Gémeos... a qual se transmite o título?

Este tópico está classificado nas salas: Direito | Formação

Gémeos... a qual se transmite o título?

#133126 | Diogo Taveira | 05 nov 2006 12:30

Ilustríssimos Confrades,
Na minha ignorância sobre a genealogia, e por mera curiosidade, gostaria de saber qual dos gémeos fica com o título de seu pai, ou como se processa o caso.
Os meus melhores cumprimentos,
Diogo Taveira Teixeira e SilvaTapada

Resposta

Link directo:

RE: Gémeos... a qual se transmite o título?

#133134 | JoãoGaspar | 05 nov 2006 13:19 | Em resposta a: #133126

Caro Diogo Taveira,

Não sendo um "expert", permita me a ousadia de opinar!
Julgo que no caso de sucessão em Gémeos é semalhante a não gémeos, ou seja o mais velho é herdeiro.
No caso dos Gémeos, o mais velho é o ultimo a nascer e portanto o primeiro a ser formado.
Sendo assim, o ultimo gémeo a nascer é herdeiro do Titulo.

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Gémeos... a qual se transmite o título?

#133135 | judiaria | 05 nov 2006 13:21 | Em resposta a: #133126

Em principio o que nasce primeiro é o herdeiro do título de seu pai, tendo em conta a hora de nascimento declarada no registo de nascimento.

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Gémeos... a qual se transmite o título?

#133137 | Diogo Taveira | 05 nov 2006 13:22 | Em resposta a: #133126

Caríssimos confrades,
Agradeço as respostas.
Os meus melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Gémeos... a qual se transmite o título?

#133140 | Mavasc | 05 nov 2006 14:40 | Em resposta a: #133134

Caro João Gaspar

Essa ideia de que o segundo a nascer é o primeiro a ser formado é um conceito médico já ultrapassado. O mais velho é o primeiro a nascer já que a personalidade jurídica se adquire no momento do nascimento completo e com vida.
(art 66º do Código Civil.)

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Gémeos... a qual se transmite o título?

#133147 | JoãoGaspar | 05 nov 2006 15:42 | Em resposta a: #133140

Cara Maria Benedita,

Estou-lhe grato por me corrigir, ja que admiro os seus conhecimentos e respostas apresentadas aqui no Forum do Genea.
Realmente como disse na minha mensagem, não tinha certezas do que estava a falar, so tinha como exemplos casos antigos e nesses era realmente o ultimo a nascer que era herdeiro. Realmentee como não sou nem Médico nem Jurista não tinha a certeza , ja tenho agora , graças a sua participação.

Muito Obrigado

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Gémeos... a qual se transmite o título?

#133219 | Mavasc | 05 nov 2006 23:29 | Em resposta a: #133147

Caro João Gaspar

A sua resposta é tão simpática que me deixou enternecida. Realmente, noutros tempos, dizia-se que o mais velho era o segundo a nascer. Até há neste Fórum, participações engraçadas sobre a matéria, não sei é dizer-lhe como pesquizar porque sou uma nabiça informática, mas este tema já foi tratado.

Um abraço

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Gémeos... a qual se transmite o título?

#133232 | Pedro França | 06 nov 2006 01:13 | Em resposta a: #133219

Cara Maria Benedita:

Felizmente que a sua intervenção veio trazer alguma luz sobre essa matéria porque a mensagem deixada pelo confrade João Gaspar faz-me lembrar algumas correntes de pensamento de pessoas que conheço, de aldeia e sem o serem, que assim entendem.
Eu sempre achei que era uma perfeita aberração o facto de dois gémeos, se monozigóticos, terem sua formação em diferido!!! Sempre entendi que o primeiro a vir cá para fora, a nascer para o mundo exterior, era o filho mais velho: a contagem da vida começa a fazer-se desde logo chegando a poder dar-se este caso bem curioso - um filho nasce às 23:45 horas do dia 31 de Dezembro de um dado ano, e o outro nasce às 00:10 horas do dia 1 de Janeiro do ano seguinte. Isto nada tem de extraordinário e resume-se a um mero exercício de lógica e o contrário seria uma regra contra natura.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Gémeos... a qual se transmite o título?

#133258 | Nogueiras | 06 nov 2006 13:19 | Em resposta a: #133140

Cara Maria Benedita,

o critério é, efectivamente, do da aquisição da personalidade jurídica. A formação da criança é que não tem nada de conhecimento médico ultrapassado. Repito: de ultrapassado não tem mesmo nada.

Cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Gémeos... a qual se transmite o título?

#133265 | AQF | 06 nov 2006 14:32 | Em resposta a: #133232

Caro Pedro França,

O tema é sério, mas amenizando-o um pouco, e no seguimento do seu exemplo que apreciei, aqui fica outro exemplo interessante: um filho nasce às 23:45 horas do dia 20 de Maio de um dado, e o outro nasce às 00:10 horas do dia 21 de Maio, logo dos dois gémeos o que herda o título é o que não é Gémeo. Já na transição de 21/22 de Junho quem herdaria o título seria o gémeo que era Gémeo !

Parece portanto que a componente Zodiaca também pode influenciar estas coisas (risos).

Um abraço,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Gémeos... a qual se transmite o título?

#133277 | Mavasc | 06 nov 2006 15:09 | Em resposta a: #133258

Caro Jacinto Bettencourt

Em tempos foi-me explicado por um amigo médico que os gémeos monozigóticos derivavam de um único óvulo fecundado que se dividia, e que os dizigóticos derivavam de óvulos diferentes mas fecundados na mesma ocasião. Daí a minha resposta. mas como não sou médica posso, efectivamente, estar equivocada.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Gémeos... a qual se transmite o título?

#133283 | Nogueiras | 06 nov 2006 15:43 | Em resposta a: #133277

Cara Maria Benedita,

não é nesse sentido que digo que a questão está ultrapassada. Referia-me à relevância do momento da fecundação para a determinação da vida. No contexto político que vivemos, parece-me que não existem conclusões médicas ultrapassadas.
Seja como for, penso que os gémeos dizigóticos são de formação sucessiva.
Com os melhores cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 19:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen