Família Varella / Varella Barca

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Família Varella / Varella Barca

#132190 | varellabarca | 25 out 2006 20:42

Procuro contato com os integrantes das Familias Varella e/ou Varella Barca, no Brasil, para trocar informações que nos permitam montar a árvore genealógica destas familias.

Quem dispuser de alguma informação, agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#132259 | Gilson Nazareth | 26 out 2006 14:21 | Em resposta a: #132190

Varela,
Tudo certo com o amigo?
Encontrei Varela Barca no Nordeste(Paraíba) no século XVIII.Não os tenho anotado
mas creio que se entrar no GENORDES vai encontar resposta.
Grande abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#132299 | varellabarca | 26 out 2006 20:31 | Em resposta a: #132259

GENORDES ? Desculpe a minha ignorância, mas não sei do que se trata.
Existe a Familia Varella Barca no Rio Grande do Norte, todos (ou muitos) descendentes do Barão de Ceará-Mirim. Os da Paraíba ainda não tenho registro. Como localiza-los ?

Grato,

Paulo Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#132314 | Gilson Nazareth | 26 out 2006 22:19 | Em resposta a: #132299

Varela,
Genordes é um grupo de genealogia na internet.
Prefiro conversar em pvt.
Meu email é deventer@uol.com.br
Aguardo,um abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#134868 | Gilson Nazareth | 21 nov 2006 01:38 | Em resposta a: #132299

Paulo Gustavo,
Tudo certo?
Não sei se as regras do Genea permitem mas aí vai:
genordes@yahoogrupos.com.br
Boa sorte
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#134989 | Gilson Nazareth | 21 nov 2006 23:42 | Em resposta a: #132299

Paulo Gustavo
O Fabio Arruda Lima quer entrar em contacto com vc ,é sobre os Varela Barca.
Pode me mandar seu email,quero primeiro lhe repassar o que ele já me mandou.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#135031 | Gilson Nazareth | 22 nov 2006 12:39 | Em resposta a: #134989

Amigo,
O enderêço, do Fabio Arruda de Lima, é:fabiol@tcu.gov.br
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#136107 | Gilson Nazareth | 30 nov 2006 19:44 | Em resposta a: #132190

Paulo Gustavo,
Tudo bem ,com o amigo?
Encontrei quem primeiro me falou dos Varela Barca:Marcos Filgueira,professor universitário em Mossoró.
Caso não o conheça posso os por em contacto.
Abraço e boa sorte nas pesquisas,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#136158 | varellabarca | 01 dez 2006 10:28 | Em resposta a: #136107

Gilson,

Obrigado pelo exercicio de memória. Agradeço seu esforço e peço que nos coloque em contato.
Grato,

Paulo Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#136371 | Gilson Nazareth | 03 dez 2006 23:53 | Em resposta a: #136158

Paulo Gustavo,
O email é:marcosaf@ufersa.edu.br
Pode falar no meu nome,espero que ele se lembre de mim.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#136450 | Filgueira | 04 dez 2006 23:15 | Em resposta a: #136371

Caro Paulo,

Segue o que tenho sobre os Varela Barca do meu avô, coletado em inventários, documentos paroquiais e em depoimentos pessoais:

RIO GRANDE DO NORTE

AÇU


I – José Varela Barca c.c. Brites Paes Barreto. Pais de

F1- 6. Brites, Anna, Maria, Josefa, Rosa, José
F7. Manoel Varela Barca, nascido em 1765 e falecido em 1850.

Algumas informações tiradas do Testamento de Manoel:

“Declaro que sou natural da Vila do Cabo provincia de Pernambuco e filho legítimo de José Varela Barca e de Donna Brites Paes Barreto, já falecidos. Declaro que fui casado em primeiras nupcias com Donna Lusia Florencia da Silva da qual tive quatro filhos, Manoel Varela Barca, Maria Juliana, José Varela Barca e Francisco Varela Barca já falecido. Declaro que fui casado em segundas nupcias com Donna Francisca Ferreira Souto da qual tive seis filhos , Domingos Varella Barca e Manoel Varella já falecido, Rosa, Maria Beatriz Maria Francisca e Francisca Ferreira já falecidas.Declaro que todos os sobreditos foram inteirados de suas legitimas... Declaro que sou casado em terceiras nipcias com Donna Bertolesa Cavalcante Pessoa de cujo matrimonio não temos filhos.

“Declaro que sou procurador e Administrador de varias fazendas pertencentes aos casais dos Senhores Cristovão da Rocha Pita da cidade da Bahia, e Vi... Costa da Praça de Pernambuco.

Do primeiro casamento com Lusia Florencia da Silva, filha do cap. João Ferreira da Silva e de Brites Maria de Melo, os seguintes descendentes:

N1. Manoel Varela Barca ( o primogênito ). Pai de :
Bn1. Francisca Maria Varela Barca
Bn2. Manoel Varela de Sousa Barca
Bn3. José Varela de Sousa Barca c.c.( hipótese ) Anna Joaquina de Morais. Pais de:
Tn1-5. Rosa, Wenceslao, Luis, José, João ( nascidos entre 1832 – 39 )
Bn4. Lusia c.c. João Gomes Freire ( São Gonçalo – Natal )
N2. Francisco Varela Barca. Pai de:
Bn5. Manoel Varela Barca
Bn6. Pio Varela Barca, residia em Olinda
Bn7. Maria c.c. Antonio Barbalho Bezerra Junior
Bn8. N... c.c. Luiz Telles da Silva
Bn9- 12. Francisca, Lusia Maria, Maria Josefa e José.
N3. Maria Juliana c.c. Francisco de Sousa Caldas.Pais de:
Bn13. Manoel Lins Caldas
Bn14. Francisco Justiniano Lins Caldas
Bn15. Tertuliano de Alustau Lins Caldas
Bn16. Luis Lucas(?) Lins Caldas
Bn17. Maria Generosa Lins Caldas c.c. Felis Nobre de Medeiros
Tn1.Maria n.1840.
Bn18. Lusia c.c.Felis Francisco da Silva

N4. José Varela Barca
Bn19. Maria c.c. Manoel Tavares da Silva
Bn20 – 22. Manoel, Lusia, Maria.

Do segundo casamento com Francisca Ferreira Souto, descendem:

N5. Francisca Ferreira Souto c.c. João Pio Lins Pimentel.Pais de :
Bn23. João Pio Lins Pimentel Junior
Bn24. Francisca c.c. Tertuliano de Alustau Lins Caldas
Bn25 – 28. Maria, Josefa, Manoel e Luis.
N6. Domingos Varela Barca
N7. Rosa Francisca Ferreira
N8. Manoel Varela Barca. Pais de:
Bn29. Francisca Isidora
Bn30. Maria Beatriz Paes Barreto c.c. Manoel de Melo Montenegro Pessoa
Bn31. Maria Ferreira Silvina...(?) c.c. João Rodrigues de Mesquita,residia em Pernambuco.

I - Francisco Varela Barca ( inventariado entre 1854 – 56 ) deve ser descendente do Bn3. José Varela de Sousa Barca .Pai de
F1. José Varela Barca de Sousa
F2. Maria Francisca Varela Barca c.c. José Alves de Oliveira
F3. Antonio Varela Barca . Possivelmente seja o mesmo que vendia escravo em ...
F4. Vicente Varela Barca. A esposa foi inventariada entre 1859 – 60 .
Até aqui, tudo pode ser encontrado no Cartorio da cidade do Assu.

VARELA EM MARTINS.(Meu avô era de Martins)



I – José Varela Barca n.circa 1870 c.c. Belarmina Idalina da Silva n.1873, filha de Antonio da Silva, natural de Martins.Pais de:
F1. Antonio Varela Barca n.1889.
N1. Cirilo Varela Barca n 1920 ( informante )

II- Laurindo Varela Barca n.circa 1870.Pai de:
F1. Ronaldo Varela Barca n.1902, alfaiate, solteiro .

III – N... Varela Barca n.circa 1845 com Francisca Maria da Conceição teve:
F1. Vicente Varela Barca n.1870, agricultor.

IV – Francisco Varela Barca, negociante em Martins. Em 1906, visitou o jornal O MOSSOROENSE.

V. Manoel Pedro Varela natural de Martins n. circa 1880-90 c.c. Maria Ferreira da Costa, natural de Jaguaruana, filha de Antonio Ferreira da Costa e de Francisca Raimunda de Jesus.Pais de:

F1. Iris Ferreira da Silva c.c. Nestor Filgueira Burlamaqui.Pais de :
N1. Marcos Antonio Filgueira.

Nada sei da ligação destes Varelas com os Varelas de Ceara-Mirim.

Abraços

Marcos Filgueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#137320 | varellabarca | 15 dez 2006 10:34 | Em resposta a: #136450

Agradeço sua colaboração. Vou atualizar minha base de dados e volto ao assunto em outra oportunidade.

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#147416 | aurea64 | 10 mar 2007 21:49 | Em resposta a: #132190

Minha avó materna era da familia Varela:
“Aos oito dias do mês de janeiro de mil novecentos e catorze nesta cidade de iguatu, do estado do ceara, as nove horas da manha em caza de rezidencia do cidadão João Porfírio Varella.....e as testemunhas : João Porfírio Varella e Francisco Varella Barca (irmãos de Urçulina)..d. Urçulina Varella Barca, com trinta annos de idade, filha do major João Accacio Varella Barca e Teresa Acácio Xavier Varella... sendo a contratante natural do Rio Grande do Norte e moradora nesta cidade e Pedro Rodrigues de Arruda Campos, com trinta annos de idade filho de Joaquim Rodrigues de Carvalho – Viúva Anegina de Arruda Campos, falecidos natural de Pernambuco.”
Urçulina Varella Barca faleceu em 28 de março de 1978 em Fortaleza, Ceara

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#195159 | Gilson Nazareth | 04 mai 2008 02:28 | Em resposta a: #136450

Marcos Filgueiras,
Há quanto tempo,tudo certo com o amigo?
A Bertoleza Cavalcanti Pessoa ,cssada com Manuel Varela Barca,seria filha de Francisco Dantas Cavalcanti?
Iria me interessar a ascendência materna dela.
Grande abraço,
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#201681 | mario962 | 27 jun 2008 03:36 | Em resposta a: #132190

Boa noite amigo,
Procurando informações sobre a família da minha vó achei este site, muito interessante.
Não sei muito sobre a família da minha avó materna, mas no que poder ajudá-lo
estarei as ordens.
O nome de solteira dela era: Maria do Rosário Varela Barca, acredito que natural
de Currais Novos RN, mas posso pesquisar melhor seus antepassados, perguntando as minhas tias, pois ela já faleceu há alguns anos. Ela ainda tem uma irmã vida com cerca de 93 anos.
Penso que ela tenha perdido o contato com a maioria dos parentes após o casamento com o meu avô Sandoval Tavares Guerreiro, pois não manteve todo o nome de solteira, subtraindo o Barca e passando a se chamar Maria do Rosário Varela Guerreiro.
Fico a sua disposição para quaisquer perguntas.
Mário

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#224511 | chicocanhao | 21 mar 2009 18:53 | Em resposta a: #201681

Holá, sou novo (no forum) e tenho uma pequena informação:
Maria do Rosário Varela Barca, Marizete para a família, filha de Luiz Varella de Souza Barca e Judith Bezerra Cavalcanti Varella Barca, neta de Jose Varella de Souza Barca e Antonia da Rocha (Bezerra Cavalcanti) Varella Barca, nasceu em Natal - RN, parto realizado pelo dr. China, segundo minha tia Geralda (92), irmã dela.
Cresceu no sítio Olho D'Agua dos Barcas, povoado de Sto Antonio dos Barreiros, Mun. de S G do Amarante- RN. Morreu no dia 02 de novembro de um ano da década de 90, a qual não recordo.
Tenho algumas fotos, do século 19, inclusive. orkut - chicocanhao
Inté

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#224582 | mario962 | 22 mar 2009 02:42 | Em resposta a: #201681

Boa noite, Chico.
Marizete era minha avó, irmã de Gera que revi ano passado e em em fevereiro deste, na casa da tia Lita.
Sou filho mais velho de Mario e Tereza (Mario Junior) e 1º neto de Marizete. Sabes mais sobre a minha vó do que eu que nem sabia o nome dos pais dela! Passei muitos anos longe daqui e retornei ano passado. Na verdade, embora tenha nascido em Natal, nunca morei nesta cidade.
Visitei sua pág. no orkut a vi algumas fotos antigas, inclusive da Gera: há muitos anos não a via, acho que desde quando eu era criança - hoje tenho 45 -, mas mesmo assim ela disse que lembrava de mim.

Um abraço. Mario jr

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#224617 | Varela Caraúbas | 22 mar 2009 16:47 | Em resposta a: #132259

Também sou da Família Varela, apesar de ter nascido em Caraúbas-RN, meu pai José Silvestre Varela é natural de Bananeira na Paraíba. Pouco sei sobre o que levou meu avô Silvestre Varela na década de 40 abandonar propriedade e outros bens existentes em Bananeira onde ele nasceu para migrar para Caraúbas com seu filhos. Porém antes, passando por Ceará-Mirim com objetivo de visitar alguns dos seus parentes (tios e tias), e depois de pouco tempo, residindo em Caraúbas viajou para Rio Verde no Estado de Goiás, onde passou a morar até falecer em 1985. Então, eu gostaria de saber se algum de vocês têm conhecimento da existência de descendentes da Familia Varela na Paraíba e onde.
Agradece Varela (Caraúbas/RN)

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#231864 | mario962 | 14 jun 2009 03:50 | Em resposta a: #136450

Marcos Filgueiras,
Estou montando a arvore de parte da minha família, referente ao ramo dos Varela Barca.
Minha avó já falecida pertence a esta fámilia e através de contatos com tias e principalmente com a minha última tia-avó, cheguei a alguns antepassaados meus:

Bisavós maternos: Luiz Varela de Souza Barca (*24/11/1865 +04/01/1957), nasc. em Macaíba-RN, c.c. Judith Cavalcante Varela Barca (*23/03/1883 +23/03/1963), nasc. em Regomoleiro-RN.

Trisavós maternos: José Varella de Souza Barca, c.c. Antonia da Rocha (Bezerra Cavalcanti) Varella Barca.

Minha avó tinha nome de solteira: Maria do Rosário Varela Barca.

Peço a gentileza de verificar se há alguma ligação com os nomes listados na sua mensagem.

Um abraço, Mario Jr.

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#276596 | karina.ka | 18 mai 2011 04:12 | Em resposta a: #231864

Olá. Sou Bisneta de Maria Luisa Varela Barca. Não tenho o mesmo sobrenome pq ela perdeu o "Barca" ao se casar. Mas permanecemos com o "Varella". Por favor, entre em contato cmg.

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#276612 | mario962 | 18 mai 2011 13:16 | Em resposta a: #276596

Olá, Karina,
Assim como, você tenho descendência no ramo dos Varela Barca e o que aconteceu com a sua bisavó (perder o Barca)
também aconteceu com a minha avó. O nome de Maria Luisa não consta da relação de familíares que tenho, mas certamente há uma ligação de sangue.
Caso tenha interesse mandarei uma relação com dos Varela Barca que tenho cadastrados, embora quase todos falecidos; a partir daí você pode estabelecer qual o seu ramo com relação ao meu.
Meu e-mail para contato: mario962@gmail.com
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#276630 | Filgueira | 18 mai 2011 19:14 | Em resposta a: #231864

Caro Mário,

Só agora tomo conhecimento de sua indagação sobre o seu ancestral José Varella de Souza Barca.No material que tenho, disponibilizado no endereço (http://marcosfilgueira.wikidot.com), na parte referente à genealogia, há de fato um com esse nome, que na época, por hipótese o fiz casado com Anna Joaquina de Morais.Observe que um dos filhos chama-se Luis e pode bem ser o seu bisavô. Além disso não vou, pois é tudo que tenho.

Abraços,

Marcos Filgueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#276658 | mario962 | 19 mai 2011 02:14 | Em resposta a: #276630

Boa noite Filgueira,
Pelos dados que você forneceu de José Varella de Souza Barca, penso que deva ser uma coincidência, pois o período de nascimento dos seus filhos, dentre eles Luis, e informado por você, foi de 1832 a 1839; meu bisavô
viveu de 1865 a 1957 e desta forma não poderia ser filho do José Varella acima. Peço que confirme o período acima, pois a coincidência é muito grande, embora saibamos o quanto nossos antepassados gostavam de repetir os nomes. A família do meu avô materno (Tavares Guerreiro), por exemplo, tem uma infinidade de Josés o que nos leva eventualmente a cometer alguns erros. Para você ter idéia, foram contemporâneos três “José Tavares Guerreiro”.
Olhando melhor os filhos de José Varella podemos observar que além de Luis havia também um que se chamava José. Não seria este o pai do meu bisavô Luis? Meu trisavô José Varela de Souza Barca morreu em 1901, portanto pode ter nascido entre 1832 e 1839.
Diga-me o que você acha.

Grande abraço e até a próxima.

Mario Ferreira de Araujo Junior
mario962@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Varella / Varella Barca

#276898 | LUZINETE | 23 mai 2011 02:10 | Em resposta a: #136371

Olá a procura de informação sobre minha avó paterna encontrei este fórum, e tenho algumas informações não sei se serão de grandes valores, mais vamos lá, segundo meu pai ANTONIO VARELA FILHO DE BERTULEZA VARELA BARCA CASADA COM VICENTE FURTADO DA COSTA vindo da cidade de Martins RN minha avó tinha uma Irma chamada de CHIQUINELA acho que seria Francisca varela barca, meu pai tem como irmãos (MANOEL VARELA DA COSTA - APRIGIO VARELA DA COSTA - JUAREZ VARELA DA COSTA - PEDRO VARELA DA COSTA - FRANCISCA VARELA DA COSTA - MARIA VARELA DA COSTA E JOSE VARELA DA COSTA (FALECIDO), meu pai teve 6 filhos com minha mãe FRANCICA MARIA DA COSTA, MEUS IRMÃOS. FRANCISCO VARELA DA COSTA - JOSE VARELA DA COSTA - MARIA VALERIA DA COSTA - MARIA VALDETE DA COSTA - MARIA ANTONIZETE VRLA DA COSTA E EU LUZINETE VARELA DA COSTA. MEU CONTATO (LUZINETEVARELA@ZIPMAIL.COM)

Resposta

Link directo:

Família Varella / Varella Barca

#406255 | sandriotti | 10 ago 2018 09:51 | Em resposta a: #132190

Bom dia, gostaria de saber se vocês têm alguma dica sobre o sobrenome Figueira da Barca de Olinda/PE.. Ignácia Figueira da Barca casou com. Crispim Pereira da Silva por volta de 1760 e tiveram o filho Ildefonso Figueira da Silva que é meu ascendente.. Tentei registros paroquiais da igreja, mas eles estão em fase de restauro..

Obrigado pela atenção.

Resposta

Link directo:

Família Varella / Varella Barca

#452246 | Madsonsena | 27 jan 2024 14:42 | Em resposta a: #132190

Olá,
Me chamo madson sena,
Estou montando a minha árvore genealógica e consegui chegar ao José Varella Barca que faleceu aproximadamente em 1800 em Açu , Rio Grande do Norte, Brasil

Resposta

Link directo:

Família Varella / Varella Barca

#452262 | Conde | 28 jan 2024 16:25 | Em resposta a: #452246

A origem dos Varelas Barca do Porto está na obra "Moreiras, de Tarouquela" do Dr. Maurício Antonino Fernandes.

Resposta

Link directo:

Família Varella / Varella Barca

#452265 | Conde | 28 jan 2024 16:45 | Em resposta a: #132190

Veja a seguinte habilitação do santo Ofício: TSO-CG, Habilitações, Manuel, mç. 4, doc. 121

Resposta

Link directo:

Família Varella / Varella Barca

#452266 | Conde | 28 jan 2024 16:48 | Em resposta a: #132190

E veja também esta; TSO-CG, Habilitações, Domingos, mç. 2, doc. 83

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 06:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen