Fonseca Veiga, de Coimbra e Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Fonseca Veiga, de Coimbra e Algarve

#133206 | PMVMAC | 05 nov 2006 22:43

Caros Confrades,

Descendo de José da Fonseca Veiga, natural da freguesia de Pedrulha, Coimbra, FCCR, Conselheiro, Bacharel em Cânones [UC], Delegado do Procurador Régio nas Comarcas de Coimbra [Alv. 4/11/1834] e da Anadia [Alv. de 8/2/1836], Juiz de Direito das Comarcas de Évora, Montemor-o-Novo, Redondo e Tavira [Alv. de 19/4/1843 e 19/4/1849], Auditor da Divisão de Operações da Marinha do Ministério da Guerra [dec. de 4/11/1846], Desembargador da Casa da Suplicação de Lisboa, Desembargador da Relação do Porto, etc., morador no palacete nº 184 da Rua dos Correeiros em Lisboa [olin Travessa da Palha], e depois na Igrejinha, próximo de Évora, e aí foi um dos primeiros sócios de clube Círculo Eborense [1837].

Era filho do Dr. António da Fonseca Veiga, Bacharel em Cânones [UC], Tabelião e Escrivão do Juízo de Direito das Comarcas de Tavira e Silves [Alv. de 7/9/1843] e de Loulé [Alv. de 7/7/1847], natural de Coimbra, e de sua mulher D. Rosa Perpétua da Cunha, da freguesia de Pedrulha, filha de José António da Cunha, capitão de uma das companhias de Ordenanças de Coimbra, e de sua mulher D. Teresa Joaquina da Costa.
Gostaria de questionar os nossos Confrades se alguem terá conhecimento desta família bem como de ramos colaterais que possam ter existido, nomeadamente em Coimbra e no Algarve, nas regiões de Silves, Loulé ou Tavira.

Grato pela atenção,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

Fonseca, da Pedrulha, Coimbra

#138459 | miguelnoutel | 28 dez 2006 22:02 | Em resposta a: #133206

Caro Pedro Amaral,

Tenho Fonsecas, da Pedrulha, Coimbra, em finais do Séc. XVIII e inícios de XIX. Porém, como só recuei até ao baptismo e casamento da Maria José (Branco da Fonseca) e ao casamento da sua mãe, Rosa Joaquina da Fonseca, não lhe sei dar mais dados.
Por acaso não tem os nomes dos pais e avós do Dr. António da Fonseca Veiga?
Permitiria verificar se estão, de facto, relacionados!
Logo que tenha mais elementos direi coisas.

Para já, o que tenho é isto (retirado dum apontamento):

1. João Fernandes Branco cc Angélica Maria, ele n de Celas e ela n do Tovim de Baixo, mo.res em Celas
2.1 José António Branco, de Celas, c em Celas, Sé Nova, Coimbra a 20.2.1813 c/ Rosa Joaquina da Fonseca, da Pedrulha (filha de Manuel da Fonseca e de Maria Teresa, ambos naturais da Pedrulha e mo.res no Tovim de Baixo, Coimbra), mo.res em Celas
3.1 Maria José, b. em Celas a 10.3.1814 c a 4.11.1839, Sé Nova c/ Jesuíno António de Moura e Abreu, b. Celas, Sé Nova, Coimbra, a 22.12.1812 (filho de José de Moura e Abreu, de Celas, Coimbra cc Joaquina do Amparo de Macedo, julgo que de, St.º Emilião, Póvoa de Lanhoso)

Desejos de boas entradas em 2007

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca, da Pedrulha, Coimbra

#138460 | PMVMAC | 28 dez 2006 22:15 | Em resposta a: #138459

Caro Miguel,

Agradeço a resposta e envio-lhe os poucos dados que tenho:


I - MANUEL DA FONSECA VEIGA, morador às Portas da Traição. Era natural de Riodades, Viseu. Casou em Coimbra com D. JOSEFA MARIA DOS ANJOS. Foram pais de:


II - ANTÓNIO DA FONSECA VEIGA, natural da freguesia de S. Pedro de Coimbra, Bacharel em Cânones [UC], Tabelião e Escrivão do Juízo de Direito das Comarcas de Tavira e Silves [Alv. de 7/9/1843] e de Loulé [Alv. de 7/7/1847]. Casou com D. Rosa Perpétua da Cunha, da freguesia de Pedrulha, filha de José António da Cunha, capitão de uma das companhias de Ordenanças de Coimbra, e de sua mulher D. Teresa Joaquina da Costa; neta pat. de José António da Cunha, capitão de Ordenanças de Pedrulha, e de D. Rosa de Jesus, ambos de Pedrulha; e neta materna de José Francisco da Costa e de Isabel Lopes, de Santa Cruz da Trapa. Foram pais de:


III - JOSÉ DA FONSECA VEIGA, Bacharel em Cânones [UC], Ministro de Sua Majestade, Delegado do Procurador Régio nas Comarcas de Coimbra [Alv. 4/11/1834] e da Anadia [Alv. de 8/2/1836], Juiz de Direito das Comarcas de Évora, Montemor-o-Novo, Redondo e Tavira [Alv. de 19/4/1843 e 19/4/1849], Administrador do concelho do Redondo, Auditor da Divisão de Operações da Marinha do Ministério da Guerra [dec. de 4/11/1846], Desembargador da Casa da Suplicação de Lisboa, Desembargador da Relação do Porto, FCCR, Conselheiro de Estado, morador no palacete nº 184 da Rua dos Correeiros em Lisboa, um dos fundadores de clube Círculo Eborense [1837]. Natural da freguesia de Pedrulha, Coimbra, onde nasceu a 16/7/1801.
É meu 5º avô.

Veja se isto lhe diz alguma coisa.

Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca, da Pedrulha, Coimbra

#140949 | miguelnoutel | 20 jan 2007 19:51 | Em resposta a: #138460

Caro Pedro,

Já recuei mais um pouco, simplesmente, um problema no meu computador levou a informação recolhida, pelo que vou ter de voltar a investigar.
Do que me lembro posso dizer que a ligação aos seus Fonsecas não parece existir, mas o seus Cunhas aparecem, pelo menos, duas vezes como testemunhas ou padrinhos, incluindo o seu José António da Cunha.
Direi coisas quando tiver mais dados.

Cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca, da Pedrulha, Coimbra

#142569 | PMVMAC | 01 fev 2007 01:29 | Em resposta a: #140949

Caro Miguel,

Sou-lhe grato pela resposta. Aguardo então por qualquer novidade!
Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca, da Pedrulha, Coimbra

#142570 | PMVMAC | 01 fev 2007 01:29 | Em resposta a: #140949

Caro Miguel,

Sou-lhe grato pela resposta. Aguardo então por qualquer novidade!
Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca, de Riodades

#142597 | 2910 | 01 fev 2007 11:46 | Em resposta a: #138460

Tenho uns Fonseca de Riodades, ver
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=242431
será que alguem tem mais dados?

cumprimentos

Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca, de Riodades

#142621 | PMVMAC | 01 fev 2007 15:55 | Em resposta a: #142597

Caro Sr. Caeiro Pinto,

Com pena minha não tenho nenhuns dados sobre este ramo da minha família, que nunca investiguei devido à dificuldade pessoal de consulta dos registos. De Riodades tenho apenas a origem da junção do apelido Fonseca Veiga, ou seja, o casal Caetano da Veiga e Sebastiana da Costa (Fonseca?). Quem é de Riodades é ela, e penso que por este ramo viria o apelido Fonseca. Se conseguir mais alguns dados comunicarei no forum.
Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca, da Pedrulha, Coimbra

#151071 | PMVMAC | 03 abr 2007 01:04 | Em resposta a: #140949

Caro Miguel Noutel,

Conseguiu-me alguns dados sobre esta gente?
Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca, da Pedrulha, Coimbra

#152283 | miguelnoutel | 13 abr 2007 18:05 | Em resposta a: #151071

Caro Pedro Amaral,

Peço desculpa pelo atraso da resposta. Por incrível que pareça, não tenho ainda o computador comigo, estando a utilizar um comp. portátil. No entanto, julgo ter conseguido reconstruir os dados de que disponho.

1.1 Amaro da Fonseca = Maria Ferreira, m.res em Cellas
2.1 Domingos da Fonseca, de Cellas = (S. Pedro, Cid. Coimbra a 7/10/1700) Maria Francisca, das Torres, fr.ª de S. Pedro, Cid. Coimbra (filha de João Francisco = Maria Roiz?)
3.1 Matias da Fonseca, de Cellas, Sé Nova, b 25/12/1712 = (7/3/1735) Francisca Teresa, da Villa de Pereira, Montemor-o-Velho (filha de José Ferreira, de Monte Redondo, fr.ª de Figueira do Lorvão? = Micaela da Costa, da Vila e Fr.ª de Pereira, Montemor-o-Velho)
4.1 Manuel da Fonseca, n na Pedrulha a 31/8/1753, b Pedrulha a 16/9/1753 = (Pedrulha a 31/2/1775) Maria Teresa, da Pedrulha (filha de Bento Roiz/Rodrigues Beirão, do lugar e fr.ª de S. Silvestre = Teresa Antónia Bizarra, da Pedrulha)
5.1 Rosa Joaquina, da Pedrulha, b Pedrulha a 16/3/1780 = (Celas, Sé Nova a 20/2/1813) José António Branco
4.2 António, de Cellas, b a 31/7/1737
4.3 Antónia Josefa, de Cellas, b a 2/2/1739
4.4 José, de Cellas, b a 31/12/1741

Talvez na próxima semana tenha mais dados.

Cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 04:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen