Famílas Panão

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Regiões

Famílas Panão

#131898 | filsan | 22 out 2006 18:44

Caros confrades,

Vou ter em minha posse alguns dias uma obra intitulada "O moleiro Inteligente - Ensaio sobre Genealogia Popular- Burguesa" da autoria do Prof. Dr. Edgard Panão, lançado em 08-09-2000 em Condeixa-a-Nova, com o apoio da sua Câmara Municipal, onde o autor executou um trabalho muito completo na descoberta das origens do sobrenome Panão e retratou a genealogia dos vários ramos de descendentes com este apelido, principalmente na zona de Condeixa-a-nova, Coimbra mas também dispersos um pouco por todo o distrito. Tal como me ajudou a descobrir um ramo dos ascendentes da minha àrvore, poderá ajudar mais algum confrade, e para isso estou à disposição.

Cumprimentos,

Filipe Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílas Panão

#133105 | Booz | 04 nov 2006 23:00 | Em resposta a: #131898

Caro Filsan:
Eu estava ficando triste, pois não encontrava nenhum Panão quando vi sua mensagem.
Sou neto de portugueses, lado materno.O pai de minha mãe era Panão: José Neves Panão, filho de Luiz Panão e Maria Neves de Azevedo.
Meu tio, Daniel Neves Panão, ainda vivo, fala sempre de Condeixa-a-Nova como local de nascimento de seu pai, meu avô, e dessa obra que mostra as origens do nome Panão.
Um grande abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Famílas Panão

#166333 | mpgs | 02 set 2007 11:01 | Em resposta a: #131898

Caro Filipe Santos
Procuro informação do meu trisavo José Ventura dos Santos casado com Teresa de Jesus Terroa eram de Sebal Grande - Condeixa a Nova - Coimbra - Gostava de saber a data certa de casamento 1845-1853 ou data de nascimento de ambos se casaram com 25 anos 1820-1825
Ele era filho de Ventura Santos e Maria de Oliveira e ela filha de Pedro Panão e Maria Jesus
Muito obrigado desde já
Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílas Panão

#170216 | filsan | 16 out 2007 22:11 | Em resposta a: #166333

Caro Miguel Santos,

Peço desculpa só responder agora mas tenho andando afastado destas lides mais ou menos deste que pus este tópico, mas agora estou a retomar as minhas pesquisas...
Em relação a esta obra já não a tenho comigo, no entanto pude retirar algumas fotocopias das paginas que contém dados referentes aos meus ascendentes (na verdade são ascendentes da minha esposa).
Mesmo assim tenho aqui algumas referências de nomes semelhantes que correspondem às datas que indica:
Tratam-se todos os individuos da freguesia do Sebal, Condeixa, mais precisamente do moinho das Pestanas

- PEDRO Fernandes PANÃO, baptizado em 16 Novembro 1796. Casou 2 vezes, 1º com Teresa Ferroa em 16 Agosto 1815 mas a Teresa faleceu em 11 Janeiro 1836. Casou depois com ANA de JESUS (Não mencionada como Maria de Jesus e também não refere a data deste 2º casamento)

Tiveram uma filha Teresa Panoa, também referida com TERESA FERROA ou Pocinho, nascida em 21 Novembro 1824.

Desta Teresa estão referidos 3 filhos:
- Maria da Piedade 03 Abril 1861
- António, cujos padrinhos foram António Panão e Veridiana Gonçalves
- António, 26 Março 1825.

Quanto aos pais de PEDRO Fernandes PANÃO, são João Fernandes Panão e Rosa Joaquina.

Espero que com estes dados possa avançar nas pesquisas, mas recomendo mesmo contactar a CM Condeixa e tantar adquirir um exemplar desta obra editada em 2000. Devido a me faltar algumas páginas da mesma que com certeza completariam as informações sobre estes individuos.

Cumprimentos,
Filipe santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílas Panão

#170227 | mpgs | 16 out 2007 23:34 | Em resposta a: #170216

caro Filipe Santos
Agradeço muito a sua reposta que me serviu para enriquecer a minha arvore.
No entanto tenho duas duvidas nos filhos da Teresa:
Se ela nasceu em 1824 como teve um filho em 1825 ?
O unico filho que eu tinha desta Teresa de Jesus Terroa ou Ferroa ou Panoa ainda não sei bem casada com José Ventura dos Santos chamava-se João Ventura dos Santos.
No entanto vou tentar encontrar o livro para tentar saber mais informações.
Cumprimentos
Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílas Panão

#170287 | filsan | 17 out 2007 18:02 | Em resposta a: #170227

Caro Miguel,

Ao consultar novamente os meus dados, fiquei também com duvidas. Para não o querer induzir em erro, terei todo o gosto em digitalizar estas cópias que lhe posso enviar por e-mail se me indicar um endereço.
Também sugiro fazer uma pesquisa dos registos ocorridos nestas datas e confirmar se se tratam das mesmas pessoas. Poderá contactar o AUC ou talvez algum confrade o possa ajudar em Coimbra.

Cumprimentos,
Filipe Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílas Panão

#170314 | mpgs | 17 out 2007 22:39 | Em resposta a: #170287

Caro Filipe Santos
Agradeço imenso a sua disponibilidade e aproveito a sua oferta
O meu email é "miguelsantos59@clix.pt"
Cumprimentos
Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílas Panão

#203063 | carloshenriqueneves | 13 jul 2008 04:10 | Em resposta a: #170314

Caro Filipe,

minha avó paterna Rita Pires
(nascida em 15 de novembro de 1902 em Gorgulhão - Condeixa à Nova)

tem como avô materno JOAQUIM PANÃO
(Pestanas -Sebal Grande - Condeixa`a Nova) , casado com Mariana Mala


caso tenha alguma informação sobre ele gostaria de recebe-la

desde já agradeço

Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Panão de Condeixa

#203386 | filsan | 16 jul 2008 22:12 | Em resposta a: #203063

Caro Carlos,

Já não tenho o livro em minha posse, mas tive oportunidade de fotocopiar algumas partes...
E por acaso tenho algumas referências ao Joaquim Panão que me indica, que passo a transcrever:

Pág. 108 - "Joaquim Panão, 30 de Março de 1853 que veio a casar com Maria da Conceição, Mariana Mala, ou Mariana Cabela ou Mariana da Conceição Cabela (1º matrimónio). O seu (2º) matrimónio foi com Ana de Jesus Grua, em 23 de Abril de 1910, tinha 57 anos e era proprietário das Pestanas.(Moinho das Pestanas)

Este Joaquim Panão, irmão de António Panão, casado com Veridiana Gonçalves(...)"

- infelizmente as cópias que tenho foram mal tiradas e não consigo confirmar algumas palavras -

Estes António Panão (irmão de Joaquim) e Veridiana Gonçalves são antepassados da minha esposa pelo lado materno, pelo que sei que tiveram uma irmã Teresa Panoa, nascida a 21 Nov 1824 em Sebal Grande, Condeixa.

Após a tradução do assento de casamento de António cc Veridiana o livro tem uma nota que diz o seguinte:
Pág. 188 - "(...) o padrinho António Malo era pessoa grada e Presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova; este apelido entrou na família por Joaquim, irmão do noivo, ter casado com uma filha de José Malo(...)"

Pág. 227 - "Joaquim Panão, 30 de Março de 1853, que veio a casar com Maria da Conceição, Mariana Mala, ou Maria Cabela ou Mariana da Conceição; voltou a casar com Ana de Jesus Grila, em 23 de Abril de 1910; tinha 57 anos e era proprietário. Não teve filhos deste segundo casamento; era irmão do António Panão, casado com Veridiana Gonçalves.
Deu origem ao ramo dos Ritos, através do seu filho José.
O seu outro filho António, deu origem aos Pinhões que nunca assumiram oficialmente este apelido e se mantiveram no tronco comum pela via matrilinear por ele ter casado com Ana Claudina, filha do seu primo Francisco Panão; ela era neta, portanto, do António Panão, irmão do seu dogro, casado com Veridiana Gonçalves.
Esta é a razão porque a sua descedência não aparece neste ramo colateral juntamente com os Ritos; aparece sim, no tronco principal dos moleiros, por via matrilinear."

É o que encontrei nas cópias que possuo.
Condiz alguma coisa com os seus elementos?

Filipe Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílas Panão

#203512 | Josy Anne Panão | 18 jul 2008 02:55 | Em resposta a: #131898

olá sou josy anne neves panão, sou brasileira e recebi este sobrenome por parte de meu pai, que hoje já é falecido. ele sempre nos contava que seu avô paterno chegou ao brasil vindo de portugal.
será que somos todos de uma mesma família? aqui no brasil esse sobrenome não é muito comum, acredito que todos descendem da mesma família.
se puder enviar mais informações de como conseguir esse livro que trata da história dos panão ficaria muito contente
obrigada
jp

Resposta

Link directo:

RE: Famílas Panão

#203564 | nuno.melo | 18 jul 2008 19:01 | Em resposta a: #203512

Carissimos confrades e Josy Panão,

Recentemente adquiri um livro de Edgard Panão na Câmara Municipal de Miranda do Corvo intitulado "Reconstituição das Familias da Freguesia do Salvador de Miranda do Corvo".

Se por acaso interessar a alguém, visto que irei digitalizar algumas partes para dois primos meus (topico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=203505#lista e ), poderei enviar depois por email.

Cumprimentos,

Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Famílas Panão

#203566 | Josy Anne Panão | 18 jul 2008 19:03 | Em resposta a: #203564

olá nuno martins,
gostaria muito de receber estas digitalizações. meu e-mail é o josy.panao@hotmail.com
obrigada
jp

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Panão de Condeixa

#203620 | carloshenriqueneves | 19 jul 2008 19:36 | Em resposta a: #203386

Caro Filipe

agradeço as informações recebidas e, tenho a perguntar se nos papéis que posse consta que Piedade Malo é filha de Joaquim Panão e Mariana Mala

Abraços Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Panão de Condeixa

#203686 | filsan | 20 jul 2008 21:58 | Em resposta a: #203620

Sim, há referência a uma Piedade.

Na pág. 108 / 109 diz o seguinte:

"(...) Este casal deu 6 netos ao Pedro Panão:

- Maria, baptizada em 5 de Julho de 1876.
- José, baptizado em 24 de Fevereiro de 1878; neste registo de baptismo a avó aparece com o nome de Ana Vermelha Refunfância da Conceição, morreu nas Pestanas, em 13 Fevereiro de 1950.
- Piedade, baptizada em 23 de Maio de 1880, veio a casar em 5 de Fevereiro de 1902 com Francisco Dias da Silva; faleceu a 19 de Março de 1937, e ele faleceu no Gorgulhão em 31 de Outubro de 1964.
- Conceição Mala, casada com Joaquim Panão em 21 de Dezembro de 1908.
- Margarida, 29 de Abril de 1885, faleceu a 21 de Outubro de 1958.
- António Panão (Pinhão), casado em 15 de Junho de 1911, com Ana Claudina, tiveram 9 filhos.(...)"

Espero ter ajudado.

FS

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Panão de Condeixa

#203698 | carloshenriqueneves | 21 jul 2008 01:11 | Em resposta a: #203686

novamente lhe agradeço as informações que me são muito uteis

Carlos

Resposta

Link directo:

Famílas Panão

#389341 | WandaNC | 18 fev 2018 01:46 | Em resposta a: #133105

Boa noite... Parece que somos parentes. Meus avós maternos: João Neves Panão, natural de Condeixa Nova - Portugal, filho de Luiz Panão e Maria Neves. Minha avó: Maria da Luz, natural de Trancoso (Portugal), filha de Manoel Salvador e Felismina de Jesus. Por favor, entre em contato comigo no email: wanda.ncarvalho@gmail.com. Obrigada!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 13:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen