Família Naite

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Família NAITE

#131842 | restrela | 21 out 2006 20:20

Caros confrades,
Alguém teria informações sobre a família NAITE?
Seria algum tipo de corruptela? Pesquisando minha árvore, encontrei o casamento entre Felippe Gomes de Mattos e Bernarda Florinda Naite, no Rio de Janeiro, em 1826.
Agradeço qualquer informação sobre a origem desse nome.
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

Ingleses? ... Brasileiros?

#131861 | victorferreira | 21 out 2006 23:35 | Em resposta a: #131842

Não é uma "informação", mas pode ter pernas para andar.
É que puxando um pouco pela imaginação, a Srª Da. Bernarda Florinda poderia ser descendente de algum inglês de nome "Knight" (cavaleiro) ou mesmo "Night" (noite), que em corruptela brasileira poderia ter dado um "Naite".
Em versão menos puxada à Europa, podia ter sido descendente de algum brasileiro dos quatro costados que sabe Deus como, teria arranjado uma alcunha "Knight" ou "Night".
... Palpitar não ofende, presumo.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses? ... Brasileiros?

#131884 | restrela | 22 out 2006 11:11 | Em resposta a: #131861

Eu também tenho palpitado, Victor. Infelizmente estou longe para fazer as pesquisas. O fato é que achei o nome Naite, com essa grafia, no familysearch - mas não no Brasil.
A única menção que encontrei ao Brasil foi de uma mulher que embarcou em 1905 para aí, de nome Elisa Naite, filha de Micalis Naite, de nacionalidade austríaca!
Certamente haveria motivos para alguém de origem austríaca vir para o Brasil no início do XIX, devido ao casamento entre as duas coroas...outro palpite...
Abraço,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

Correção de informações e renovação de de pedido

#132123 | restrela | 25 out 2006 10:36 | Em resposta a: #131884

Caros confrades,
Renovo o pedido de qualquer informação sobre o sobrenome Naite.
Cometi um erro na primeira mensagem. A primeira Naite que indentifiquei, Lauriana Florinda Naite, casou-se com Clemente José Ribeiro no Rio de Janeiro, inícios do século XIX (ou fins do XVIII). Sua filha Bernarda Florinda Naite casou-se com o filho de Felippe Gomes de Mattos, o capitão Antonio Gomes de Mattos (em 1826).
Não achei referência à origem do nome no Dicionário das Famílias Brasileiras. Mas se alguém dispuser de bibliografia que possa consultar, muito agradeço.
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Família NAITE

#132336 | Gilson Nazareth | 27 out 2006 04:18 | Em resposta a: #131842

Rodrigo Estrela,
Tudo certo com o amigo?
Vc mora no RJ?
Tenho uma informação concreta sobre o casal:Arquivo Nacional /Tutelas e Curatelas/Cidade do RJ.Cx100-I-56.O documento referem-se aos filhos de Clemente José Ribeiro,falecido de 1818 para trás. e de sua mulher Lauriana Florinda Natis/Nahid.
Também no Arquivo da Curia Metropolitana pode haver os banhos de casamento do casal.
E mais :procurou no CBG?
Grande abraço
Gilson
P.S.Tendo alguma informação ma passe,p.f.

Resposta

Link directo:

RE: Família NAITE

#132337 | Gilson Nazareth | 27 out 2006 04:20 | Em resposta a: #132336

REFERE-SE

Resposta

Link directo:

RE: Família NAITE

#132338 | restrela | 27 out 2006 08:51 | Em resposta a: #132336

Prezado Gilson,
Muito obrigado pela sua informação. Pesquisei na Cúria, mas agora estou no exterior por um bom período e terei de esperar as férias para voltar ao Rio (apesar de carioca há anos morava em Brasília). Eu só tinha conseguido chegar aos banhos do casamento referido acima, de Bernarda com Antonio Gomes de Mattos. Foi quando me deparei com o "Naite".
Não tive tempo de ir mais adiante (pois tive vir para cá).
Quer dizer então que o Naite seria corruptela de Natis ou Nahid?
Você poderia me passar as informações quanto aos filhos do casal? Interessante que Bernarda tenha preservado o nome Naite e não o nome do pai.
Minha pesquisa estava direcionada aos Estrella, mas quando me deparei com esse sobrenome minha curiosidade cresceu. Ontem descobri que Manoel Lourenço Estrella, casado com a neta de Lauriana, era médico e que esteve na campanha de 1852 no Uruguai (pelo Almanaque Laemmert).
Se vc estiveres no Rio e fazendo pesquisas regulares, muito te agradeceria ajuda para saber mais sobre esse Manoel Lourenço Estrella. Pus outras informações no forum, no tópico "Gomes de Mattos e Estrella".
Muitíssimo obrigado, novamente,
Grande abraço,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Família NAITE

#132367 | Gilson Nazareth | 27 out 2006 14:58 | Em resposta a: #132338

Rodrigo,
Vou tentar ir ao AN.
Vc viu algo no CBG?Onde vive?
O AN faz presquisa,grátis,quando o pedido vem de fora do RJ.
Tenho primos Gomes de Matos ,vou verificar se são os mesmos.
Vc já tentou a faculda de medicina?
Grande abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família NAITE

#132376 | restrela | 27 out 2006 16:33 | Em resposta a: #132367

Prezado Gilson,
Atualmente estou em Genebra. Eu estava pesquisando na verdade os Estrellas. Descobri que meu tetravô, Manoel Lourenço Estrella, era médico e casou-se com a filha do Comendador Antonio Gomes de Mattos - do qual também não tenho maiores informações. Não achei seu nome no Laemmert (é como procurar uma agulha num palheiro). Sei apenas que era militar, pois no registro de casamento que vi na Cúria, com a filha de Lauriana Naite e Clemente Ribeiro, dizia "Antonio Gomes de Mattos, capitão". Sei que há informações sobre ele no arquivo do Exército - liguei e disseram-me haver a pasta, mas eu estava de mudança para cá e não consegui ir pesquisar.
No registro de casamento que vi de Manoel Lourenço com Bernardina Florinda Gomes de Mattos, feito posteriormente, e nos livros de casamento da paróquia de Cpo. Gde., não há menção aos seus pais. Ainda não sei se ele era português. Talvez no CBG tenha algum registro.
Quanto aos Gomes de Mattos, o primeiro que encontrei foi o Dr. Felippe Gomes de Mattos, pai de Antônio. Também não consegui, por falta de tempo achar o registro do casamento dele com Maria Joaquina do Bomsucesso, que deve ter ocorrido no início do XIX ou final do XVIII. O fato é que seu filho, Antônio Gomes de Mattos, era natural e batizado na Paróquia de Santa Rita. O casamento de Felippe e Maria deve ter sido no Centro.
Pela distância, minhas pesquisas estão paradas - resta-me ler o Laemmert página por página e ver se acho algo, como ontem encontrei.
Dos filhos do casamento de Manoel Lourenço com Bernardina, tenho notícia de Jorge Romualdo Estrella, nascido em Guaratiba, e que se casou com Hermelinda Maria de Oliveira (em 1878, em Cpo Gde), nascida em Itaguaí e filha de Celestino Gaspar de Oliveira. nascida em Itaguaí. O fato é que depois de se casarem Manoel Lourenço e Bernardina mudaram-se para a Zona Oeste do Rio. Meu bisavô, filho de Jorge Romualdo, era de Cpo Gde.
Vou entrar na página do AN para ver sobre essa pesquisa grátis.
Grande Abraço,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Família NAITE

#132407 | restrela | 27 out 2006 21:37 | Em resposta a: #132376

Olhe que interessante que achei no Google:

Gazeta do Rio de Janeiro
15.03.1809

"Quem quizer comprar huma morada de casas térreas, feitas há pouco, forradas, e assoalhadas, com 2 braça de frente e 30 de fundo, com poço dentro, sitas na Cidade Nova na Rua de São Salvador número 31, falle com Antonio de Saldanha Andrada e Vasconcellos, morador no Largo de São Francisco de Paula nas casas de Clemente José Ribeiro."

É provavelmente o mesmo Clemente José Ribeiro, não parece?

Achei outra referência no google, em trabalho sobre a Ordem Terceira do Carmo (de autoria de William de Souza Martins):

"No que diz respeito aos ofícios remunerados, outros foram criados além da ocupação de andador, como por exemplo a função de organista da capela. Não obstante, neste caso, os seus ocupantes não permaneciam muito tempo na referida ocupação. Até 1783, o pe. mestre da capela, fr. Bernardo de Magalhães, tocava o órgão nas missas de sábados, domingos e dias santos sem receber estipêndio algum, ganhando apenas a esmola de quatro missas semanais em recompensa de seu trabalho. Após uma representação enviada pelo referido religioso, a mesa resolveu atribuir-lhe a esmola anual de 20$000 rs. Não obstante, em outubro daquele ano, o referido ajuste foi anulado, concedendo-se o cargo de organista a Clemente José Ribeiro. Outra reviravolta no preenchimento desse ofício sucedeu em novembro de 1784, quando o dito pe. mestre da capela, que é então designado por fr. Bernardo de São José, foi novamente admitido, “havendo-se por despedido o dito Clemente José Ribeiro (...) por ser findo o ano de sua concessão e se achar pago”.

O nome parece muito comum, mas parece muita coincidência para não ser a mesma pessoa.
Abraço,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Família NAITE

#132412 | josemariaferreira | 27 out 2006 22:33 | Em resposta a: #131842

Caro Rodrigo

Tudo parece indicar ser corruptela de Nate ou Nat, apelidos de origem inglesa.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família NAITE

#132436 | restrela | 28 out 2006 11:35 | Em resposta a: #132412

Prezado Zé Maria,
Muito obrigado.
Vc teria mais informações sobre esse apelido e/ou dos membros dessa família que teria passado ao Brasil em fins do XVIII ou inícios do XIX?
Abraço,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Família NAITE

#136919 | restrela | 10 dez 2006 23:58 | Em resposta a: #132336

Prezado Gilson,
Vc teria a lista de filhos do casal Clemente Ribeiro e Lauriana Naite?
Quanto aos Gomes de Mattos, acho que vou conseguir avançar.
Abraço,
Rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: Família NAITE

#151990 | Gilson Nazareth | 11 abr 2007 01:45 | Em resposta a: #132436

Rodrigo,
Encontrei o casamento:
Clemente José Ribeiro de Souza(viúvo de Treza Antonia de Jesús),nascido RJ-Candelária,era filho de Agostinho de Souza e Clara Maria de Mattos.Casou-se RJ-Sacramento 2º/95v(18-08-1805)com Laureana Florinda Nayth n.Freg.de São Mateus da Ilha do Fayal era filha natural de Tomázia Francisca.Foram testemunhas:Dr.Teodoro Ribeiro de Paiva e Tomaz Pedro Cotrim de Almeida.
Abraço,do amigo
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família NAITE

#152058 | restrela | 11 abr 2007 16:33 | Em resposta a: #151990

Prezado Gilson,
Obrigadíssimo. Eu tinha encontrado o registro num índice, no CBG, mas lá não constava o nome dos pais ou os locais de nascimento. O mistério sobre o nome Nayth, com todas as suas variações, continua -- já que Laureana era filha natural.
Agora vou seguir dois caminhos:
1) tentar algum registro do casamento de Agostinho de Souza com Clara Maria de Mattos;
2) tentar algo em arquivos da Ilha do Fayal.
Grande abraço e, mais uma vez,
Obrigado!
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Família NAITE

#152059 | Gilson Nazareth | 11 abr 2007 16:45 | Em resposta a: #152058

Rodrigo,
Vou procurar os banhos de casamento,na Cúria,e a documentação da emancipação dos filhos do casal,no AN.
Grande abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família NAITE

#152061 | restrela | 11 abr 2007 17:19 | Em resposta a: #152059

Gilson,
A documentação sobre a emancipação dos filhos já tenho.
Chegou-me há duas semanas, pelo centro de atendimento à distância do AN. Lá não havia o nome das filhas, que creio eram três. Sei o nome de duas: Bernarda Florinda naites (minha 5° avó, que casou com Antonio Gomes de Mattos) e Hermenegilda Naites -- deste último tenho conhecimento pois ela vendeu seu quinhão das casas no Largo de São Francisco e havia registro no AN.
Agora, os banhos do casal, eu não tenho.
Grande abraço,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Família NAITE

#152107 | Gilson Nazareth | 12 abr 2007 00:00 | Em resposta a: #152061

Rodrigo,
Fiz bate-bola com o CBG,Barata,e temos a corrigir:
Agostinho Ribeiro de Souza casado RJ/Candelária Lº5/204v(1749)
com Clara Maria da Motta.
1-1-Clemente n.RJ-Candelária lº6/323-janeiro 1751
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família NAITE

#152129 | restrela | 12 abr 2007 13:43 | Em resposta a: #152107

Gilson,
Mais uma vez obrigado. Agora é só ver o registro na cúria do casamento. Deve ter o nome dos pais...Abração!
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 07:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen