Brites Rodrigues de Ataíde- ascendência

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Brites Rodrigues de Ataíde- ascendência

#131590 | artur41 | 19 out 2006 04:36

Caros Confrades,

O que vos oferece dizer sobre a esposa de Nicolau Coelho, nomeadamente a sua ascendência?

Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Brites Rodrigues de Ataíde, ou (de Brito)

#131750 | artur41 | 20 out 2006 22:07 | Em resposta a: #131590

Caros Confrades,

Tenho uma dúvida: Nicolau Coelho, Capitão e comandante da BÉRRIO, foi casado com Brites Rodrigues de Brito (filha de Rodrigo de Brito). É o que nos diz a "Pedatura Lusitana". O GENEA, que indica a mesma fonte, chama-lhe Brites Rodrigues de Ataíde; será que houve engano?

Meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Brites Rodrigues de Ataíde, ou (de Brito)

#243263 | miguellabrego | 01 nov 2009 20:20 | Em resposta a: #131750

Caro Sr. Soares,

Eu sou um descendente de Nicolau (de sua filha Joana Coelho, minha décimo sétimo bisavó) e eu acho que os antepassados do Nicolau E de Brites sao dificil. Eu acho que o pai de Brites Rodrigues de Ataide talvez era Rodrigo de Brito (mas qual Rodrigo de Brito?) e sua mãe era do familia "de Ataide". Assim Brites tomou-lhe o sobrenome de mae....
O Pedatura Lusitana diz que Nicolau era filho de Pedro Coelho, Senhor de Montalvo, e seu mulher, D. Ines de Ataide (mas Pedro Coelho, Senhor de Montalvo nunca casou-se com uma Ines de Ataide so com Constanca Albernaz e segunda com Guiomar Carrillo)....tambem Felgiueiras Gayo diz que Nicolau era filho de Pedro Coelho (filho de Fernao Coelho, Senhor de Felgueiras) e Luisa de Gois (isto tem mais aceitada, mas ainda nao é extensamente certo)....

que você pensa?

Com os Melhores Cumprimentos,
Miguel da Rocha Labrego
mlabrego@english.upenn.edu

Resposta

Link directo:

RE: Brites Rodrigues de Ataíde, ou (de Brito)

#243284 | arturcs | 01 nov 2009 23:29 | Em resposta a: #243263

Caro Miguel da Rocha Labrego,

Bom..., eu não tenho, neste momento as citadas obras à mão. De qualquer das formas: direi que Felgueiras Gayo, com todos os erros cometidos, baseou-se em documentação.
É difícil, nestes casos, saber exactamente o que aconteceu.

O que lhe parece...?

Meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Brites Rodrigues de Ataíde, ou (de Brito)

#243327 | miguellabrego | 02 nov 2009 16:23 | Em resposta a: #243284

Caro Artur,

Você compreende o inglês? Minhas habilidades da escrita portuguesa não são satisfatórias...mas eu posso ler muito bem.

We need to look at the individuals who are documented and work from there.

We know that Nicolau Coelho died January 1504 "nas baixos de Sao Lazaro" (which is now the Quirimbas Islands, Mozambique) when he was returning from his third trip to India with Francisco de Albuquerque. We know he sailed with Vasco da Gama in 1498. So, we know he was born at least before 1478 (if we assume he was at least 20 years old when he sailed with Vasco da Gama in 1498).

If so, he must have married Brites Rodrigues de Ataide/de Brito antes de 1498. Where? I don't know.
Felgueiras Gayo (1750-1831) states that Nicolau Coelho (son of Pedro Coelho and Luis de Gois) married Brites Rodrigues de Ataide and had three children: Nicolau, Francisco, and Joana.

Morais (1632-1693) states Nicolau Coelho (son of Pedro and Ines de Ataide) married Brites Rodrigues de Brito and had four children:
Francisco, Jorge, Leonor, and Joana.

Manuel Severim de Faria (1583-1655), Chantre de Evora, speaks of Nicolau Coelho as well.
We also know that Jorge Coelho studied in the University of Salamanca the Latin language and lived for some time in Evora. He died August 28, 1563 and he is stated as the son of Nicolau Coelho. Also, Francisco Coelho, filho de Francisco Coelho e neto de Nicolau Coelho, era proveador de Evora...so I think Nicolau's family lived further south that Felguerias Gayo states.

So, we know, for a fact, that Jorge was definitely Nicolau's son--so why wasn't he mentioned in Felgueiras Gayo's book? Also, Felgueiras Gayo states that Nicolau was the son of Pedro Coelho (Senhor das Felgueiras em Fafe, Braga, Portugal) and Luis de Gois (filha natural de Senhor da Trofa, que fica para norte de Portugal)...very far from any water. How did Nicolau learn to be a great a seafarer if he was born so far inland? Morais states Nicolau was the son of Pedro Coelho (senhor de Montalvo (que fica perto de mar e mais perto a Evora) que morreu em Tanger e passou a Africa....this is more believable! This makes more sense for Nicolau's father.


So, I think Morais was right. I think Nicolau Coelho era filho natural (talvez legitimo) de Pedro Coelho, Senhor de Montalvo e Ines de Ataide (filha de Joao de Ataide) e que ele casou-se com Brites Rodrigues de Brito (filha de Rodrigo de Brito).

When Felgueiras Gayo started doing research, he could not find any record of Pedro Coelho, Senhor de Montalvo marrying Ines de Ataide so he stuck Nicolau to the wrong Pedro Coelho, Senhor de Felgueiras....he also transmitted the "de Ataide" surname from Nicolau's mother to Nicolau's wife..

This is what I think....

Miguel

Resposta

Link directo:

Nicolau Coelho

#243332 | Dsousa | 02 nov 2009 16:54 | Em resposta a: #243327

Caro Miguel,

Parece que, na verdade, tanto Gaio como Alão estão errados em relação à filiação de Nicolau Coelho. Sabe-se, pelo teor da carta de armas novas a este concedida, que foi tirado do conto plebeu. Ora, assim sendo, Nicolau Coelho nunca poderia ser de origem nobre, pelo que nada terá que ver com os Coelhos de Montalvo ou de Felgueiras e Vieira.

Segundo alguns, Nicolau Coelho e sua mulher tiveram uma outra filha:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=212788

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Brites Rodrigues de Ataíde, ou (de Brito)

#243381 | arturcs | 03 nov 2009 11:22 | Em resposta a: #243327

Caro Miguel,

Na realidade compreendo bem a língua inglesa.

São-lhe atribuídas diversas ascendências: é um facto indesmentível.

Um ponto a reter: Pedro Álvares Cabral nasceu em Belmonte, longe da água...!

Meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Nicolau Coelho

#243406 | arturcs | 03 nov 2009 18:30 | Em resposta a: #243332

Caro Daniel Sousa,

Diz que Nicolau Coelho nunca poderia ser de origem nobre. Será assim...?

Veja nestes "links":

http://www.instituto-camoes.pt/revista/bravhomens.htm

http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/varia/tese_teresa.pdf

Meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Nicolau Coelho

#243407 | Dsousa | 03 nov 2009 18:52 | Em resposta a: #243406

Caro Artur,

Muito obrigado pelos interessantes artigos que me indicou. O segundo é muito bom.

Acha que se Nicolau Coelho fosse nobre de linhagem, essa mesma linhagem não constaria da carta de armas? E se assim fosse, por que razão seria tirado do conto plebeu?

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Nicolau Coelho

#243439 | arturcs | 04 nov 2009 09:55 | Em resposta a: #243407

Caro Daniel Sousa,

Bom dia.

Faz duas boas perguntas. Mas, também, Paulo da Gama destoava..., em relação a Vasco da Gama. Assiste-se, sem dúvida, a uma ascensão ascensão social.

Quais foram, na realidade, os antepassados de Nicolau Coelho?

Renovados cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Nicolau Coelho

#243460 | Dsousa | 04 nov 2009 18:54 | Em resposta a: #243439

Caro Artur Camisão Soares,

A filiação e a naturalidade de Nicolau Coelho permanecem uma incógnita. Manuel Abranches de Soveral avança com a hipótese de Nicolau ser natural de Guimarães, sendo irmão, e não pai, de Joana Coelho, mulher de João Álvares de Faria. Veja, por favor, o seu “Ensaio sobre a origem dos Ferreira”, disponível on-line.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: Nicolau Coelho

#243468 | arturcs | 04 nov 2009 20:29 | Em resposta a: #243460

Caro Daniel de Sousa,

A hipótese avançada por Manuel Abranches de Soveral já tinha sido por mim obsrvada. De qualquer forma: obrigado pela indicação.

Meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Nicolau Coelho

#243471 | arturcs | 04 nov 2009 21:39 | Em resposta a: #243468

Onde se lê "obsvarda" deve-se ler observada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 05:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen