Lobato: Alto Alentejo(Galveias,Estremoz,Veiros...)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Lobato: Alto Alentejo(Galveias,Estremoz,Veiros...)

#133436 | Duarte CB | 07 nov 2006 23:34

Haverá alguem com informações acerca de uma família Lobato radicada no Alto Alentejo?
Tenho conhecimento de pessoas com este apelido de Galveias, Ponte de Sor (vindas de Galveias), Estremoz e Veiros, mas é possível que haja bastantes outras com o mesmo apelido pela região.
Obrigado antecipadamente.

Cumprimentos,
Duarte Cruz Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Lobato: Alto Alentejo(Galveias,Estremoz,Veiros...)

#133440 | LProjecto | 08 nov 2006 00:06 | Em resposta a: #133436

Caro Duarte,

Tenho conhecimento de alguns "Lobatos" do Redondo. Interessam?

Alguns deles constam da BD do Genea:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=223116

São estes Lobatos ascendentes da minha mulher e, salvo erro, também do nosso confrade anfitrião Luís do Amaral.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Lobato: Alto Alentejo(Galveias,Estremoz,Veiros

#133511 | Rui Jesuino | 08 nov 2006 18:09 | Em resposta a: #133436

Caro Duarte,

Sobre a família Lobato tenho algumas notícias deles aqui em Elvas pelo menos desde 1635, ano em que aqui vivia Francisco Lobato, oleiro e casado com Leonor Rodrigues. Mais tarde, em 1685, encontra-se citado um Lobato, o Velho, casado com Catarina Alves. A família Lobato prolongou-se a sua existência na sua cidade pelo menos até ao séc. XVIII e deixou mesmo aqui alguns topónimos como é o caso da Rua do Lobato, ainda hoje existente e citada desde 1728 e da Azinhaga do Lobato, lugarejo situado na freguesia de Santa Eulália que em 1810 já nem possuia arruamento.

Cumprimentos,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Lobato: Alto Alentejo(Galveias,Estremoz,Veiros...)

#133562 | Duarte CB | 09 nov 2006 00:07 | Em resposta a: #133440

Caro Luis,

Esses Lobatos de Redondo são provavelmente aqueles que procuro, ou pelo menos relacionados com eles.

De momento só posso afirmar com toda a certeza a existencia nos meus ascendentes de Joaquim Lobato, casado com salvo erro, Filipa Barreto, em Galveias, em meados do século XIX, talvez na década de 80, data que vou confirmar.

Também sei, mas através de fontes orais, que um senhor (que se veio a casar com uma senhora adoptada pelos meus bisavós paternos), chamado João Sampaio Lobato ou João Sampaio da Silva Lobato, um lavrador de Veiros, perto de Monforte, era ainda primo ou parente não muito afastado.

Sei também de de uma senhora chamada Estrela Lobato Adegas, casada em Estremoz no início do século XX com um senhor Antero Cardoso Pereira. Senhora esta que também é minha ascendente, mas de outro ramo.
Estas informações, apesar de pouco conclusivas ainda, permitem-me delimitar uma região onde esses Lobatos viveram, pelos vistos durante pelo menos 3 séculos.
Provavelmente esses Lobatos de Redondo serão a mesma família, ou pelo menos aparentados.

Obrigado pelas informações e Cumprimentos,
Duarte Cruz Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Lobato: Alto Alentejo(Galveias,Estremoz,Veiros...)

#140648 | Duarte CB | 18 jan 2007 15:19 | Em resposta a: #133436

renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Lobato: Alto Alentejo(Galveias,Estremoz,Veiros

#140657 | carlos luiz | 18 jan 2007 16:01 | Em resposta a: #133511

Caro Rui Jesuino
Tenho um familiar;Bartolomeu Rodrigues, bapt; a 30/09/1676, casado com Francelina Dordia, em 20/7/1698, no Cano-Sousel.
Era filho de João Rodrigues e de Antoina Pires Lobato, desconhecendo a origem destes pais!Gostava de saber se por acaso casaram em Elvas.
Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Lobato: Alto Alentejo(Galveias,Estremoz,Veiros...)

#289914 | girafa | 25 out 2011 22:55 | Em resposta a: #133562

Caro Duarte Bucho


Será que o meu joão Lobato natural de Constancia (Vila de Punhete) tem ligação aos seus Lobatos?


Filho: João da Cruz natural da freguesia de S. Julião da vila de Punhete bispado da Guarda; casou em 12-11-1741 em Sta Justa, Vimieiro (Evoramonte).


Sei o nome dos pais: João Lobato e Anna Oliveira ambos também naturais de Punhete.

Cump.

M. Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Lobato: Alto Alentejo(Galveias,Estremoz,Veiros...)

#299063 | girafa | 07 mar 2012 00:22 | Em resposta a: #133440

Caro Luis Calhau

Será que o meu joão Lobato natural de Constancia (Vila de Punhete) tem ligação aos seus Lobatos?


Filho: João da Cruz natural da freguesia de S. Julião da vila de Punhete bispado da Guarda; casou em 12-11-1741 em Sta Justa, Vimieiro (Evoramonte).


Sei o nome dos pais: João Lobato e Anna Oliveira ambos também naturais de Punhete.

Cump.

M. Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Lobato: Alto Alentejo(Galveias,Estremoz,Veiros...)

#299092 | LProjecto | 07 mar 2012 13:13 | Em resposta a: #299063

Cara M. Carvalho,

Lamento, mas não disponho de elementos que permitam responder à sua questão.

Tudo indica que existem vários ramos de Lobatos com diferentes origens. Os Lobatos de Redondo estão documentados até meados do séc. XVI e, ao que parece, o apelido terá derivado de alcunha atribuída a Brás Lopes Lobato (consta no Geneall) ou a um seu ascendente próximo.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 07:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen