heraldica feminina

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

heraldica feminina

#133031 | mona_lisa | 03 nov 2006 23:44

gostaria d sbr s algumas das pessoas que frequenta este forum, m podia arranjar ou dizer onde encontrar material acerca d heraldica feminina! tou a fzr um trabalho p a faculdade acerca d heraldica e gostaria d focar a tonica da heraldica feminina! agradecia q m contactassem ou atraves do forum ou ent p e-mail s tivesse alguma informação..desde ja um muito obrigada! Cátia Pereira

mail: kanuca_18@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: heraldica feminina

#133254 | JCC | 06 nov 2006 13:13 | Em resposta a: #133031

Boa tarde

O que pretende, exactamente, saber?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

heraldica feminina

#133260 | mona_lisa | 06 nov 2006 13:30 | Em resposta a: #133254

Bem, antes demais queria agradecer o facto de me ter respondido! Eu pretendo reunir todo o material que seja possivel, para poder usar no meu trabalho de apresentação, desde textos acerca do assunto ate imagens de heraldica feminina..gostaria de reunir informação acerca da importancia da heraldica para o genero feminino! Em livros, talvez ate seja facil encontrar material, mas este trabalho como é para uma cadeira de metodologia, a pesquisa tem de ser feita toda atraves de material informatico, isto é, atraves da internet! o que nem sempre torna a aquisição de material facil!

Caso tenha alguma informação, agradecia se fosse possivel, que me a tornasse disponivel! se não for muito incomodo para si!

Cumpreimentos,

Cátia Pereira

Resposta

Link directo:

RE: heraldica feminina

#133318 | Diogo Taveira | 06 nov 2006 22:03 | Em resposta a: #133260

Ilustres confrades,
Embora por outros motivos, penso que o que a Cátia perguntou é de extrema valiosidade, porque não encontrei nenhum artigo na net em relação a este tema.
Os meus melhores cumprimentos,
Diogo Taveira Teixeira Santos

Resposta

Link directo:

RE: heraldica feminina

#133331 | RCCORREIA | 06 nov 2006 23:24 | Em resposta a: #133260

Cara Cátia

Veio ao sítio certo pois aqui decerto encontrará quem se disponha, de boa vontade, a ajudá-la (como o João Cordovil).
O tema que escolheu é aliciante e raro, pelo que se em livros não é frequente na Internet também não o é. Esperemos que depois possa partilhar/divulgar o seu trabalho também aqui.

Que prazo tem? O que procura?

Tenho algumas fotos e algumas referências de locais com armas de senhoras.
por exemplo

Tem duas nas sala dos brasões do Palácio Nacional de Sintra (das Infantas filhas de D. Manuel I), escudos partidos plenos na 1ª parte e com as armas pessoais (de Portugal) na 2ª.

Tem a da D. Isabel de Aragão (Rainha Santa, no pórtico de acesso ao Convento de Santa Clara a Nova em Coimbra, escudo partido com armas de Portugal na 1ª parte e de Aragão na 2ª.

Tem a de D. Vataça no seu túmulo na Sé Velha de Coimbra.

E vou procurar mais informações pelos sites heráldicos estrangeiros que costumo percorrer.

Disponha sempre.

Cumprimentos,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: heraldica feminina

#133359 | mona_lisa | 07 nov 2006 10:59 | Em resposta a: #133318

Bem, em primeiro queria agradecer o seu contacto! Caso encontre alguma coisa agradecia que me contactasse por aqui ou então atraves do meu e-mail: kanuca_18@hotmail.com

Obrigada..

Cátia Pereira

Resposta

Link directo:

RE: heraldica feminina

#133360 | mona_lisa | 07 nov 2006 11:08 | Em resposta a: #133331

Antes de mais, queria agradecer a sua resposta tal como a das outras pessaoas que tão atenciosamente me responderam..
Sei que o tema é dificil, mas para mim tem um especial interesse! O trabalho é sobretudo feito a partir de pesquisa electronica, o que n torna neste caso a tarefa mais facil, devido à falta de material acerca deste assunto..O trabalho terá de ser feito em 4 aulas e depois apresentado à turma..ficou decidido que apresentaria o trabalho sobre heráldica na epoca medieval, embora focasse a temática da heráldica feminina!

Se por acaso tiver alguma informação que me posse ceder, ficar-lhe-ia totalmente agradecida..
Agradecia que me contactasse pelo forum ou então por e-mail: kanuca_18@hotmail.com

Um muito obrigada, Cátia Pereira

P.S.No final terei muito gosto em partilhar o trabalho aqui no forum, embora, note que ainda sou uma principiante neste meio e que aqui há gente com grandes conhecimentos!

Resposta

Link directo:

RE: heraldica feminina

#133397 | RCCORREIA | 07 nov 2006 17:17 | Em resposta a: #133360

É de jovens como a Cátia, com iniciativa e arrojados que este pais precisa.
Ainda mais se virados para o futuro dão valor e não esquecem a nossa História, como parece ser o caso.

Vou lhe enviar para o mail algumas ligações onde vai encontrar muita informação sobre heráldica apesar de pouca sobre heráldica feminina.

Rui

Resposta

Link directo:

RE: heraldica feminina

#133399 | vbriteiros | 07 nov 2006 17:37 | Em resposta a: #133031

Julgo que será de interesse para si a consulta do Forum-Home onde deve consultar o respectivo Banco de Imagens. Na série dos brasões apresentados só dois correspondem a heráldica feminina: "Barões de Alenquer" e " Condes da Costa".
O escudo é substituido pela lisonja, que em princípio deveria ser sobreposta pelo "Laço de Nobreza" e não por elmos ou coroas. A "Lisonja" deve ser sempre "Partida" em que o primeiro "Campo" será reservado às "Armas do Marido".
Boa sorte para o seu trabalho
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: heraldica feminina

#133405 | Diogo Taveira | 07 nov 2006 18:08 | Em resposta a: #133397

Ilustre Rui Correia,
Agradecia, se não fosse incómodo, que me enviasse para o mail os tais links de heráldica estrangeiros que costuma ver e mais alguns, como os que enviou para a Cátia.
O meu e-mail é taveira.d'arroba'gmail'ponto'com
Os meus mais respeitosos cumprimentos,
Diogo Taveira Teixeira Santos

Resposta

Link directo:

RE: heraldica feminina

#133429 | RCCORREIA | 07 nov 2006 22:58 | Em resposta a: #133399

São bons exemplos por certo.

Apenas referir que o Alenquer referido é do Brasil e o título dado por D. Pedro II do Brasil a D. Francisca de Assis Viana Moniz Bandeira, ou seja um claro exemplo de heráldica feminina.

Já o título dos Condes da Costa, atribuido por D. Luis I foi dado não a uma Senhora mas a José Guedes de Carvalho Menezes da Costa e depois a seu irmão Francisco. Não sei a quem pertenceriam as armas que ilustram esse título no GENEA (mas seria seguramente uma Senhora, que pela representação que tem na 2ª parte desta lisonja parece de facto pertencer a esta família - 1º quartil Guedes, 2º Costa, 3º Carvalho e 4º Menezes)

RCC

Resposta

Link directo:

RE: heraldica feminina

#133443 | vbriteiros | 08 nov 2006 00:38 | Em resposta a: #133429

Suponho que o segundo caso ilustra as armas existentes na Casa da Costa (Amarante) e respeitantes a D. Ana José Guedes de Carvalho e Meneses da Costa (+ 11.10.1947) , Grã-Cruz da Ordem da Benemerência, Vereadora da Câmara Municipal do Porto e patrona da Escola de Enfermagem da S. C. M. do Porto ( anos 60).
VB

Resposta

Link directo:

Heraldistas

#226206 | gmg | 12 abr 2009 19:58 | Em resposta a: #133429

Saber-me-á indicar um Heraldista que trabalhe, na perfeição, com o computador criando brasões de alta definição para depois poderem ser usados, por exemplo, em papel de carta?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Heraldistas

#226252 | RCCORREIA | 13 abr 2009 10:15 | Em resposta a: #226206

Caro Luis

A oferta na internet é já alguma, sobretudo fora de Portugal.
Peça o meu email ao moderador e poderei dar-lhe algumas sugestões.

Se me recordo, também aqui no forum apareceu um confrade do Brasil (Illen Brasil)que oferecia esse tipo de serviço (ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=186520&fview=e).

As imagens vectoriais podem ser usadas e manipuladas informaticamente sem perca de definição/qualidade, possibilitando o ajuste da dimensão ao fim pretendido.


RCCorreia

Resposta

Link directo:

RE: Heraldistas

#226258 | gmg | 13 abr 2009 12:31 | Em resposta a: #226252

Caro RCCorreia,

O meu e-mail é: genealogia_@portugalmail.pt

Agradecia que entrasse em contacto comigo.

Um Abraço e muito obrigado.

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: heraldica feminina

#235450 | gmg | 31 jul 2009 21:24 | Em resposta a: #133443

Caro Confrade,

Sabe dizer-me algum site onde se possa criar um brasão? Conhece algum site de Heráldica ou algum programa de Heráldica que se possa "descarregar" da Internet de forma gratuita?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: heraldica feminina

#235451 | gmg | 31 jul 2009 21:24 | Em resposta a: #133031

Caro Confrade,

Sabe dizer-me algum site onde se possa criar um brasão? Conhece algum site de Heráldica ou algum programa de Heráldica que se possa "descarregar" da Internet de forma gratuita?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: heraldica feminina

#235452 | gmg | 31 jul 2009 21:24 | Em resposta a: #133318

Caro Confrade,

Sabe dizer-me algum site onde se possa criar um brasão? Conhece algum site de Heráldica ou algum programa de Heráldica que se possa "descarregar" da Internet de forma gratuita?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 jul 2024, 00:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen