Silveira Cabreira / Campos Torres, de Estremoz

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Silveira Cabreira / Campos Torres, de Estremoz

#132267 | PMVMAC | 26 out 2006 15:19

Caros Confrades,

Procuro informações sobre as famílias Silveira Cabreira e Campos Torres, originárias de Estremoz, onde deixaram descendência pelo menos até ao séc. XIX. Qualquer informação será bem útil!
Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

Amaral, de penedono

#132274 | 2910 | 26 out 2006 17:10 | Em resposta a: #132267

Por acaso tem dados sobre os Amaral, de Penedono ?

os melhores cumprimentos

Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Amaral, de penedono

#132281 | PMVMAC | 26 out 2006 18:58 | Em resposta a: #132274

Caro Sr. Caeiro Pinto,

Os meus Amaral [Mira Amaral] são originários da freguesia de Ourozinho, Penedono. Não tenho muitos dados mas vou ver o que arranjo para lhe dar!
Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Amaral, de penedono

#132344 | 2910 | 27 out 2006 09:44 | Em resposta a: #132281

Caro Pedro Amaral
Então devemos ser parentes, pois também eu tenho uma linha Amaral da freg. de Ourozinho, da Quinta do Tilhal http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=183301
Vou ver se encontro os meus apontamentos sobre esta linha para lhe enviar.

cumprimentos,

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Amaral, de penedono

#132463 | PMVMAC | 28 out 2006 19:41 | Em resposta a: #132344

Boa noite Óscar!

Estive a procurar e encontrei uma nota que me aponta para o casamento em Ourozinho, a 10/2/1719 para o casamento de José de Amaral com Maria da Fonseca Pinto. Ele é filho de Domingos Álvares, já defundo á data, e de Maria de Amaral, do lugar de Valongo; e ela filha de Domingos da Fonseca e de Maria Pinto, da Quinta do Tilhal. Foram padrinhos Domingos de Amaral, de ...lheiro, e Isabel Francisca, moradora na Quinta do Tialhal e presentes a maior parte do povo.

São estes os meus antepassados Amaral mais remotos que conheço. Como lhe digo nunca investiguei esta linha, com alguma pena minha...

Cumprimentos,

Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Amaral, de Penedono

#132698 | 2910 | 31 out 2006 18:13 | Em resposta a: #132463

Caro Pedro
Também não tenho muitos dados sobre esta linha, mas aqui vai os meus apontamentos sobre a minha linha deAMARAL, de Penedono, Prova e Castanheira.

cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

1-JOÃO DE AMARAL, natural da vila de Penedono, casou na freg. da Prova(Meda), a 23/6/1683, com MARIA ISABEL RODRIGUES, desta freg., sendo testemunha Miguel de Amaral. Este João do Amaral deve ser irmão de Miguel do Amaral, fundador do solar ou casa grande da Prova, com armas de Amaral, Cabral, Pinto e Campos. Filhos nascidos na Prova :

2-Manuel, bapt. a 17/3/1685

2-JOÃO DO AMARAL, casou com MARIA FERREIRA, moradores na vila de Penedono. Filha:

3-ARCÂNGELA DE AMARAL, moradora na Quinta da Sapateira, na freg. da Prova, onde casou a 5/7/1722, com MANUEL DE AMARAL, filho de André Rodrigues e de s. m. Isabel de Amaral, moradores na Quinta do Telhal, freg. de Ourozinho, conc. de Penedono. Filho :

4-PATRICIO ANTUNES DE AMARAL, nascido na Quinta do Telhal, falecido na frag. da Castanheira a 15/3/1795. Casou na dita freg. a 15/8/1763, com MARIA DA ENCARNAÇÃO,

Resposta

Link directo:

RE: Silveira Cabreira / Campos Torres, de Estremoz

#132700 | 2910 | 31 out 2006 18:20 | Em resposta a: #132267

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=9294#lista

Resposta

Link directo:

RE: Amaral, de Penedono

#132742 | jaboo | 01 nov 2006 02:46 | Em resposta a: #132698

Caro primo Oscar,

Recentemente recebi a copia da parte genealogica do processo de Inquisição dum antepassado meu de Penela da Beira (José de Andrade, preso a 25.9.1725), onde vem referido o parentesco dele com os Amarais da Prova. Vinha também no processo uma arvorezinha (com folhas e raizes!) desenhada pelos "inquisidores", mostrando de que maneira eles eram aparentados!

Diz que o seu antepassado João de Amaral devia ser irmão de Miguel de Amaral, fundador do solar ou casa grande da Prova. Será esse Miguel o mesmo Miguel de Amaral, de Penedono, que casou na Prova a 9.6.1675 (segundo o ANP IV) com Mariana Gomes? Se for, então também somos primos por este lado.

Se estivermos a falar dos mesmos, diga pois eu mando-lhe o que tenho!

Um abraço,

JOAO

Resposta

Link directo:

Amaral, de Penedono

#132744 | Lourval | 01 nov 2006 05:24 | Em resposta a: #132698

Caro Óscar,
Minha única antepassada de apelido Amaral é Teresa do Amaral nascida cerca de 1700 e que se casou aparentemente em Outeiro de Gatos com João Antunes.
Tenho antepassados na Quinta da Sapateira. Trata-se de João Manuel Rodrigues, nascido cerca de 1750, filho de Manuel José (de Ervedosa) e Maria Rodrigues.
Ainda na Prova tenho Joana Batista, nascida cerca de 1755, filha de António José e Bernarda Maria. Joana Batista casou-se aparentemente em Outeiro de Gatos com João Antunes (neto da Teresa do Amaral acima).
Avançar a pesquisa na Freguesia da Prova tem sido difícil. Será que há outras alternativas?
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Amaral, de Penedono e Prova

#132877 | 2910 | 02 nov 2006 11:37 | Em resposta a: #132742

Caro João
o Miguel do Amaral é esse que refere, casado com Mariana Gomes, e fundador da Casa Grande da Prova.

abraços do
Óscar

P.s. Fico a aguardar os apontamentos sobre estes Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Amaral, de Penedono

#200275 | mslm48 | 13 jun 2008 18:25 | Em resposta a: #132742

Olá João

Já nos conhecemos de outros dois tópicos:
- Pedido de Ajuda
- Famílias Lopes de Viseu.

Como tenho estado à espera de certidões do ADV, pus-me a procurar dados sobre os Amarais de Penedono, pois a minha avó paterna - Maria de Jesus Amaral- nasceu em Penedono, em 1892, filha de José Joaquim Amaral e de Ana do Nascimento (datas?), neta de Francisco Amaral e de Maria Liberata Datas(?). Casou com José dos Santos Martins que nasceu em 1891 e já era viúvo.
Este era filho de Felisberto Martins, nascido em 1844 e de Joaquina dos Santos Rodrigues, nascida em 1861, neto de António José Martins e de Francisca Cândida Justa- Lado paterno- e de Manuel António Rodrigues e de Anna Joaquina datas(?).
De todas as informações que li dos processos do SO e dos RP, parece-me que poderíamos encontrar alguns laços...
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Amaral, de Penedono

#200317 | jaboo | 14 jun 2008 03:00 | Em resposta a: #200275

Caro mslm48,

Se o Felisberto Martins de Penedono é seu antepassado, então ainda somos parentes (bem que afastados). Tenho muita ascendência para lhe dar.

Felisberto Martins nasceu em S.Pedro de Penedono a 18.9.1843 e batizado a 26.9.1843, filho de Antonio José Martins, de S.Pedro, Penedono casado a 2.4.1834 com Francisca Cândida, nascida em S.Salvador, Penedono a 19.3.1812 e batizada a 26.3.1812 (padrinhos Francisco Freire e Vasconcelos e sua mulher); neto paterno de Bernardo Antonio Martins de Freixo de Numão e sua mulher Luisa Teresa, de S.Pedro de Penedono, neto materno de Agostinho José Teixeira, batizado em S.Pedro de Penedono a 2.11.1776 (padrinhos João Bernardo Pereira Coutinho de Vilhena e sua filha D. Leonor Angélica de Vilhena) e falecido a 13.6.1833 e de sua segunda mulher Ana Rosa Minhota, natural de S.Pedro de Penedono, onde casaram a 3.11.1808 (testemunhas Francisco Manuel Freire e João Teixeira), filha esta de João Martins e de Maria de Jesus Minhota, ambos de S.Pedro de Penedono.

Agostinho José Teixeira tinha casado de primeiras nupcias em S.Pedro de Penedono a 19.5.1805 com Francisca Maria da Fonseca Aleixa, de S.Salvador de Pendono onde faleceu a 27.9.1806. Tiveram uma filha Maria de Deus, batizada em S.Salvador de Penedono a 3.6.1806 (padrinhos os tios Matias da Fonseca e Maria da Fonseca) e casada em S.Salvador de Penedono a 17.8.1827 (Testemunhas José Joaquim de Almeida e o reverendo padre Joãoo do Amaral) com Francisco Antonio de Andrade, de Valongo dos Azeites (filho de familiares meus), onde viveram etiveram descendência.

Agostinho José Teixeira era filho de João Bernardo Teixeira "do Cabouco", falecido em S.Salvador, Penedono a 28.3.1784 e de sua mulher Ana Maria Conde (ou Condessa), falecida em S.Salvador de Penedono a 4.5.1790, neto paterno de José Teixeira, já falecido em 1780 e sua mulher Maria de Sousa "Cabouca", natural de Castainço, Penedono; neto materno de Luis de Aguiar Conde (ou da Fonseca Conde), falecido em S.Salvador de Penedono a 4.12.1778 e de sua mulher Eufémia Rodrigues, da Quinta da Fiarresgua, Penedono e falecida em S.Salvador de Penedono a 24.4.1780

Pelo apelido e pela cronologia, Luis de Aguiar Conde devia ser com toda a certeza filho de Manuel Rodrigues Conde, batizado em S.Salvador de Penedono a 25.12.1680 (padrinhos Padre Antonio de Sequeira de Matos e Ana de Sequeira, ambos de Ervedosa do Douro) onde também casou a 23.8.1704 (testemunhas Jeronimo Ribeiro, reverendo padre Antonio da Fonseca Carchena, e padre Isebio de Aguiar, de Granja de Penedono) com Paula de Aguiar; Neto paterno de Francisco Rodrigues Conde falecido em S.Salvador de Penedono a 31.12.1705 e de sua mulher Domingas Rodrigues; neto materno de Pedro Martins de Penedono e de sua mulher Maria Rodrigues, da Quinta de S.Antonio Corruja(?).

Francisco Rodrigues Conde e Domingas Martins são meus antepassados directos, pais de Ana Maria Rodrigues batizada em S.Salvador de Penedono a 12.7.1682 e casada em Penedono a 10.1.1707 com Domingos de Aguiar, de Penedono (meus 8os avos).

Tenho a descendência mais completa desses seus antepasados. Tenho irmãos, irmãs, primos etc ... é muita gente por isso se tiver interesse, posso mandar um documento por e-mail. Se deixar aqui o seu endereço, depois envio.

Do lado dos Amarais, ainda não dá para entroncar com os que tenho. Terá de ir uma geração mais para trás e encontrar os pais do Francisco Amaral.


A mim interessam-me os colaterais todos de minha familia. Por isso, peço-lhe que me comunique a descendência do Felisberto Martins (até hoje se for possivel), do qual nada tenho.

Um abraço,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Amaral, de Penedono

#200321 | jaboo | 14 jun 2008 05:41 | Em resposta a: #200275

Caro mslm48,

Esqueci-me de perguntar-lhe que processos do SO leu e que informaçoes tem sobre os Amarais de Penedono.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Amaral, de Penedono

#200576 | mslm48 | 16 jun 2008 16:40 | Em resposta a: #200317

Obrigada pela sua disponibilidade.

Eu tenho os descendentes directos de Felisberto Martins, entre os quais o meu avô paterno, José dos Santos Martins, nascido a 2 de Agosto de 1891 e falecido a 4 de setembro de 1964.Este casou duas vezes e de cada casamento teve três filhos, que´, por sua vez tiveram vários filhos, entre os quais o meu Pai que tem agora 88 anos.....

De facto, as nossas famílias são tão numerosas que não cabem neste espaço do Fórum. Eu já abri um sítio no MyHeritage - website Lopes Martins e outro Sítio da Família Martins.

Para haver mais resultados imediatos, pedia-lhe , se assim o entender para pedir a sua inscrição.
De qualquer forma poderemos continuar estas nossas conversas pelo mail mariasilvinam@gmail.com.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Amaral, de Penedono

#200585 | mslm48 | 16 jun 2008 16:57 | Em resposta a: #200321

Olá João

Os processos que eu li foram os do tópico Amarais de Penedono e da Prova(Mêda), onde o João faz a descrição dos Amarais que foram infamados e fala do seu antepassado Andrade com o seu primo Óscar que tinha ligações à Quinta do Telhal no Ourozinho-freguesia do Concelho de Penedono, e.....

Resposta

Link directo:

RE: Amaral, de Penedono

#338102 | ggomes | 14 nov 2013 14:41 | Em resposta a: #200585

Caro mslm48,

Voce tem dados sobre Amarais de Penedono ....
tenho antepassados Amarais
João DO AMARAL 30 Aug 1665 Penedono
filho de
Maria DO AMARAL Abt 1636 Penedono
filha de Isabelle Do Amaral
Filha de Maria Do Amaral //
voce tem dados sobre o processo ....

cumprimentos
germain

Resposta

Link directo:

RE: Amaral, de Penedono

#338114 | mslm48 | 14 nov 2013 20:06 | Em resposta a: #338102

olá

Tenho uma linha incompleta.
Neste momento não tenho aqui os dados.
Onde mora? E qual a origem do seu apelido Gomes que eu tbém tenho.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 22:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen