D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132004 | Luís_MCS_Froes | 23 out 2006 22:57

Caros Senhores,

Quem detém a representação pessoal do 1º Conde de Atalaia?

Na base de dados, está situado aqui:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=51278

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132011 | RCCORREIA | 24 out 2006 00:00 | Em resposta a: #132004

Se vir em http://genealogia.netopia.pt/titulos/tit_show.php?id=19131 o conde não teve sucessão. As terras voltaram à Coroa.

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132012 | Luis_Froes | 24 out 2006 00:03 | Em resposta a: #132011

Caro RCCORREIA,

Vi a página que me indicou. Agradeço a sua resposta.
Mas a minha dúvida é outra: há um representante histórico e pessoal de Dom Pedro Vaz de Melo?

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132044 | mgorjaoh | 24 out 2006 11:20 | Em resposta a: #132012

Caro Luís Froes,

A figura do "representante histórico e pessoal" não existe, juridicamente, salvo se por mercê régia tal tenha sucedido no passado (como aconteceu noutros casos).
De todo o modo, o descendente legítimo mais próximo parece ser o Sr. D. Luís Eduardo de Mendia de Castro (Nova Goa)(http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=36793), pelo menos segundo a BD.
Abraço,
MGH

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132057 | jmacieira | 24 out 2006 16:07 | Em resposta a: #132044

Caro Luis Froes

O Senhor D. Luis Eduardo de Mendia de Castro, aqui mencionado pelo Senhor Miguel Gorjão Henriques é o Senhor Conde de Nova Gôa! Já deve ter reparado.
Só que o Senhor Miguel Gorjão Henriques deu-lhe a resposta que ele entende certa e que, felizmente, é a opinião dele e duma mini-mini minoria de pessoas que, segundo creio, nenhuma dessas pessoas é Titular, Representante de Casa Fidalga, Chefe de nome e armas, enfim.

Por isso, Caro Luis Froes, há e sempre houve representantes pessoais de pessoas. São aquilo a que se chama - REPRESENTANTE GENEALÓGICO - e que era assim, na falta de herdeiros directos, que se encontrava o parente com melhor direito para suceder nos Títulos, Vínculos, algumas Comendas, algumas Capelas, etc..

Naturalmente, não sei, a figura - "representante histórico e pessoal" - designada desta forma, não aparecerá nas Ordenações e nos Códigos. Mas é o mesmo que herdeiro genealógico.

Graças a Deus que há quem se preocupe com tudo isto e, assim, a nossa Tradição não morrerá.

Nós, monárquicos, temos a felicidade de nos podermos rever em alguém. Esse alguém é o nosso Príncipe que representa uma vida de 800 anos em que, os Reis que O precederam quiseram com os Títulos, do mais pequeno foro de fidalgo ao de Duque distinguir não só a pessoa do agraciado como a sua Família. À sua morte, como se sabe, a grande maioria dos títulos, era sempre renovada nos seus legítmos descendentes.

O Senhor Dom Manuel II, no exílio, continuou a confirmar mercês e SSAARR os Senhores Duques de Bragança, através do Conselho de Nobreza, primeiro, e agora através do Instituto da Nobreza Portuguesa continuaram e muito bem essa prática.

Serve isto para haver uma memória viva dum País com 8 séculos de Monarquia e noventa e tal anos de república podre que se consumou através de 2 assassinatos em Pessoas Reais.

Quanto à representação pessoal e genealógico do referido Senhor Conde da Atalaia, não tenho a certeza de que esteja no Senhor Conde de Nova Gôa. Mais tarde dir-lhe-ei.

Permita que lhe envie, cordialmente, um abraço e as minhas saudações monárquicas

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132061 | jmacieira | 24 out 2006 16:21 | Em resposta a: #132057

Caros Confrades

Não quero, de forma alguma, dizer que a opinião do Miguel Gorjão Henriques esteja errada. A Genealogia é confusa e surgiram, da parte dum Amigo, algumas dúvidas.
Se a resposta do Miguel Gorjão Henriques estiver correcta - (o que será o mais certo) - eu, desde já apresento as minhas desculpas e ao Senhor Conde de Nova Gôa peço me perdoe esta dúvida.

Melhores cumprimentos

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132063 | mgorjaoh | 24 out 2006 16:33 | Em resposta a: #132061

Caro João Macieira,

A minha opinião baseou-se apenas na BD do Genea, como ficou explícito. Pela sua análise, pareceu-me que seria o Senhor Conde de Nova Goa. Mas longe de mim querer afirmá-lo em termos finais, pelo que me associo às suas desculpas, caso tenha havido algum equívoco.
Abraço,
Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132064 | Luis_Froes | 24 out 2006 16:34 | Em resposta a: #132061

Caríssimo João de Mariz Sarmento Macieira,

Fiquei com a impressão de que a sucessão genealógica do Conde de Atalaia segue a linha de sua filha, Dona Leonor de Melo, casada com Dom Álvaro de Ataíde, senhor de Castanheira, Povos e Cheleiros.
Tenho a ideia do Felgueiras Gayo referir esta sucessão.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132065 | Luis_Froes | 24 out 2006 17:13 | Em resposta a: #132004

Caros Senhores,

A avaliar pelo que diz Felgueiras Gayo, a sucessão genealógica do 1º Conde de Atalaia seguiu na linha de sua filha, Dona Leonor de Melo.
Mas, como não estou certo disto, abri este tópico, aguardando que alguém possa confirmar as minhas suspeitas.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132069 | jmacieira | 24 out 2006 18:48 | Em resposta a: #132065

Caro Luis Froes

Na verdade, vendo aqui no GENEA que tem como referências (neste caso) o Felgueiras Gaio e os Luso Descendentes da Índia Portuguesa, vamos dar ao Senhor Conde de Nova Gôa. Por aqui é o que dá!
E, na verdade, é na descendência da citada D. Leonor de Melo.

Melhores cumprimentos

João Macieira

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132070 | Luis_Froes | 24 out 2006 19:11 | Em resposta a: #132069

Caríssimo João Macieira,

A verdade é que os Nova Goa descendem de Dom António de Ataíde, filho de Dom Álvaro de Ataíde, quando o primogénito foi Dom Álvaro de Ataíde, casado com D. Jerónima de Castro do Canto .
Não é assim?

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132072 | Luis_Froes | 24 out 2006 19:19 | Em resposta a: #132069

Caríssimo João Macieira,

Quis dizer:

Dom Álvaro de Ataíde, em cuja linha recaiu a representação de Dona Leonor de Melo e, com ela, do 1º Conde de Atalaia, casou com D. Helena de Castro e tiveram, segundo Gayo e o GENEA, antes de Dom António, a Dom Álvaro de Ataíde, casado com D. Jerónima de Castro.

Não seguirá por aqui a representação?

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132078 | jmacieira | 24 out 2006 20:20 | Em resposta a: #132072

Meu caro Luis Froes

Dos filhos de D. Leonor de Melo, aqui no GENEA, só chega aos nossos dias, ao que parece, a descendência de seu filho, D. António de Ataíde (não mencionado por Felgueiras Gaio - acontece - ), é a que chega aos nossos dias e, por aí, pelos dados de que dispomos é no Senhor Conde de Nova Gôa, que vai cair essa representação.

Com consideração e estima

João Macieira

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132079 | Luis_Froes | 24 out 2006 20:31 | Em resposta a: #132078

Caríssimo João,

Em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=31915 , surge Marcolino José de Barros e Vasconcelos Lobo da Torre do Valle, representante de todos os vínculos, capelas e demais bens da Casa dos Barros e Vasconcelos, que incluía a administração da referida Capela de D. Jerónima de Castro do Canto, por via do casamento de Dona Antónia Francisca de Ataíde, 3ª Administradora desta Capela, com António de Barros e Vasconcelos (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=184668), com quem segue a linha até aos Torre do Valle.

Com melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132080 | jmacieira | 24 out 2006 20:32 | Em resposta a: #132078

Onde digo filho dever-se-à ler neto.

Trata-se da linha legítima.

Caro Luis Froes

Se quiser, envie-me para qtagarro@hotmail.com um nº de telefone fixo para onde lhe possa ligar ou, em alternativa, mensagem com esse nº para 96 8374695.

Com consideração

João Macieira

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132081 | jmacieira | 24 out 2006 20:36 | Em resposta a: #132080

Caro Luis

Só que, nessa linha, deparamo-nos com uma linhagem que nos chega por via ilegítima.
A não ser que, e pode ter acontecido, esses filhos, ou filho, neste caso, que pensamos ilegítimo tenha sido legitimado.

Ao Rei competia, quando o entendesse e Lhe fosse solicitado, fazê-lo.

Abraço

João Macieira

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132082 | Luis_Froes | 24 out 2006 20:55 | Em resposta a: #132081

Caríssimo João Macieira,

Segundo as fontes que possuo, Dona Antónia Francisca de Ataíde foi filha legitimada de Dom Álvaro de Ataíde e de D. Brites Neta.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132086 | jmacieira | 24 out 2006 21:32 | Em resposta a: #132082

Meu Caro Luis Froes

Sendo assim, tudo bem.

Está nos Torre do Valle a representação.

Até sempre

João Macieira

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia

#132090 | Luis_Froes | 24 out 2006 21:59 | Em resposta a: #132086

Meu Caro João Macieira,

Também pensei que assim fosse.
Mas nunca tive ousadia de dizê-lo, dado que conheço pouquíssimo de Direito Nobiliárquico.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 15:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen