Família Brito Freire de Gusmão- Lamego e Sedielos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Títulos | Património

Família Brito Freire de Gusmão- Lamego e Sedielos

#133393 | isabelveigacabral | 07 nov 2006 16:15

Caros Confrades,
Só hoje tomei conhecimeto desta Bolsa de Pesquisa sobre famílias de Lamego. Por isso aqui estou para lhes pedir ajuda. Gostaria de descobrir as raízes de um ramo da minha família - os Brito Freire de Gusmão, que estiveram ligados aos Condes de Samudães. São os familiares, irmãos e ascendentes da minha bisavó Adelaide Sofia:
1 - Adelaide Sofia de Brito Freire de Gusmão -
NASCEU em Samudães, lugar de Cimo de Vila, (Lamego) no dia 18/02/1849 (Baptizada em 9 de Março); foram seus PADRINHOS - Bernardo de LEMOS TEIXEIRA DE AGUILAR, Jorge Correia Pinto da Fonseca de Angures e D. Ignácia Casdoso Barato?;
CASOU, em 5/05/1886, com Francisco de Faria da Veiga Cabral, da Casa da Picota ( Freg. da Teixeira, Conc. de Baião), proprietário,falecido no dia 18 /02/1910 ;
»FALECEU na Casa da Picota , na Teixeira (Baião) de pneumonia, em 21 de Abril de 1913, com 64 anos. Foi Professora Régia.
»FILHA legítima de - *ANTÓNIO DE BRITO Freire de Gusmão e de *D. ANA CAROLINA ADELAIDE e Brito Freire de Gusmão, casados em 14/09/1839, na capela de Nossa Senhora das Boas Novas, Quinta da Sella da Freg. de Cambres;Foram testemunhas o P.e Luís da Fonseca da Burgalheira? de Cambres. D. Ana Carolina Adelaide faleceu em 22/07/1854, e foi à noite, seu cadáver conduzido à Ig. Matriz da Freg. onde foi enterrado na campa do Ex.mo José Cardoso.( que coisa estranha!)
»NETA PATERNA - José Joaquim de FREITAS da Feg. de SEDIELOS ( Bispado do Porto) e de D. Antónia de Brito Freire de Gusmão da Ferg. de Samudães;
*NETA MATERNA - Jorge de Carvalho, natural de S. Martinho de Chãs ( Gogim - Armamar) de sua mulher D. Gertrudes da Silva, ou Gertrudes Maria Pinto da Silva, de Samudães ( Nasceu em 1766 e + em 29/06/ 1857).

2 - * António de Brito e D. Ana Adelaide Carolina tiveram também:
2.1 - FRANCISCO de Brito Freire de Gusmão. NASCEU em Samudães 11/10/1842. Foram Padrinhos- a Condessa de Samudães, D. Maria do Carmo Lemos teixeira de Aguilar e seu filho o Visconde de Samudães; testemunhas presentes Ayres Cardoso Coutinho d'Abreu e Gama e Farncisco António de Carvalho, capitão do exército. FRANCISCO, em 1887 era Tabelião de Direito em Lamego e solteiro.

#de FRANCISCO NADA MAIS CONSTA, PELO QUE GOSTARIA DE SABER QUANDO MORREU E SE CASOU E TEVE DESCENDÊNCIA

2.2 - MARIA Augusta - nasceu em 16/04/1844. Baptizada em 4/Maio; Padrinhos - José ...? ... Pinto Lagos, de Angores e D. Maria Augusta. Testemunhas - Bernardo António de Carvalho Magalhães e Dr. Manuel de Figueiredo;
2.3 - MARIA Henriqueta - nasceu em 14/03/1852. Padrinhos - Manuel Ferreira de Sousa Lacerda e sua filha D. Maria Henriqueta e Vitor Guedes Pereira Cardoso, de S. Gião.
Uma destas filhas casou e teve filhos uma das quais - Eva. Dela sei apenas que morreu, já no final da década de 50 do séc. XX ,,em Samudães e que, esta, por sua vez, teve um filho. NADA MAIS SEI!
PODEM-ME AJUDAR POR FAVOR?
Agrdeço desde já toda a ajuda que me possam dar.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito Freire de Gusmão- Lamego e Sedielos

#217877 | isabelveigacabral | 09 jan 2009 13:34 | Em resposta a: #133393

Insisto no pedido

Resposta

Link directo:

Família Brito Freire de Gusmão- Lamego e Sedielos

#359435 | Fernandes Diniz | 11 jul 2015 19:58 | Em resposta a: #133393

Cara pesquisadora,

Posso dizer-lhe que encontrei uma referência a alguém desta família, mais propriamente ao casamento de D. Micaela Freire de Brito de Gusmão, em Escarigo, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, que era filha ilegítima de António de Brito Freire de Gusmão, natural da vila do Seixo, Bispado de Viseu, e de D. Francisca de Brito Freire de Gusmão, natural da vila de Almeida [Guarda]. O casamento tem lugar a 22 de novembro de 1739, com Manuel de Moreira, soldado infante da companhia do capitão António Lopes da Silva, filho de Manuel de Moreira e de sua mulher Luzia Fernandes, todos do lugar de Monteiras.

É o que posso ajudar. Espero que esta informação possa ser-lhe útil.

Jorge Fernandes Diniz

Resposta

Link directo:

Família Brito Freire de Gusmão- Lamego e Sedielos

#425222 | Isabel Veiga Cabral | 28 jun 2020 23:24 | Em resposta a: #133393

Caro Confrade Jorge Fernandes Dinis

Só hoje encontrei a sua resposta. Agradeço a sua ajuda. Pode-me dizer se esse casal teve filhos e quais os nomes?
Com os melhores cumprimentos
Isabel da Veiga Cabral

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 13:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen