José Lane, Governador Militar de Sintra 1809

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Regiões

José Lane, Governador Militar de Sintra 1809

#133064 | Filipe Reis | 04 nov 2006 12:29

Caro Confrades

Gostaria de ter mais alguma informação sobre o Tenente-Coronel José Lane e sua família.
Disponho de um documento, existente no AHM (Cx 318), referente a outro militar e onde aparecem vários documentos assinados pelo referido Governador Militar de Sintra durante as invasões Francesas.
Transcrevo o documento de que tenho cópia:

Pública forma nº 1

JOSÉ LANE, Cavaleiro professo na Ordem de São Bento de Avis, tenente-coronel do Real Corpo de engenheiros, e Governador Militar da vila de Cintra e seu distrito. Atesto que o Senhor Máximo José dos Reis, Capitão de uma das companhias de ordenanças que compõem a Capitania Mor da vila de Cintra e seu distrito (tem) sempre dado em todos os exercícios militares que na conformidade do Decreto de Sua Alteza Real de 11 de Dezembro de 1808.
Devem fazer as referidas companhias de Ordenanças e aos quais eu tenho pessoalmente assistido evidentes provas da sua capacidade, inteligência e aptidão para o serviço das tropas, manejo das diferentes armas de que actualmente se acham armados todos os povos, como também nos movimentos, evoluções e manobras em que são presentemente exercitados.
Que a sua companhia se acha na maior subordinação e disciplina que se pode obter. E finalmente que no acto de revista geral que passei a todas as Companhias desta Capitania Mor achei a Companhia do referido capitão em uma ordem muito análoga àquela que se pratica em semelhantes ocasiões nas tropas arregimentadas, tanto no que respeita às relações que me apresentou da Companhia como também pela maneira com que a organizou e dispôs a sua gente para (a facilidade?) prontidão e clareza da revista.
E por ser verdade todo o conteúdo e me ser pedida lhe passei a presente atestação.

Quartel da Vila de Cintra, 22 de Março de 1809.

“José Lane”

- Reconhecimento –
Reconheço a letra e o sinal da atestação supra e ser do próprio nela contendo. Cintra 24 de Março de 1809. “Lugar do sinal público”.

Francisco Pedro de Souza Prego

E trasladada em pública forma a conferi, consertei com a (...) que tornei a entregar a quem ma apresentou que a recebeu.
Cintra 5 de Fevereiro de 1810 anos.

Máximo d’Assumpção de Miranda Henriques a fiz escrever subscrevi e assinei em público e (traço?) de que uso.


Os meus cumprimentos,
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: José Lane, Governador Militar de Sintra 1809

#133120 | zgomes | 05 nov 2006 07:47 | Em resposta a: #133064

Filipe Reis,

Encontra o Tenente-Coronel José Lane aqui na base de dados:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=5244

Não deixou descendência. Mas entre os descendentes de sua irmã, D. Maria Lane, está o autor do Genea Portugal, Luis Amaral.

Cumprimentos
José Gomes

Resposta

Link directo:

RE: José Lane, Governador Militar de Sintra 1809

#133179 | Filipe Reis | 05 nov 2006 19:49 | Em resposta a: #133120

Caro José Gomes

Agradeço muito o seu contributo e fico à espera de mais alguns dados biográficos sobre os Lane e de onde são originários.
Também gostaria de dispor de mais dados sobre a vida militar de José Lane.
Cumprimentos,
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 15:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen