Familia Mendonça, de Faro (Algarve)

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Regiões

Familia Mendonça, de Faro (Algarve)

#1314 | canivari | 12 dez 2000 15:24

Agradecia se algum dos genealogistas que intervém neste Forum, tivesse informações sobre algum estudo genealógico da familia Mendonça, de Faro, me informasse.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mendonça, de Faro (Algarve)

#1317 | LSV | 12 dez 2000 18:32 | Em resposta a: #1314

resposta a canivari
Tenho alguma coisa se bem que pouco sobre os Mendonça do Algarve, particularmente alguma coisa nos séc.s XVI e XVII em ramos descendentes dos Pacheco do Algarve.
Aliás o apelido usado por este ramo é precisamente Pacheco de Mendonça e resulta do casamento de Antão Pacheco com Brites de Mendonça. Estes Pacheco, que têm a mesma origem que os da ilha de S. Miguel, Açores, são alvo de um estudo que venho a realizar desde há alguns anos e que conto tornar público muito em breve. Se acaso tiver dados desses Mendonças de que fala, seria interessante verificarmos se entroncam neste outro ramo e seria mais uma ramo a estudar e a tornar publico nesse trabalho.
Para consulta destes «meus» Pacheco de Mendonça sugiro-lhe uma consulta em http://geneweb.inria.fr/roglo?lang=pt;i=59504. Se pretender contactar-me directamente o meu e-mail é lsvarella@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mendonça, de Faro (Algarve)

#1402 | canivari | 19 dez 2000 14:39 | Em resposta a: #1317

Resposta ao genealogista, Luis Soveral Varella

Carissimo Senhor,

Pouco ou quase nada sei acerca destes Mendonças. Meus Quartos Avòs, Nicolau Francisco Canivari (n.+/-1856) e Dª Jerónima Maria de Mendonça, ambos naturais de Faro, tiveram 2 filhos, respectivamente Dª Rosa Amélia Canivari e Nicolau Canivari. Desconheço a filiação da referida Dª Jerónima Maria de Mendonça.Se me puder ajudar fico-lhe grato.

Melhores Cumprimentos
CARLOS PINTO MACHADO
canivari@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mendonça, de Faro (Algarve)

#1977 | jcabec | 29 jan 2001 10:25 | Em resposta a: #1317

Caro Senhor,
No seguimento de um e-mail para o Sr. Lourenço Correia de Matos, sou a dizer-lhe que ao ler este texto, também, decidi entrar em contacto consigo para o informar que creio ter algumas informações sobre este apelido, que era o da minha avó paterna, e referente a Bias, Moncarapacho conselho de Olhão. Em algumas fotocópias de registos de nascimento e casamento, que tirei há muitos anos para um trabalho de Liceu, sobre a minha família, encontrei os apelidos, Mendonça, Viegas, Peleja, Dias, Martins etc. todos originais de Bias, Quelfes, Moncarapacho e Faro. Simplesmente não transitam de pais para filhos, quero dizer por ex. que minha avó recebeu o apelido Viegas de sua mãe e não o de Rodrigues de seu pai, e por aí adiante. Devo dizer-lhe que sou muito ignorante sobre este tema,embora me seja grato. Se não me levar a mal terei muito gosto em fornecer-lhe os poucos dados que tenho. Estou deveras muito curioso em relação a este tema, pois as investigações que fiz na altura apenas me levaram a principios do sec XVII, e apenas de uma linha de ascendentes meus.
Creia-me a seu dispor.
José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mendonça, de Faro (Algarve)

#1980 | LSV | 29 jan 2001 14:57 | Em resposta a: #1977

Caro José Cabecinha
envie-me os dados que tiver sobre a sua Família que eu confrontá-los-ei com os que tenho, e se tiver alguma coisa que lhe interesse envio-lhe com gosta.
Fiquei ainda curioso relativamente ao seu apelido Cabecinha, que existe aqui em Vila Nova de Milfontes também, actualmente, só o tendo encontrado uma única vez no séc. XVIII nos paroquiais de Milfontes. Tem informações sobre esse apelido?
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mendonça, de Faro (Algarve)

#1982 | jcabec | 29 jan 2001 15:54 | Em resposta a: #1980

Caro Luís Varella,
Este meu apelido, e embora saiba da existência do mesmo em Vila Nova de Milfontes, Beja, Lisboa e Bragança, é algarvio de Loulé/Almancil. O primeiro com este nome ( que veio por certo de alcunha, que encontro na minha família, é um tal Manuel de Sousa Cabecinha, filho de Manuel de Sousa e Joanna Maria, todos de Loulé. Isto nos finais de 1700, inícios de 1800. Mais para tráz não tenho nada, pois os registos creio estarem em Lisboa.Esta alcunha, pelo menos na minha família, viria de um destes Sousas de Loulé, absolutista, que na época da guerra cívil, e pela sua força,teria recebido a alcunha do Cabeças, de onde o filho seria o Cabecinha. Não sei se será verdade, pois nada encontrei sobre isto.Quantos aos dados que disse possuir, sobre os Mendonças, já os dei ao Sr. Lourenço C. de Matos, pois para surpresa minha, verifiquei que temos os mesmos 6ºs avós em comum, ou seja um tal Miguel Viegas Peleja e sua mulher Teresa de Jesus, todos de Moncarapacho, localidade da minha avó paterna.Mais uma vez e para traz nada tenho deste ramo da família.
Agradeço de qualquer modo o seu e-amil, pois este assunto fascina-me. Estarei sempre ao seu dispor e já agora, pergunto-lhe se posso abusar da sua competência sobre estes assuntos para me guiar no futuro.
Com amizade J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mendonça, de Faro (Algarve)

#104910 | Marilza | 09 nov 2005 13:56 | Em resposta a: #1314

Gostaria de saber se o SR. Canivari é Mendonça. Também procuro Mendonças em Faro, meu avô veio para o Brasil em 1922, chamava-se José Mendonça.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mendonça, de Faro (Algarve)

#143056 | IsabelFont | 05 fev 2007 19:41 | Em resposta a: #1317

Boa tarde caro confrade,
Intervenho neste tópico para lhe pedir ajuda sobre familiares Mendonça e Gasiba que há na família de meu ex-marido, tios e avós dos meus filhos.
Atendendo ao conhecimento que provavlmente tem desta região do País, procuro informações de tios e avós dos meus filhos, de apelido MENDONÇA e GASIBA, para construção da árvore genealógica que lhes quero deixar.
A minha sogra chamava-se Maria da Conceição Pires Gasiba (dos Santos Pato), nasceu em 27/4/1910 em São Bras de Alportel, e não sei nada para trás a não ser que o Pai se chamava José de Mendonça Gasiba, nascido em Estói e que casou com Maria da Conceição Pires (de Mendonça Gasiba) ??
Será possível ajudar-me?
Cumprimentos
Maria Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mendonça, de Faro (Algarve)

#190576 | IsabelFont | 01 abr 2008 12:03 | Em resposta a: #1982

Boa noite
Caro confrade António Pereira,

Não sei se ainda anda por este fórum; no entanto, a confrade M. Elisa sugeriu o seu nome como sendo um dos genealogistadores investigando na zona de Sotavento do Algarve.
Se assim for venho solicitar a sua ajuda para encontrar elementos no ADFaro, se não for muito incómodo, o seguinte:
No ano de 1885, ou 1886, Freguesia de S. Braz de Alportel, os assentos de baptismo de;
- José de Mendonça Gasiba, filho de Manuel de Mendonça Gasiba e de Antónia Maria Martins Gallego e
- Maria da Conceição Pires, filha de João Afonso Pires e de Maria Pires.

Não sei se acertarei, mas enontrei uns nºs pequeninos no assento de casamento da filha, que me parecem ser os nºs dos assentos de baptismo que estou a solicitar. Caso sejam, seriam o nº 12 e nº 285, do ano de 1885.

Se me puder transcrever o essencial deste documentos, para eu poder continuar a pesquisa, agradeço muitíssimo.

Desde já grata pela atenção.
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mendonça, de Faro (Algarve)

#190587 | melisa | 01 abr 2008 14:07 | Em resposta a: #190576

Cara Maria Isabel

Peço desculpa mas não sugeri o confrade António Pereira como sendo do Sotavento até porque sei que ele mora ou em Portimão ou muito próximo.

No entanto se ele lhe puder ser útil fico muito contente.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Familia Mendonça, de Faro (Algarve)

#425170 | marcoval | 26 jun 2020 23:48 | Em resposta a: #1314

Olá,
Este tópico despertou-me à atenção, pois também descobri que tenho esses mesmos apelidos na minha família, sendo eles:

Viegas - São Clemente, Loulé;
Mendonça - Estoi, Faro.

Por coincidência, no lado Viegas também tenho uma Luísa de Mendonça, o que é estranho, pois os Mendonça vêm de Estoi (pelo menos, os "meus"). Também tenho nessa linhagem o apelido Nunes, que vêm de Almancil, mas o apelido vem de Estoi. Tenho também o apelido Piedade nessa linhagem e o apelido Soares, que estou a estudar agora. Se alguém tiver FamilySearch (não sou da Igreja LDS), os códigos dos descendentes mais próximos que posso dar são:

https://www.familysearch.org/tree/pedigree/fanchart/G3HY-PB7
https://www.familysearch.org/tree/pedigree/fanchart/G3HY-X7Y

Cumprimentos,
Marco Valentim

Resposta

Link directo:

Familia Mendonça, de Faro (Algarve)

#425171 | marcoval | 26 jun 2020 23:52 | Em resposta a: #425170

P.S.: Eu também descobri os apelidos Rodrigues e Sousa na minha árvore de Estoi.

Resposta

Link directo:

Familia Mendonça, de Faro (Algarve)

#425172 | marcoval | 26 jun 2020 23:58 | Em resposta a: #425171

P.P.S.: Também Neves e Montes.
Sim, eu sei que vou às prestações.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 05:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen