Como se descobre o Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Como se descobre o Brasil

#131633 | de MIRANDA | 19 out 2006 17:38

Recém-chegado, o meu propósito, para já, é este: Meu Avô materno, de seu nome ANTÓNIO BERNARDO SÁ DE MIRANDA, ao que julgo, com origens em terras de Trás-os-Montes, Macedo de Cavaleiros, Portugal, terá partido para o Brasil, talvez por meados da década de 40 do século passado e, segundo penso, por lá terá morrido, não muitos anos depois. Disto tudo só o nome posso dar como certo. Tudo o resto são vagas referências que meus pais, já falecidos, deixaram espalhadas pela minha memória. Um amigo meu apresentou-me este Fórum do GENEA PORTUGAL. Será que haverá alguma pista que me possa ser útil? Tudo isto não será mais do que um ponto de partida à descoberta do Brasil, em busca de uma curiosidade tardia, mas apetecida. Agradecido não deixarei de vos ficar!
de MIRANDA

Resposta

Link directo:

prontuário de estrangeiro

#131646 | Lourval | 19 out 2006 19:48 | Em resposta a: #131633

Caro De Miranda,
Se você souber a cidade que ele vivia, é possível localizar o prontuário de estrangeiro dele, principalmente se esta cidade não for São Paulo.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: prontuário de estrangeiro

#132089 | de MIRANDA | 24 out 2006 21:50 | Em resposta a: #131646

Ao que pude entretanto saber, por prestimosas informações de um confrade e procurando então ser agora um pouco mais preciso, meu Avô, António Bernardo Sá de Miranda, terá vivido, pelo menos em finais da década de 1920/1930, em PERNAMBUCO e, ao que se possa supor, vindo para Portugal alguns anos depois, onde, por certo, estaria já em inícios do ano de 1938.

Resposta

Link directo:

prontuário de estrangeiro

#132093 | Lourval | 24 out 2006 22:10 | Em resposta a: #132089

Caro De Miranda,
Seu avô morou em que cidade de Pernambuco? Ele então faleceu em Portugal?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Como se descobre o Brasil

#132126 | miglopes | 25 out 2006 11:09 | Em resposta a: #131633

J. de Miranda F.,
Bem vindo a esta "preciosa" comunidade que tanto nos dá que fazer !!
Já esperava mais tarde ou mais cedo encontra-lo por aqui.
Um abraço amigo da Marinha G.

Miguel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Como se descobre o Brasil

#132136 | de MIRANDA | 25 out 2006 13:07 | Em resposta a: #132126

Caro Amigo miglopes
Fico igualmente grato pela sua correspondência e, ao que presumo, saberá já da minha desdita por me ter metido nestas "aventuras" que nos levam à procura do nosso desconhecido passado. Por enquanto e ainda que sem qualquer pré-determinação, meti-me à procura ramo materno da nossa família. Virá depois o lado paterno que, quem sabe, nos poderá levar ainda a encontrar "braços" que, de modo comum, nos toquem a identidade. É com gratidão e amizade que retribuo aquele Abraço
de MIRANDA

Resposta

Link directo:

Ajuda confrades Brasil RJ

#140296 | Cristina C | 15 jan 2007 12:11 | Em resposta a: #131633

Boas a todos!

Gostava de receber ajuda de quem é experiente nestas coisas.

Na minha busca para saber o que aconteceu a um familiar que emigrou para o Rio de Janeiro na década de 30, acabei por contactar o Arquivo Nacional, que me enviou o prontuário. Neste consta um endereço, o nome de testemunhas e nada mais além dos dados que possuia.

Foi-me informado que, para saber mais, nomeadamente a data de óbito, por exemplo, deveria contactar o cartório. Coisa que fiz. Mas para meu desânimo, tal como cá em Portugal, isso requer sorte, muito tempo, dinheiro, uma busca de porta a porta, de página a página, praticamente. Uma tarefa Titânica!

Depois consultei este forúm, e dei com uma mensagem em que se facultavam vários endereços. Embora ficasse confusa com tudo o que li, percebi que podem existir alternativas mais imediatas e certeiras.

O homem em questão viveu no Rio de Janeiro. Emigrou com 30 anos, portanto deverá ter constituido familia, embora um casamento legal deva ser improvável, pois viúvo só ficou quase aos 60.

Podem me ajudar? Há algum passo que estou a descurar?
COmo chegar mais depressa há informação?

Agradecida,
Cris

Resposta

Link directo:

Ajuda confrades Brasil RJ

#140302 | Lourval | 15 jan 2007 12:36 | Em resposta a: #140296

Cara Cristina,

Você está em Portugal? Há uma maneira certa de encontrar o óbito de seu avô se o mesmo ocorreu no Rio de Janeiro. Esta maneira é escrevendo para a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Esta entidade, somente no Rio de Janeiro, centraliza os óbitos. Eu já me utilizei dos serviços dela para encontrar o óbito de meu trisavô Júlio Teixeira, óbito que aliás, não me disse o que queria saber: onde ele nasceu em Portugal. Se estiver em Portugal, eu mesmo posso escrever para a Santa Casa. Neste caso precisarei saber o nome dele, nome dos pais e aproximadamente o ano em que ele faleceu.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda confrades Brasil RJ

#140341 | cverde | 15 jan 2007 19:01 | Em resposta a: #140302

Ex.mos Senhores

Sendo eu português e residente em Portugal também gostaria, para efeitos de genealogia, de obter o assento de óbito do meu trisavô Francisco Alves de Figueiredo, nascido em 27 de Fevereiro de 1851 e batizado em 9 de Março do mesmo ano na freguesia de S. Dinis, concelho de Vila Real (Trás os Montes, Portugal), que emigrou para o Brasil, Rio de Janeiro (1891/1892). A única indicação que tenho é através do assento de batismo de um neto aqui em Portugal do ano de 1912 que refere que já era falecido na cidade do Rio de Janeiro.

Caso me possam ajudar desde já muito agradeço todas as informações que me possam prestar

Luís Miguel Figueiredo Martins Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Caro LOURVAL...

#140344 | Cristina C | 15 jan 2007 19:23 | Em resposta a: #140302

Caro Durval,

Escrevia um email a um dos cartórios do Rio quando li a sua resposta. Acho que vou aproveitar a sua ajuda, caso não lhe cause incómodo. Você é do Rio? Eu estou em Portugal sim, em Lx.

Procurei o contacto da Santa casa de Misericórdia do Rio na net, mas encontrei apenas o que já tinha, por acaso, encontrado uns anos antes. Nenhum endereço. Portanto, vou-lhe facultar os dados que tenho.

O antepassado chama-se Manuel de Abreu. Um nome bastante comum. Filho de Ana de de Jesus e Francisco de Abreu, natural da freguesia de Sta Cruz do Douro, concelho de Baião, Distrito do Porto, Portugal. Nasceu a 11.02.1899. Era vivo em Fevereiro de 1958. Data de óbito é difícil precisar. Talvez por volta da década de 70. (longevidade é frequente na família) O único endereço que lhe está associado aí no Brasil fica no bairro de Catumbi, o que me inclinou a tentar o contacto com o cartório associado a esse bairro. Emigrou em Janeiro de 1931.

Uma curiosidade a respeito do seu antepassado: além de ser o homónimo masculino de uma avó minha, talvez lhe ajude saber que "Teixeira" é uma freguesia (uma de três aliás) também de Baião, Porto. E como era comum as pessoas "ganharem" o nome da localidade de onde vinham, quem sabe tenha sorte de ser esse o caso e isso restrinja geograficamente a sua busca?

Os meus cumprimentos:
Cristina

Resposta

Link directo:

Para CristinaC - pedido de apoio

#140351 | darlanazevedo | 15 jan 2007 20:02 | Em resposta a: #140296

Cristina,
Eu estou em Portugal tentando descobrir sobre meu avô que chegou no Brasil (Rio de Janeiro ) em 15 de novembro de 1920.
Li que a Sra. acabou por consultar o Arquivo Nacional no Rio, eu já o tentei várias vezes por email e não obtive resposta alguma.
A Sra. saberia me dizer se com o Nome e a data de chegado no Rio de Janeiro, eu conseguiria obter as informações como Cidade de origem em Portugal e os familiares que viajaram juntos?
Obrigado pelo apoio.
Darlan

Resposta

Link directo:

RE: Para CristinaC - pedido de apoio

#140353 | Cristina C | 15 jan 2007 20:38 | Em resposta a: #140351

Cara Darla,

Penso que nada a impede de obter o prontuário de seu avô. Tem a data exacta, e decerto sabe o seu nome complecto. Leia sobre informações no site ou escreva para: consultas@arquivonacional.gov.br.

Se mais nada tem, decerto que o registo de emigrante a vai ajudar muito, pois vão-lhe facultar a fotocópia do passaporte, onde vem a filiação, o local de nascimento, a data e até, uma fotografia e a altura do seu parente.

Boa sorte!
Cristina

Resposta

Link directo:

RE:Ajuda Lourval

#140728 | Cristina C | 18 jan 2007 22:05 | Em resposta a: #140302

Caro Lourval,

agradeço ter mostrado disponibilidade e vontade de ajudar. Quando li a sua resposta achei até que seria fácil encontrar o que procuro. Daí ter aceite a ajuda e facultar os dados, como sugeriu.

Mas ocorre-me agora que posso estar a sobrecarregá-lo e isso não quero de forma alguma.

Com os dados que possuo, a tentar executar, há distância, uma pesquisa noutro país cujas estruturas organizacionais desconheço, torna-se complicado perceber qual o ponto em que, o que possuo e o que pretendo, se conciliam sem se apresentarem grandes dificuldades à pesquisa.

Não chegou a responder após o contacto, portanto não sei se agiu após o mesmo, mas quero que saiba que não é minha intenção transferir para si essa responsabilidade, esse trabalho ou quaisquer despesas.

Com os meus cumprimentos e agradecimentos,
de Portugal,
a novata na genealogia,

Cristina

Resposta

Link directo:

Ajuda Lourval

#140749 | Lourval | 19 jan 2007 00:25 | Em resposta a: #140728

Cara Cristina,
Eu confesso que ainda não escrevi à Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Porém o farei. Vou aproveitar e fazer outros pedidos a ela. Mas conte que vai demorar um pouco. A única vez que fiz um pedido a ela, demorou, mas veio a resposta e o mais importante, uma resposta positiva.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

António Bernardo Sá de Miranda

#140796 | S.João de Rei | 19 jan 2007 13:56 | Em resposta a: #131633

É possível que o seu avô esteja ligado ao grande poeta Francisco de Sá de Miranda, fundador da casa da Tapada. Casado com uma senhora Azevedo. A sua bisneta casa com o 10º senhor de S. João de Rei, chefe dos Azevedos em Portugal, Diogo de Azevedo Coutinho. Na união das duas Casas passa a ser incluída a Casa da Tapada, em Amares, ainda hoje existente. É na realidade o unico ex libris que sobrou, até porque o paço de S. João de Rei (distrito de Braga), foi incendiado e destruído. Alguns apelidos/sobrenomes mantiveram Sá de Miranda. Luís de Azevedo Sá Coutinho, 13º e o ultimo senhor de S. João de Rei, inclui no apelido tal como seu pai Rodrigo o apelido Sá, de Sá de Miranda. Esta linhagem ligada aos Sás que não faz parte da minha, poderá sem duvida ter ocasionado um ramo que vá até ao seu António Bernardo Sá de Miranda. Mas são meras suposições. Para ter alguma base relativamente segura tem que fazer o “trabalho de casa” de pesquisa. Se conseguir chegar ao século XIX, talvez lhe possa aí dar “uma ajuda”.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho
Santos, Brasil

Resposta

Link directo:

Caro LOURVAL...

#143788 | Lourval | 12 fev 2007 16:15 | Em resposta a: #140344

Cara Cristina,

Para sua informação, digo-lhe que já encaminhei carta à Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro pedindo pela localização do óbito de Manuel de Abreu. Agora é aguardar.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Caro LOURVAL...

#143828 | Cristina C | 12 fev 2007 22:08 | Em resposta a: #143788

Agradecida do fundo do coração!

Aguardo esperançosamente. Já fiz outros contactos, até agora não deram em nada. Qualquer auxilio é uma mais-valia.

Merci!
CC

Resposta

Link directo:

óbito no Rio de Janeiro

#158058 | Lourval | 01 jun 2007 20:07 | Em resposta a: #140344

Cara Cristina,
Hoje tive uma resposta da Santa Casa do Rio de Janeiro. Eles não encontraram o óbito de Manuel de Abreu na década de 70. Temos de pensar antes de pedir outro período para pesquisa.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda confrades Brasil RJ

#158106 | fertelde | 02 jun 2007 06:43 | Em resposta a: #140302

Estimado confrade Lourval:

Vejo uma boa indicaçâo para encontrar a pessoas falecidas no Rio de Janeiro, atravé da Santa Casa da Misericórdia.
Assim, se nâo è incomodo, vou pedir-lhe se pode escrever para eles, para pedir o registo de òbito de:
Dr. Bernardo Teixeira de Morais Leite Velho, faleceu no Rio de Janeiro em 14.12.1915 , era filho de D. Ana Luísa Guedes de Morais Leite Velho e de Joaquim José Teixeira, todos de Mogadouro.
O que pretendo è conhecer os detalhes do acento, e em que cartório se encontra o mesmo. Será possivel?
Agradecido de antemâo,.

Melhores cumprimentos,

Fernando de telde

Resposta

Link directo:

Ajuda confrades Brasil RJ

#158145 | Lourval | 02 jun 2007 15:30 | Em resposta a: #158106

Caro Fernando de Telde,

Vou pedir a localização deste óbito.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: óbito no Rio de Janeiro-década

#158388 | Cristina C | 04 jun 2007 23:25 | Em resposta a: #158058

Caro Lourval,

antes de mais, obrigada. Pensei que tinha esquecido. Mas vejo que é um processo demorado, esse dos óbitos.

A década de 70 não deu em nada, então vou apontar para a de 60. O que acha? Sei que estava vivo em 1958 e tinha então 59 anos. Se não morreu nos anos 70, a rondar o máximo de 89 anos, vou deduzir que a probabilidade de chegar aos 90 é mais diminuta que a de ter ficado pela casa dos 60.

Concorda comigo nesta dedução?

Grata,
CC

Resposta

Link directo:

ERRATA:

#158391 | Cristina C | 04 jun 2007 23:32 | Em resposta a: #158388

Caro Lourval,

em relação ás idades que apontei, enganei-me nos cálculos. Se não morreu entre 1970 e 1979, teria nesse último ano 80 anos de idade, não 89. O que torna possível ter vivido para além de... na década de 80.

Na ascendência e descendência de Manuel, quase todos falecem na caso dos 80 anos. O filho acabou de falecer, precocemente, com 84. Mas o pai faleceu com 75.

Perante isto, que datas me aconcelha a procurar?

Obrigada,
CC

Resposta

Link directo:

óbito no Rio de Janeiro-década

#158392 | Lourval | 04 jun 2007 23:36 | Em resposta a: #158388

Cristina,

Eu concordo. Vou solicitar novamente com o novo período. E você tem razão, o processo é lento mas eles sempre atendem. É sorte que numa cidade como o Rio de Janeiro haja uma instituição que centralize os óbitos. Antes tal acontecesse em outras cidades. Que eu saiba, isto só acontece no Rio de Janeiro. A Santa Casa de Misericórdia de minha cidade por exemplo, não tem esta missão.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: óbito no Rio de Janeiro-década

#158394 | Cristina C | 04 jun 2007 23:53 | Em resposta a: #158392

Agradeço-lhe novamente e cá aguardo, expectante!

E sim, é uma maravilha que haja uma entidade que centraliza todos os óbitos da cidade.

Bem-Haja!

Cristina

Resposta

Link directo:

Desilusão

#167605 | Cristina C | 17 set 2007 21:57 | Em resposta a: #158392

Caro Lourval, mas também todos que aqui procuraram fornecer ajuda: na busca do óbito no Rio de Janeiro, recebi hoje o contacto da Santa Casa da Misericórdia, que fez uma procura pelos seus 13 cemitérios, até o ano de 1992, e nada encontrou.

Isto deixa-me triste pois parece confirmar os piores receios: embora tudo indique que meu parente tenha vivido sempre no Rio, ao que parece, não faleceu nessa cidade.

Não posso garanti-lo mas, agora com a resposta dada, é uma possibilidade.

Agradeço a todos que me ajudaram!

Cumprimentos!
CC

Resposta

Link directo:

Desilusão

#167624 | Lourval | 17 set 2007 23:07 | Em resposta a: #167605

Cristina,

Se o nome que você passou a eles não estiver exatamente como consta no óbito dele, dirão que não encontraram. Experiência própria.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda confrades Brasil RJ

#167658 | isabel a | 18 set 2007 12:18 | Em resposta a: #158145

Caro Lourval

Tambem eu gostaria muito de encontrar a minha familia brasileira e aventuro-me a abusar da sua amabilidade e pedir-lhe ajuda.

Os meus bisavos emigraram para o Rio cerca de 1910/11 deixando em Portugal com a familia a minha avo que era a filha mais velha. Infelizmente, com os anos o contacto acabou por se perder e ninguem ja' sabe qual era a morada. Tenho o nome do meu bisavo e a data do seu obito (que suponho correcta):

Manuel Francisco da Silva falecido a 4.10.1952 no Rio de Janeiro

Como posso obter uma copia da certidao de obito? E que posso/devo fazer para os tentar encontrar? Com apelido 'Silva' ou 'Pinto da Silva' nao sei se sera' possivel de todo.

Muito obrigada
Isabel

Resposta

Link directo:

Ajuda confrades Brasil RJ

#167668 | Lourval | 18 set 2007 14:12 | Em resposta a: #167658

Cara Isabel,

A Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro possui o registro de todos os óbitos daquela cidade. Antigamente eles faziam busca gratuitamente. Mas agora cobram. Eu não posso mais pedir. Disseram-me ao telefone que cobram cerca de 20 euros pela busca. Escreva para:

Ao Dr. Dahas Chade Zarur
Provedor da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

Rua Santa Luzia nr. 206
Rio de Janeiro – Centro – RJ
CEP 20020-020
Brasil

Quem sabe sendo você de fora do país ela nada cobrem.

Eles, encontrando, irão indicar o cartório. Há cerca de 10 cartórios no Rio de Janeiro.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda confrades Brasil RJ

#167670 | isabel a | 18 set 2007 14:43 | Em resposta a: #167668

Caro Lourval

Muito obrigada pela sua ajuda. Vou-lhes escrever.

Cumprimentos
isabel

Resposta

Link directo:

RE: óbito no Rio de Janeiro

#167835 | Robertojff60 | 19 set 2007 20:28 | Em resposta a: #158058

Prezado Lourval,

Estive acompanhando as vossas mensagens neste fórum. Em especial, as mensagens relacionadas às buscas na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

Tenho tentado nas buscas, na internet, as informações desejadas dos nossos ascendentes na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Entretanto, não obtive até o presente momento, sucesso nessas buscas.

Por isso, peço lhe a vossa consideração e atenção para as minhas demandas desejadas.

Segue os dados abaixo para melhor conhecimento.


1) Registro de óbito - Bernardo Teixeira de Moraes Leite Velho. Filho de Joaquim José Teixeira e de Ana Luiza Guedes de Moraes Leite Velho. Natural de Mogadouro, Trás-Os-Montes, Portugal, nascido em 25/07/1824, casado com a Da. Cândida Leite Velho. A data do óbito foi no dia 14 de dezembro de 1915 (ou no dia 13 de dezembro de 1915, segundo alguns familiares de longa idade). Ainda pelas lembranças dos familiares de longa idade, o óbito pode ter ocorrido na antiga propriedade da família, sito, na época, na rua Itapiru, 151, bairro Catumbi. Foi enterrado no Cemitério de São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro.
Obs.: É possível encontrar como "Bernardo Antônio Teixeira de Moraes Leite Velho", respeitando as antigas tradições de batizado realizado em Portugal.


2) Registro de Óbito - Cândida Leite Velho. Esposa do Dr. Bernardo Teixeira de Moraes Leite Velho. Ignoramos a data de falecimento e que pode ter ocorrido no ano 1912. Muito provavelmente, com o óbito na antiga residência da família, sito, na rua Itapiru, 151. É também bem provável que tenha sido enterrada no jazigo da família, no Cemitério São Francisco Xavier.
A essa busca da Da. Cândida é a maior das nossas preocupações por não termos quase nenhuma informação que possa nos ajudar. Desconhecemos, por completo, os nomes dos pais dela, a origem de nascimento dela. Descobrimos o nome dela, através da certidão de óbito da Da. Dalila Leite Velho, filha única do casal, e que também veio confirmar com as antigas lembranças da família, das homenagens do compositor Ernesto Nazareth com as duas partituras dedicadas a ela, Corbeille de Fleurs e Divina. Através dessas informações das homenagens, pudemos, mais ou menos, estabelecer a provável data de falecimento da Da. Cândida Leite Velho. Apenas sabemos que ocorreu o óbito dela antes do óbito do Dr. Bernardo Teixeira de Moraes Leite Velho.


Resido aqui no Brasil, em Curitiba, no estado do Paraná.

Meus pais já estiveram no Rio de Janeiro, mas, não foram bem orientados pelos próprios funcionários da Santa Casa para conhecer quais os procedimentos para as buscas desejadas.

Ficarei grato pelo pronto atendimento de vossa parte.

Paz e Saúde

Roberto Jorge

Resposta

Link directo:

óbito no Rio de Janeiro

#167840 | Lourval | 19 set 2007 21:32 | Em resposta a: #167835

Caro Roberto Jorge,

Eu vou pensar mas já lhe adianto. A SCMRJ já localizou vários óbitos para mim, alguns deles, eu os pedi, mas eram para colegas aqui do fórum. Mas eles não cobravam. Agora cobram. Cerca de 65 reais (20 euros). Porém eles exigem que o pedido seja feito através de carta endereçada ao:

Ao Dr. Dahas Chade Zarur
Provedor da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

Rua Santa Luzia nr. 206
Rio de Janeiro – Centro – RJ
CEP 20020-020

Eles tardam mas respondem. Eu também posso lhe providenciar em outro momento o telefone deles que tenho aqui em algum lugar. Após um ou dois meses você poderia ligar para eles.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: óbito no Rio de Janeiro

#167846 | Robertojff60 | 19 set 2007 22:05 | Em resposta a: #167840

Prezado Lourval,

Agradeço pela vossa atenção.

Sem dúvida nenhuma, contatarei, por correspondência convencional, ao Provedor da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro pelas demandas desejadas.

Estarei no aguardo pela próxima manifestação quanto ao telefone da SCMRJ.

Também estou a seu dispor se precisar das solicitações aqui em Curitiba.

Trabalho bem no centro de Curitiba, com fácil acesso às entidades ligadas aos estudos históricos e genealógicos, tais como, por exemplo: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Sociedade Portuguesa 1o. de Dezembro, além dos cartórios centralizadoras, entre outras.

Paz e Saúde

Roberto Jorge

Resposta

Link directo:

RE: óbito no Rio de Janeiro

#176582 | Robertojff60 | 15 dez 2007 20:22 | Em resposta a: #167840

Caro Lourval,

Recebi agora a correspondência da SCMRJ com as respostas das demandas desejadas...

De fato, tardam, mas respondem objetivamente as demandas.

Assim mesmo, fiquei muito contente, por reencontrar os "caminhos das pedras" nas buscas dos nossos ascendentes... Mais ainda, quando se está distante do Rio de Janeiro...

Com essas informações, poderei solicitar corretamente pelas certidões às circunscrições de Registros Civis do Rio de Janeiro.

De qualquer forma, agradeço lhe pela vossa atenção elucidando melhor às minhas indagações sobre a SCMRJ.

Aproveitando o ensejo. Boas festas e Bom ano para ti.

Abraços,

Roberto Jorge

Resposta

Link directo:

óbito no Rio de Janeiro

#176584 | Lourval | 15 dez 2007 20:35 | Em resposta a: #176582

Caro Roberto Jorge,

Fico feliz que já tenha sido atendido pela SCMRJ. Eles demoram mas atendem. Antes eu mesmo ia fazendo isso para os colegas aqui do forum. Mas a partir do momento que eles disseram que iriam cobrar cerca de 60 reais (cerca de 20 euros) por pesquisa, parei.

Eles cobraram pela pesquisa?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: óbito no Rio de Janeiro

#176744 | Robertojff60 | 16 dez 2007 22:26 | Em resposta a: #176584

Não cobraram pelos serviços... Até fiquei surpreso...

Recebi a correspondência com as informações bastantes sucintas, mas que considero de fundamental importância para melhor busca nos cartórios, tais como, qual o cartorio deposituário, n. de folha, n. de pagina e n. de termo e data de lavratura do registro...
Mais ainda, quando se busca pelos documentos antigos, como foi meu caso, que eram dos anos 1900 e 1910...

Assim mesmo, é necessário ter paciência pelas buscas dos registros de óbito na SCMRJ... Mais ainda, quando não se conhecem bem os dados (por exemplo: data exata de óbito, as freguesias das igrejas, entre outras) que possam facilitar essas buscas...

De fato, é preciso ter paciência e aguardar pela resposta da SCMRJ, ainda que tardam....

Abraços,

Roberto Jorge

Resposta

Link directo:

RE: óbito no Rio de Janeiro

#176811 | M.Ribeiro | 17 dez 2007 13:09 | Em resposta a: #176744

Caro Roberto Jorge
.
É importante para mim saber se a sua pesquisa foi de 1900 E 1910, quero dizer, nestes dois anos apenas, ou entre os anos 1900 A 1910, quero dizer, no período de uma década?

Agradeço por uma resposta.

Marli Ribeiro.

Resposta

Link directo:

RE: óbito no Rio de Janeiro

#176892 | Robertojff60 | 17 dez 2007 23:53 | Em resposta a: #176811

Prezada Marli,

Foi entre 1900 a 1910 (Uma década) para as pesquisas desejadas.

Tenho tentado as pesquisas, como opção, nas microfilmagens dos jornais do Rio de Janeiro, daquela época: "O Paiz" e "Jornal do Commercio", com os obituários...

As bibliotecas públicas, normalmente, tem as hemerotecas com esses microfilmagens das páginas de jornais...

A Biblioteca Pública do Paraná tem as microfilmagens de antigos jornais do Rio de Janeiro... Mas, atenção, as vezes, existem lacunas em diversos períodos das edições desses jornais...

Do ano 1911 em diante, tinha pesquisado com as microfilmagens disponíveis e não encontrei as informações desejadas... Daí, a demanda desejada à SCMRJ com o período em que estimei entre 1900 a 1910...

Mesmo assim, é preciso ter bastante paciência para as pesquisas nas microfilmagens... Um pouco de sorte também, pois, não tinha certeza da data de falecimento de um dos trisavós, e nessas pesquisas, encontrei as informações desejadas para um outro ramo familiar que não estava no foco das minhas tentativas...

Se desejar mais informações, estarei a disposição...

Abraços,

Roberto Jorge

Resposta

Link directo:

RE: óbito no Rio de Janeiro

#176983 | M.Ribeiro | 18 dez 2007 17:18 | Em resposta a: #176892

Obrigada por responder, Roberto Jorge.

Então vou arriscar estender as datas e escrever para a Santa Casa no Rio de Janeiro para ver se obtenho alguma coisa sobre dois outros antepassados.

A correspondência que enviei em outubro sobre um outro deve estar aguardando na fila para a resposta. Este faleceu por época da Gripe Espanhola e então pedi pesquisa para 1918. Mas pelo que li esta epidemia chegou ao Brasil em 1919, e matou muita gente jovem. Vou ver se adianta dar um telefonema para estender a data.

Acho que li em alguma mensagem que você é do Paraná. Um tio-avô meu teve terras em Londrina. O nome dele era Armindo Ribeiro. E quero fazer só mais esta perguntinha: por acaso você sabe qual órgão tem informações sobre propriedades por volta de 1960, em Londrina? Seriam só os cartórios?

Abraço.

Marli
São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: óbito no Rio de Janeiro

#177067 | Robertojff60 | 18 dez 2007 23:11 | Em resposta a: #176983

Prezada Marli,

Enviei a correspondência para SCMRJ em setembro. E recebi a resposta nesta semana...Espero que a vossa pessoa tenha a resposta desejada para logo... Melhor é ter um pouco mais de paciência...

Sem dúvida, a gripe espanhola grassou muitas vidas no Rio de Janeiro... Tinha observado assim nas noticias dos jornais da época nas hemerotecas da Biblioteca Pública... Aliás, febre amarela também causou muito danos às vidas humanas... Lembro-me dos mapas antigos do Rio de Janeiro em que a região da atual Av. Pres. Vargas, da Praça da Bandeira e da Central do Brasil eram áreas alagadiças (manguezais)... Daí, creio eu, tinham recorrência das epidemias de febre amarela em diversas épocas...

Atenção: Não sou historiador ou genealogista... Sou engenheiro e com especialização em geofísica, daí, pude conhecer esses curiosos mapas antigos do Rio de Janeiro... Faço essas pesquisas para resgatar as nossas raizes familiares e entroncar-las com demais familiares dos nossos ascendentes em Portugal... Também não posso esquecer das ajudas e das muitas recomendações dos confrades desse fórum do Genea Portugal... Tem sido muito valioso as orientações dos confrades...

Se quiser conhecer um pouco desses mapas antigos, pode se tentar no elo http://www.bn.br/site/default.htm Depois, selecione "Catalogos" e escolher a opção pelo "Acervo - Cartografia". E navegar bastante por esses caminhos da cartografia antiga para conhecer muitos mapas, por sinal, muitissimos interessantes...


Sim, vivo aqui no Paraná, em Curitiba.


Creio que para as pesquisas de imoveis de Londrina pode ser um pouco mais fácil... Pois, a cidade de Londrina não tem mais de 80 anos de existência...

Por enquanto, encontrei esse elo http://www.sincil.com.br/cartorios.asp que pode lhe ajudar nas pesquisas de dominios das propriedades rurais... Se souber um pouco mais sobre as terras do seu tio-avô, por exemplo, localização correta, matrícula da propriedade, ou mesmo, o nome da propriedade... Creio que com esses dados a mais pode lhe ajudar bastante a ter sucesso nos cartórios de Londrina...

Espero não falhar a minha memória, parece-me que, em 1960, era a Companhia de Melhoramentos de Terras do Norte Paraná que vendia os lotes agrícolas para os colonos, oriundos de outas paragens, para fixarem cada vez mais nos arredores de Londrina... Conheço as áreas rurais de Londrina, são terras excelentes para a agricultura....

É isso...

Abraços

Roberto Jorge

Resposta

Link directo:

RE: óbito no Rio de Janeiro

#177177 | M.Ribeiro | 19 dez 2007 18:59 | Em resposta a: #177067

Prezado Roberto Jorge

Entrei em contato pelo telefone com a Santa Casa no Rio de Janeiro e o pedido da minha primeira pesquisa, feita em outubro, está mesmo na fila. Deram-me até Nº de Processo! A que abrange uma década vou enviar amanhã. Também já enviei mensagem para o site de Londrina. Ao site da Biblioteca Nacional irei com calma.

O meu bisavô é outro que "desapareceu" no Brasil. O único cartório da cidade de Marília, no interior de São Paulo, que registra óbitos, vai pesquisar uma década para mim, porque ele deve ter tido terras lá, tal qual um outro tio-avô.

É claro que também não sou genealogista. Sou uma Socióloga empolgada com estas pesquisas de antepassados, sem nenhuma "figura ilustre" para facilitar o trabalho. Penso que as escolas deveriam incentivá-las, quando somos ainda pequenos.

Apesar de morar em São Paulo, sou do Rio de Janeiro, e pude identificar as regiões do Rio citadas por você.

Se precisar de algo em São Paulo é só pedir.

Abraço.

Marli

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 21:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen