Família Cruz de Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Cruz de Viseu

#133567 | andrecruzmartinez | 09 nov 2006 00:51

Meus antepassados são de Viseu, gostaria de saber se tem alguém com dados sobre a minha família.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cruz de Viseu

#133586 | victorferreira | 09 nov 2006 09:34 | Em resposta a: #133567

Caro André Cruz Martinez,
A sua pergunta arrisca-se a ficar sem resposta ou a receber uma série de respostas que não o levarão a lado nenhum.
Porquê? Porque:
- supondo que está no Brasil, dizer "Viseu" é o mesmo que dizer "São Paulo": não se sabe se está a falar de uma das Freguesias (=menor divisão administrativa) da cidade, do Concelho (=município) ou do Distrito (+ ou - equivalente ao Estado). O que é necessário é saber a Freguesia e o Concelho de origem;
- dizer "família Cruz" é imaginar que todas as pessoas que tenham esse nome na região de Viseu sejam da mesma família, ou tenham ancestrais comuns, assumpção completamente falsa. "Cruz" é um apelido votivo, como da Conceição, de Deus, Natividade, Ramos, Quaresma e dezenas de outros, que eram postos ao bel prazer dos pais, que podiam chamar-se Pires, Gonçalves, Vasconcelos ou outro nome qualquer. Não há uma família Cruz: há centenas. E provavelmente nada relacionadas umas com as outras.
- por fim não existe uma base de dados de todos os portugueses que já existiram onde ir buscar essa informação (nem nenhum país tem isso), nem muito menos os portugueses actuais se conhecem todos uns aos outros, mesmo os da mesma região, cidade ... nem os do mesmo prédio de apartamentos, veja lá!
Por isso o trabalho começa consigo. Veja ali em cima no "Home": clique sem escolher nada e vai ter à página inicial onde pode saber como se faz.
Boas pesquisas (nos Arquivos). VF

Resposta

Link directo:

RE: Família Cruz de Viseu

#133727 | andrecruzmartinez | 11 nov 2006 00:11 | Em resposta a: #133586

Meu caro Victor, meu avô nasceu em uma Freguesia que a irmã dele me disse que se chamava Lavouras, isso em 1912, o pai dele se chamava Fernado da Cruz, já a mãe dele era brasileira que foi aí para passear e o Fernado acabou se apaixonando pela minha bisavó, daí nasceu 3 ou 4 filhos sendo que hoje só a minha tia está viva, mas impossibilitada de falar pois sofreu um AVC, eu só sei isso dessa parte da família sei que tinha parentes que se chamava Diamantina, tenho um primo que se chama Fernando da Cruz e só, sei que é difícil, mas vou tentar, se tiver alguma informação é só fala, obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cruz de Viseu

#133886 | victorferreira | 12 nov 2006 20:35 | Em resposta a: #133727

Estamos mal.
Não existe (eu pelo menos procurei por todos os lugares que me foram possíveis) uma Freguesia chamada Lavouras, nem em Viseu nem em mais nenhum Distrito no País, nem hoje nem provavelmente em 1912.
Parece haver uma localidade (e não uma Freguesia) de nome semelhante no Distrito do Porto, Concelho de Gaia, mas não consegui saber se na Freg. de Grijó de de São Félix da Marinha.
E há uma localidade, no Concelho de Oeiras com o nome de "Laveiras", com "e".
Tente lá descobrir mais qualquer coisa: ou alguém descobre se existe e onde fica a sua "Lavouras" ou estamos num beco sem saída. Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

Cruz de São Joaninho, Pedraires e Couto do Mosteiro- Santa Comba Dão

#301362 | MarcoBorges | 30 mar 2012 17:41 | Em resposta a: #133886

Sou descendente dos Cruz, Marques e Ferraz de São Joaninho, Pedraires e Couto do Mosteiro- Santa Comba Dão, gostaria de manter contacto com os familiares, tenho a arvores genealogica da familia.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 10:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen