Moraes de Portugal?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil

Moraes de Portugal?

#133112 | GustavoM | 05 nov 2006 01:21

Olá, sou Gustavo e moro no Brasil.
Gostaria de saber se existe aqui algém de Portugal, que tenha algum parente com o nome de Joaquim Moraes, que fugiu para o Brasil da II Guerra? Pois o mesmo é meu bisovô.
O que sei mais é que ele era de Trás dos Montes, e quando fugiu, foi antes para França, onde ficou lá por um tempo e depois veio para o Brasil, mais especificamente para a cidade de Porto Alegre.
Se alguém tiver alguma informação, por favor, me dêm algum retor.

Obrigado pela atenção de todos!
Abraços!

Resposta

Link directo:

RE: Moraes de Portugal?

#133298 | vieira01 | 06 nov 2006 17:56 | Em resposta a: #133112

Meu Caro:
A familia Morais é muito vasta. Efectivamente teve as suas raizes em trás dos Montes, vinda talvez de Espanha.
Há estudos dos MORAIS " titulos" (ascendencia de D. Constança Rodrigues de Morais, casada c/ D. Afonso Pimentel.
è importante saber outros nomes de ligação bem assim como as localidades precisas.
Cumprimentos

Vieira

Resposta

Link directo:

RE: Moraes de Portugal?

#133299 | vieira01 | 06 nov 2006 18:03 | Em resposta a: #133112

Meu Caro:
A familia Morais é muito vasta. Efectivamente teve as suas raizes em trás dos Montes, vinda talvez de Espanha.
Há estudos dos MORAIS " titulos" (ascendencia de D. Constança Rodrigues de Morais, casada c/ D. Afonso Pimentel.
è importante saber outros nomes de ligação bem assim como as localidades precisas.
Cumprimentos

Vieira

Resposta

Link directo:

Morais são mais que as mães

#133304 | victorferreira | 06 nov 2006 18:53 | Em resposta a: #133112

Caro participante,
Os Morais de Portugal (deixe lá a grafia arcaica de parte) são milhares, e certamente nem todos da mesma família, bem pelo contrário. Não confundir "nomes" com "famílias".
Por partes:
1. Portugal não teve 2ª Guerra. Ia tendo, mas escapou por pouco. Por isso o Sr. seu bisavô se "fugiu" (a expressão é sua) da Guerra foi porque: ou foi ter com ela em França, numa de defender a democracia, pensou melhor e preferiu outras "guerras" no Brasil, ou foi simplesmente para França ver se a gastronomia era o que diziam, e teve azar, porque precisamente nessa altura os alemães resolveram beber Champagne à discrição e assistir a uns espetáculos do Moulin Rouge sem pagar;
2. Se foi para Porto Alegre, deve estar em algum local o registo de entrada. Num porto provavelmente. Aí deverá estar de onde era, e isso quer dizer Distrito, Concelho, Freguesia e localidade, e é você quem tem que descobrir isso. Sim porque os protugueses como pode imaginar não se conhecem todos uns aos outros, e Trás os Montes é simplesmente uma região (como Amazónia, ou Nordeste) e tem milhares de Morais (como todas as outras reg~iões do país uma vez que o nome não é nada incomum);
3. Em complemento aos documentos oficiais do Sr. Joaquim Morais (tudo o que puder arranjar, por todos os lugares em que ele passou), procure na família: histórias antigas que falem de locais, nomes de terras, festas populares; cartas antigas, fotografias com dedicatórias, carimbos dos fotógrafos, tudo o que o possa situar num local preciso.
Isso vai levá-lo a uma data e uma localidade. É o que você precisa para procurar num Arquivo Distrital (=Estadual), a um Concelho (=Município), nos livros paroquiais de uma determinada Freguesia (=Paróquia) ao registo do nascimento do seu familiar.
4. Não adianta procurar por familiares. O Sr. seu bisavô pode ser uma pessoa muito estimada e estimável. Mas se os laços com Portugal já se perderam há tanto tempo, é mais provável que a maior parte das pessoas que o conheceram ou se lembrem que ele existiu já tenham falecido. Não se choque com isto. As coisas são mesmo assim: é natural que assim seja, não acha?
Agora, ao trabalho, porque se ninguém ainda fez a pesquisa é mesmo V. que a vai começar. Cumprimentos VF

Resposta

Link directo:

Obrigado

#133342 | GustavoM | 07 nov 2006 00:31 | Em resposta a: #133304

Obrigado pela atenção de vocês.
Vou me aprofundar mais nas minhas pesquisas por aqui... mas tenho pouca informação dele, pois ele já faleceu e seus documentos foram perdidos.
Mas só para constar, o sobrenome é Moraes e não Morais...
Ele veio clandestinamente para o Brasil, por isso é dificil de conseguir um documento da entrada dele no país.

Vou ver tudo que eu cosigo por aqui, aí volto a postar qualquer coisa futuramente!
Muito obrigado mesmo pela ajuda!
Grandes abraços!

Resposta

Link directo:

RE: Moraes

#133427 | vieira01 | 07 nov 2006 22:52 | Em resposta a: #133342

Meus Caros:
Peço desculpa, se por acaso ñ entrei bem!...
Gostava de participar, sem melindrar, e sim ajudar. Sei bem que os MORAES acham-se no livro da Torre do Tombo, fl. 32, do livro de titulos.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Moraes

#134526 | GustavoM | 17 nov 2006 21:49 | Em resposta a: #133427

Não sei que livro é esse...
Se puderem me passar algum link relacionado a este livro seria muito bom.

Continuo com minhas buscas por aqui... mas po enquanto sem nenhuma evolução.

Abraços e obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: Moraes

#134528 | MSSilva | 17 nov 2006 22:07 | Em resposta a: #134526

Caro Gustavo
Acho que devia tentar arranjar a certidão de nascimento de um filho ou filha de seu bisavô. Aí deve constar a naturalidade do pai da criança e até os nomes dos avôs. Assim, ficaria mais fácil para si a pesquisa.
cumprimentos
Marta

Resposta

Link directo:

RE: Moraes

#134532 | GustavoM | 17 nov 2006 22:15 | Em resposta a: #134528

Pois é... mas se não me engano, na certidão de minha avó não tem a origem (cidade) dele. Vou ver novamente isso.
Seria bom ter os documentos dele, mas todos foram perdidos.
Muito obrigado pela ajuda, quando tiver mais informações volto a postar!

Resposta

Link directo:

RE: Moraes

#134534 | MSSilva | 17 nov 2006 22:27 | Em resposta a: #134532

Também pode tentar a certidão de casamento ,óbito...
Cumprimentos
Marta

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 12:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen