Família Arnaud

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Arnaud

#132015 | paulistano | 24 out 2006 00:32

Caros amigos,

Sou iniciante nos assuntos de genealogia, embora há muito tempo tenha sido tomado de imenso interesse a respeito da origem de meu apelido, Arnaud. Investigando o assunto na internet, obtive a informação de que os portadores desse sobrenome descendem de um indivíduo que veio da Inglaterra como integrante da casa de Philippa de Lancaster, quando do matrimônio desta com o rei João I. Também obtive a informação de que tal pessoa chamava-se William Arnold/Arnaut/Arnaud, constando que o mesmo recebeu do infante regente D. Pedro a povoação de Cernache, e que morreu na batalha de Alfarrobeiras ao lado de seu benfeitor. Essa última informação não me parece muito segura, uma vez que nesse caso ele seria um improvável ancião de espada em punho. Bem, o que eu gostaria de saber é se há alguma relação com o nome dos membros do séquito que veio com Philippa of Lancaster, e, se possível, alguns descendentes de meu suposto ancestral, William Arnold. Como eu poderia obter ajuda, no caso de resposta negativa? Agradeço-lhes antecipadamente pela atenção que puderem me dispensar.

Alfredo Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Família Arnaud

#132018 | felpo | 24 out 2006 00:57 | Em resposta a: #132015

Que tal consultar o livro de Manuel Arnao Metello “ARNAOS, do Vedor de D. Filipa de Lencastre à Casa de Cabo de Vila, em Mesão Frio”, Lisboa, 1987.
Se não o encontrar procure aqui no Genea, pelos nomes com apelido: Arnold, Arnault, Arnaud, Arnao e Arnau.

Felpo

Resposta

Link directo:

RE: Família Arnaud

#132021 | felpo | 24 out 2006 01:20 | Em resposta a: #132015

A minha Tetravó chamava-se Maria Liberata Arnao Gambôa era filha de Ana Bárbara Gambôa Arnao “do Rivo”- ou “Reeve” do Vedor da Rainha D. Filipa de Lencastre.

felpo

Resposta

Link directo:

RE: Família Arnaud

#132087 | paulistano | 24 out 2006 21:44 | Em resposta a: #132018

Caro Felpo,

Obrigado pela indicação do livro. Vou tentar adquirí-lo, se disponível em alguma livraria. Quanto ao nome de sua tetravó, mencionado na segunda mensagem que me enviaste, revela por si só que temos uma bem possível ascendência britânica. A minha teoria particular é que tal antepassado, apesar de britânico, falava francês e devia ser de origem normanda. Essa minha convicção baseia-se no fato de que a rainha Philippa em cartas trocadas com seu irmão, o rei Henry IV, usava a língua francesa, sendo o francês a língua da Corte. Os monarcas ingleses de então eram descendentes dos normandos que dominaram a ilha em 1066. Acredito que os eleitos acompanhantes da rainha (por afinidade) também deviam fazer parte dessa linhagem, e, daí, a transformação, em terras portuguesas, de seu nome em Arnaud (à francesa). Será que essas minhas ilações têm algum fundamento? Saudações de seu novo amigo (e quiçá primo em décimo grau),

Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Família Arnao, Arnau, Arnaud

#132111 | felpo | 25 out 2006 02:21 | Em resposta a: #132087

Caro Alfredo,

Penso que as suas ilações têm fundamento. Se consultar neste site os costados de Maria Liberata Arnao de Gambôa, verificará que o apelido dos pais é Arnau e que recuando até ao primeiro que passou a Portugal, cujo o apelido era Arnold, vê que foi aportuguesado passando para Arnao e também que, conforme as épocas e os lugares, verificamos que foi grafado das mais diferentes maneiras Arnao, Arnau, ou Arnaud.

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Família Arnaud

#196852 | martaarnaud | 18 mai 2008 00:27 | Em resposta a: #132015

ola sr alfredo o meu nome e marta arnaud da silva neta de julieta arnaud que tem um meio irmao no brasil tambem chamado alfredo,ambos filhos de joao silva arnaud que viviam na povoa de varzim.sera o sr?

Resposta

Link directo:

RE: Família Arnaud

#196858 | FIGUEIRA | 18 mai 2008 01:50 | Em resposta a: #132015

Caro Alfredo Arnaud,

Há duas origens em Portugal relativamente à família Arnaud, como poderá constatar em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=54500 , a saber:
«Sobre os deste apelido posso ainda adiantar, que há em Portugal duas origens distintas; inglesa e francesa:

Inglesa; passou a Portugal no séc. XIV, na pessoa de Guilherme Arnaut, vedor da Fazenda e mordomo-mór da Rainha D. Filipa de Lencastre.
Em Portugal escreveu-se: Arnao, Arnau, Arnaud, Arnaut e Arnauth. www.geneall.net/P/fam_page.php?id=1324
Há vários ramos desta família. Sendo o do "nosso ministro" o ramo de Coimbra, que escrevem "Arnaut".
Há o ramo do Alentejo, de Pavia, que escrevem "Arnaud", que eu julgo ser o representante deste ramo, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=59965

Francesa; passou a Portugal no séc. XVII, na pessoa de Germano Arnaud, (filho de Luís Arnaud, de Sédan e de Joana Armentiers), natural da cidade de Sédan, Consul francês na ilha de S. Miguel, Açores, para onde veiu com o 2.º conde da Ribeira Grande (que casou em França, com a Princesa Constança Emilia de Rohan), e foi director da fábrica de tecidos da Ribeira Grande, etc., casou na freg. Matriz da Ribeira Grande, a 28.2.1718, com Maria Francisca, filha de Manuel da Costa, tecelão, na dita fábrica de tecidos, e de Ana de Sousa. Tiveram oito filhos:

- João Arnaud, nas. em 1719, c.c. Mariana Rosa, s.g.

- Isabel Adriana da Natividade, c.c. Joaquim Lopes de Oliveira, c.g.

- Luís António Arnaud, casou na freg. da Fajã de Baixo, a 3.10.1763, com Quitéria Rosa de Santa Rita, filha de Manuel Vieira e de Margarida de S. Mateus, da ilha do Faial. C.g.

- Madre Maria Teresa, freira no convento da Conceição em Ponta Delgada, nas. em 1731.

- António Luís Arnaud, nas. em 1734, c.c. Ana Joaquina Diniz Serrão, de Lisboa. C.g. (destes descende, Germano Serrão Arnaud, dos transitários).

- Francisco Arnaud, nas. em 1739, casou na freg. de S. Sebastião, Matriz de Ponta Delgada, a 5.12.1771, com Catarina Rosa, filha de Manuel Carvalho e de Rosa Maria (Estrella ?).

- Frade Germano Arnaud, nas. em 1740.

- Berta Maria Arnaud, casou na freg. de S. Sebastião, Matriz de Ponta Delgada, a 24.2.1743, com João Angelo Marfim, genovês. C.g.

Estes sempre escrveram "Arnaud".»

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Arnaud

#196888 | Da Vide | 18 mai 2008 09:28 | Em resposta a: #132015

Caro Paulistano

Se consultar no Geneaplus, em Árvore Genealógica, a Família Mattos e Silva de Almeida, partindo de João Fernando de Mattos e Silva de Almeida, vai encontrar duas linhas que descendem de William Arnold. Se me quiser dar daos mais precisos sobre a sua ascendência Arnold posso tentar na obra "Sernache do Bom Jardim e seus Contornos" de cãndido Teixeira, dar-lhe mais dados.
Um abraço João Mattos e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Arnaud

#196914 | José Duarte | 18 mai 2008 16:02 | Em resposta a: #196888

Caríssima Marta Arnaud

Não será o seu bisavô João Silva Arnaud, filho de Álvaro Plácido de Sousa Ramos Arnaud nascido a 20.5.1861 e falecido a 6.10.1935 e de sua mulher Emília Carvalho da Silva, já aqui inseridos em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=350374 ?

Cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Família Arnaud

#197162 | FIGUEIRA | 20 mai 2008 01:04 | Em resposta a: #196888

Caro João Mattos e Silva,

Acho que aqui no Geneall existe um antepassado seu em duplicado, de nome Gaspar de Andrade Arnaut. Ora vejamos:

Temos um Gaspar de Andrade Arnau http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=317067
nascido em 1520, filho de Lopo Arnao e Brites de Andrade, Escrivão do Almoxarifado da Sertã, Escrivão do Almoxarifado da Sertã, que em 1546 casou em Álvaro com Brites Barata; não indicando qualquer fonte.

E temos um Gaspar de Andrade Arnaut http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=153968
nascido c. 1520, filho de Lopo Arnaut e de Maria de Andrade, Escrivão do Almoxarifado da Sertã, tendo casado em 1546 casou em Álvaro com Isabel Barata Manço (aquem LGFP chama Brites Barata), indicado fontes.

Os avós paternos e respectiva ascencencia são completamente diferentes.

Abraço,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Arnaud

#197194 | Da Vide | 20 mai 2008 10:37 | Em resposta a: #197162

Caro Nuno
Verifiquei a discrepância entre os dados genealógicos que indiquei do meu antepado Gaspar de Andrade Arnao e a outra que indica. Eu segui as fontes de Manso de Lima, Cândido Teixeira e Manuel Arnao Metelo.
Quem estará certo?
Um abraço
João Mattos e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Arnaud

#197547 | FIGUEIRA | 22 mai 2008 17:27 | Em resposta a: #197194

Caro João,

Estou em crer que num caso a fonte foi o Manuel Arnao Metello e no outro foi o Manso de Lima.
Vou confirmar assim que tiver tempo.

Um abraço,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Arnaud

#197796 | AQF | 24 mai 2008 14:59 | Em resposta a: #197547

Caro Nuno,

Tanto quanto pude verificar a situação é a seguinte:

1- Genea com fontes (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=153968)

Da responsabilidade do Genea, segue como habitualmente o Gaio, e o Nuno Borrego

2- Genea sem fontes (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=317067)

Da responsabilidade de terceiros, segue o Cândido Teixeira (= Manso Lima) e Arnao Mettelo

Deixo abaixo as respectivas transcrições

1) No NFP de Felgueiras Gaio, vol. I - pág. 498 (ttº Arnaos) vem:

§ 2
N 4 LOPO ARNAUT filho de Manuel Arnaut N 3 do § 1 casou com Maria de Andrade
5 Gaspar de Andrade Arnaut
N 5 GASPAR DE ANDRADE ARNAUT filho de Lopo Arnaut N 4 casou com D. Isabel Barata Manço
6 Gaspar de Andrade Fidalgo da Casa Real c.c. D. Joana Ribeiro c.g. no Tom. 2 de cost. fl. 138Vº
6 Manuel de Andrade Arnaut c.c. D. Brites c.g. no Tom. 4 de cost. fl. 130


2) Na obra de Cândido Teixeira, pág. 98/99, vem

§ 16.0
10 - Lopo Arnaut, ignoramos se foi gerado na 1.a ou 2.n mulher de Lançarote Arnau por ambas serem da familia dos Leitões, mas pela circunstancia dele ter sangue dos Leitões como se vê do brazão abaixo citado, é sem duvida filho de Lançarole Arnau. Viveu em Pedrógão Grande onde casou cora Brites de Andrade, filha de Pedro de Andrade, alcaide-mór de Penamacôr e de sua mulher Catarina André Coelho, n.° 12 em Tit. Andrades de Pedrógão Grande, e teve entre outros:

96 — Gaspar de Andrade Arnau, viveu algum tempo na Sertã, onde foi escrivão do almoxarifado e outro tempo em Álvaro onde casou duas vezes: aí, por escrit. feita na nota do tab. Gaspar Pina dita vila a 8-xi-1546, com Brites Barata, filha de João Afonso da Mota e de sua mulher Catarina Pires Barata, n.° 67 em Tit. Motas; e a 2.a com Margarida Gaspar, filha de João Afonso e de sua mulher Ana Domingues, s. g., mas da 1.a mulher teve (entre outros):

100 Gaspar de Andrade Arnau, § 17.° cc D. Joana Ribeiro de Faria, fª de Rui Franco e D. Ana Ribeiro
101 Manuel de Andrade Leitão, § 18.º cc Brites Barata, fª de Sebastião Fernandes Nogueira e de D. Filipa de Góis


3) Em ARNAOS de Manuel Arnao Metello, pág. 24, § 3º, nº 6 vem:

Gaspar de Andrade Arnao, n. ca 1520, Escrivão do Almoxarifado da Sertã, fº de Lopo Arnao e de D. Brites de Andrade, viveu em Álvaro onde casou em 1546 com D. Brites Barata, fª de João Afonso da Mota e de D. Catarina Dias Barata. Entre outros filhos tiveram:
§ 19º nº 7- Gaspar de Andrade Arnao - , Cavº FCR, viveu em soltº no Porto de Sta. Maria, e depois em Pedrógão Grande, onde faleceu em 1621. Casou com D. Joana Ribeiro de Faria, fª de Rui Franco e D. Ana Ribeiro.
§ 20º nº 7- Manuel de Andrade Leitão - , teve Carta de Armas dos Andrades e dos Leitões, provando descender destas famílias e das dos Arnaos, sem bastardia. Casou com Brites Barata, fª de Sebastião Fernandes Nogueira e de D. Filipa de Góis.

O Manuel de Andrade Leitão teve CBA que pode ser visto em Cartas de Brasão de Armas Colectânea, de Nuno Gonçalo Pereira Borrego, 2004, CBA nº676

Como se pode ver, daqui resulta o seguinte:

Todos dão o Lopo Arnaut casado com Brites de Andrade excepto o Gaio que o casa com a Maria de Andrade.

Todos indicam o filho destes Gaspar de Andrade Arnaut casado com Brites Barata, filha de João Afonso da Mota e de sua mulher Catarina Pires Barata, excepto o Gaio que o indica casado com Isabel Barata Manço.

Todos indicam o filho destes Gaspar de Andrade ou Gaspar de Andrade Arnaut casado com Joana Ribeiro ou Joana Ribeiro de Faria.

Todos indicam um irmão do anterior Manuel de Andrade Leitão (o Gaio chama Manuel de Andrade Arnaut) casado com Brites Barata (o Gaio chama apenas Brites e o Nuno Borrego chama Isabel Barata Manço da Costa).

No meu site sigo a linha maioritária (Manso Lima, Cândido Teixeira e Arnao Metello) porque conhecem muito melhor a zona em questão, exceptuando o casamento do Manuel de Andrade Leitão onde sigo o Nuno Borrego, mas sem certezas.

Um abraço,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Arnaud

#197842 | Da Vide | 24 mai 2008 23:57 | Em resposta a: #197796

Caro Nuno

Ia responder-lhe que a fonte era o Felgueiras Gaio que consultei, mas atrazei-me porque passei hoje parte do dia na Sertã, mas o confrade Ângelo da Fonseca fê-lo com uma mestria que eu não conseguiria.
Um abraço
João

Resposta

Link directo:

RE: Família Arnaud

#260156 | FIGUEIRA | 08 ago 2010 14:02 | Em resposta a: #197842

Caríssimo(a),

Poderá ajudar-me no tópico Família Freire da aldeia do Bravo (Pedrógão Pequeno, Sertã): http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=260138&fview=c

Desde já agradecido,
Cumprimentos,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Arnaud

#260157 | FIGUEIRA | 08 ago 2010 14:03 | Em resposta a: #197796

Caríssimo(a),

Poderá ajudar-me no tópico Família Freire da aldeia do Bravo (Pedrógão Pequeno, Sertã): http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=260138&fview=c

Desde já agradecido,
Cumprimentos,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 18:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen