Armorial Lusitano on-line (dica forte)

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#13361 | Carlos Silva | 22 nov 2001 17:58

Caros colegas,

O amigo Rogerio Fernandes, de momento muito atarefado, me pede que assinale em seu lugar um site detectado por ele esses dias.
Trata-se do Armorial Lusitano on-line.
Forte dica me parece para os que nào tem a obra.

http://armorial1.no.sapo.pt/apresentacao.htm

Bom proveito

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#13364 | artur41 | 22 nov 2001 19:23 | Em resposta a: #13361

Caro Carlos Silva


E foi uma boa dica. Eu tenho a obra, mas há bastantes pessoas que não a têm, pelo que a sua apresentação on-line irá possibilitar a consulta.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#13367 | domconde | 22 nov 2001 21:15 | Em resposta a: #13361

Receba as minhas palavras de gratidão, para si e para quem apresenta essa obra on line.

É, de facto, um grande apoio à genealogia.

Um grande bem haja a todos

Francisco Braz Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#13371 | jaf | 22 nov 2001 23:41 | Em resposta a: #13361

Boa dica. Não imaginava que fosse possível pôr o Armorial on line.

Muito obrigado,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#13382 | marty27 | 23 nov 2001 13:24 | Em resposta a: #13361

Excelente ideia esta de colocar o "Armorial" on-line. Sou possuidor do livro, que muito me inspirou nas minhas pesquisas. Talvez o mesmo ocorra com outras pessoas. Parabens ao Autor da proeza.
Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#13385 | jpcmt | 23 nov 2001 13:45 | Em resposta a: #13361

Caros Amigos:
Já que estamos em maré de "dicas" sobre heráldica:

O texto integral do "Archivo Nobiliarchico Brasileiro" de que são autores o Barão de Vasconcellos e o Barão Smith de Vasconcellos,
publicado em Lausanne, em 1918, está em:

http://br.geocities.com/kajafreitas/ANB02.htm

Contém curtas biografias dos titulares brasileiros e a descrição dos brasões que forma registados no Cartório da Nobreza (segundo outra fonte dos cerca de 1350 titulares só 240 registaram as armas)

Segundo se diz no prefácio da obra "os brasões brasileiros não são primores de arte heráldica, são contudo dignos de algum estudo".

E assim é. O site:

http://orbita.starmedia.com/~jbcultura/hcafe.html

tem magníficas ilustrações dos brasões dos titulares que estiveram ligados à indústria do café e que incluiram nas suas armas peças
a ele alusivas (ramos de cafeeiro)

Também o livro "As Barbas do Imperador" de Lilia Moritz Schwarcz,ed. Companhia das Letras, S. Paulo-Brasil, tem algumas imagens
interessantes de outros brasões de titulares brasileiros.

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#13458 | Ortigão | 26 nov 2001 17:41 | Em resposta a: #13361

A dica é interessante, mas espero sinceramente que a ideia não pegue, ou uma série de autores poderão começar a sentir-se incomodados. eu pelo menos não ia gostar mesmo nada de ver a minha obra digitalizada na net...

cumprimentos,
rodrigo ortigao oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#13593 | dduque | 30 nov 2001 15:46 | Em resposta a: #13458

Acredito que disponibilizar na internet obras antigas, de grande interesse para muitos, mas fora de catálogo, é algo extremamente positivo, por possibilitar a difusão do conhecimento. Muitos, depois de verem a obra na internet, compram os livros, por sua durabilidade e facilidade de manusear (comigo mesmo isto já aconteceu).
Até o ilustre Carlos Eduardo de Almeida Barata, grande colaborador deste fórum, disponibilizou parte de seu Dicionário das Famílias Brasileiras, cujo Tomo I, segundo o próprio mesmo declarou aqui no Fórum estar esgotado, em http://www.dicionariodasfamilias.com.br.
Outro site interessante, de livro digitalizado, é o "Os Almeidas, os Britos e os Netos em Leopoldina" de Mauro de Almeida Pereira, atualizado pela família do autor em http://www.geocities.com/Heartland/Garden/6652/almeida/capa.html.
Um abraço a todos,

Diego Duque

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#13596 | Ortigão | 30 nov 2001 18:06 | Em resposta a: #13593

Caro Diego

Claro que quando se trata de obras antigas a ideia é interessante, ainda para mais quando as obras não se encontram disponíveis.
No entanto ainda no ano passado saíu a 3ª ou 4ª edição da nobreza de portugal e brasil + armorial lusitano. Por uma questão de ética não posso concordar que obras recem-editadas sejam desta forma postas á disposição de todos, sem que a editora veja um tostão.

cumprimentos,
rodrigo ortigao oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#13604 | domconde | 01 dez 2001 08:26 | Em resposta a: #13596

Caro Rodrigo Ortigão Oliveira

A questão da disponibilização de obras na net de forma gratuita não me parece que seja de ordem ética, mas sim opções dos autores/editores ou, não o sendo, trata-se de crime de violação de direitos de autor.

Eu defendo e sempre defendi que existem obras de genealogia esgotadas, e outras fundamentais que poderiam estar na net. E sobre estes projectos já falei pessoalmente com a directora da IANTT e com o director da BN, contudo não colheram a melhor adesão.

Após 75 anos da morte do autor, todas as pessoas podem editar livremente a obra desse autor sem que haja lugar a pagamento de qualquer direito. Fernando Pessoa morreu em 1935, e em 1985 (na altura eram 50 anos o "tempo de espera") o mercado ficou completamente inundado com os livros de Fernando Pessoa. Se fosse hoje, acredite que estaria na Net.

MC
FBT

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#17342 | jnt | 18 fev 2002 01:48 | Em resposta a: #13361

Para os interessados, há outro site sobre a matéria:
http://www.terravista.pt/Nazare/1485/familia.html

Com os melhores cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#17354 | celidonio | 18 fev 2002 14:27 | Em resposta a: #17342

Por que não publicam os autores no formato de livro eletrônico?
Teriam seus direitos protegidos, e tornariam mais fácil a aquisição por parte dos internautas! Sem contar que a flóra agradece, livro impresso é papel, papel é floresta.
Já existe tecnologia para isto, impede inclusive a impreção por mais que uma vez.

Saudações,
Gil Celidonio Gomes dos Reis

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#233858 | miguellabrego | 10 jul 2009 18:55 | Em resposta a: #13361

Alguem sabe onde eu posso encontrar uma outra "link" a Armorial Lusitano? Essa link acima nao trabalha.

Eu queria ver um imagem das armas do familia Calvos.

Obrigado,
Miguel Labrego
mlabrego@english.upenn.edu

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#233873 | rafael | 10 jul 2009 22:13 | Em resposta a: #233858

Caro Manuel Labrego

Vou responder-lhe aqui, não por e-mail, porque servirá para outros nossos confrades.Aliàs, outros confrades poderão acrescentar algo mais.

CALVO ou CALVOS - parece pertencerem a uma só família .No tempo de D.Dinis ,MARTIM MENDES DE CALVOS,possuia honrada a Qquinta de Calvos,na freg. de Santa Maria de Gêmeos,no Entre Douro e Minho , este talvez progenitor da linhagem e a referida quinta seu solar..Foi naturalmente seu seu descendente AFONSO VAZ DE CALVOS ,criado do Duque de Bragança D.Afonso I ,que teve mercê de D.Afonso V ,em 1454, denão ser obrigado a exercitar nenhum ofício da ordenança do Porto, cidade onde vivia.Deixou geração que seguiu o mesmo apelido.
Entre as coplas de Manuel Sousa da Silva ,encontra-se esta que lhe dedicou.


Bem se vê junto do Douro
Em pena longa estar
De Cavos esse lugar
Que é dos Calvos,sem agouro,
O mais antigo solar.

obs. que eu faço - criado, referido acima não significa neste contexto,como é óbvio, nada de depreciativo,pelo contrário).

Vou ficar aqui, já volto para continuar.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#233875 | miguellabrego | 10 jul 2009 22:28 | Em resposta a: #233873

Muito obrigado, Rafael.

Eu sou descendente de Afonso Vaz de Calvos.
Seu neto, Joao de Calvos teve uma filha, Isabel de Calvos que casou-se come Francisco Vieira da Silva e eles tiveram uma filha, Ana de Calvos. Ana casou-se com Diogo Homem Carneiro antes de 1622 e eles tiverem um filho Henrique Homem Carneiro que casou-se com Maria Pereira de Vasconcelos. Henrique e Maria tiverem um filho que nasceu antes de 1650 em Quinta de Ataes, Jovim, Porto, Portugal, Francisco Pereira de Vasconcelos.

Francisco era o Morgado do Ataes e ele teve com uma mulher, Maria, natural da Lomba, um filho antes de casar-se, Domingos, meu oitavo bis avo, em Lomba, Gondomar, Porto, Portugal em Augosto 1670. Depois de isto, Francisco casou-se com uma Luisa de Sousa em Ataes.

Obrigado pelo seu informacao de os Calvos. :)
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#233876 | rafael | 10 jul 2009 22:41 | Em resposta a: #233873

Cont. transcrito da obra-ARMORIAL LUSITANO-Edit.Enciclopédia,L.da -Lisboa

CALVOS- trazem por armas:Esquartelado: o I.º e o 4.º de vermelho,com cinco fivelas redondas de prata postas em sautor ; o 2.º e o 3.º de azul,com cinco vieiras de prata,também em sautor,escudete sobrepos de ouro,com um leopardo de sua cor.Timbre o leopardo de escudo.

TAMBÉM as armas dos CALVOS vêm descritas e com outros pormenores que atestam a antiguidade desta famíia no Livro BRASONÁRIO DA NOBREZA DE PORTUGAL ,manuscrito anónimo do séc. XVII.

A obra -ARMARIA PORTUGUESA- de Braancamp Freire - menciona Cartas de Brasão de 1583 e 1586 , referidas em várias fontes documentais.

Bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Lampreias

#233881 | DGAM | 10 jul 2009 23:06 | Em resposta a: #233876

Caro Rafael,

Será que me pode dar uma ajuda aqui? http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=233503

Muito obrigado!
Diogo de Azevedo e Menezes
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=233503

Resposta

Link directo:

RE: Lampreias

#233889 | rafael | 11 jul 2009 00:05 | Em resposta a: #233881

Caro Diogo

Este fim de semana com os filhos e netos, pouco tempo me sobra. Mas vou tentar dizer alguma coisa na semana que se avizinha caso não saia de casa, o que é provável.
Pouco será e talvez me repita, mas não falta boa vontade de ser-lhe útil.

Bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Lampreias

#237630 | DGAM | 27 ago 2009 22:05 | Em resposta a: #233889

Caro Rafael,

Desculpa maçá-lo nesta altura de férias, mas estou convicto que o caro amigo é das poucas pessoas que me pode ajudar com os meus Lampreias e Revezes.

Aceite os meus cumprimentos,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#327897 | Jonas Landim | 23 abr 2013 20:40 | Em resposta a: #13361

Olá caros amigos!
Também sou um entusiasta da Genealogia, procuro informações sobre a origem da família LANDIM, já encontrei bastante coisa, mas a origem desta família tem duas tradições, no livro Armorial Lusitano existe um brasão de armas que eu não conhecia, preciso muito de uma imagem deste brasão, pois tenho um Blog sobre a origem de nossa família www.familivasqueslandim.blogspot.com.br e preciso compartilhar com meus parentes e amigos esta descoberta. Alguém sabe como posso conseguir essas imagens e esta história? Grato a todos!

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#327899 | vabopi | 23 abr 2013 21:40 | Em resposta a: #327897

Caro Jonas Landim:

A imagem já a tem no seu blog (é a 2ª a contar da direita). Aquela que tem com esse nome é o brasão da freguesia homónima.
O texto no Armorial Lusitano diz:

"A pessoa mais antiga que se conhece deste apelido é Estêvão Anes de Landim, donatário das terras de Candeias e Macansos, em Santa Maria de Oliveira, por Carta de D. Fernando, passada em 1373. Seu filho João de Landim foi vassalo de D. João I e recebeu-se com D. Maria de Vasconcelos, filha de Mam de Oliveira e de sua mulher, D. Joana Garcia. Este João de Landim foi sepultado à porta da igreja de Santiago de Estremoz. Dele e de sua mulher descendem os de apelido de Landim."

Interessante seria v. investigar a sua ligação com este Estêvão.

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#327930 | Jonas Landim | 24 abr 2013 06:12 | Em resposta a: #327899

Peço desculpas por ter enviado o endereço do blog com uma letra faltando. Segue o endereço correto...

www.familiavasqueslandim.blogspot.com.br

Obrigado pela dica Vasco Galvão!

Realmente, não tinha percebido que é o mesmo brasão, aquele do blog eu retirei do Livro ¨A Estirpe de Santa Teresa¨de Joaryvar Macedo. Como a imagem que tem no Armorial Lusitano é um pouco diferente, pensei se tratar de um outro Brasão.
Aqui em nossa região todos os LANDINS utilizam o brasão vermelho (o 3º a contar da esquerda) como sendo o brasão oficial da família. Mas comecei a perceber que na realidade o brasão da família é este de Estevão Anes de Landim (cabeça de leopardo com duas asas de águia) o outro brasão na verdade trata-se do brasão da freguesia de Landim em Vila NOva de Famalicão - Portugal, pois o mesmo possui os simbolos do mosteiro e roda de asenha e não tem muito significado a nível de genealogia. Agora resta-me descobrir qual a relação entre Estevão Anes de LAndim com a freguesia e o mosteiro de LAndim.
Gostaria de receber sugestões ou informações que me levassem a encontrar respostas para minhas dúvidas. Será que você sabe me informar algo sobre essa história amigo Vasco Galvão? Ficarei muito grato se os colegas deste fórum puderem me ajudar.

Abraço a todos!

Jonas Landim

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#327938 | vabopi | 24 abr 2013 10:37 | Em resposta a: #327930

Caro Jonas Landim:

Uma vez que já existe aqui neste fórum um tópico sobre os Landim, permiti-me colocar lá a continuação da nossa "conversa".

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=327937

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#328045 | Jonas Landim | 25 abr 2013 19:58 | Em resposta a: #13361

Ilustríssimos amigos, peço a quem tenha o livro Armorial Lusitano que se possível, me enviem uma cópia digitalizada ou imagem das páginas que fala sobre a família LANDIM, estou precisando muito do brasão de armas que consta no livro e também do texto na íntegra. Meu e-mail é: jk_landim@hotmail.com . Desde já agradeço a ajuda!

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#328046 | cardosodoamaral | 25 abr 2013 20:28 | Em resposta a: #328045

Caro Confrade Jonas Landim


Não possuo o livro, mas o link que segue abaixo tem quase todas as páginas do livro.

http://web.archive.org/web/20060619125208/http://armorial1.no.sapo.pt/apresentacao.htm

Não procurei o seu caso.

O link foi cortesia de uma nossa Confreira

Espero que sirva

Disponha

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

N.B.- Apesar de não terem apelido Landim, tenho ancestrais meus lá nascidos na freguesia de Landim em Famalicão

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#328077 | Jonas Landim | 26 abr 2013 04:34 | Em resposta a: #328046

Amigo Adelino Cardoso do Amaral, você não imagina a alegria que senti quando abri esta mensagem e vi o link para o livro Armorial Lusitano. Venho a muito tempo pesquisando na internet este livro, foi esta pesquisa que me levou a descobrir este fórum, que em muito tem me ajudado, encontrei aqui, excelentes pessoas, que gostam de ajudar o próximo e você é uma delas. Informo a todos que também estou a disposição para ajudar no que for possível. Um grande abraço, estou muito grato pela foça, amigo Adelino Cardoso do Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#328078 | cardosodoamaral | 26 abr 2013 06:48 | Em resposta a: #328077

Caro Jonas Landim

Não estou a fazer nada de mais. Já o fizeram e ainda fazem, logo não precisa de agradecer.

Realmente é como diz o caro amigo, neste espaço encontram-se pessoas maravilhosas que gostam de nos ajudar.

Eu sou uma dessas pessoas sortudas . Tenho tido o privilégio de conhecer algumas.

Estou por aqui. Disponha

Sou novo nestas andanças

Um abraço

Adelino

Resposta

Link directo:

Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#417038 | Inoxcrom | 13 ago 2019 11:11 | Em resposta a: #13361

Bom dia Caro Carlos Silva,

Uma vez que já não é possível aceder online seria possível o envio da obra via email?

Muitíssimo obrigado,

Paulo Reis

Resposta

Link directo:

Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#418253 | vmo1234 | 25 set 2019 11:35 | Em resposta a: #13361

Caros confrades,

para quem ainda tem interesse, segue o link do Family Search com a obra digitalizada:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-95GF-458?i=2&cat=2058226

Cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#418255 | virgilio | 25 set 2019 12:20 | Em resposta a: #418253

obrigado fica na minha biblioteca :-)

Resposta

Link directo:

Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#420015 | jcsfonseca | 14 dez 2019 22:32 | Em resposta a: #13361

Olá,

Ainda será possível pedir que me facultem uma cópia digital do Armorial Lusitano?

Obrigado,
João Fonseca

Resposta

Link directo:

Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#420016 | cardosodoamaral | 14 dez 2019 22:40 | Em resposta a: #420015

Caro Senhor

Atente numa mensagem acima

Ao dispor

Adelino

Resposta

Link directo:

Armorial Lusitano on-line (dica forte)

#420019 | jcsfonseca | 14 dez 2019 23:02 | Em resposta a: #420016

Muito obrigado.
A sua mensagem passou-me despercebida. Já pude consultar, mas percebo que não tenha todas as páginas.
Pensei que alguém tivesse disponível um PDF completo do livro. Ainda assim, fica a minha gratidão pela partilha de informação.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 21:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen