Ancestrais, como localizar???

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Ancestrais, como localizar???

#13192 | Jurema | 19 nov 2001 15:40

Gostaria de consultar alguém com grande experiência sobre busca de documentos. Vou dar um exemplo:
Localizando a certidão de nascimento de um avô, lá vem escrito os nomes dos seus pais, nomes dos seus avós partenos e avós maternos. Pronto, já sei os nomes dos meus bisavós e trisavós. E agora, como saber onde meus bisavós nasceram, casaram e as datas, para localização dos documentos? Posso retroceder até aonde na genealogia da família??? Alguém pode me responder? Fico muito agradecida, com a ajuda que puderem me dispensar. Moro no Brasil, faço a investigação sozinha, e se torna muito difícil, sem trocar idéias e informações com pessoas já experientes.
Jurema.

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais, como localizar???

#13207 | Genea Portugal | 19 nov 2001 18:19 | Em resposta a: #13192

Jurema,

Por regra, nos assentos de baptismo, aparece não só o nome dos pais como o local de casamento ou origem de ambos, por vezes a idade, o nome dos avós e o seu local de origem. Verifique nesses locais e nas datas aproximadas, sugeridas pelas informações que já tem, os respectivos registos paroquiais. À medida que recuar no tempo, irá encontrando registos com maiores falhas desses mesmos dados, mas a sua própria experiência a ajudará a superar essas dificuldades. Só tem que começar!
Veja o que se diz a esse respeito aqui no Genea Portugal em "Construa a sua Árvore":
http://www.geneall.net/home/newpes.php
Se no decorrer da sua investigação tiver problemas concretos, não hesite em contactar-nos.
Boa sorte para a sua pesquisa!
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais, como localizar???

#13210 | Jurema | 19 nov 2001 19:19 | Em resposta a: #13207

Fico agradecida pela atenção a mim dispensada.
Estou no início das minhas investigações. Estou solicitando os primeiros documentos à Póvoa de Varzim. À medida que aparecer dificuldades contactá-los-ei, com certeza.

Jurema.

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais, como localizar???

#13594 | adreis | 30 nov 2001 16:33 | Em resposta a: #13207

Olá Jurema, meu nome é Adriana Reis, moro em santa Catarina, li seu pedido e me interessei pois estou na mesma situação que vc, estou fazendo uma arvore, certa de que ja tenho algumas informações, mas ainda faltam as certidões de Portugal, meus ancestrais são muitissimo antigos e acho dificil, apos ler seu pedido e ver sua resposta, gostaria de saber se vc conseguiu encontrar alguma coisa.
Vc mora no Brasil como disse, será que poderiamos trocar informações.
Me informe seu e-mail, entrarei em contato com vc, gostaria de obter informações em Portugal e vc também, talvez quem sabe possamos verificar juntas.

Fico no seu aguardo.
Um abraço
Adriana Reis

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais, como localizar???

#13637 | jdvr | 03 dez 2001 01:25 | Em resposta a: #13207

Quem poderia ajudar-me nos Açores/Ilha da

madeira se posso pesquisar via internet

para localizar qualquer registro que

contenha o nome Jacob Lopes de Faria casado

Maria Hypolita da Assumpção (final dos 1700)

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais, como localizar???

#25346 | LCB | 15 ago 2002 17:36 | Em resposta a: #13210

Olá, Jurema, como vai?

Também moro no Brasil e pensei em recorrer a você para orientar-me em meus "primeiros passos".
Ao ler sua mensagem, ocorreu-me perguntar-lhe de que maneira você conseguiu contactar os órgãos portugueses para a obtenção das certidões de nascimento de seus antepassados. Sei do site da infocid, mas, como tenho apenas alguns dados de minha avó paterna, não sei se meu pedido será considerado. Sei apenas que ela nasceu no Porto (não sei exatamente a localidade), possivelmente em 1906 e tenho também o nome de seus pais.
Você acha que apenas com esses dados terei como requerer a certidão de nascimento ou o assento de batismo de minha avó? Como ficam os detalhes a respeito do pagamento dessa documentação?
Atualmente estou aguardando a possível emissão da certidão de desembarque de meu avô, na qual (espero!) devem constar outras informações úteis para que eu solicite a certidão de minha avó e, posteriormente, a de meu avô (chegaram ambos ao Brasil em 1926, casados e com dois filhos).

Obrigada e um abraço,

Laura Cardoso Baptista (uma "ex-França", "ex-Freire", etc. etc.)

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais, como localizar???

#25360 | Jurema | 16 ago 2002 13:25 | Em resposta a: #25346

Olá Laura,

Como vc sabe, o acesso ao Genea é restrito em certo horário, portanto, só pude ver sua mensagem hoje pela manhã.
Quanto aos documentos solicitados em Portugal, fiz os pedidos diretamente à conservatória, e fiz o pagamento, via correio (vale postal).
Achei mais seguro. Demora um mes mais ou menos.
Para solicitar as certidões, vc precisa saber exatmanete o local de nascimento, e vc paga por elas (se autenticada), EUR 15,00.
Na certidão de desembarque, pode ser que venha o local de onde eles vieram. Do contrário vc pode verificar através de outros sites, a lista de conservatórias da cidade do Porto.

Um abraço,
Jurema (Brasil)
jgmiguel@ig.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais, como localizar???

#25364 | LCB | 16 ago 2002 14:11 | Em resposta a: #25360

Oi, Jurema

Obrigada pelas informações. Certa vez eu cheguei a entrar em contato com uma conservatória do Porto (parece-me que era a central), mas não tive nenhum retorno até hoje. Por acaso você conhece algum site em que eu possa consultar alguma lista como você sugeriu em sua mensagem?

Obrigada mais uma vez e um abraço,

Laura

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais, como localizar???

#25370 | Jurema | 16 ago 2002 16:38 | Em resposta a: #25364

Laura,

Vou enviar-lhe um site, onde contém todas as freguesias e Concelhos existentes em Portugal.
Não sei se o Genea permitirá que eu lhe dê o endereço.
www.anafre.pt

Há também o arquivo do Porto onde vc pode consultar como:
www.adporto.org/

Escreva para lá, peça informações.
Peça informações tb através deste Fórum, não tenha vergonha. Consegui muita coisa peneirando aqui ali, juntando informações.
Pode escrever-me para meu e-mail, que enviei na outra msg.
Abraços,
Jurema

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais, como localizar???

#25406 | LCB | 18 ago 2002 16:47 | Em resposta a: #25370

Jurema:

Muitíssimo obrigada, mais uma vez.Vou pesquisar os sites que você indicou. Depois comentarei com você as novidades...
Tenho mesmo de "sair atirando em todas as direções", pois há muitas lacunas e contradições nos fatos que me contam alguns parentes.A confusão é tanta, que hoje já até duvido da "legitimidade" do meu sobrenome. E como os protagonistas dessa história já morreram, já não sei mais em quem/que acreditar. Mas eu chego lá...

Um grande abraço,

Laura

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais, como localizar???

#25412 | fafá | 18 ago 2002 17:17 | Em resposta a: #13192

Olá Jurema tambem moro no Brasil e minha família é descendente de Famalicão, e consegui fazer minha genealogia pelo fórum, só tinha o nome dos meus avós......
Você mora no Brasil em que cidade...???
Meu e-mail é fafinhamarques@ig.com.br
abraços Fafá.......

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais, como localizar???

#25413 | fafá | 18 ago 2002 17:30 | Em resposta a: #25346

Olá Laura, eu consegui fazer minha genea, pelo fórum demorou uns 3 meses p eu ter alguma resposta..
Se queiser me escrever meu e-mail é fafinhamarques@ig.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais, como localizar???

#25424 | fava | 18 ago 2002 22:46 | Em resposta a: #13192

Cara Jurema. Famos a ver se esta mensagem chega correcta, porque a primeira que começei, "desapareceu" do monitor, não sei se a enviei por engano. Bem, eu estou fazendo a minha árvore mas a minha família é das ilhas dos açores. Mas, tenho uma amiga que está fazendo a dela e está com alguma dificuldade no seguinte. Ela tem um familiar que foi para o Brasil (eu até já coloquei no fórum a mensagem em Brasil-João daniel...). Bem, o que ela não sabe é ao certo o ano , talvez 1870 que ele emigrou para o Rio de Janeiro. eu tentei localizar os sites brasileiros que tenho visto por aí, alguns até indicados por si, mas ao ler a sua mensagem, vi que fala de uma certidão de desembarque. O que é isso? É tirado no rio de Janeiro? E onde? Obrigado e desculpe este "testamento". Fava

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais, como localizar???

#25445 | Jurema | 19 ago 2002 11:29 | Em resposta a: #25424

Olá Fava,
A certidão de desembarque, é um documento que o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, fornece com todos os dados do imigrante, quando de sua chegada ao Brasil. Este arquivo, como o próprio nome diz, é Nacional. Aqui em S.Paulo, temos a Hospedaria dos Imigrantes, que tb fornece a documentação, uma vez que o imigrante tenha sido registrado.
Não posso te dizer que eles respondem rápido. Sempre domoram na resposta.
Mas vale a pena tentar. Eu consegui documentos dos livros de registros do navio, contendo o nome do meu bisavô, vindo da Itália, e assim consegui tb pesquisar os microfilmes dos Mórmons. Todos os caminhos são válidos, na tentativa de localizar documentos. Mas,lembre-se que,esta data que vc procura, (1870), pode não ter nada registrado. Escreva para lá.
www.arquivonacional.gov.br/

Se precisar pode me escrever.
Boa sorte.
Jurema (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais, como localizar???

#25469 | fava | 19 ago 2002 21:52 | Em resposta a: #25445

Jurema. Muito obrigado pela ajuda. Aqui em Lisboa também temos os Mórmons, são eles que têm a única (penso eu...)Biblioteca Geneológica. Já tinha encontrado a morada que me deu e outras mas nunca consiguo entrar. Vou continuar a tentar. Esta minha amiga é que me entusiasmou com a história da família e cada dia que passo fico mais fascinada. Vou continuar a tentar descobrir alguma coisa no Brasil.Obrigado. beijos da Fava.

Resposta

Link directo:

i.g.

#25847 | silvestre | 02 set 2002 08:41 | Em resposta a: #13192

Jurema
A mensagem que enviei para o seu mail é constantemente devolvida. assim aqui vai via forum:
Jurema
Tenho duas i.g. na minha posse, ambas de 7º avós, logo, muito mais
antigas que a sua. De qualquer modo, em ambas consta a genealogia até aos
avós, num caso, também uma tia, refere o património, o dote,
a importância das famílias e num caso
a pureza de sangue.
Agora que tem os dados concretos, esqueça o mail que enviou, pois pode nem ter chegado, envie
estes dados e peça o número de páginas e o orçamento. Não vale a pena
fotocopiar tudo pois é repetitivo. Bastam as primeiras páginas.
Bom fim de semana e um abraço.
Vera

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 13:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen