FIGUEIRA | 19 out 2008 15:10 | Em resposta a: #210886

Cara Hermínia Barata,

O mais antigo Francisco Barata, do Vilar (dos Condes) Fundeiro e que foi avô doutro Francisco Barata do Vilar Fundeiro, é irmão de José Barata de Lima que já foi tratado neste Fórum, cujos links indico abaixo.
Nota: é Vilar do Meio e não Vila do Meio.
A Cava e os 3 Vilares dos Condes ficam em cantos opostos da Madeirã.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=195831
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=158302&fview=e

Resposta

Link directo:

Manso de Lima - Barata

#210933 | FIGUEIRA | 19 out 2008 15:12 | Em resposta a: #131232

Caro primo Filipe,

À falta do Manso de Lima aconselho-o a ver o Cândido Teixeira que usou o Manso de Lima e ainda o ampliou e corrigiu.
Há tempos enviei-lhe um índice com os Baratas lá cnstantes.

Abraço,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima - Barata

#210939 | gmg | 19 out 2008 15:47 | Em resposta a: #210933

Exmo Senhor Nuno Figueira,

Tem alguma informação sobre os COELHO DE MELLO, de Faiões (Chaves) e TEIXEIRAS, de Ervões (Valpaços)?

Se quiser eu posso dar-lhe informações sobre os ramos que eu procuro.

Com os melhore cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima - Barata

#210941 | ibidem | 19 out 2008 15:52 | Em resposta a: #210933

Caro Nuno Figueira

Saber-me-á dizer, sff, onde poderei consultar o Cândido Teixeira?

Cumprimentos
Fernanda Ribeiro
ibidemarrobapontoclixpontopt

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima - Barata

#210944 | FIGUEIRA | 19 out 2008 16:11 | Em resposta a: #210941

Cara Fernanda Ribeiro,

Que deseja ver no Cândido Teixeira?

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=210722&fview=e

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima - Barata

#210960 | ibidem | 19 out 2008 18:02 | Em resposta a: #210944

Caro Nuno Figueira

Muito lhe agradeço a resposta.
Tento descobrir os ascendentes de António de Carvalho cc Isabel Antunes falecida em 1598. Seguidamente, cc Joana Cardoso. Tudo isto se passou em Valdigem - Lamego. Não obstante, presumo que ele era oriundo do Centro do País, visto que um filho do segundo casamento, tinha como apelidos, Leitão de Carvalho. Ora, esta gente, se não estou equivocada, tinha o seu berço naquela região. No segundo casamento ele aparece como Juiz dos Órfãos. Ignoro se, anteriormente, ele tinha essa tarefa.

Também procuro saber um pouco mais acerca de um dos dos dois casamentos, no século XVII, de Bernardo Silveira Pinto, senhor da Honra de Nogueira, também da terra acima mencionada. Estranhamente, o Felgueiras Gayo ignora o casamento que está devidamente registado nos paroquiais respectivos, citando apenas o outro. E, este assento de matrimónio não aparece em parte nenhuma!
Mas, esta pesquisa está fora de causa dado que esta gente não consta do índice da obra do Cândido Teixeira.

Cumprimentos
Fernanda Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima - Nobiliário

#210962 | GTSPereira | 19 out 2008 18:06 | Em resposta a: #210931

Caro Numo M Figueira

Obrigado pela informação e links que me indica nesta mensagem.

cumprimentos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima - Barata

#210965 | FIGUEIRA | 19 out 2008 18:12 | Em resposta a: #210960

Cara Fernanda Ribeiro,

Além do Candido Teixeira não abarcar essa zona, não me lembro de alguma vez ter lá visto esses nomes, embora o título Leitão seja enorme.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima - Nobiliário

#210967 | FIGUEIRA | 19 out 2008 18:13 | Em resposta a: #210962

Caro Pedro Silva Pereira,

Tenho um grande mancancial de informação sobre Baratas, mas sobretudo so século XVIII para trás, se chegar a esse século...

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima - Nobiliário

#210992 | GTSPereira | 19 out 2008 20:00 | Em resposta a: #210967

Caro Nuno M Figueira

De facto ainda não cheguei com os meus BARATAS ao séc XVIII
mas penso que resistiremos ao tempo.
Até lá fico com a sua anotação.

Cumprimentos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima - Nobiliário

#211439 | hmrb | 24 out 2008 00:24 | Em resposta a: #210826

Caro confrade

Quanto ao erro de data que refere deveu-se a eu ter anotado um assento com os mesmos nomes

Assim repasso novamente os dados e acrescento Baratas encontrados. Espero ajudar alguma coisa.

Vilar do Meio – 1823 - Francisco Barata, filho de Francisco Barata e da 2ª mulher Antónia Maria, já defuntos com Maria Garcia, filha de Domingos Lourenço e de Vicência Maria
Testemunhas: Francisco Lourenço, tio do exposado.

Filhos que encontrei:

- Maria Barata - 02-10-1824 - Vila do Meio
- Francisco Barata - 1825
- João Barata - 04-11-1827
- Manuel Barata - 13-09-1831
- José Barata - 20-06-1833
- António Barata - 13-12-1837


24-9-1817 - Várzeas - João Francisco Barata casa com Maria Luís Ludovina da Piedade, natural da Isna ele filho de Manuel Fernandes do Dão, já defunto, e ela de Antónia Barata, moradores na Isna.

Vilar do Meio – 1825 - nasce Francisco (Barata), filho de Francisco Barata e de Maria Garcia, moradores na Vila do Meio
N.p. de Francisco Barata Garcia e da 2ª mulher Antónia Maria, moradores na Vila do Meio
N.m. de Domingos Lourenço da Vinha Velha e de Vicência do Vilar Fundeiro
Padrinhos: Francisco, solteiro, tio da criança, filho de Domingos Lourenço e Joaquina, irmã da avó da criança.

(Data ?) - Manuel Barata casa com Antonia Barata, ele filho de Manuel Barata - Já defunto e Luisa Barata e ela filha de José Álvares e Maria Barata - já defunta, moradores na Vinha Velha

Filhos encontrados:

- António Barata - 04-04-1821 - Cavinha - Padrinhos: António Barata, barbeiro,solteiro da Cava
- Joaquina Barata - 1826
- Josefina - 17-04-1828
- João - 29-04-1830

1786 - Cavinha - Casamento de Manuel Barata com Luisa Barata
Ele filho de António Barata e Rosa Maria
e ela filha de João Mendes e Luisa Barata moradores no Casalinho

1777 - Casamento de António Alves com Maria Barata, filha de António Barata e Rosa Maria

1796 - Vilar Fundeiro - Domingos Gonçalves com Vicência

06-03-1803 - Manuel Barata casa com Vicência Maria. Ele filho de Francisco Barata e Josefa Maria, moradores no Vilar Fundeiro
e ela filha de Francisco Barata e da 2ª mulher Antónia Maria do Vilar do Meio

1806 - Manuel Barata, viúvo de Maria Joaquina casa com Maria Luísa de Jesus, viúva de Manuel João

02-03-1813 - Cavinha - Manuel Barata casa com Antónia Barata, ele filho de Manuel Barata e Luisa Barata, moradores na Cavinha
e ela filha de José Antunes e Maria Barata da Vinha Velha

1814 - Vilar do Meio - Francisco Barata França casa com Justina Maria, viúvo 2 vezes, ele filho de António Fernandes e de Joana Barata, já defuntos e ela filha de Manuel Antunes, sapateiro, já defunto e Teodora Maria, viúva.

Manuel - Oleiros - 07-11-1800
Filho de António Luis e Joana Maria de Oleiros
N.P. de João Luís de Sendinho de Santo Amaro e Perpétua Maria
N.M. de Manuel Barata e Tomasia Maria

Joana - 26-11-1825
pais: antonio luis de oleiros e joana maria barata de oleiros
n.p. joao luis de sendinho e de perpetua maria de oleiros
n.m. manuel barata e tomasia maria de oleiros


Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Manso de Lima - Nobiliário

#211443 | GTSPereira | 24 out 2008 01:23 | Em resposta a: #211439

Confrade Hermínia Barata

Muito lhe agradeço toda a informação que aqui me disponibilizou bem como o tempo que lhe ocupou.
De facto, após ter tentado cruzar os BARATA que me enviou nos que aqui tenho continuo sem conseguir entroncar os meus trisavós BARATA em gerações anteriores.
Vou continuar a procurar/pedir informação nos Arquivos respectivas.

melhores cumprimentos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 11:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen