Familia Miranda

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Miranda

#132686 | Minhoto | 31 out 2006 15:57

De onde é originário este apelido? Eu tenho esse apelido, o meu avô que era de uma aldeia do concelho de Montalegre também o tinha. É de origem transmontana?

Resposta

Link directo:

RE: MIRANDA - Um apelido para muitas famílias

#133035 | JFMenéndez | 04 nov 2006 00:48 | Em resposta a: #132686

Caro Confrade

Como em quase todos os apelidos, também este não foge às regras de formação e adopção dos mesmos, existindo muitas famílias com esse mesmo apelido sem qualquer outra ligação que não seja a onomástica, isto é, terem o mesmo apelido sem qualquer parentesco ou ascendência comum entre si.

O apelido “Miranda” terá nascido como (muitos outros de natureza toponímica) um indicativo da naturalidade de uma determinada pessoa. Daí aparecerem geralmente indivíduos como beltrano, cicrano ou fulano (nome próprio, ou nome próprio mais um apelido – inicialmente um patronímico, ou uma alcunha tornada apelido, seguidos de um) “de Miranda”. Um determinativo a expressar a naturalidade ou a residência - as casas de morada, como então se dizia - isto é, a localidade de onde essa pessoa provinha ou aonde os seus familiares viviam – dado que muitos eram soldados ou marinheiros a viverem continuamente longe de casa ou das famílias, muitas vezes mais conhecidos, entre a camaradagem, pela alcunha ou por um topónimo relativo à sua zona, que pelo seu apelido de família.

Para lá destes casos, de origem toponímica, devem ter-se em conta os outros de adopção e uso social de apelidos. Refiro-me às gentes que trabalhavam nas grandes casas nobres. Primeiro, como servos ou vassalos dos seus senhores, até finais da Idade Média e até mesmo depois, embora com o estatuto social de criadagem, para os brancos, e de escravos para os negros e ameríndios, ou seus descendentes.

Encontrei, por exemplo, Miranda Henriques – um dos apelidos, ditos sonantes, da nobreza – num casamento de … escravos negros, de um determinado Miranda Henriques. E não é caso isolado, fossem escravos ou apenas criados dessas Casas.

Sobre os Mirandas da nobreza (os tais que têm o seu brasão pintado no Paço de Sintra), designadamente dos Miranda Henriques, pode ler o que estou a escrever (os últimos conteúdos) no tópico “95 nomes de Sintra em…” - http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=110449

Quanto à sua origem ser transmontana, é tão circunstancial como o facto de Miranda do Douro estar para lá do Douro, na sua margem direita e muitos, muita gente nascida na sua região transmontana, dela ter extraído o apelido.

Isto não obstante o facto de ter sido um Miranda - um Miranda Henriques - a ter cavado a sua subalternização a Bragança. Eu explico melhor. Foi o bispo de Miranda do Douro – D. Aleixo de Miranda Henriques – a desencadear o processo de transferência da diocese de Miranda para Bragança…

Mas, continuando o raciocínio anterior, o mesmo topónimo pode referir-se igualmente a Miranda do Corvo, como é o caso dos Miranda da minha mulher, ou a outras localidades que tenham o mesmo nome, seja cá, em Espanha ou aonde quer que seja, e que eu não tenho a presunção de conhecer.

Aliás, casos há em que a fixação do nome da localidade foi feita ao contrário, isto é, o apelido deu origem ao topónimo, como em muitas localidades do Novo Mundo. Assim, no Brasil, no Mato Grosso, a denominação de Miranda (depois de algumas vicissitudes processuais e administrativas) foi feita em homenagem a Caetano Pinto de Miranda Montenegro.

Espero não lhe ter lançado mais dúvidas que esclarecimentos. De qualquer modo estou à sua disposição dado que, para lá dos conteúdos puramente genealógicos estou a preparar um de natureza onomástica para aqui lançar, em continuação de uma intervenção que comecei e não concluí.

Melhores cumprimentos,

José Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miranda

#133823 | Miranda 1 | 12 nov 2006 07:38 | Em resposta a: #132686

Ola Confrade
Tenho muito gosto no contacto, porque eu tenho muita coisa sobre o apelido Miranda todos de Montalegre, diga-me de que aldeia era.
O apelido Miranda tem origem na maioria dos Casos em Miranda do Douro.
Os de Montalegre tem a sua origem Na Casa do do Cerrado, que aida hoje tem lá o Brasa dos Mirandas.
Bem Vindo á Familia Miranda
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miranda

#133837 | MSá | 12 nov 2006 15:03 | Em resposta a: #133823

Caros confrades,

de minha parte desejo muito saber sobre ascendentes, colaterais e descentes do casal João Francisco de Miranda (1695-1769) e de D. Maria Lopes de Miranda (1702-1760), naturais de S. Salvador de Joannes, em Braga, Portugal. E disponho de informações sobre seu filho, o sargento-mor Gregório Francisco de Miranda, que viveu em Campos dos Goitacazes, no Rio de Janeiro - e alguns de seus descendentes.

Saudações mirandenses.

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miranda

#145242 | rezeile | 23 fev 2007 21:19 | Em resposta a: #133837

Caro Luiz,
Sou bisneto de portugueses que viveram na regiao proxima do Rio de Janeiro, mais precisamente em Além Paraiba, proximo Campos de Goitacazes-RJ.
O nome do Bisavo: José Antonio de Miranda
O nome da bisavo: Maria Antonia de Miranda
Meu avo: Manoel Antonio de Miranda Primo nascido em 1899/1900 Além Paraiba-RJ e casado com Maria José de Oliveira, nascida em Além Paraiba-RJ.
Por favor, como jà disse ter informaçoes de alguns descendentes do sargento-mor Gregorio Francisco de Miranda, gostaria que me informasse do possivel parentesco de meus bisavos.
Grato,
Eliezer Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miranda

#145570 | MSá | 26 fev 2007 16:34 | Em resposta a: #145242

Creio que não, Eliezer.

Não encontrei referência a estes nomes nas nminhas notas. Mas continúo às suas ordens, se puder ajudá-lo.

Abrs.

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: MIRANDA - Um apelido para muitas famílias

#157484 | jorgemiranda | 27 mai 2007 23:56 | Em resposta a: #133035

Li com atenção a sua explicação. Acontece que o meu apelido é "de Miranda" e moro perto de Vizela em Tagilde. Serei de origem transmontana? Neste site encontrei referência a uma Maria Miranda casada com D. Gonçalo Pereira de Riba Vizela. São Gonçalo de Amarante pertencia a essa família e era natural de Tagilde. Tem elementos sobre isto?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miranda

#157517 | roz | 28 mai 2007 13:25 | Em resposta a: #132686

Caro confrade

De que aldeia era o seu avo? A minha avo' era de Tourem, Montalegre e chamava-se Maria Alexandrina Goncalves de Miranda Vaz, filha de Ana Goncalves de Miranda e de Joao Vaz. Ela nasceu a 31/10/1867 (mais ano menos ano). Ja pedi aos Arquivos de Vila Real e TT mas nao encontraram nada. Tera' alguma ligacao com os seus?
Cumprimentos
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miranda

#157584 | Vínculo | 28 mai 2007 18:12 | Em resposta a: #157517

Caros Confrades

Em Tourem tenho Francisco Fernandes de Miranda casado com Ana Vaz*c.1760.
Tiveram filho Manuel Fernandes de Miranda casado com Ana Teixeira de Bragança,
filha de Paulo Teixeira de Bragança (filho do Abade de Tourem Caetano Teixeira de Bragança) e de Ana Maria Gonçalves*c.1760.
Estes elementos foram colhidos em Inquirições de Genere no ADBraga e em testamentos na minha posse.
Os registos desapareceram em incêndios na sua maior parte.

Cps

Amiel Bragança de Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miranda

#157590 | JFMenéndez | 28 mai 2007 18:51 | Em resposta a: #157584

Caro Jorge Miranda

Penso que a sua pergunta, formulada logo a seguir à minha intervenção de Novembro passado, me era dirigida, razão pela qual intervenho de novo neste tópico.

Lamento não saber responder à sua questão, uma vez que as minhas investigações sobre Mirandas não incidem tão a norte. Aqueles que tenho melhor estudados são, obviamente, os da família da minha mulher, que se inserem nos distritos de Coimbra e Viseu, mais precisamente nos concelhos de Tábua e de Santa Comba do Dão. O apelido destes, de origem toponímica, refere-se como disse e com a maior probabilidade (aqui sim por razões de proximidade geográfica) a Miranda do Corvo e não a Miranda do Douro.

Quanto aos Miranda Henriques, de que também falo e em que mexo, não por mérito inteiramente próprio, pois há muita investigação já anteriormente feita, ainda que dispersa e até, por vezes, contraditória, espalharam-se um pouco por todo o país, para já não falar do Brasil e da Índia. Razão pela qual não se podem tecer conclusões quanto a afinidades geográficas. O que por vezes acontece é descendentes destes últimos terem geração, com ou sem varonia, num daqueles dois apelidos, mais frequentemente no de Miranda. Mas isto é muito relativo, pois mais para trás, refiro-me aos séculos XVII e XVIII, as mulheres desta linhagem seguiam quase sempre os apelidos maternos, diferentes destes, dos históricos Miranda Henriques.

Melhores cumprimentos,

José Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miranda

#224500 | eliezer45 | 21 mar 2009 15:16 | Em resposta a: #157590

nome: Eliezer Miranda Tavares
filiaçao : onofre de souza tavares
izabel miranda tavares

Avos maternos : manoel antonio de miranda
maria josé de oliveira

bisavos maternos parte manoel : antonio josé de miranda
maria antonia de miranda

bisavos parte maria josé : José vieira machado
paulina vindilina de oliveira

gostaria de achar os documentos dos meus bisavos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miranda

#224501 | NISGM | 21 mar 2009 15:22 | Em resposta a: #224500

e são de onde os seus parentes?

leia primeiro isto referente a pesquisas em Portugal: http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236

atentamente,
nuno de m

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miranda

#224565 | eliezer45 | 21 mar 2009 23:34 | Em resposta a: #224501

Minhoto,

a unica informaçao que tenho é que, segunda a certidao de obito dos dois , os meus avos sao nascidos na cidade de Além Paraiba-MG.
Ele, Manoel Antonio de Miranda = 1900
Ela, Maria José de Oliveira = 14/03/1906

spero ter acrescentado alguma coisa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miranda

#224604 | NISGM | 22 mar 2009 14:35 | Em resposta a: #224565

queria era ver se teria identificadas as raizes portuguesas.
dessa forma sempre poderia sugerir algum passo.
nuno de m

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miranda

#252258 | azalini | 26 mar 2010 22:55 | Em resposta a: #133837

Estou procurando minha família portuguesa. Meu bisavô José Maria Jorge de Miranda, filho de Manoel Jorge Miranda e Rozaria Gomes de Azevedo. Ele nasceu em 11/08/1873, em Cunhas Douro Portugal. Segundo uma tia avó ele tinha 2 irmãos: Guilherme e Joaquim, que voltaram par Portugal.
Obrigada,
Cumprimentos
Elaci Azalini Máximo

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#378847 | Maria Queiroz | 19 mar 2017 13:29 | Em resposta a: #145242

Bom dia Eliezer,

penso estarmos procurando pessoas da mesma família. Eu procuro Manoel Antonio de Miranda e Maria de Souza Miranda. Em 1887 estavam em Sapucaia, RJ, onde batizaram, no mês de novembro deste mesmo ano, um filho ao qual deram o nome de Braz (de Souza Miranda) e em 1889, batizaram a Júlio (de Souza Miranda). Ocorre que em 1900 já se haviam mudado para Carangola, MG, onde seus filhos se casaram. Eles seguiram acompanhando os Teixeiras, Machados e Ribeiro Alves (de Além Paraíba, Mar de Espanha, Sapucaia e Aparecida (Distrito de Sapucaia).
Neste meu caso, dizem que o casal chegou ao Brasil quando Braz tinha menos de 60 dia de idade. Ocorre que em Miranda do Douro e Mirandella, nada encontro sobre os mesmos. Encontrei alguns Mirandas em Montalegre.

Quem sabe poderíamos trocar informações?

Atenciosamente,

Maria José Ribeiro Q. Menezes

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#383806 | Miranda 1 | 21 ago 2017 11:56 | Em resposta a: #133035

Caro Confrade
Apenas queria informar que alem do Brasão de Sintra existem um Montalegre um que pertence a Casa do Cerrado da qual eu sou descente.
Tenho documentos desta família com o brasão dos Miranda que recuam ao seculo XVI e
de Aleixo de Miranda que era (secretario ? ) da Casa de Bragança em Chaves.
No Museu em Guimarães encontra-se outro brasão dos Miranda.
Como Vê esta era uma Nobre Família espalhada pelo Norte do Pais.
Como esta Família esta ligada à Casa dos Bragança talvez encontre documentos em Vila Viçosa,
na qual eu também gostaria de consultar.

Melhores cumprimentos

Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#383807 | Miranda 1 | 21 ago 2017 12:05 | Em resposta a: #132686

Caro Confrade

Se é originário de uma aldeia do Conselho de Montalegre, tenho quase a certeza que é Meu Parente.
As origens deste nome está ligado a Casa do Cerrado de Montalegre.
Está Casa tem um rica historia que ainda está por contar!

Melhores Cumprimentos

Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#389353 | Mariaantóniaribeiro | 18 fev 2018 15:07 | Em resposta a: #132686

Boa tarde, eu tenho o Nome Miranda na Família da minha mãe Açoreana Miranda Pamplona da Teceira. Alguém sabe o parentesco com os Mirandas do Continente?
Desde já agradeço.Maria.

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#389360 | FilipeFlard | 18 fev 2018 22:48 | Em resposta a: #132686

Tenho um 6º avô chamado António José de Miranda, natural da Freguesia de Nossa Senhora da Vitória do Porto, que, para fugir aos equívocos por homonímia, tornou-se António José de Sousa e Castro de Miranda quando deixou o Porto e se transferiu para o Rio de Janeiro.

Deixo abaixo o assento de casamento dos pais dele (com ascendência até os avós de ambos), celebrado na Freguesia de Nossa Senhora da Vitória do Porto, para o caso de interessar a algum dos confrades:

"Aos quatro dias do mês de dezembro de 1801, de tarde, nesta Igreja da Vitória, na presença de mim, abade-coadjutor abaixo assinado, e das testemunhas [...] nos banhos, na freguesia desta cidade e nas de sua naturalidade, sem impedimento, [...] certidão de baptismo, por palavras de presente, na forma do Concílio Tridentino e Constituição [...], se recebeu JOSÉ ANTÓNIO DE MIRANDA, filho legítimo de JOSÉ ANDRE DE MIRANDA, já defunto, e de MARIA INÁCIA, viúva, neto paterno de MANUEL ANDRÉ DE MIRANDA e de MARIANA DE JESUS, todos da freguesia de Santo André de Canidelo, e materno de TOMÁS FERREIRA e ROSA MARIA digo ROSA FERREIRA, ambos da freguesia de Guisande, Comarca da Feira, deste bispado, com CLARA MARIA DO SACRAMENTO, filha legítima de ANTÓNIO FRANCISCO DE FIGUEIREDO e de MARIA BENTA, neta paterna de ANTÓNIO DE FIGUEIREDO e de MARIA FERREIRA, da freguesia de Povolide, bispado de Viseu, e materna de FRANCISCO BASQUES, da vila de Monforte de Lemos, bispado de Lugo, Reino da Galiza, e de ISIDORA LUÍSA, da mesma; ele contraente foi nascido e baptizado na freguesia de São Pedro de Miragaia, de que fiz este assento, que como supra assinei: Era ut supra. O Abade-Coadjutor José Pinto de França. António de Mesquita. João António de Mesquita."

TIFs 58-59 / Fólios 57-57v: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=491207

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#405137 | António Alvim | 07 jul 2018 12:35 | Em resposta a: #383807

Boa tarde

Sou descendente da casa do Cerrado, bisneto de Maria Inácia de Miranda Ataíde Melo e Castro, e queria confirmar o seu nascimento. Tenho: nasceu na casa de Avinhó, freguesia de Redondelo, a 24-1-1822.
Agradeço toda a ajuda.

Cumprimentos
A. Alvim

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#405163 | Vínculo | 08 jul 2018 10:51 | Em resposta a: #405137

Bom dia.

Conheço muito bem o actual proprietário. A casa foi herdada.

Avinhó fica perto de Redondelo e de Rebordondo.
Os Mirandas de Rebordondo têm origem em Montalegre.

Cumprimentos,

Amiel Bragança de Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#405376 | António Alvim | 14 jul 2018 10:15 | Em resposta a: #405163

Bom dia

Obrigado pela rápida resposta. Tenho vários documentos que vieram da casa de Avinhó, assim como alguns da casa do Cerrado, mas estes mais antigos. Minha bisavó fez partilhas com os seus 2 irmãos, conforme um interessante documento, e ficou co-senhora da qta. de Avinhó, e esta parte só foi vendida no tempo do meu avô Jacinto.
No caso presente, não tenho conseguido a confirmação do seu nascimento. O que tenho são apontamentos que vieram juntamente com documentos bastante antigos que pertenciam ao arquivo do Cerrado.
Cumprimentos
A. Alvim

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#405378 | António Alvim | 14 jul 2018 10:51 | Em resposta a: #405163

Bom dia

Esqueci-me de perguntar se é descendente do Cerrado?
Tenho verificado que a descendência é muito grande.
Cumprimentos
A. Alvim

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#405413 | Miranda 1 | 15 jul 2018 20:19 | Em resposta a: #405137

Boa tarde A: Alvim

Seja bem vindo á descendência da Casa do Cerrado.
Já somos alguns mas podemos ser mais, Eu já fiz algumas pesquisas sobre esta casa e tenho provas que sou descendente desta nobre Família Miranda, com a sua ajuda podemos chegar longe.

A sua bisavó Maria Inácia de Miranda Ataíde e Melo é filha de:

José Xavier de Miranda Ataíde e Melo, filho de Francisco José de Miranda Ataíde (IX – 1)
Casou duas vezes, Casamento I com:
D. Ana Rosa de Morais Pinto Ataíde, a 09-03-1812 natural de Valpaços, Possacos. Ela † em
Chaves, Redondelo, Quinta de Avinhó a 03-02-1816. Sem Descendência.
Casamento II: em Montalegre, Igreja Matriz 12-02-1818, com Rita de Cássia Queiroga Madureira
e Castro. Nasceu em de Boticas, Pinho, Lugar de Valdegas a 15-02-1795. Filhos do II Casamento:
• 1 - Maria Inácia de Miranda Ataíde e Melo. * 24-01-1822. Casou em Carrazedo a
23-04-1838 c/ Tomás de Araújo Vasconcelos Pereira Alvim, natural de Lamas,
Cabeceiras de Basto. Ela † em Braga, S. João do Souto a 15-04-1889. Ele nasceu em
Braga, S. Vítor, Quinta da Ribeira de Passos. Tiveram cinco Filhos!
• 2 – José Xavier de Miranda Ataíde Melo e Castro. * Montalegre 13-08-1819
† Vila Pouca de Aguiar, Bragado, lugar de Carrazedo 14-07-1886.

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#405414 | Miranda 1 | 15 jul 2018 20:24 | Em resposta a: #405137

Caro A. Alvim

Desculpem esqueci-me de assinar:
Para todos vós
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#405433 | Vínculo | 16 jul 2018 13:01 | Em resposta a: #405378

Boa tarde.
Não tenho documentos que o comprovem.
Há fortes probabilidades de ser, mas...
Aparecem Mirandas em Rebordodo e Redondelo por casamento com Teixeira Bragança, em Tourém, Montalegre. Também aparecem em Boticas por casamento.
Para além disso só suposições.
"Saudações genealógicas",

Amiel Bragança de Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#405949 | António Alvim | 30 jul 2018 23:06 | Em resposta a: #405433

Boa noite Amiel de Miranda

Os Mirandas de Redondelo ou seja da casa de Avinhó, são descendentes do Cerrado. Tenho alguns documentos que fazem essa ligação.
Obrigado pela sua colaboração
A. Alvim

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#405950 | António Alvim | 30 jul 2018 23:20 | Em resposta a: #405414

Boa noite Manuel Miranda

Muito obrigado pela sua resposta. Gostaria de conhecer os descendentes do Cerrado, e pelo que verifico parece haver muitos.
De qual ramo é que o meu estimado parente, Manuel Miranda, entronca?
A razão do meu contacto inicial foi a confirmação do nascimento da minha bisavó, pois ainda não consegui nas pesquisas. Encontrei um Francisco de Miranda, abade em Tourém, a quem um duque de Bragança escreve uma carta. Não consigo saber quem era o pai.
Um muito obrigado
A. Alvim

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#405972 | Vínculo | 31 jul 2018 17:13 | Em resposta a: #132686

Caro A. Alvim,
Boa tarde
"O Pe Francisco de Miranda recebeu a primeira tonsura a 16-03-1585, e depois em 1588 as outras ordens até à de presbítero. Em 1627 era abade de Tourém em 1627, quando no processo de seu irmão Sebastião, quando uma testemunha declarou ter sido seu colega de curso.
Este Sebastião (* cerca de 1575) foi escrivão da Câmara e do público e judicial de Montalegre por mercê do duque D. Teodósio II 813-11-1602), FSO por carta de 1627. Casara a 29-05-1605 com Maria Madeira, filha do primeiro matrimónio de seu cunhado Martim Rodrigues Carneiro, de quem teve Aleixo de Miranda. o Pe Francisco de Miranda e Sebastião de Miranda eram filhos de um outro Aleixo de Miranda (*cerca de 1540,+1602), escrivão da Câmara e, por carta régia de 1577, escrivão do público e judicial de Montalegre, casou com Antónia de Negreiros, filha de Brás Gonçalves e de Mécia Álvares."
Esta informação mais completa está na Raízes e Memórias nº 15 de Outubro de 1999, num estudo sobre os Miranda da autoria de Luís de Mello Vaz se São Payo.
A titulo de informação, o meu antepassado Caetano Teixeira de Bragança foi abade de Tourém em meados do séc. XVIII. Ficou conhecido como abade de Tourém.
O major general Guilherme Calvão Borges, ilustre genealogista transmontano, era aparentado com a Casa do Cerrado. Não chegou a publicar esses elementos que andam perdidos, apesar da mulher e da filha serem genealogistas.

Saudações genealógicas,

Amiel Bragança de Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda - Montalegre, Chaves

#406072 | Vínculo | 03 ago 2018 08:53 | Em resposta a: #405972

Aguardam-se novidades.

Cps,

ABM

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406131 | Miranda 1 | 06 ago 2018 06:21 | Em resposta a: #405950

Bom dia Parente Alvim

O meu ramo vem do Padre Francisco de Miranda, aqui muito bem descrito pelo ABM. Apenas quero acrescentar que depois de ser Padre em Tourem foi Abade em Santa Marinha de Ferral, e foi nessa freguesia que deixou uma grande descendência, na qual eu e um outro parente nos incluímos.
Mais informo que está prestes a sair uma pesquisa sobre a casa do Cerrado de Montalegre publicado por esse nosso Parente.
Se o Parente Alvim quiser colaborar, ou qualquer outro confrade estremos sempre à disposição.
Até Breve
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406161 | António Alvim | 07 ago 2018 11:03 | Em resposta a: #406131

Bom dia Manuel Miranda

Obrigado pela rápida informação sobre o Padre Francisco. Gostaria de saber de que época é o seu ascendente.
Cumprimentos
A. Alvim

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406184 | António Alvim | 08 ago 2018 10:08 | Em resposta a: #406072

Bom dia Amiel de MIranda

O Padre Francisco de Miranda que eu referi era este, porque a carta do duque de Bragança está datada de 1628. Tinha dúvidas quanto ao Sebastião se era irmão.
Obrigado pela informação.
Cumprimentos
A. Alvim

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406254 | Miranda 1 | 10 ago 2018 08:44 | Em resposta a: #406161

Bom dia A. Alvim
O meu ascendente é o Padre Francisco de Miranda, o mesmo descrito pelo Amiel de Miranda.
Ele é referido como padre da Igreja de S. Pedro de Tourem, Abade da Igreja de Santa Marinha de Ferral em 11.11.1628, e penso que também na Igreja de Viade, mas aqui não hesitem provas, apenas tradição e abundancia do nome Miranda
Deixou filhos em Helena Dias sua Ama, é fácil de documentados porque algum filhos e netos também foram padres.
Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406286 | António Alvim | 11 ago 2018 11:58 | Em resposta a: #406254

Bom dia, meu caro parente Manuel Miranda

O Padre Francisco de Miranda a 6-6-1628 ainda era abade em Tourem, porque recebeu uma carta com essa data do duque D. Teodósio.
Na nossa Família houve outro Padre Francisco, mas na 2ª metade do séc. XIX, que segundo carta de seu Pai a um familiar, este lastimava-se dos desgostos que o filho lhe dava (antes de ser ordenado).
Cumprimentos
A. Alvim

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406305 | Miranda 1 | 12 ago 2018 07:49 | Em resposta a: #406286

Bom dia, meu estimado parente A. Alvim.

O que tenho do Padre Francisco de Miranda é o seguinte:

O Padre, José Alvares de Miranda, consta na Inquirição de Génese na B. R. de Braga Processo Nº 23169 pasta 1045. Ele é Neto de outro Padre Francisco de Miranda, Escrivão da Camara Eclesiástica de Chaves, Reitor de S. Pedro de Agostotem e do Couto de Dornelas.
O Padre José A. de Miranda, nasceu a 13.10.1779 em Parada - Outeiro. Esta Freguesia fica próxima de Tourem, não sei se é o mesmo que procura.
Assim Sim, vamos chegar longe com as nossas pesquisas.
Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406306 | António Alvim | 12 ago 2018 10:23 | Em resposta a: #406305

Bom dia estimado parente

O Padre Francisco de Miranda, escrivão da Câmara Eclesiástica de Chaves e avô do Padre José de Miranda é o mesmo que acima referiu como abade da Igreja de Santa Marinha de Ferral em 1628?
Cumprimentos
A. Alvim

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406326 | Miranda 1 | 13 ago 2018 06:13 | Em resposta a: #406306

Bom dia Estimado Parente A. Alvim

O Padre Francisco de Miranda, último, não tem nada haver com o primeiro, o mesmo nome mas duas pessoas diferentes.
Eu penso que o seu Padre que nunca o chegou a ser!
Se o fosse estava registado na biblioteca regional em Braga, eu ou o meu outro parente já tínhamos descoberto o seu registo!
Mesmo assim envie o nome do pai e se possível, data. da carta em que o Francisco se portava mal.
Cumprimento
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406328 | António Alvim | 13 ago 2018 11:22 | Em resposta a: #406326

Bom dia Manuel Miranda

O Padre Francisco Xavier de Miranda Ataíde de Melo e Castro é filho de José Xavier (primo co-irmão de meu avô paterno), celebrou missa na capela de m/casa algumas vezes.
A carta é datada de 25-2-1891.
Cumprimentos
A. Alvim

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406331 | António Alvim | 13 ago 2018 12:20 | Em resposta a: #406326

Estimado Manuel Miranda

A minha entrada neste forum foi, como o meu Parente sabe, para encontrar uma confirmação sobre o local (casa de Avinhó) onde m/bisavó nasceu.
Em genealogias manuscritas que vieram para esta casa, nem sempre o que está escrito corresponde à verdade. Assim tenho procurado confirmar tudo.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Cumprimentos
A. Alvim

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406396 | Miranda 1 | 14 ago 2018 19:03 | Em resposta a: #406331

Caro Parente A. Alvim

Estou muito contente pela sua entrada neste Fórum. Como já disse eu e um outro parente estamos a fazer um trabalho, serio dentro das nossa possibilidades sobre a casa do Cerrado.
E como prova aqui lhe envio a pesquisa relacionada com o seu Padre Francisco:

O Padre, Francisco Xavier de Miranda Ataíde Melo e Castro, nasceu em Redondelo, Chaves a 12.04.1870, fal. em Água Revés, Valpaços a 04.09.1927.
Foram no total de 6 Irmãos, 4 masculinos e dois femininos.
Notas Biográficas
Ordenado Padre em Braga, a 25.07.1893
Foi capelão de Coro da Igreja da Santa Casa da Misericórdia do Porto
Pároco de Santa Maria de Émeres e de Água Revés, no Concelho de Valpaços.
O Padre, Francisco e Mariana da Conceição, tiveram:
Alzira Adelaide de Castro.

Também temos algumas dificuldades em encontrar alguns membros desta família!
O parente podia-nos ajudar?

Fico-lhe muito grato por tudo
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406413 | Vínculo | 14 ago 2018 23:50 | Em resposta a: #406396

Caro Manuel,
Boa noite.
Como sabe nem toda a informação escrita corresponde à verdade.
Uma coisa é o que se deseja e outra é a realidade.
Para uma informação séria há que confirmar.
Aguardo as suas conclusões sobre a Casa do Cerrado. Faço votos para que apareçam informações sólidas.
Também estou interessado que a investigação "chegue a bom porto".
Cps,
ABM

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406427 | António Alvim | 15 ago 2018 11:46 | Em resposta a: #406396

Boa tarde Manuel Miranda

Como já referi, apesar de toda a informação manuscrita de que disponho, sempre que é possível procuro confirmar em fontes fidedignas. Razão da minha pergunta sobre Avinhó.
Sim, estou pronto a ajudar no que me for possível. Sei que os avós do Padre Francisco Xavier mandaram alguns filhos para o Brasil onde trabalharam com tecidos. Não sabia que o Padre deixou descendência.
Cumprimentos
A. Alvim

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406463 | Miranda 1 | 16 ago 2018 08:30 | Em resposta a: #406413

Caro ABM
Sobre o meu trabalho na genealogia da Casa do Cerrado, estou a fazer o que posso e sei, mas uma coisa é certa; tenho aprendido muito e conhecido pessoas extraordinária só por isso merece a pena continuar, sempre com o sentido de fazer cada vez melhor!
Se nada fizer, nunca vou saber o resultado!
Eu comparo-me com os nossos marinheiros das primeiras descobertas!
Eles atiravam-se ao mar com uma caravela que metia água por todos os lados!
Partiam sem saber para onde. Chegavam sem saberem a onde estavam. Mesmo assim fizeram amizade com todos os povos do Mundo, sem se preocuparem se estavam a fazer bem ou mal, e os resultados são aquilo que conhecemos.
Eu sou igualzinho a eles!
Cordiais cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406464 | Miranda 1 | 16 ago 2018 09:13 | Em resposta a: #406427

Caro Parente A. Alvim

Obrigado por nos querer ajudar, como sabe o meu interesse pessoal é tirar a Casa do Cerrado das cinzas em que foi dotada, se eu tivesse dinheiro eu comprava a ruinas e restaurava tudo mas como não posso vou fazendo o que estiver ao meu alcance. Porque no fundo eu também sou dissidente desse nobre brasão que teimosamente ainda continua de pé!
O meu interesse é ajudar um outro parente que quer publicar um livro, e o trabalho já vai bastante adiantado, existido algumas duvidas, aqui e ali.
A primeira pergunta:
Esse parente pesquisou no arquivo militar e encontrou alguns membros da Casa do Cerrado com altas patentes. Alguns desses documentos não trazem a filiação, por isso é difícil de os encaixar na família.
Veja se tem nos seus apontamentos o nome de:
José Xavier de Miranda, natural de Montalegre. Foi Coronel do Regimento Nº 5
Casado com D. Maria Francisca de Paula, Faleceu, (não sabemos a onde) em 10.01.1809
Não sabemos de quem era filho, e se deixou descendência,
Também não sabemos a onde ficava o Regimento Nº 5.

Ficava eternamente agradecido se nos pudesse ajudar.

Cumprimentos

Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406505 | António Alvim | 17 ago 2018 11:54 | Em resposta a: #406464

Bom dia

Os regimentos até 1806 eram designados pelo nome, a partir de então tiveram numeração. Como artilharia não pode ser (só havia 4), fica infantaria e cavalaria. Antes de 1818 só sei de um José Xavier (meu trisavô, casado nesse ano), a menos que ele tivesse casado 3 vezes.
Será descendente de Sebastião casado com sua sobrinha, ou do 2º casamento desta com seu primo Simão? Nos manuscritos do Cerrado não encontro referências
Como devemos sempre afirmar com referências, o meu estimado Parente terá de aguardar que alguém possa ajudar, como eu faço com o assunto de Avinhó, embora já tenha colocado em nota de rodapé a dificuldade da confirmação.
Cumprimentos
A. Alvim

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406614 | Miranda 1 | 20 ago 2018 10:37 | Em resposta a: #406505

Bom Dia Parente A. Alvim

Obrigado pela sua resposta, assim ficamos a saber algo mais.
Vamos continuar com as pesquisas no Arquivo militar.
Em breve irei fazer-lhe mais perguntas.
Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406736 | Miranda 1 | 23 ago 2018 12:18 | Em resposta a: #406505

Caro Parente A. Alvim
Como lhe tinha dito, temos algumas dúvidas, sobre a genealogia e história da Casa do Cerrado em Montalegre, o que gostaria se mais uma vez nos podia ajudar?
O nosso trabalho vai sair em libro, e para ficar tudo em ordem, queria-mos saber de:
António Luís de Miranda Ataíde
Filho de, Sebastião de Miranda e de Sebastiana Ataíde
Irmão de, Francisco José Ataíde e do Padre, Simão de Miranda.
Temos um documento que faleceu Jovem, mas mais nada.
Pergunta é:
Quando nasceu e faleceu, e se deixou descendência?
Seria mais fácil corresponder-nos por mail, para isso é só pedi-la ao Director do Noticias de Barroso, Sr. Professor Carvalho de Moura, no qual eu sou correspondente.
Bem-haja
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406752 | António Alvim | 23 ago 2018 19:45 | Em resposta a: #406736

Boa tarde Manuel Miranda

Sobre o António Luís, não tenho conhecimento deste parente. Terá ido para o Brasil? No séc.XIX foram alguns, mas as razões foram as dificuldades que o liberalismo trouxe para a família. O mais habitual era morrerem jovens.
Sobre o Professor que refere não o conheço.
Cumprimentos
A. Alvim

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406766 | António Alvim | 23 ago 2018 23:37 | Em resposta a: #406752

Boa noite

Esqueci-me de fazer a pergunta: Francisco José herda a casa pela Mãe ou pelo Pai?
É uma duvida que comecei a ter depois de ler alguma coisa
Afinal quem foi o 1º morgado?
Obrigado
A. Alvim

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406790 | Miranda 1 | 25 ago 2018 08:47 | Em resposta a: #406766

Caro A. Alvim
Como pode calcular, eu não lhe posso revelar o nome do 1º morgado, enquanto não sair o livro, que está em faze de conclusão. Apenas podemos dizer que todo o nosso trabalho está documentado.
Se tiver em seu poder documentos ou histórias sobre a Casa do Cerrado de Montalegre, e queira que fiquem incluídas, é só fazer-nos chegar às nossas mãos que ainda vai a tempo de ser publicadas.
Se quiser dar-nos os nomes e localidade dos membros da Casa do Cerrado que foram para o Brasil, nós agradecemos.
Veja se consegue a direcção do meu correio electrónico. Pode pedi-la ao Jornal Noticias de Barroso.
Diga-lhe que é do correspondente Manuel Miranda, que eles enviam-na prontamente.
Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406791 | António Alvim | 25 ago 2018 10:47 | Em resposta a: #406790

Bom dia

O meu é a assinatura e sapo.
Depois falaremos.
Cumprimentos
A. Alvim

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406808 | Samuel C O Castro | 25 ago 2018 22:48 | Em resposta a: #406790

Prezado Manuel Miranda,

Creio que o trabalho que consta neste link http://www.genealogias.info/1/upload/caldas_2015.pdf sobre a Casa do Cerrado, poderá ser-lhe muito útil. Recomendo que faças as devidas referência bibliográficas do que dali coletar.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406843 | Miranda 1 | 27 ago 2018 10:05 | Em resposta a: #406808

Prezado Samuel Castro

Venho agradecer pelo envio do seu link, sobre a Casa do Cerrado, para nós muito útil.

Também quero dizer que esta pesquisa relativa só à Casa do Cerrado. Também foi feita por mim e por Miguel Mora, mas esta está mais completa.
Queria fazer um pequeno reparo:
No § 6 Página 57
6-9 - Arnaldo Xavier de Miranda e Castro, nascido em Santa Maria de Valpaços.
Deve ler-se:
Nascido em Santa Maria de Montalegre registado no livro de Assento de óbitos. Repito no livro de Óbitos.
O resto do texto está correto.
Foi assim que eu o encontrei e o fiz chegar ao genealogista Miguel Mora.
O livro de assento aonde consta o Arnaldo, encontra-se na Diocese de Vila Real.
Na altura da pesquisa ainda estava na Igreja Paroquial de Montalegre!

Abraço fraterno,

Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#406851 | António Alvim | 27 ago 2018 12:21 | Em resposta a: #406790

Boa tarde Manuel Miranda

Acabo de ler a mensagem enviada ao confrade Samuel Castro, e fiquei a saber que é o Dr. Miguel Mora que está a escrever sobre o Cerrado. Os meus sinceros parabens !
Estou a aguardar que me envie um email para o meu contacto. Teremos algumas coisas a falar.
Cumprimentos
A. Alvim

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#412227 | Tiago R de Andrade | 11 fev 2019 23:42 | Em resposta a: #132686

Boa noite,

Descendo de uns Afonso de Miranda de Montalegere, freguesia de Viade de Cima.

Após dedicar algum tempo, deparei me com muitos Mirandas, Afonsos e Afonso de Miranda. Todos eles das várias freguesias de Montalegre. No site “Nós, Portugueses” é possivel encontrar muitos desses registos.

Os que aqui refiro eram na sua maioria pessoas que trabalhavam no campo e um ou outro professor primário.

Gostaria de poder saber mais sobre os Mirandas que aqui expõem para ver se haverá relação.

Obrigado.

Tiago Rebelo de Andrade

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#413076 | tiagoferreira | 12 mar 2019 17:09 | Em resposta a: #132686

Boa tarde M. Ribeiro,

Conforme fui lendo neste forum preciso da sua ajuda para ajudar a entrar a minha família do outro lado do Atlântico, esta pesquisa atravessa gerações e está dividida por continentes. Consegue ajudar-me? Eu já reuni algumas pesquisas, a parte mais difícil que está ser para mim é descobrir os familiares vivos da minha família.

Caso me possa ajudar entre em contacto comigo, sugiro-lhe: https://geneall.net/pt/forum/185986/quero-localizar-registos-do-meu-bisavo/

Cumpts,

Tiago

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#413102 | Miranda 1 | 13 mar 2019 15:51 | Em resposta a: #412227

Caro M. Ribeiro

Encontrou a pessoa certa, alem de conhecer bem a Freguesia de Viade, também sou parente dos seus Miranda.
Também gostava de saber se no seu livro " Nós os Portugueses" encontra alguma referencia sobre os Miranda de Tourem, Montalegre, Cabril e Ferral. todas estas freguesia ficam no Concelho de Montalegre.
Pergunte que eu Respondo!!!

Obrigado

Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#427942 | Vínculo | 12 out 2020 10:19 | Em resposta a: #405949

Caro António Alvim,
Bom dia.

Com algum atraso lembrei-me de lhe solicitar se será possível fornecer-me os elementos da ligação dos Mirandas de Redondelo aos da Casa do Cerrado.

Com as minhas saudações genealógicas,

Amiel Bragança de Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#427952 | António Alvim | 12 out 2020 18:23 | Em resposta a: #427942

Caro Amiel Miranda

No séc. XIX os de Redondelo e os do Cerrado eram os mesmos Senhores.
Actualmente desconheço quem sejam os proprietários.
Cumprimentos
A. Alvim

Resposta

Link directo:

Familia Miranda

#427955 | Vínculo | 12 out 2020 20:18 | Em resposta a: #427952

Cão António Alvim,

Agradeço a resposta.

O que me interessa é conhecer as ligações entre os Miranda de Redondelo e os do Cerrado, caso tenha elementos.

Não consigo avançar na zona de Montalegre e Tourém.

Cumprimentos,

Amiel Bragança de Miranda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 18:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen