Saraiva, de Freixedas

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos | Património

Saraiva, de Freixedas

#133155 | PMVMAC | 05 nov 2006 16:33

Caros Confrades,

Procuro informação sobre um antepassado e a sua família: SARAIVA, de S. Martinho de Freixedas.
Manuel Lourenço Saraiva, baptizado em S. Martinho de Freixedas, Guarda, a 13 de Setembro de 1670 e falecido em Évora, na freguesia de Santo Antão, a 14 de Agosto de 1754.

Era filho de Francisco Nunes e de Maria Saraiva, irmã do Padre Manuel Saraiva de Seixas;
Neto paterno de Francisco Nunes, «Lavrador e contratador de panos», e de s/ mer. Isabel Francisca, de S. Martinho, que era «da principal famillia deste povo»;
Neto materno de Domingos Dias, n. Paços de Cima, freg. de S. Miguel, e de s/ mer. Maria de Seixas Saraiva, que «vivião honrrada e limpamente e que é dos principais do povo e servião os cargos da Igreja», sendo «dos principaes lavradores desta freguezia» [sic.].

Este Manuel Lourenço Saraiva passou a Évora onde foi Familiar do Santo Ofício, lavrador do Esbarrondadouro, Quinta do Saraiva, Sobral e Vale de Palma [Évora], fundando a "Casa do Paço de Saraiva", solar que havia sido residência do poeta Jerónimo Côrte-Real e onde os Saraivas viveram até à II metade do séc XIX.
Teve filhos que legitimou de uma senhora com quem viria a casar. Era pai de Frei Caetano, frade no Convento do Espinheiro em Évora, e de Antónia Maria Saraiva casada com o FSO Manuel Pereira Rebelo, pais do Dr. José Pereira Saraiva, Ldº. em Teologia [UC] e Mestre em Artes [UE], FSO, Cónego da Sé de Évora e Beneficiado de Montoito na Ordem de Malta.

Sei ainda que o Manuel Lourenço Saraiva era irmão do Cónego da Sé de Évora Nicolau Nunes Saraiva, formado em Filosofia versante à Sagrada Teologia, e do Abade Paulo Saraiva que era Capelão do Convento do Salvador; tio dos Padres Paulo Saraiva e Dr. Sebastião Lopes Saraiva; e primo de João Saraiva, capitão-mor de Manteigas, do Padre António Rodrigues Saraiva, do Padre Luís Saraiva e do Padre Manuel Saraiva, Bacharel em Cânones e FSO em 1750.

Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Saraiva, de Freixedas

#245557 | mcapam | 04 dez 2009 20:45 | Em resposta a: #133155

Boa tarde,

Tenho alguns elementos sobre um Padre Joao Saraiva de Freixedas, seus irmaoes e ascendentes. Podera contactar_me para o210125667.

Conceiçao

Resposta

Link directo:

RE: Saraiva, de Freixedas

#332993 | HelenaB | 25 jul 2013 22:01 | Em resposta a: #133155

Boa noite,

Tenho estado a enviar dados para o Geneall de alguns Saraivas de Freixedas.
Nomeadamente da família de Tomás Jacinto Saraiva (de Carvalho) e s. m. Eufrásia.

Por acaso o Pedro Amaral ainda anda por este Fórum?
Será que tem consigo dados relacionados com esta família?

Atentamente,
Helena B.

Resposta

Link directo:

Saraiva, de Freixedas

#412987 | Luisfcbavelar | 09 mar 2019 00:37 | Em resposta a: #332993

Eu sou descendente desse Tomás Saraiva e sua mulher Eufrásia Jacinta mas tenho pouca informação mais. Tenho casa nas Freixedas que herdei doa meys avós
Abraço
Luis Saraiva Avelar

Resposta

Link directo:

Saraiva, de Freixedas

#413030 | Luisfcbavelar | 10 mar 2019 23:47 | Em resposta a: #332993

Olá
Estive a rever os dados genea do meu avô Tomás Jacinto Saraiva casado com Eufrasia jacinta e falta pelo menos um filho António Monteiro Saraiva do qual descendo.
Podemos trocar informações?
Abraço
Luís

Resposta

Link directo:

Saraiva, de Freixedas

#413203 | Luisfcbavelar | 17 mar 2019 01:41 | Em resposta a: #413030

Olá Helena
Sou tb descendente de Tomás jacinto saraiva, filho do capitão (mor?) de freixedas. Tem os costados destes avós?
Saudações freixedenses
Luís Avelar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 01:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen