bento leão cunha carvalhais -- Dr. Pedro França

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

bento leão cunha carvalhais -- Dr. Pedro França

#132169 | aguerreiro | 25 out 2006 18:50

Pedro França

Tomo a liberdade de lhe pedir os seus préstimos, para que no arquivo da U. C. me possa fornecer dados sobre este meu familiar, natural de Ponte do Lima, e de que practicamente nada sei, embora a tradição familiar diga que foi professor de Direito no final do séc.XIX.
Agradeço, cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: bento leão cunha carvalhais -- Dr. Pedro França

#132355 | Pedro França | 27 out 2006 13:55 | Em resposta a: #132169

Caro aguerreiro:

Então temos:
- Bento Leão da Cunha Carvalhais, frequentou Direito tendo chegado a doutorar-se a 29.07.1855 nessa Faculdade.
Tem certidão de idade - nº 81, Lº LIII.
Foi baptº em S.ta Maria dos Anjos/Ponte de Lima a 27.06.1818/f. 90v., tendo nascido a 19 desse mês e ano.
Era fº de Manuel Joaquim Gomes Carvalhais e de D. Maria Antónia Emília da Cunha, ambos de Ponte de Lima.
Neto patº de Manuel José Gonçalves Carvalhais e de D. Maria Josefa Gomes Ferreira.
Neto matº de Bento Leão da Cunha e de D. Luísa Clara Dantas.
Padrinhos: o avô materno do baptizado e D. Joana Rosa Acácia, solteira, tia do baptizado.

E isto é o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

P.S.: não vi na obra "Memoria Professorum" da UC se este legista foi lente da UC mas posso ver-lhe isso.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: bento le�o cunha carvalhais -- Dr. Pedro Fran�

#132363 | aguerreiro | 27 out 2006 14:35 | Em resposta a: #132355

Muito obrigada Pedro França. Penso que este legista foi lente pois tenho uma fotografia dele em que ostentava essas insígnias .era tio-avô e padrinho de minha avõ materna, todavia as desavenças familiares leva a que se percam contactos e fontes.
Mais uma vez o meu obrigado.
Um abraço
ÀLvaro Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: bento le�o cunha carvalhais -- Dr. Pedro F

#158345 | accm2204 | 04 jun 2007 19:48 | Em resposta a: #132363

Caro Álvaro Guerreiro:

Estou muito interessado em saber informações sobre a figura do Dr. Bento Leão da Cunha Carvalhais (1818-....).

Gostaria imenso de conhecer uma fotografia (como a que refere na sua mensagem) ou algum autógrafo contento a assinatura; e ainda de saber outros dados biográficos relevantes.

Em Ponte de Lima, está-se a preparar uma obra importante sobre as mais ilustres figuras limianas, onde consta naturalmente Bento Carvalhais.

Agradecidamente,
Cândido Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: bento leão cunha carvalhais -- Dr. Pedro Franç

#158347 | accm2204 | 04 jun 2007 19:50 | Em resposta a: #132355

Caro Pedro Framça:

Estou muito interessado em saber informações sobre a figura do Dr. Bento Leão da Cunha Carvalhais (1818-....).

Gostaria imenso de conhecer uma fotografia (como a que refere na sua mensagem) ou algum autógrafo contento a assinatura; e ainda de saber outros dados biográficos relevantes, para além dos que refere na sua mensagem a Álvaro Guerreiro.

Em Ponte de Lima, está-se a preparar uma obra importante sobre as mais ilustres figuras limianas, onde consta naturalmente o nome de Bento Carvalhais.

Agradecidamente,
Cândido Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: bento leão cunha carvalhais -- Dr. Pedro Franç

#158535 | Pedro França | 05 jun 2007 23:01 | Em resposta a: #158347

Caro Cândido:

Amanhã posso voltar a ver o que há nos verbetes a respeito no AUC.
O que havia e há de certidão de idade já tratei aqui na minha mensagem de 27.10.2006.
Fotos não encontrei.
Aguarde-me aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: bento leão cunha carvalhais -- Dr. Pedro Franç

#158621 | aguerreiro | 06 jun 2007 15:59 | Em resposta a: #132169

Caro Cândido Martins
Tenho de facto a fotografia do Dr Bento Leão, padrinho e tio da minha avó materna e terei todo o gosto em lhe ceder cópia, é uma questão de contacto. Ou lha levo aí a Ponte ou se algum dia passar por Viana, passe no meu consultório na Meadela.
Apenas sei que foi notário em Braga, onde casou e que nasceu na Quinta da Agra na Correlhã. Sei também que escreveu uma peça de teatro, salvo erro um drama em cinco actos "D. Nuno Álvares Pereira", que foi representado no teatro Diogo Bernardes em Ponte do Lima.
Se tiver outras notícias muito agradecia,
Ao dispor
Alvaro Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: bento leão cunha carvalhais -- Dr. Pedro Franç

#158738 | accm2204 | 07 jun 2007 10:41 | Em resposta a: #158621

Caro Álvaro Guerreiro:
Muito obrigado pelas suas informações. Gostaria muito de ter essa fotografia, para ilustrar o breve texto que estou a escrever sobre Bento Carvalhais para o obra que antes referi. Tem-na digitalizada? Poderia enviar-ma por mail?

Tenho comigo (emprestadas) algumas peças teatrais do autor, publicadas em Coimbra, por 1848-50. E ainda um folheto do Teatro Diogo Bernardes, anunciando uma outra peça, "Ressurreição", mas já em 1930. Posso mandar-lho, porque o tenho digitalizado.

Como resido em Braga, e estou cheio de trabalho no final deste ano lectivo, tenho alguma dificuldade em deslocar-me à Meadela. Por isso, se puder enviar-me essa fotografia e alguma outra informação (genealógica, biográfica, etc.), agradeço-lhe muito.

(É a primeira vez que entro neste Fórum e tenho algumas dificuldades em saber como as coisas funcionam. Mas vou aprendendo).

Muito grato,
Cândido Martins

Resposta

Link directo:

RE: bento leão cunha carvalhais -- Dr. Pedro Franç

#158739 | accm2204 | 07 jun 2007 10:44 | Em resposta a: #158535

Caro Pedro França:

Agradeço muito a sua mensagem e disponibilidade. Já via as mensagens em que dá informações sobre a figura de Bento Leão da Cunha Carvalhais. Também já contactei outra pessoa, Álvaro Guerreiro, sobre o assunto.

Se me puder acrescentar algum dado (genealógico, biográfico, bibliográfico, etc.), agradeço imenso.

Muito grato,
Cândiddo Martins

Resposta

Link directo:

RE: bento leão cunha carvalhais -- Dr. Pedro Franç

#158741 | aguerreiro | 07 jun 2007 11:04 | Em resposta a: #158738

Caro Cãndido
Vou procurar enviar-lhe a foptografia, todavia como sou aninformático isto é analfabeto em coisas de informática, terei que esperar por o próximo fim de semana, para que um dosmeus filhos me trate do assunto, pedindo-lhe que me envie o mail para o poder fazer. Já agora Bento Leão casou com D. Maria Eufrazina Campos, natural de Coimbra, todavia mais não sei.
Cumprimentos
«Alvaro Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: bento leão cunha carvalhais -- Dr. Pedro Franç

#158748 | accm2204 | 07 jun 2007 12:45 | Em resposta a: #158741

Caro Álvaro Guerreiro:

Agradeço desde já o envio da fotografia digitalizada (de preferência com 300 dpi's ou mais), para poder ser reproduzida com qualidade. Neste fim de semana aind avem a tempo; é que temos urgência na preparação do livro sobre as ilustres Figuras Limianas.

O meu endereço de mail é: cmartins@braga.ucp.pt
Quando tiver o seu mail, também lhe envio as páginas de rosto das peças teatrais que conheço de Bento Carvalhais, bem como o tal folheto do Teatro Diogo Bernardes.

Uma última pergunta: gostava muito de conhecer a data de falecimento desta figura, que não sei. Pode informar-me? Qualquer informação adicional, é muito benvinda - por ex., pode confirmar que Bento Carvalhais foi lente em Coimbra?

Agradecidamente,
Cândido Martins

Resposta

Link directo:

RE: bento leão cunha carvalhais -- Dr. Pedro Franç

#158899 | accm2204 | 09 jun 2007 12:35 | Em resposta a: #158535

Caro Pedro França:

Tenho necessidade de elaborar, urgentemente, pequenos textos de apresentação bio-bibliográfica de algumas figuras nascidas em Ponte de Lima, e que se formaram na Universidade de Coimbra; alguns terão sido mesmo lentes da Universidade.

Só que não sei como confirmar essa função docente; nem recolher outros dados relevantes ao consultar fontes de informação académicas.

Por isso, peço o enorme favor de ver se me pode ajudar na identificação (genealógica, biográfica ou bibliográfica) destas figuras, através da "Memoria Professorum" ou de outras fontes:

1) ANTÓNIO BERNARDINO DE MENESES (1812-1890)
Lente da Faculdade de Teologia; doutoramento a 29 de Setembro de 1851; cónego da Sé de Coimbra; pregador afamado.

2) BENTO LEÃO DA CUNHA CARVALHAIS (1818- ???)
Doutor em Direito e lente da Universidade de Coimbra, escritor (Teatro).
Já vi as informações que apresentou a Álvaro Guerreiro neste Forum. Consegue acrescentar algumas informações?
3) JOÃO ANTÓNIO BEZERRA DE LIMA (1737-1812)
Nasceu a 18 de Setembro de 1737, filho de João Gomes de Lima e de Rosa da Silva. Era irmão de Manuel Gomes de Lima Bezerra, o autor de Os Estrangeiros no Lima. Faleceu em Coimbra, a 2 de Agosto de 1812.
Concluiu o curso de Direito na Universidade de Coimbra, tornando-se professor de Gramática Latina e de Retórica na mesma universidade, alcançando a categoria de lente; regeu ainda a cadeira de História e Antiguidade, até à data da sua jubilação.


Uma forma de lhe agradecer a colaboração será, por ex., a da pronta oferta desta obra, a publicar em Setembro próximo, sobre as mais ilustres Figuras Limianas (Cardeal Saraiva, António Feijó, etc., num total de cerca de 150).

Muito agradecidamente,
José Cândido de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: bento leão cunha carvalhais -- Dr. Pedro Franç

#158902 | Pedro França | 09 jun 2007 13:00 | Em resposta a: #158899

Caro Cândido:

Posso ver-lhe as certidões de idade, os verbetes de matrículas e actos e graus.
Acerca do Bento Carvalhais, a certidão de idade já está, falta o percurso académico. Faltou-me o tempo da última vez que fui ao AUC, de modo que desta vez terá de ser para que o v. projecto não fique prejudicado.
Sobre o Bezerra de Lima não haverá certidão de idade mas deverei encontrar o verbete com as habilitações.
Aguarda-me aqui?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: bento leão cunha carvalhais -- Dr. Pedro Franç

#158915 | accm2204 | 09 jun 2007 18:30 | Em resposta a: #158902

Caro Pedro França:

Desde já muito obrigado pela sua disponibilidade. Fico a aguardar todas as informações que me possa enviar.

Se achar que é mais cómodo enviar as informações por mail, aqui deixo o contacto:
cmartins@braga.ucp.pt

Agradecidamente,
Cândido Martins

Resposta

Link directo:

Para o Cândido Martins

#159774 | Pedro França | 17 jun 2007 16:27 | Em resposta a: #158915

Caro Cândido:

Ainda não está tudo mas há isto:
- O António Bernardino de Meneses foi bacharel em Teologia (06.06.1849), bacharel formado (20.05.1850), licenciado (24.05.1851) e doutor (29.10.1851).
Foi dispensado do acto de Repetição.
Era filho de Luís António de Meneses e n.al de Santiago de Cepões/Ponte de Lima.
Não fui ver a certidão de idade mas ele consta dos professores da UC ma obra Memoria Professorum Universitatis Conimbrigencis: aí vem o seu percurso académico como lente em Teologia. Precisa, ou já tem isso tudo?

- Quanto ao Bento Carvalhais só posso dizer que foi bacharel em Direito a 23.10.1846; bacharel formado em 03.06.1848, teve o grau de Repetição em 03.07.1855, foi licenciado em 25.07.1855 e doutor em 29.07.1858.
Não vi que tivesse sido lente da UC na obra referida atrás.

- João António Bezerra de Lima, de Ponte de Lima, andou em Direito tendo saído bacharel a 10.07.1768, bacharel formado em 26.07.1768.
Era filho de João Gomes de Lima. Não há certidão de idade.

E é isto o que se me oferece dizer por agora.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

António Bernardino de Meneses

#159797 | accm2204 | 17 jun 2007 19:46 | Em resposta a: #159774

Caro Pedro França:

Muito obrigado pelas suas informações. São absolutamente preciosas para mim. Nem sei como lhe agradecer.

Sem abusar da sua generosidade, tenho ainda um pedido a fazer-lhe: tentei consultar, sem êxito, a "Memoria Professorum" na Biblioteca Pública e na universidade, aqui em Braga. Mas não existe, nem numa nem noutra!

Pelo que lhe pedia isto: era possível transcrever-me o percurso académico de António Bernardino de Meneses a partir da "Memoria Professorum"? Não deve ser muito extenso, espero.

Muito agradecidamente,
Cândido Martins

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 03:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen