Naturalidade dos pais dos nubentes - dúvida

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Naturalidade dos pais dos nubentes - dúvida

#131936 | OPinaGil | 23 out 2006 08:51

Tenho duas certidões de casamento, uma de 1922 (pais de avô) e outra de 1930 (pais de avó), em que a naturalidade de um dos pais dos nubentes (no primeiro caso mãe do noivo, no segundo mãe da noiva) é diferente daquela referida na certidão de baptismo dos filhos.

Nos casamentos nesta altura não seria necessário entregar certidões de baptismo?

Quais das duas certidões pode estar mais correcta. A de baptismo ou a de casamento?

Obrigado pela vossa ajuda

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade dos pais dos nubentes - dúvida

#131952 | JCC | 23 out 2006 12:09 | Em resposta a: #131936

Bom dia

Infelizmente essa situação não e tão invulfar uantose possa pensar. Eu próprio andei duarnte dois anos à procura do assnto de baptismo de uma senhor que, no casamento da sua filha, era dada como natural de uma freguesa e afinal tinha sido baptizada bem longe...

Qual é o mais correcto? Se tem os assentos de baptismo e éls são anteriores a 1910, eu diria que são esses que fazem fé, na medida em que foram escritos no da do baptismos. No casamento, rpovavelmente, não foi apresentado documentomas apenas declarado e,pr vezes, era confundida a residência com o ocal de mascimento.

MAs o melhor será mesmo consultar os livros originais, para que não lhe restem dúvidas.

CUmprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade dos pais dos nubentes - dúvida

#131955 | OPinaGil | 23 out 2006 12:29 | Em resposta a: #131952

Olá!

Apesar de serem das primeiras certidões de casamento que pedi, estava já à espera de haver situações destas... Mas não nos anos 20/30 do séc. XX. Pensei de aí as coisas estarem mais normalizadas...

Bem, só espero que não haja muitos enganos nas naturalidades dos pais em assentos de baptismo...

Agradeço imenso a sua ajuda!

Olinda

Resposta

Link directo:

RE: Naturalidade dos pais dos nubentes - dúvida

#131964 | JCC | 23 out 2006 14:04 | Em resposta a: #131955

Cara Olina

O erro de que lhe falei dizia respeiito a um casamento em 1954 e a mãe da noiva tinha nascido em 1901.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Naturalidade dos pais dos nubentes - dúvida

#131970 | Lourval | 23 out 2006 15:47 | Em resposta a: #131936

Cara Olinda,
Há muitas possíveis nuances. Eu nasci em Santos e fui batizado em Paranaguá, centenas de kilômetros de distância. O mesmo aconteceu com o meu irmão. Já minha irmão nasceu em Paranaguá e foi batizada em Santos. Tudo isso porque meu pai aventurou-se por Paranaguá por causa de emprego. Então talvez, no seu caso, tenha acontecido o mesmo: um lugar é onde nasceu e o outro é onde viveu um certo tempo. De início a situação pode ser incômoda mas em um segundo momento elas descrevem melhor a história da família.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 20:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen