Mena,de Abrantes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Mena,de Abrantes

#132166 | falco | 25 out 2006 18:41

Quem quiser ajudar ou partilhar algo sobre este apelido agradeço.


Paulo Falcão Tavares

Resposta

Link directo:

RE: MENA,de Abrantes

#132174 | miglopes | 25 out 2006 19:19 | Em resposta a: #132166

Caro Paulo Falcão

Ao que julgo saber, ainda não apurei dados sobre o local de nascença, o Capitão Mena e Silva - http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=144168 - era da zona de Abrantes.

Se tiver alguma informação que possa partilhar sobre este apelido naquela zona do pais, fico muito grato, já que este ramo de uma tia "longinqua" da minha mulher não tem ascendência conhecida.

Um abraço
Miguel Lopes

Resposta

Link directo:

RE: MENA,de Abrantes

#132246 | falco | 26 out 2006 11:21 | Em resposta a: #132174

Refere-se certamente ao Coronel Luis Falcão de Mena e Silva que nasceu em Abrantes.
De que zona é o senhor e a que "tia" se refere pois segundo sei o ilustre cavaleiro não teve descendencia e com mais dados seus mais poderei ir de encontro ao que quer.
O interesse é sobre a familia MENA,a sua ascendencia ou sobre o distinto cavaleiro(várias vezes medalhado em Jogos Olimpicos -Londres 1948- etc.)


Cumprimentos

P.F.T.

Resposta

Link directo:

RE: MENA,de Abrantes

#132254 | miglopes | 26 out 2006 12:41 | Em resposta a: #132246

Caro Paulo Falcão,

O meu interesse é na ascendência do Coronel L.F. Mena e Silva, já que a minha mulher é sobrinha-bisneta da esposa do Coronel, D. Maria Casimira, e na recolha de dados por mim efectuada não avancei mais do que já está na base do Genea.
Tinha compilado alguma informação sobre o carreira deste distinto atleta olimpico português mas por infortúnio perdi recentemente todo o disco do meu computador e ainda se encontra em tratamento de recuperação de dados, mas com negras perspectivas sobre a dita.

Resido actualmente em Leiria mas sou Visiense dos quarto costados.

Cumprimentos
M.F

Resposta

Link directo:

RE: MENA,de Abrantes

#132255 | falco | 26 out 2006 12:44 | Em resposta a: #132174

Suponho que se refere ao Coronel Luis Jorge Falcão de Mena e Silva, que nasceu em Abrantes e foi medalhado em vários Jogos Olimpicos como cavaleiro sendo a maior figura do desporto equestre do século xx em Portugal .
Estes Menas não estão ligados aos Menas abrantinos pois esta familia é do norte do País e para melhor o entender e ajudar diga a que "tia" se refere.
Como sabe este brilhante cavaleiro não teve descendência conhecida mas ascendência sim.


Cumprimentos


Paulo Falcão Tavares

Resposta

Link directo:

RE: MENA,de Abrantes

#132273 | falco | 26 out 2006 16:50 | Em resposta a: #132254

Boa tarde

O pai deste coronel-cavaleiro foi um herói da guerra de ÁFRICA da zona de Viseu com algumas lembranças em Abrantes onde viveu.Existe um livro do principio do século xix que relata a façanha deste oficial e como foi morto em combate.Sei que parte do seu espólio militar foi oferecido ao Museu Militar pela Tia Tereza de Mena Moura-Neves.
Sua mãe era uma Senhora fidalga descendente dos Menas do Norte, dos Falcões do Ribatejo(Falcão Sommer e Sousa Falcão),Teixeiras de Trás-os-montes e outro costado de que me não lembro mas que era usado num anel de brazão.

Satisfeito

PFT

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 22:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen