Família Mota Cerveira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Mota Cerveira

#133049 | jchaves | 04 nov 2006 03:30

Caros confrades

Algum de vós terá informações sobre esta família, oriunda da vila (cidade?) de Almeirim?

Com os melhores cumprimentos

José Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#133061 | as5741073 | 04 nov 2006 11:54 | Em resposta a: #133049

Caro José Sebastião

Há alcum tempo atrás, consultando registos paroquiais de São João Baptista, Abrantes, Santarem, localizei os baptismos de Ana e Francisco, respectivamente em Novembro de 1824 e 28 do mesmo mês de 1832, filhos do Tenente António Maria Mota Cerveira e D. Maria de Assunção de Castro Athayde.
O António Maria era natural de Almeirim e tinha casado em 12.7.1820.

Além disso, poderá encontrar alguma informação no Portal do Genea Portugal, consultando em "Todos os Indices", "Todas as Pessoas" e "Mota Cerveira".

Cumprimentos

João Doria Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#133079 | jchaves | 04 nov 2006 16:31 | Em resposta a: #133061

Caro João Dória

Muito obrigado pelas informações.

Tenho em meu poder uma cópia manuscrita sobre os Motas da Vila de Almeirim, editada em separata em 1941.

Sobre o António Maria Mota Cerveira tenho os seguintes dados:

De Dona Teodósia Marcelina de Seixas e Melo, falecida em 24 de Janeiro de 1779, (neta do capitão Luis Soares da Mota) e de seu marido Francisco Homem Monteiro de Carvalho e Silva, fidalgo da Casa Real, e almoxarife dos Paços Almeirim, foi filha:
Dona Helena Rita Monteiro de Castro (Carvalho?) e Silva, casada em 1787 com Sebastião da Mota Cerveira, e destes foi filho:
António Maria da Mota Cerveira, fidalgo da Casa Real, casado com Dona Maria da Assunção de Castro e Ataíde que foram pais de:
Dona Ana da Assunção de Ataíde Cerveira Homem da Mota, casada com o desembargador João Nanpumoceno de Carvalhosa e Silva.

Caso esteja interessado posso enviar cópia do citado documento.

Cumprimentos

José Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#133094 | as5741073 | 04 nov 2006 19:10 | Em resposta a: #133079

Caro José Sebastião

Agradeço a sua resposta à minha mensagem desta manhã

A informação que então lhe transmiti apenas decorrera de uma investigação que levei a efeito sobre a família Castro Athayde, já que uma das sobrinhas da alu-
dida Dona Maria da Assunção - Ana Luisa de Almeida Castro Athayde, casada com
António Henriques Doria Júnior - foi uma das minhas trisavós do lado paterno.

Cumprimentos

João Doria Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#133191 | jchaves | 05 nov 2006 21:17 | Em resposta a: #133094

Caro João Dória

Este Sebastião da Mota Cerveira, creio ser filho de João da Mota Cerveira, baptisado em Almeirim a 28 de Set. de 1728. A sua neta Maria José da Mota Cerveira era minha 3ª avó do lado paterno.

Cumprimentos

Jose Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#133249 | PMVMAC | 06 nov 2006 12:16 | Em resposta a: #133191

Caro José,

Houve um ramo da família Mota Cerveira que passou a Évora na II metade do sec. XIX e do qual existe descendência actual. Um dos irmãos Mota casou com uma senhora da família Mattos Fernandes de Évora e a sua descendência vem estudada na obra "Histórias de Inácios", da autoria do Dr. Gonçalo Monjardiino Nemésio.
Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#133370 | nobra | 07 nov 2006 12:57 | Em resposta a: #133049

Caro confrade Jchaves
Efectivamente Almeirim é cidade. Não sei se merece, mas é cidade.
Quanto á familia Mota Cerveira, é com efeito originária de Almeirim. Nos finais do seculo IXX principio do sec. XX, nasceu Deodato da Mota Cerveira, pessoa muito considerada e estimada na terra. Foi empregado na Camara de Almeirim e casou com Maria Carlota senhora muito culta e de grande educação, que veio para Almeirim como professora e se dedicou a obras de beneficiencia, tendo colaborado na fundação do Jornal local o Almeirinense, sendo até á sua morte sua Redactora Principal. Tiveram três filhos Renato, João e Suzete.
Renato, falecido muito novo por volta de 1961, casou com Maria da Conceição Duarte de quem teve tês filhos:Maria João, Ricardo e Renata. Esta Maria da Conceição faleceu há cerca de três meses.
Joâo, Comandante da TAP ficou viuvo muito cedo teve uma filha. Casou novamente, tendo falecido talvez há 10 anos.
Suzette que deve ter cerca de 75 anos, vive em Almeirim e é uma senhora muito estimada.
É o que se me oferece dizer desta familia de Almeirim.
Espero ter dado uma ajuda.
VB

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#133413 | jchaves | 07 nov 2006 19:44 | Em resposta a: #133249

Caros confrades Pedro Amaral e Nobra

Muito obrigado pelas V. contribuições. São de muita utilidade para o estudo sobre uma parte da minha família.

Cumprimentos

José Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#134663 | Cerveira | 19 nov 2006 12:42 | Em resposta a: #133049

Caro Senhor

Já há muito tempo que tento obter informações sobre esta família mas não consegui resultados.
Neste momento só sei o seguinte:
A minha bisavó paterna chamava-se Mariana Rosa Crispim e faleceu em Porto de Muge com 101 anos. Não tehp a identificação do meu bisavô paterno.
O meu avô chamava-se Carlos Mota Cerveira (20-3-1891/11-03-1975) e era casado com Maria Adelaide Pereira Cerveira (10-01-1889/11-03-1976). Moravam em Porto de Muge e encontram-se sepultados no cemitério de Valada.
O meu pai chamava-se Carlos Mota Cerveira (4-03-1920/20-08-1981) e era Coronel de Infantaria.

Espero ajudar em alguma coisa,

Carlos Mota Cerveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#134673 | jchaves | 19 nov 2006 13:43 | Em resposta a: #134663

Caro confrade Carlos da Mota Cerveira

Obrigado pela seu post.

Peço-lhe o favor de não me tratar por senhor.

Tendo acabado de falar com o meu Pai, informou-me que aida conheceu o Senhor seu Pai, Cor. Carlos da Mota Cerveira.

Tenho em meu poder uma cópia manuscrita sobre os Motas da Vila de Almeirim, editada em separata em 1941. Esta publicação conta a história dos Mota Cerveiras em Muje e em Almeirim.

Caso esteja interessado, terei o maior prazer de enviar-lhe uma cópia electrónica ou analógica, para a morada ou endereço electrónico que me indicar.

Cumprimentos de um parente afastado

José Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#134681 | Cerveira | 19 nov 2006 15:02 | Em resposta a: #134673

Caro confrade

Agradeço-lhe a sua gentileza e gostaria muito de receber "esse pedaço de história" sobre a minha família.
O meu endereço é: carlos.cerveira@gmail.com

Os meus cumprimentos,

Carlos Mota Cerveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#187617 | jschaves | 10 mar 2008 05:16 | Em resposta a: #134681

Caro Confrade

Após algumas pesquisas na TT, encontrei algumas informações sobre a a família "Mota Cerveira".

É um ramo paterno que estou a estudar.

Caso lhe interesse, terei o maior gosto em enviar-lhe.

Com os melhores cumprimentos

José Sebastião Chaves

PS: tenho um conjunto de fotografias dos meus antepassados Mota Cerveira. Será que terá também algumas imagens?

Terei enorme prazer de lhas enviar por correio electrónico.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#287146 | PedroVP | 13 set 2011 00:26 | Em resposta a: #187617

Caro Primo José Sebastião Chaves
Parece que encontrei mais um elemento da Família que os tempos e a vida têm afastado.
Julgo estar a escrever-me com o filho de António e da "Carocha" que muito bem conheci desde miúdo. Lembro-me perfeitamente dos seus avós, José Sebastião e Maria do Céu. O nosso ramo comum é Sebastião Rodrigues Chaves e Margarida Launizia Perpétua Nogueira, meus trisavós. Sou filho de José da Luz Valente Pereira e de Maria Teresa Savage Costa.
Faltam-me as ligações superiores a Sebastião Rodrigues Chaves e Maria José da Mota Cerveira, que talvez terá e que muito me interessam.
Descobri no "baú" da família uma cópia manuscrita da Carta de Armas passada por D. José I a José da Mota Cerveira em 1777, assinada por António S(?) Chaves, mas não encontro referências de ligação. Talvez já as tenha obtido?
Se lhe interessar, muito gostaria de ter notícias da sua família (passaram muitos anos e já não sei quem ainda nos faz companhia no reino dos vivos...) e de lhe dar acesso ao meu site com a árvore genealógica que vou construindo.
Para tal escreva-me para pedrovalentepereira arroba gmail.com
Cumprimentos familiares.
Pedro Valente Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#287165 | jchaves | 13 set 2011 09:04 | Em resposta a: #287146

Viva Primo Pedro

Pois é a vida tem destes encontros e desencontros.
Ainda bem que o encontrei, ou que me encontrou. Sou filho do António Chaves, infelizmente já falecido.
Sou descendente das duas esposas do nosso bisavô João Rodrigues Chaves.
Tenho "estudado" as nossas origens e se me permite enviar-lhe-ei uma breve árvore de costados. Este estudo é baseado num trabalho do Tio Mário Chaves.
Cumprimentos familiares
José Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#287223 | PedroVP | 14 set 2011 00:13 | Em resposta a: #287165

Caro "Terceiro Primo" J. S. Chaves
Recebi o seu "trabalhinho" que deve ter dado um trabalhão!...
Vejo que tenho muitas coisas para estudar e conversar consigo.
Vou dar-lhe acesso à minha árvore e contactá-lo-ei muito em breve.
Um grande abraço.
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#305539 | tiagocerveira | 10 mai 2012 17:46 | Em resposta a: #287223

Relativamente à parte da família situada em Évora, o meu bisavô era, Sebastião de Mello da Motta Cerveira, pelo que sei era originário de Almeirim e veio para Évora, onde fundou o Banco do Alentejo, sendo o meu avô o filho do primeiro casamento (o meu bisavô voltou a casar com a cunhada após a primeira mulher ter morrido após o parto do meu avô), sendo o meu avô Sebastião Guido da Motta Cerveira.

Espero que sirva de algo

Se precisarem de mais alguma informação, meu email de contacto é tiagocerveira.design@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#305588 | jchaves | 11 mai 2012 08:57 | Em resposta a: #305539

Caro Tiago Motta Cerveira

Tenho em meu poder uma cópia manuscrita sobre os Motas da Vila de Almeirim, editada em separata em 1941. Esta publicação conta a história dos Mota Cerveiras em Muje e em Almeirim.

Caso esteja interessado, terei o maior prazer de enviar-lhe uma cópia electrónica ou analógica, para a morada ou endereço electrónico que me indicar.

Melhores cumprimentos

José Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#314016 | SaSeixas | 20 set 2012 23:58 | Em resposta a: #305588

Caro José Chaves,
Chamo-me Telmo Seixas, sou de Almeirim e estou a tentar construir a árvore das várias famílias de Almeirim, pelo menos com as famílias mais antigas (já conto com cerca de 4000 pessoas)
Assim sendo gostaria que me enviasse uma cópia da separata que possui, pois a D. Maria Carlota Cabral acima referida era minha famíliar (irmã da minha bisavó).
Como não tenho muitas hipoteses de ir pesquisar no arquivo distrital devido aos horários, tenho de recorrer a todas as informações que conseguir.

O meu mail é, telmoseixas@hotmail.com
Cunprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#314021 | jchaves | 21 set 2012 10:11 | Em resposta a: #314016

Caro Confrade Telmo Seixas

4.000 registos, é um facto notável.

Vou enviar, para o seu endereço electrónico, ficheiro com Separata.

Melhores cumprimentos

José Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#314057 | SaSeixas | 22 set 2012 00:48 | Em resposta a: #314021

Caro Confrade José Chaves

Desde já agradeço a sua disponibilidade.
Fico a aguardar o ficheiro.

Cumprimentos

Telmo Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#336988 | Seixas | 19 out 2013 14:36 | Em resposta a: #314057

Caro Confrade José Chaves

Estando em busca de mais um elemento da família Mota Cerveira, deparei-me com este link que tinha visitado anteriormente.
Verifiquei que não teria recebido a tal separata que o amigo tinha ficado de me enviar.
Assim se lhe fosse possível gostava que me a enviasse novamente afim de aumentar esta árvore que conta neste momento com cerca de 6400 peesoas.

Melhores cumprimentos

Telmo Sá e Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#336992 | Seixas | 19 out 2013 18:12 | Em resposta a: #336988

Esqueci-me de anexar o mail.
telmoseixas@hotmail.com

Melhores cumprimentos

Telmo Sá e Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#337109 | jchaves | 22 out 2013 17:28 | Em resposta a: #336992

Caro Confrade

Por lapso, enviei o ficheiro com a Separata, para tiagoseixas@hotmail.com (21 Setembro de 2012).

Acabei de lhe enviar um "forward".

Peço desculpa pelo lapso.

Melhores cumprimentos
J Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#337184 | jchaves | 24 out 2013 12:10 | Em resposta a: #337109

Caro Confrade

Peço-lhe o EF de me informar, se desta vez, recebeu o mail de 22 de Outubro p.p., com o anexo da "Separata".

Melhores cumprimentos
José Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota Cerveira

#340455 | Seixas | 05 jan 2014 00:03 | Em resposta a: #337184

Caro amigo José Chaves,
Peço-lhe imensa desculpa por não lhe ter agradecido o envio da separata,
e de só agora passado este tempo todo o esteja a fazer.
A separata tem sido uma ajuda preciosa na elaboração deste intrincado puzzle.
Por um mero acaso já me encontrei com a árvore do seu primo Pedro
Valente Pereira o que também tem sido uma boa ajuda.

Desejo-lhe um bom ano de 2014.

Cumprimentos
Telmo Seixas

Resposta

Link directo:

Família Mota Cerveira

#446004 | ruimendes | 21 fev 2023 18:37 | Em resposta a: #133049

Os Mota Cerveira de Almeirim serão, em princípio, familiares de Joaquim José da Mota Cerveira, Cavaleiro da Ordem de Cristo (1777), cavaleiro fidalgo da Casa Real, oficial do Desembargo do Paço, na repartição da justiça, filho do Bacharel José da Mota Cerveira, natural de Muge, Cavaleiro fidalgo da Casa Real, oficial maior do Desembargo do Paço, Formado na Faculdade de Cânones da Universidade de Coimbra (1736-1741), e neto de Estêvão da Mota, natural de Estremoz, e de sua mulher D. Francisca de Azevedo Cerveira, natural de Muge.

Um irmão deste Joaquim, o Pe. Gerardo Félix da Mota Cerveira, cursou a Universidade de Coimbra, foi Capelão Fidalgo da Casa Real e Prior da Igreja de São Cristóvão de Lisboa (1772-1827).

Um filho de Joaquim, afilhado e sobrinho do seu homónimo, Gerardo Félix da Mota Cerveira, foi Beneficiado na mesma Igreja (1798-1811), cursou a Universidade de Coimbra (1804-1810), onde se formou e depois de ler no Paço em 1810, foi admitido na magistratura, tendo exercido o cargo de Juiz de Fora da vila de Almada por carta de D. João VI de 20 de Maio de 1812, vindo a tomar posse do cargo em 25 de Fevereiro de 1813, aqui permaneceu até à tomada de posse do Dr. José Maria de Lemos Carvalho Sousa Beltrão (16.3.1819), sendo depois nomeado para o cargo de Juiz de Fora da Vila de Ourém (1823).

Em Almeirim, registamos o Dr. João Paulo da Mota Cerveira, Provedor da Comarca, que assistiu ao inventário dos bens do extinto Convento de Nossa Senhora da Serra de Almeirim em 1834.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 18:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen