Margarida de Abreu (1915-2006)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Eventos | Famílias

Margarida de Abreu (1915-2006)

#132768 | jliberato | 01 nov 2006 11:49

Caros confrades,
Faleceu recentemente Margarida de Abreu, percursora da dança em Portugal, tendo leccionado no Conservatório Nacional durante cinco décadas.
Das notícias do seu falecimento constam elementos genealógicos interessantes. Merece a nossa homenagem.
Chamava-se Margarida Hoffman de Barros Abreu (Salomão de Oliveira pelo casamento), nasceu em Lisboa aos 26-11-1915 e faleceu aos 29-09-2006 no Hospital de Santa Maria. Era filha de António Barros de Abreu, advogado, e de Helena Hoffman, professora, de nacionalidade suíça.
António Barros de Abreu era filho de Albano Mendes de Abreu, que está na nossa base de dados
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=500441
e assim cunhado de Afonso Costa.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Margarida de Abreu (1915-2006)

#132770 | Genea-Portugal | 01 nov 2006 11:55 | Em resposta a: #132768

JLiberato,

Pode confirmar se a mãe de António Barros de Abreu era a mulher de Albano Mendes de Abreu, que consta aqui na BD?

Grato,

Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Margarida de Abreu (1915-2006)

#132772 | Fmaia | 01 nov 2006 12:11 | Em resposta a: #132768

Caro Jliberato,

Se houver confirmação do que o Genea está a perguntar, então posso adiantar-lhe
a ligação de Margarida de Abreu, por via paterna, aos Coelho de Campos de Farminhão e Fonsecas de Ervedal da Beira.

Mcumptos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Margarida de Abreu (1915-2006)

#132808 | dvl | 01 nov 2006 17:56 | Em resposta a: #132770

Caro Genea,

Margarida de Abreu era irmã de Maria Helena von Hoffmann de Abreu, casada com João Pedro de Freitas Branco, nascido a 10 de Janeiro de 1922, em Lisboa e falecido a 17 de Novembro de 1989, em Lisboa (filho do compositor Luís Maria da Costa de Freitas Branco), ambas filhas de António de Barros Mendes de Abreu e de Marie Anna Helena von Hoffmann, dos marqueses von Lieuchenstern.

António de Barros Mendes de Abreu era filho de Albano Mendes de Abreu, médico, e de D. Emília de Almeida Coelho e Campos, irmã do General António de Almeida Coelho e Campos e do escritor Luís de Campos; neto materno António Caetano Coelho e Campos, de Farminhão, e de D. Vicência Josefina Fonseca e Almeida.

Marie Anna Helena era filha de Joseph Anton Friderich Robert von Hoffmann e de Anna Elisabetha Hugentobler; neta paterna de Joseph Marzell von Hoffmann (* 1809) e de Suzette Huber.

Os meus cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Margarida de Abreu (1915-2006)

#132810 | dvl | 01 nov 2006 18:10 | Em resposta a: #132770

Caro Genea,

Faço uma correcção: Marie Anna Helena von Hoffmann pertence à família dos marqueses von Leuchtenstern e não Lieuchenstein. Numa conversa, a Senhora Dona Maria Helena von Hoffmann de Abreu de Freitas Branco disse-me que era ela a representante deste título.

Cumprimentos,

DVL

Resposta

Link directo:

RE: Margarida de Abreu (1915-2006)

#132818 | jliberato | 01 nov 2006 19:16 | Em resposta a: #132770

Caros Gene Portugal,
Penso que sim, mas não tenho a certeza absoluta.
O que sei é que António Barros de Abreu era irmão de Alzira Coelho de Campos de Barros Abreu na nossa base de dados. Presumo que do mesmo pai e mãe.
Já agora: já viram a fonte que está no meu nome na base de dados?
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Margarida de Abreu (1915-2006)

#132868 | Genea Portugal | 02 nov 2006 09:49 | Em resposta a: #132808

Caro Duarte,

Obrigado pelos teus oportunos esclarecimentos. Vamos já proceder às ligações na BD.

Ainda ontem a tua actividade genealógica foi bem lembrada lá para as bandas de Cascais.

Um abraço,

Marcos

Resposta

Link directo:

RE: Margarida de Abreu (1915-2006)

#132870 | dvl | 02 nov 2006 10:01 | Em resposta a: #132868

Caro Marcos,

Ainda bem... tenho muitos elementos sobre os Freitas Branco. Qualquer dia faço uma publicação.

Um grande abraço,

Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Margarida de Abreu (1915-2006)

#132873 | Fmaia | 02 nov 2006 10:42 | Em resposta a: #132870

Caro confrade DVL

A talhe de foice, saber-me-à acrescentar alguma coisa a Feliciana Coelho de Campos?
Em tempos, coloquei a questão sobre a sua filiação e matrimónio.
Esta senhora, era filha de Vicência Josefina da Fonseca e Almeida e de António Caetano Coelho e Campos, c.c. Major Cristiano Augusto da Fonseca.
Em conclusão, ligada à família que trata o tópico.
O que eu pretendia, era saber se este último casal teve filhos e quais.
A informação que tenho é que houve dois.

Antecipadamente grato,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Margarida de Abreu (1915-2006)

#132878 | dvl | 02 nov 2006 11:48 | Em resposta a: #132873

Caro Maia da Fonseca,

O que tenho é o seguinte:

António Caetano Coelho e Campos c.c. D. Vicência Josefina Fonseca e Almeida, filhos:

- Francisco de Almeida Coelho e Campos c.c. D. Maria Leopoldina de Almeida e Vasconcelos (dos Barões de Mossâmedes), c.g.;
- Henrique de Almeida Coelho e Campos (que alguns dizem ser pai de António de Oliveira Salazar), s.g.;
- General António d'Almeida Coelho e Campos c. com sua sobrinha D. Bárbara Henriqueta de Barros Coelho e Campos, filha de Francisco Coelho e Campos, c.g.;
- Luís de Campos, escritor, c.c. D. Laura Pereira da Motta Brandão;
- D. Emília Coelho de Campos c.c. Dr. Albano Mendes de Abreu, c.g.;
- João de Almeida Coelho de Campos.

É possível que haja mais uma irmã chamada Feliciana, mas eu desconheço. Posso tentar averiguar.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Margarida de Abreu (1915-2006)

#132880 | Fmaia | 02 nov 2006 12:32 | Em resposta a: #132878

Caro Duarte Vilardebó Loureiro,

Efectivamente existe a tal Feliciana, c.c. seu tio materno Cristiano porque são meus tios trisavós e os documentos e estórias de família assim o comprovam.
É provável que tenha caído no esquecimento ou sido preservado este ramo familiar, porque, o dito Major Cristiano, combatente liberal, protegido do Saldanha e posteriormente do Rodrigo da Fonseca Magalhães, foi morto a tiro por uma força de infantaria, após ter assassinado uma sua irmã, sem o pretender, no meio de disputas familiares com o seu sogro/cunhado.
Este Major Cristiano é citado no livro "Grandes crimes da Beira" e é contemporâneo do João Brandão.
É uma história de vida curiosa e eu ainda não tive oportunidade de ir aos paroquiais com algumas indicações mais concretas em mão.
Muito obrigado pela sua disponibilidade.

Cordiais cumprimentos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Margarida de Abreu (1915-2006)

#132881 | dvl | 02 nov 2006 13:18 | Em resposta a: #132880

Caro Maia da Fonseca,

Fico grato por esta informação. Penso que seria interessante completar o trabalho do Prof. Doutor Luiz de Mello Vaz de São Payo, "A Família Coelho de Campos oficializada pelo Santo Ofício, de 1992. Fazer um estudo sobre os morgados de Farminhão e sua descendência. Conheço uma pessoa que também tem muitas informações sobre esta família. Vou tentar entrar em contacto com ela.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 07:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen