Os Matos de Alhos Vedros

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Os Matos de Alhos Vedros

#131456 | JoãoGaspar | 17 out 2006 20:58

Caros Confrades,

Na sequencia do estudo geneológico de minha familia, encontro a Familia Mattos de Alhos Vedros, não aparece em estudo nenhum o que me dificulta a vida, mas dá mais prazer quando descubro algo sobre estes Matos.

Iniciando o meu estudo, coloquei uma mensagem neste site, procurando ajuda e informações sobre Familias de Alhos Vedros. Esta mensagem teve varias respostas, a mais esclarecedora talvez fosse a do Confrade Rui Portugal, a qual trancrevo:

"Caro João Gaspar,

Uma breve contribuição para o seu estudo das famílias de Alhos Vedros:
Nessa antiga vila que muita importância teve até ao final século XVIII, entre as terras hoje de maiores dimensão (Moita, Barreiro, Montijo) rivalizando apenas com a Vila de Alcochete, encontro aí instalada no século XVII:
Alguma nobreza de corte como um ramo de Souzas do Prado, um ramo de Albuquerques ligada à anterior e pouco mais;
Um segundo grupo, de nobreza local, cavaleiros- fidalgos de muitas gerações, com incursões na nobreza togada e na carreira das armas; a estes pertencem vários ramos dos chamados Pereira de Alcochete, os Mattos de Cáceres, os Mattos Netto, os Matos Cabral, descendentes dos anteriores. Os últimos tiveram grandes bens vinculados e casas nobres em Alhos Vedros; o último morgado, chamado do Xaro (nome da propriedade em Beja que era cabeça do vínculo), deixou uma parte à Misericórdia local e outra ao meu antepassado e seu primo Francisco de Quinhones de Almeida, o que causou sempre grandes litígios judiciais entre as duas partes; nesse morgado sucedeu a minha família;
Uma nobreza mais modesta, que exercia localmente lugares públicos de menor relevo, é bem exemplificada pelos Távoras; talvez tivessem ainda algumas ligações familiares aos anteriores, visto que por vezes aparecem com o apelido Mattos Netto; aliam-se aos Macedo e a outros, de quem também usam o apelido; os que mantêm o Távora, ficam sem apelidos depois do Processo dos Távoras.
De momento, é tudo. Espero que tenha alguma utilidade para o seu estudo.
Cumprimentos do
Rui Portugal"

Recuando no tempo, realmente encontro todos os apelidos que o confrade me conta, e outros mais como os Correias, Patos, Nunes de Novais, Mendonça Furtado, Albuquerques, Farias e outros.Todos ligados entre si, como seria de esperar nas Vilas Portuguesas do seculo XVII e XVIII.

O Matos mais antigo que encontrei agora em Alhos Vedros, foi Antonio de Mattos, que recebe o Oficio de Tabalião a 26 de Fevereiro de 1547, devendo portanto ter nascido no inicio do seculo XVI. Este Antonio de Mattos recebe o oficio por morte do seu pai Garcia Pires.
Vamos começar o enrredo?
Ora em Raizes e Memorias Nº7 temos o seguinte:

Garcia Pires de Matos ( este de +/- 1550) (-Possivelmente sobrinho de Antonio de Mattos.??)
-Home Nobre e dos Principais de Alhos Vedros, onde foi sepultado.
"...que sendo menino quando aprendia a ler, e a escrever na Igreja desta Vila, ao ver nala uma campa com Brasão de Armas que desiam ser de Garcia Pires de Mattos, de que lhe parece são parentes algumas pessoas que nesta vila ha da familia dos Matos..." DEPOIMENTO DE UMA TESTEMNUNHA NO PROCº DE JERÓNIMO BORGES MONIZ.
As Genal. Mss. dizem que era Filho de Manuel Mendes e de Constança Garcia
( esta seria filha do tal Garcia Pires Tabelião?)

Garcia Pires Mattos cc Brites Netto. filha de Braz Netto e de Leonor Afonso Alz Pereira com acendencia em Tts de Nettos e Pereiras de Alcochete.

Aqui temos portanto uma possivel esplicação para os Mattos Netto, que o caro confrade Rui Portugal nos endica na sua mensagem.

Tenho mais pistas:

Tenho um Pero Mendes , falecido em 1602 , filho de Isabel de Mattos.
(Manuel Mendes era pai de Garcia Pires de Mattos)!!

e tenho aqui alguns irmãos, Filhos Possiveis de Antonio de Mattos e de Garcia Pires de Mattos:


-Manuel de Mattos cc Maria de Andrade ( freire de andrade)
-Francisco de Mattos, falecido em 1600
-Tomé de Mattos cc 1ª Luisa da Costa(+1600) cc 2ªLuiza Correia ( correia pato)
-Cecilia de Matos cc Pedro Cabral ( instituem o Margadio do Xaro, em Beja e Alhos Vedros, em que a cabeça de vinculo era a Quinta de JOão Freire em Beja(1580)

Cecilia de Mattos e Pedro Cabral têm pelo menos uma filha, (ainda não vi o livro todo dos Paroquiais de Alhos Vedros.) de seu nome:

Beatriz Cabral de Mattos.

Tomé de Mattos e uma das suas esposas têm este filho:

Tomé de Mattos Netto.

Tomé de Mattos Netto e Beatriz Cabral de Mattos casam.
Surgindo os Mattos Cabral.
(No acento do obito de Celcilia de Mattos, em 1617 diz que era sogra e tia de Tomé de Mattos Netto.)

Mas neste seculo, o apelido MATTOS CABRAL e o MATTOS NETTO ainda não eram constantes, fixando-se no seculo XVIII. Isto quer dizer que filhos destes, utilizavam diferentes maneiras de se apelidar, mesmo entre irmãos.Algo bastante comum na altura. Usando somente " de Mattos", ou Mattos Netto e Mattos Cabral.
Isto acontece tambem com o ramo Pereira de Alcochete, residente em Alhos Vedros, que se cruza com os Mattos. Por exemplo :
Afonso Alvares Pereira, filho de Fernão Alvares Pereira, casou com Inês Vaz, irmã de Pedro Vaz Mayo e filho de Vasco Annes Mayo( apelido este que encontro em Alhos Vedros tambem) , este casal, Afonso Alvares Pereira cc Inês Vaz tiveram varios filhos:
-Manuel Pereira -Nuno ALz Pereira cc Isabel de Almeida(inst.Morgado no Montijo)
-Fernão do Casal
-Leonor afonso Alz Pereira cc Braz Netto. ( avós de Garcia Pires de Mattos).
Ora aqui temos um exemplo , simples de apelidos diferentes em irmão.Transformando por vezes a investigação mais complexa.


Tenho tambem algumas pessoas e um casamento interessante:

1610: faleceu Amaro de Tavora, Alcaide de Alhos Vedros, e progenitor dos Tavoras de Alhos Vedros do seculo XVIII.

1610: Faleceu Inacio Palermo, Juiz de Orfãos.

1610: Faleceu Ana Rebelo de Macedo, Mulher de Manuel Cardoso, Médico.

1610:Faleceu: Jerónimo Filhos de Afonso Pereira Galvão.
A ser o mesmo filho que aparece no Felgueiras Gayo, não morreu na India mas sim em Alhos Vedros, estando sepultado no Panteão dos Pereiras/Casal na Matriz de Alhos Vedros.

1620-Faleceu Rafaela da Gama. Sua filha Ana da Gama, moça donzela, mora com o seu cunhado Alvaro Gomes ( de salientar que em 1498 João Gomes era escrivão dos Orfãos em Alhos Vedros, nomeado pela Ordem de Santiago).

1620-Faleceu ANtonio da Cunha,Comendador. marido de Dona Isabel de Sousa, sepultado na Capela-Môr, na Sepultura do seu sogro Gaspar de Sousa, Mordomo-Môr D'El Rey Dom Henrique. ( não consta no genea).

1618-faleceu Ambrosia da Vega ( ou da Veiga) , mulher de Francisco de Andrade Freire.Moradores na Quinta de Martim Afonso.

Ruy de ALbuquerque, morava na vila de ALhos Vedros em 1614.

João de Gamboa , morava em Alhos Vedros em 1614.

Gaspar Pizarro morador em Alhos Vedros em 1613

Dona Isabel de Mendonça, tinha quinta em Alhos Vedros em 1613.


1611-faleceu Maria Maio, jaz sepultada em sepultura grande de seus antepassados de baixo da mesa do Santissimo Sacramento.

1603- Pero de Mendonça Furtado, morreu em Lx, sepultado em tumulo de familia, debaixo da Pia de Agua Benta.

1603-Gaspar Vieira, faleceu, solteiro , faz testamento.

1602.faleceu Maria de Andrade, mulher de Manuel de Mattos.

1602- Faleceu Jerónimo Tomas, Pai de Marquesa Tomas de Viana e avô de :
-Luis Pereira Galvão.
-Jeronimo Tomas, na india?
-Antonio Pereira Galvão
-João Pereira Moniz , nasceo em Alhos Vedros em 1621 foi Ermita de S.Agostinho, defenidor da sua Religião e de grande virtude.morreu em 1702.
-Dona Sebastiana Pereira , mulher de Fernão Correia Pato
Marco Pereira cc Catarina Roiz , segue
têm como filhos:
Marcos Pereira cc N
Maria Pereira cc Domingos Francisco, segue:
Catarina Roiz cc Silvestre de Mattos (vive de sua fazenda, irmão da misericordia, irmandade do santissimo sacramento, vereador da camara.) Outro exemplo de cruzamento entre Pereiras de Alcochete e Mattos de Alhos Vedros.

...

1609- faleceu Agueda Mendes , mulher de Pº Pereira, ( tera alguma ligação entre esta Agueda Mendes e Manuel Mendes, pai de Garcia Pires de Mattos? e com Pero Mendes, filho de Isabel de Mattos?)


1604-faleceu Isabel Mayo, mulher de João de Gamboa.

1606-Dona Antonia de Paiva, jaz sepultada no Tumulo de Gaspar de Sousa(?).
Porque não sei!

1606-Faleceu antonio Correira Carneiro, Escrivão do paço. era sua mulher Dona Mecia de Caceres.


EM 1626- casou no em Alhos Vedros, Dom Francisco de Mello, Marquês de Ferreira, com ...N...( nome ilegivel para mim) filha do Conde de Miranda do Corvo.
Padrinhos:
Tristão de Mendonça Furtado ( morador em Alhos Vedros) no seu palacio no cais da vila. e N de Vasconcellos.

ESTE CASAMENTO NÃO CONSTA NA BASE DE DADOS DO GENEA.!!!!!!!!!

Tambem casaram no mesmo ano:

-Manuel Mayo da Vega cc Beatriz Pereira da Maya.

-Ana Gomes cc Simão Nunes de Novais.

Antonio da Maya cc Maria Vicente.
( este irmão de Biatriz Pereira da Maya, por ambos serem filhos de : Luis N Pereira cc Margarida da Maya.

Julgo que estes da Maya e os Mayo em Alhos Vedros , sejam da mesma familia!(?)

-1627-casam Filipe Roiz cc Domingas de Mattos
testemunhas:
Manuel Mayo
Jorge da Maya
Gonçalo Coelho
Constança de Cordeira(?)
Maria da Fonseca
Pº Tomé de Mattos

(...)


Espero que de algum modo esta informação seja util aos demais confrades, e que informação cruzada possa surgir.


Atenciosamente

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Os Matos de Alhos Vedros

#131530 | JoãoGaspar | 18 out 2006 14:00 | Em resposta a: #131456

mais informação:

Martim Afonso D'Avis cc Mécia de Cáceres ( viuvos) - 1607

Dos Mattos,


Tomé de Mattos Netto era irmão de Domingas de Mattos,

17 Agosto de 1628 batismo de Lourença,
Filha de Domingas de Mattos cc Filipe Roiz
Padrinhos:
Tomé de Mattos Netto e Maria de Mattos, sua prima.

-Maria de Mattos , era filha de Tomé de Mattos Netto, e Prima de Lourença de Mattos.

-Isabel de Mattos , filha de Tomé de Mattos Netto, tem uma prima Margarida de Mattos, moça Donzela_(?).



Afonso Pereira Galvão cc Marquesa Tomas de Viana, esta tinha uma irmã, que não aparece no Felgueiras Gayo, de seu nome Maria Gomes de Viana.
-Em 1608 tenho o registo de uma Isabel de Viana, Dona Viuva.




em 1611/12
-Diogo de Albuquerque, Cavaleiro da Ordem de X.
-Francisco da Cunha, seu cunhado.
-Gaspar Pizarro, Juiz Ordinario
-Afonso pereira Galvão, escrivão da camara
-Jorge da Maia, Juiz Ordinario
-Francisco D'Oliveira - Cavaleiro da Ordem de X.

1599
-António da Cunha , cavaleiro da Ordem deX cc Dona Inês de Sousa.

1620-baptismo de Dona Mayer, filha de Tristão de Mendonça Furtado cc Dona Helena Manoel-
pp- os Seus Tios, Diogo de Mendonça (NÃO CONSTA NO GENEA) e Dona Joana .


Cumprimentos,

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Os Matos ( de Alhos Vedros

#132235 | JoãoGaspar | 26 out 2006 04:15 | Em resposta a: #131530

Caros Confrades,

tenho mais algumas informações:

Mécia de Cáceres era casada com António Correira Carneiro (faleceu em 1606)
Possiveis pais de:
Valentim Correia Carneiro.

Dona Mécia de Cáceres, que deveria ter nascido por volta de 1570, deveria ser parente de Isabel de Mattos de Cáceres cc Lic.Manuel Mendes, e pais de: Cecilia de Mattos e de Tomé de Mattos.( é possivel existir mais filhos)
Tinham propriedades em Amora, Alhos Vedros e moravam em Lisboa)

Alguem tem algumas informações sobre os Correia Carneiro?


Em 1650, tenho um Manuel Carneiro de Vasconcelos, que julgo parente dos Correia Carneiro, será?


Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 16:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen