Cunha Prelada

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Cunha Prelada

#132993 | PMVMAC | 03 nov 2006 19:01

Caros confrades,

Procuro informações sobre a família Cunha Prelada, oriunda da freguesia de Santa Marinha de Moreira, Geráz do Lima!

Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Cunha Prelada

#133032 | JPL | 03 nov 2006 23:45 | Em resposta a: #132993

Caro Pedro Amaral,

Sou colega e muito amigo de Fernando Cunha Prelada. Apesar de excelente pessoa, é completamente alergico à lides informaticas e como tal, à internet. Se puder ser mais específico no que procura, quando estiver com ele posso pedir-lhe a ajuda que necessita.

Cumprimentos,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Cunha Prelada

#133092 | PMVMAC | 04 nov 2006 18:44 | Em resposta a: #133032

Caro Zé Pedro,

Agradeço desde já a sua solicitude. Na relidade o que me interessa é a descendência de Rogério da Cunha Prelada, militar, natural de S.M. de Moreira, casado com D. Júlia Aleixo Pais, que viveram em Évora no final do sec. XIX. Tiveram um filho chamado Rogério da Cunha Prelada. Penso que este senhor é pai de outro homónimo, casado com D. Gabriela Consiglieri de Sá Pereira, com filhos nascidos na década de 1960. Hoje em dia sei que a família reside em Lisboa. Isto diz-lhe alguma coisa?

Muito grato! Cumprimentos,

Pedro A.

Resposta

Link directo:

RE: Cunha Prelada

#133332 | JPL | 06 nov 2006 23:26 | Em resposta a: #133092

Caro Pedro Amaral.

Já falei com o meu amigo Fernando Cunha Prelada. Os dados que expõe têm algumas incorrecções. Assim, de acordo com as palavras dele, a Sra. D. Julia Aleixo Pais, sua bisavó, era casada com Gaspar da Cunha Prelada. Tiveram um filho, avô do meu amigo, Dr. Rogério Aleixo Pais da Cunha Prelada que nunca foi para Lisboa. Este teve, Fernado da Cunha Prelada, pai do meu amigo e Rogério da Cunha Prelada casado com a Sra. D. Gabriela Consiglieri de Sá Pereira.

Tanto Gaspar da Cunha Prelad como o seu filho Rogério, pertenceram à Monarquia do Norte. Inclusivamente, Gaspar é citado na Monarquia do Norte de Rocha Martins, obra que o Fernando Prelada anseia por encontrar.

De modo a poder ajudar-lo melhor, o Fernando pediu-me que lhe perguntasse exactamente qual o seu interesse nesta pesquisa, para que lhe possa fornecer as informações mais objectivas.

Cumprimentos,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Cunha Prelada

#133457 | avc | 08 nov 2006 08:45 | Em resposta a: #133092

Caro confrade

Acontece que me chamo António Aleixo Pais Vacas de Carvalho e, que de facto, a D. Júlia Aleixo Pais era irmã do meu avô, que se chamava Joaquim Aleixo Pais que foi lavrador na Lobeira. Temos muitas histórias na família desse senhor Rogério da Cunha Prelada que lhe posso transmitir. Entre elas, esteve muito tempo refugiado na Lobeira com os filhos, antes de se refugiar em Espanha. Ainda há uma sobrinha da D. Julia, minha prima Isabel Pais de Almeida que tem uma idade avançada, mora em Cabrela (Montemor-Novo) e que me esteve a contar muitas histórias desse senhor.
No Genea pode ver a parte Aleixo Pais, a partir do meu nome.
Cps. A.V.C.

Resposta

Link directo:

RE: Cunha Prelada

#133480 | avc | 08 nov 2006 12:54 | Em resposta a: #133457

Esqueci-me de dizer que Rogério da Cunha Prelada era oficial do exército e médico e. claro, refugiado político.

Resposta

Link directo:

RE: Cunha Prelada

#133547 | avc | 08 nov 2006 22:23 | Em resposta a: #132993

Caro confrade
Com um telefonema obtive alguma informação adicional. E tenho de corrigir as informações anteriores.
Na realidade, o marido da minha tia-avó Júlia Adelaide Aleixo Paes, nascida em 16.9.1871 e falecida em 4.5.1969, era o oficial do exército Gaspar da Cunha Prelada.
Tiveram 4 filhos de nome Rogério, Fernando, António e Venusina.
Ora, Gaspar da Cunha Prelada teve de refugiar-se em Espanha, na área de Tui.
O seu filho, Rogério da Cunha Prelada era médico (dizem-me que se formou em Salamanca), e depois de regressar de Espanha, esteve na herdade do meu avô, Lobeira, entre Lavre e o Ciborro, concelho de Montemor-o-Novo, com os seus 5 filhos.
Com mais tempo posso obter-lhe os nomes.
Na realidade estou a trabalhar na genealogia da minha família, mas comecei pela família do meu pai. Quando completar, irei necessitar dos dados Aleixo Pais e família colateral.
Pode-me contactar por vacas.carvalho@netcabo.pt
Cps.

Resposta

Link directo:

RE: Cunha Prelada

#133843 | PMVMAC | 12 nov 2006 15:36 | Em resposta a: #133547

Caro confrade,

Primeiro gostaria de me desculpar por somente agora responder à sua mensagem, mas estive toda a semana em Arraiolos e só agora estou de volta à "lide" das genealogias. Queria agradecer-lhe as informações que compartilhou comigo. Interessa-me muito aprofundar os elementos acerca dos Aleixo Pais, dos quais já tenho aliás muitos dados.
Assim que puder entrarei então em contacto consigo através do e-mail!
Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Cunha Prelada

#133850 | PMVMAC | 12 nov 2006 15:44 | Em resposta a: #133332

Caro Zé Pedro,

Desculpe-me só agora poder responder-lhe à mensagem que gentilmente me enviou. Agradeço muito as informações que, de resto, vêm de acordo com os dados que tinha. Como lhe disse o meu interesse nesta família deve-se ao facto de descenderem dos Aleixo Pais, família que tenho estudado. Pretendo publicar um título genealógico sobre eles e, neste momento, estou a tentar actualizar a sua descendência, na qual portanto se incluem também os Cunha Prelada.
Na realidade necessitava das informações sobre a descendªencia de D. Júlia Aleixo Pais e marido Gaspar Cunha Prelada, pelo que lhe ficaria muito grato se me conseguisse mais informações ou me conseguisse o contacto do seu amigo.
O meu e-mail é: pedro_miramaral@hotmail.com
Mais uma vez obrigado!

Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 08:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen