Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#133631 | Rui Jesuino | 09 nov 2006 18:53

Amigos confrades,
Peço ajuda a alguém que frequente o AD de Coimbra para conseguir o seguinte registo:

Friumes, Penacova

Registo de casamento de Bernardo Duarte com Francisca Simões (entre 1700 e 1720)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#133667 | Pedro França | 10 nov 2006 03:58 | Em resposta a: #133631

Caro Rui:

Poderei ver-lhe isso para a próxima semana. Estou com a agenda sobrecarregada para agora.
Aguarde-me aqui, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#133687 | Rui Jesuino | 10 nov 2006 12:59 | Em resposta a: #133667

Caro Pedro,

Agradeço-lhe imenso a sua disponibilidade!
Esperarei por notícias suas.

Abraço,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#134103 | filsan | 14 nov 2006 22:44 | Em resposta a: #133687

Para evitar abrir um novo tópico, lanço aqui também um pedido de ajuda no AUC, pedindo desculpa pela minha intromissão.

Queria encontrar 2 assentos de casamento, ambos da freguesia do Sebal Grande, de:
- Manuel Ameixoeiro(1), filho de Manuel Ameixoeiro(2) e Maria Claudina com Ana de Jesus, filha de João Barbas e Rita Monteiro, por volta de 1893/1895
- Francisco Panão, filho de António Panão e Veridiana Gonçalves com Ana Claudina, filha de Manuel Ameixoeiro(2) e Maria Claudina, por volta de 1882

No fundo o que pretendo é confirmar se Manuel Ameixoeiro(1) e Ana Claudina são irmãos, descobrindo se os seus avós são os mesmos.

Desde já o meu obrigado.
Cumprimentos,
Filipe Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#134716 | Pedro França | 19 nov 2006 19:06 | Em resposta a: #133687

Caro Rui:

Estive a ver o seu pedido parta Friúmes e ão localizei, nas datas pretendidas, o dito casamento.
Quer reformular?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#134736 | Rui Jesuino | 19 nov 2006 20:57 | Em resposta a: #134716

Caro Pedro,

Essas datas lhe dei são aproximadas porque só tenho o casamento de um filho deste casal, pelo que se não se encontra entre 1700 e 1720 então será um pouco antes...
1685-1700? É apenas uma hipótese.
Mais uma vez o meu obrigado!

Um abraço,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#136186 | Pedro França | 01 dez 2006 17:01 | Em resposta a: #134736

Caro Rui:

De acordo com a sua sugestão sou dado a informá-lo de que encontrei um assento de casamento em Friumes de um Bernardo Duarte com MARIA (não Francisca) Simões em 08.10.1672.
Ele era n.al da fregª da Várzea (não sei se será a então Várzea de Góis e não traz o nome dos pais) e ela n.al de Carregal/Friumes, fª de António Fernandes e de Domingas Simões.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#143089 | CCS1953 | 05 fev 2007 23:11 | Em resposta a: #133631

Exmo. Senhor Dr. Pedro França

Depois do meu sucesso ao ter conhecimento dos meus avoengos paternos, através deste Fórum, gostaria, caso não seja dar-lhe muito trabalho que me ajudasse relativamente a alguns elementos da minha família materna:

Minha bisavó: Felicidade Maria Diniz da Silva, faleceu em 1939, com 78 anos de idade, em Amora, Concelho do Seixal, natural de Castanheira de Pera, Coimbra. Filha de Sebastião Diniz e de Maria Bernarda.
Pela certidão de óbito, desconhece-se a naturalidade dos pais.

Meu bisavô: Manuel António da Silva, faleceu no ano de 1920, com 75 anos, em Amora, Concelho do Seixal, natural da freguesia de Sefães (!?), concelho de Oliveira de Frades. Filho de António Sambique (Lambique!?) da Silva e de Joaquina Maria, natural de Castanheira de Pera.

Recebi hoje resposta dos Arquivos de Viseu que não encontram o assento de baptismo dos meus tetravós por parte de Manuel António da Silva.

Aguardo atentamente,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#143888 | marlborogirl | 13 fev 2007 15:03 | Em resposta a: #133667

Preciso de ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra. Se houver alguem que me possa ajudar, agradeço imenso, pois é-me completamente impossivel deslocar-me lá. Procuro parte da familia do meu avô paterno, que são originários de Montemor. O problema é que não tenho muitos dados. Apenas sei que este casal teve um filho (Manoel Domingos) em 1868 e que este nasceu em Palmela (daí, presumo que sejam "caramelos", alcunha dada aqueles migraram da zona de Coimbra para a zona de Palmela nesta altura). Os nomes que procuro são:
José Domingos (Tojeiro, Montemor -o- Velho)
Maria Rosa Ribeiro (Mira, Montemor -o- Velho)

Obrigadissima,
Ana Ribeiro
optribeiro@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#143894 | pgirao | 13 fev 2007 15:45 | Em resposta a: #136186

Caro Pedro França:

"À boleia" deste tópico, venho pedir-lhe o favor de me tentar saber o essencial do assento de baptismo de um António Cândido Maria Jordão Paiva Manso, nascido a 18.8.1890 ou 1891 na Figueira da Foz (fregª de S. Julião), filho de Abel Maria Jordão de Paiva Manso e de Belarmina Augusta Pessoa. Creio tratar-se de um dos netos do Visconde de Paiva Manso, mas gostaria de confirmá-lo.

Com os melhores cumprimentos, e sempre ao dispor (e antecipadamente grato!),
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

Para a Ana Ribeiro

#143967 | Pedro França | 14 fev 2007 00:02 | Em resposta a: #143888

Cara Ana:

Para a ajudar preciso de saber o que vem no assento de baptismo de Manuel Domingos em 1868, ou seja, preciso de saber a naturalidade dos pais com mais exactidão, onde os pais foram recebidos, se vem a idade dos pais quando esse filho nasceu, e nome dos avós paternos e maternos.
Por outro lado, Mira é vila e sede de concelho e distante de Montemor-o-Velho. Portanto, não é lugar de Montemor.
Diga coisas rápido para eu poder dispor da 5ª Feira da melhor forma.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Pedro Girão

#144259 | Pedro França | 15 fev 2007 22:16 | Em resposta a: #143894

Caro Pedro:

O "seu" António foi baptº a 12.12.1891, nascido a 18.08 desse ano (nº 173, f. 47).
Era fº de Abel Maria Jordão de Paiva Manso como disse e de D. Belarmina Augusta Pessoa.
Neto patº de João Maria de Salerno Jordão de Paiva Manso (escrivão do juízo de Direito, notário da F. Foz), de Buarcos, e de D. Maria da Glória Pereira Jordão, de Lisboa.
Isto diz-lhe alguma coisa nas suas orientações e buscas? Posso dizer mais que ele casou a 20.03.1911 em Miragaia/Porto, com Maria do Sameiro Coelho, de 17 anos, natural de S. João do Souto/Braga.
Ele faleceu no Porto a 20.01.1935.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Pedro Girão

#144323 | pgirao | 16 fev 2007 13:15 | Em resposta a: #144259

Caro Pedro,

Muito obrigado pela pronta resposta! Fiquei assim a saber que a questão se prolonga para os lados de Coimbra pelo menos mais duas gerações. Como tenciono ir aí brevemente com o Manuel de Soveral para um dia de pesquisas no Arquivo, aproveitarei então para investigar o que falta. Talvez tenha então oportunidade de lhe agradecer pesssoalmente!

Um abraço,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#144362 | cabecao1 | 16 fev 2007 17:39 | Em resposta a: #134716

Exmo Senhor
Pedro França

Tomo a liberdade,de pedir a sua ajuda,se possivel, na procura de um registo de casamento, que tera sido realizado no Ervedal , Bispado de Coimbra , por volta dos anos de 1660 a 1680 , de ANTONIO MARTINS e EUFEMIA RODRIGUES, ambos naturais do Ervedal , e tambem se possivel, o assento de nascimento de seu filhode nome MANUEL MARTINS MADEIRA, que terá nascido a volta de 1675 a 1680, no mesmo Ervedal.

Desde ja agradecido .

Os melhores cumprimentos

ANTONIO MANUEL CANELAS

Resposta

Link directo:

RE: Para o Pedro Girão

#145400 | roz | 25 fev 2007 14:01 | Em resposta a: #144323

Caro Confrade,

Desculpe que lhe escreva aqui sobre outro topico mas quando vi o seu nome entao lembrei-me.

Informaram-me e vi depois na internet que a familia Sa Carneiro esta' ligada 'a sua familia. Ora uma trizavo minha chamava-se Luiza Teodora de Sa Carneiro, filha de Joao Gualberto de Sa Carneiro e ha muito que tento encontrar mais sobre eles mas sem sucesso. O unico que sei 'e que ela faleceu em 1829 (talvez em Lisboa?), o pai foi Escrivao da Meza grande da Alfandega de Lisboa e ela era casada com Joaquim Jose Duarte Ferreira. Pelo lado do marido tenho descendencia/ascendencia mas nao consigo nada pelo lado dela.

Agradeceria imenso se tivesse alguma informacao ou sugestoes em como poderei encontrar mais qualquer coisa.

Os meus melhores cumprimentos

Maria do Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Para o Pedro Girão

#145584 | pgirao | 26 fev 2007 17:34 | Em resposta a: #145400

Cara Maria do Rosário,

Já tinha visto a sua mensagem nouro tópico, mas creio que acabei por não lhe responder, pelo que peço desculpa. Sugiro que me envie todos os dados que tem para o meu mail: pmgirao @ iol.pt

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Para o Pedro França

#145703 | mjgoncalves | 27 fev 2007 10:45 | Em resposta a: #144259

Caro Pedro, nós aqui, por vezes espreitamos uma oportunidade. Como me apercebi que tem conhecimentos sobre Coimbra gostaria que me elucidasse sobre o seguinte: Na Torre do Tombo, tive conhecimento da existência de :
ANNA SECCA e de MARIA JOSEFA SECCA, em documentos datados assinados pelo Rei D. José, respectivamente, de 13 de Dezembro e 17 de Julho de 1774 e ainda onde lhes é atribuído a ambas, o seguinte :
« outros proventos de extinção da Capela do Padre Manuel Secco, no termo de Coimbra »
« outros proventos de extinção da Capela por ela instituída no lugar da Fonte coberta, no termo de Coimbra »

Com esta informação como poderei recolher em Coimbra + qualquer elemento sobre elas? Localizar a freguesia ( será fácil, à época?) e, quanto a datas de nascimento, serão, anteriores a 1774, ( penso eu ! ).
É capaz de me dar uma dica sobre esta matéria?
Com os meus agradecimentos
Maria José Secca

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#145741 | carledu79 | 27 fev 2007 13:22 | Em resposta a: #133667

Prezado sr. Pedro França,

aproveitando seu conhecimento sobre o AUC, gostaria de fazer uma pergunta.

Estou pesquisando meus antepassados em S. Gião, Oliveira do Hospital. Os dados que tenho até agora são os dos meus bisavós:

Antonio Freire da Cruz (*1885 - S. Gião) e Rita do Carmo Gomes (* 1892 - S. Gião).
Ele é filho de Antonio Freire da Cruz e Ana da Anunciação, neto paterno de José Freire da Cruz e Anna Rita de Jesus, e materno de Manuel Diogo Rodrigues e Maria Rita de Campos de Carvalha. E ela é filha de José Diogo Gomes e Maria Gomes Freire.

Bem, acredito que seja mais rápido e fácil solicitar um microfilme dos livros de S. Gião na igreja dos Mórmons, mas, Mas, olhando o site deles, vi que faltam os registros de 1817 a 1842. Ou seja, provavelmente avançarei só mais uma geração. ( http://www.familysearch.org/Eng/Library/fhlcatalog/supermainframeset.asp?display=titlefilmnotes&columns=*%2C0%2C0&titleno=589708&disp=Registros+paroquiais++ ).

Os livros entre 1817 e 1842 existem? Estão no AUC? Se estão no AUC, por que não teriam sido microfilmados? Se não estão no AUC, onde encontrá-los?

Desde já obrigado pela ajuda!

abraços

Eduardo da Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#145743 | Pedro França | 27 fev 2007 13:51 | Em resposta a: #145741

Caro Eduardo:

Não sei de cor o que se passa mas sei que já pesquisei nos paroquiais de S. Gião.
Vou ver amanhã ou na 5ª Feira o que há de datas e deois digo-lhe, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#145934 | carledu79 | 28 fev 2007 18:16 | Em resposta a: #145743

Caro Pedro,

estive procurando no site do AUC e realmente faltam livros no acervo. Há intervalos de datas praticamente concomitantes faltando nos registos de batismo, casamentos e óbitos.
Não os batismos de 1817 a 1842, nem os casamentos entre 1830 e 1860, nem os óbitos entre 1826 e 1852.
Teriam ido para outro arquivo? Estariam por engano ainda na igreja ou na conservatória? Teriam se perdido por algum motivo? Como saber o motivo?

abraços!

Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#145960 | Rodarte | 28 fev 2007 20:16 | Em resposta a: #145743

Caro Pedro,

Seria possível ajudar-me a encontrar o registro de nascimento de dois irmãos, ambos nascidos na freguesia de Condeixa (não sei se a Nova ou a Velha)? De um, João José Lopes Mendes Ribeiro, tenho que nasceu aos 4 de dezembro de 1774... Do outro, Joaquim José Lopes Mendes Ribeiro, não tenho a data de nascimento, mas tenho que se ordenou padre, em Coimbra, aos 21 de março de 1795... Além da data de nascimento deste Joaquim, gostaria de saber o nome e a procedência dos pais e avós destes irmãos. Sei que ambos se bacharelaram na Universidade de Coimbra, mas não tenho as datas (o primeiro irmão, João, que não sei se é o mais velho, parece que foi em 1798). Qualquer ajuda é bem-vinda, pelo que lhe fico grato desde já.

Abraços cordiais,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

Para o Claus Rodarte

#145985 | Pedro França | 28 fev 2007 23:21 | Em resposta a: #145960

Caro Claus:

Os dados que me enviou são suficientes para que o acesso à verdade não seja complicado.
Espere-me aqui amanhã, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Eduardo: S. Gião?

#145995 | Pedro França | 28 fev 2007 23:47 | Em resposta a: #145934

Caro Eduardo:

De facto, entre 1817-42 e 1830-60, não há registos de baptismos nem de casamentos respectivamente para S. Gião/Olivª do Hospital.
Não sei por que razão não foram incorporados directamente da Conservatória de Olivª do Hospital para o AUC. Com certeza ter-se-ão perdido como em muitos outros casos, ou estarão em casa de algum transviado da sorte que desviou património nacional.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Eduardo: S. Gião?

#146008 | carledu79 | 01 mar 2007 00:57 | Em resposta a: #145995

Caro Pedro,

alguma idéia de onde podem ter ido parar? O estranho é que são livros da mesma época basicamente. (ou batizados, casamentos e óbitos são registrados no mesmo livro??) É possível que tenha ficado na igreja??
Como saber que o livro realmente existiu, ou se os registros nessa época não eram feitos em S. Gião mas em alguma freguesia vizinha por falta de padre ou algum outro problema? Afinal, nessa época Portugal estava em guerra civil, não?

abraços!

Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Para o Eduardo: S. Gião?

#146630 | Pedro França | 06 mar 2007 00:01 | Em resposta a: #146008

Caro Eduardo:

Estive a matutar na sua questão multifacetada e nãop encontro resposta para lhe dar porque aí tudo é possível mas, a guerra civil foi sobretudo entre 1832-34: estes foram os anos mais agudos, de caça ao homem, de perseguição absolutista.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Claus Rodarte

#146636 | Pedro França | 06 mar 2007 00:33 | Em resposta a: #145960

Caro Claus:

Ora bem. Em relação ao que me pediu encontrei de facto os referidos nomes nos verbetes da UC mas desta forma:
- Joaquim José Lopes Mendes Ribeiro: fº de António Lopes, n.al de Condeixa, saiu Doutor em Cânones a 15.07.1798. (Há outros graus académicos mas este é o máximo);
- João José Lopes: fº de António Lopes, n.al de Condeixa-a-Nova, saiu bacharel formado em Cânones a 14.07.1797.

- O Joaquim foi baptº a 12.12.1771/f. 168v., para Condeixa-a-Nova;
- O João foi baptº a 18.12.1773/f. 178-178v. para a mesma freguesia.
- O Joaquim, como Joaquim José Lopes, tem processo de ordenação para 1788, Condeixa-a-Nova, cxª 780.

Ambos são filhos de António Lopes e de Teresa Angélica, moradores em Condeixa-a-Nª.
António Lopes foi aí baptº a 28.04.1720/f. 7v.. Foi boticário.
Teresa Angélica foi aí baptª a 24.01.1730/f. 17v..
Ambos se receberam à "grade do comungatório do recolhimento da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra a 15.02.1751, como ficou registado no cartório da mesma.

António Lopes era filho de Manuel Lopes, de Condeixa-a-Nª e de Isabel Rodrigues, de Vila Nova/Alvorge (concº de Ansião).
- Manuel Lopes foi baptº a 19.12.1688/f. 61v., em Condª-a-Nª, e era filho de José Domingues Bonito e de Maria Lopes.
- Isabel Rodrigues foi baptª no Alvorge a 02.10.1686/f. 28v., e era filha de Manuel Rodrigues e de Maria João, do dito lugar de Vila Nova.
Ambos se receberam em Condª-a-Nova a 12.01.1710/f. 4.

Teresa Angélica era filha de Manuel Mendes Ribeiro, alfaiate, morador em Coimbra à rua dos Gatos (ainda hoje existe esta rua, é fregª de S. Bartolomeu), e de Luísa Maria Ladeira, de Condª-a-Nª.
Ambos se receberam em Condª-a-Nª a 21.05.1725/f. 27.
- Manuel Mendes Ribeiro era filho de António Mendes, ferrador e de Maria Ribeira(o), moradores na dita S. Bartolomeu/Coimbra (há um baptismo de um Manuel, filho de António Mendes "e de sua mulher" a 21.01.1702/f. 171.
Luísa foi baptª a 02.03.1703/f. 3 em Condª-a-Nª e era filha de João Dias (Ladeiro), barbeiro, e de Francisca Domingues (ou Lucas).

E é isto o que se me oferece dizer a respeito.
Encontrei o casamento de irmãos de António Lopes, para Condª-a-Nª: João Lopes (a 20.10.1737/f. 20-20v. e a 01.12.1764/f. 63v.-64); Manuel Lopes (a 25.12.1738/f. 21v.-22); Josefa Lopes (a 18.01.1739/f. 22).

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#146675 | jpereira | 06 mar 2007 11:57 | Em resposta a: #133667

Caro Pedro França,

Aproveito igualmente a boléia deste tópico, com a noção de o fazer com o maior descaramento, uma vez que não tenho sequer o prazer de o conhecer e sei o quanto custa dispender tempo precioso em assuntos dispersos.

O que me move assim a fazê-lo mover por minha conta, é saber se há no AD Coimbra Inquéritos de Genere sobre os padres Inácio José d’Azevedo e/ou José Antunes da Rosa que por volta de 1760 exerciam na área da Pederneira (Nazaré). Havendo Inquérito(s), gostaria de saber se mo(s) pode fazer copiar, contra pagamento antecipado ou reembolso, obviamente.

Com os melhores cumprimentos e agradecimentos antecipados,
João Pereira

Resposta

Link directo:

Para o João Pereira

#147145 | Pedro França | 08 mar 2007 23:57 | Em resposta a: #146675

Caro João:

Para já só pude localizar o processo de ordenação (com De Genere) de Inácio José de Azevedo, o qual tem processo, pois, para o ano de 1782, lugar de Nossa Srª de Areias/ Vila da Pederneira.
O José Antunes da Rosa não consegui localizá-lo nas ordenações.
Agora para o consultar só para a semana. Pode esperar?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Pereira

#147174 | jpereira | 09 mar 2007 08:50 | Em resposta a: #147145

Caro Pedro:

É claro que posso esperar. Muitíssimo agradecido pela diligência. Em querendo podem-se obter cópias dos processos, imagino. Poderá talvez dar-me uma idéia do procedimento e custos, quando tiver oportunidade, sempre sem pressa.

Mais uma vez muito agradecido, com um abraço,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Para o Claus Rodarte

#147750 | Rodarte | 13 mar 2007 12:53 | Em resposta a: #146636

Caríssimo Pedro,

Somente agora pude ver sua mensagem e fico-lhe imensamente grato pelos dados enviados. Muito, muito obrigado!

Desses dois irmãos, pouco ou nada tinha, exceto pelo necrológio de um deles, publicado num jornal em 1850 (daí a data de nascimento conflitante com o registro de batismo), e alguns documentos biográficos existentes na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Nesta, encontrei a referência de que um irmão deles foi morto em 1812, teve casas queimadas e bens roubados, deixando viúva e filhos órfãos. Desconfio que tenha sido acusado de colaborar com os franceses, mas é mera especulação para tamanha violência... Não sei o nome desse irmão, nem se houve outros (desconfio que tenha havido, já que os pais desses que pesquiso tenham se casado em 1751 e eles tenham nascido em 1771 e 1773)... Espero poder apurar isso no Arquivo Distrital de Coimbra numa futura pesquisa in loco que pretendo fazer, caso seja fácil pesquisar inventários e testamentos (e a verba e o tempo destinados à pesquisa sejam suficientes)...

Uma dúvida que tenho é com relação aos graus de titulação oferecidos pela Universidade de Coimbra: em algumas biografias que tenho lido, alguns primeiro se tornam bacharéis e só depois se formam... não há aí um erro dos biógrafos? E o curso de Cânones era separado do de Direito já desde a matrícula? Se existir alguma obra que trate da estrutura dos estudos na Universidade de Coimbra entre 1777 e 1827, e for do seu conhecimento, muito agradecerei a indicação.

Grato uma vez mais,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Para o Claus Rodarte

#147939 | Pedro França | 13 mar 2007 22:00 | Em resposta a: #147750

Caro Claus:

Apenas posso dizer que, a sequência dos actos e graus estabelece que primeiro está o bacharelato e depois a formatura (o tal bacharel formado).
Cá o espero, por terras de Minerva.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Pereira

#148729 | Pedro França | 16 mar 2007 19:34 | Em resposta a: #147174

Caro João:

Estive a consultar o processo de ordenação do Pe. Inácio José de Azevedo, Nossa Srª das Areias, Pederneira, ano de 1782, cxª 562.
Ele não trazia certidão de baptismo nem as havia para os pais e avós. No entanto, a sua ascendência está feita, inquirida porquanto se trata de um processo fundamentalmente De Genere.
Ele era filho de António de Azevedo Lancha, n.al da vila de Cela/Alcobaça, e de Josefa do Sacramento, de Pederneira (concº da Nazaré).
Era neto patº de Manuel de Azevedo Lancha, n.al de Guimera, Cadima/Cantanhede, e de Josefa Marques, da vila de Cela.
Era neto matº de Pedro de Almeida Vaz, de Pederneira, e de Maria Soares, de Regueira de Pontes/Leiria.
Manuel de Azevedo Lancha era filho do capitão Jerónimo de Azevedo, senhor de uma capela na igreja de Cadima, conhecida pela capela da Erdeira (por Herdeira?).
A família estava ligada a cargos da república, de juiz ordinário, e dos órfãos.

Quanto a reprodução do documento em questão:
- Por fotocópia fica em 7,50 Euros;
- Por digitalização fica em 21,25 Euros + CD-Rom (1,50 Euros) = 22,75 Euros + 21% IVA (4,78 Euros) = 27,53 Euros.

Creio que já lhe dei o contacto do AUC (o e-mail), para lhe dirigir o respectivo pedido, o qual fica ao seu cuidado. No entanto sou a repeti-lo:

auc@ci.uc.pt

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Pereira

#149067 | jpereira | 19 mar 2007 09:51 | Em resposta a: #148729

Caro Pedro França,

Mais uma vez lhe fico muito agradecido pelo seu cuidado e trabalho.

Boas notícias estas que me trouxe, levantando outra ponta do véu do passado e deixando entrever mais caminhos para pesquisas futuras. Bem haja.
Vou proceder à requisição de cópias do documento directamente aos serviços do AUC, como sugere.

Um grande abraço,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Pereira

#149068 | Pedro França | 19 mar 2007 10:03 | Em resposta a: #149067

Caro João:

Tudo bem. Então, só tem que referir que o pedido que fizer vai ao cuidado da funcionária Lígia Almeida. Ela é que fixou os orçamenos para ambos os casos, 'tá?
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Pereira

#149069 | jpereira | 19 mar 2007 10:09 | Em resposta a: #149068

Caro Pedro,

Talvez ainda o incomode mais com estes Azevedo... - a criação da Capela deve ter deixado uns vestígios no AUC.
Se tiver alguma sugestão sobre como, onde ou o que procurar, agradeço.

Mais um abraço,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Pereira

#151055 | Pedro França | 02 abr 2007 23:01 | Em resposta a: #149069

Caro João:

Só fazendo uma incursão nos paroquiais ou nas informações paroquiais de 1721 para saber se há alguma coisa. Não encontrei nada nas Instituições Pias, obra editada pelo AUC sobre capelas entre os sécs. XVI-XX, referente a Azevedos para Cadima.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Pereira

#151095 | jpereira | 03 abr 2007 10:05 | Em resposta a: #151055

Caro Pedro,

Agradecido pela tentativa. Vou ficando atento às fontes possíveis a ver se aparece algo.

Um abraço,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#151582 | osgadaparede | 06 abr 2007 22:05 | Em resposta a: #134103

caro Filipe Santos
Por coincidencia tenho um antepassado Pedro Panão que embora suponho fosse de Moinhos de Arroncha mas era avô de João Ventura dos Santos que era de Sebal Grande. Pode ser que haja alguma ligação
Cumprimentos

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#152183 | RonaldoValente | 12 abr 2007 21:11 | Em resposta a: #133631

Peço ajuda aos confrades que visitam o arquivo de Coimbra.

Procuro registo de Nascimento de meu avô paterno. Tenho posse de sua certidão de casamento no Brasil, onde consta como data de nascimento 28/Junho/1907, porém a Conservatória de Montemor não localizou seu registo.
Imagino que tenha ocorrido erro na transcrição da data de nascimento, e que ele possa ter nascido entre 1880 e 1910.
Seus dados são:

Francisco Gomes Valente
Freguesia Carapinheira do Campo - Montemor-o-velho - Coimbra
Filho de José Gomes Valente e de Maria Rosa
Chegou ao Brasil a bordo do navio Asturia, em 1911.

Alguém pode me ajudar na procura deste registo?

Desde já muito agradecido.
Ronaldo Valente.

Resposta

Link directo:

Para o Ronaldo Valente

#152224 | Pedro França | 13 abr 2007 01:31 | Em resposta a: #152183

Caro Ronaldo:

Mencionou para a Conservatória de Montemor-o-Velho que o seu avô era natural de Carapinheira e não de Montemor-o-Velho mesmo? É que esta vila é sede de concelho e daí ter várias freguesias, uma das quais Carapinheira...
Bom, aguarde-me aqui para a próxima semana, 'tá? Ou tem alguém que já se ofereceu para o ajudar? Avise-me se alguém se prontificou para lhe resolver o problema..., escusamos de andar dois ou três à procura do mesmo.
Então, pela minha parte, lá para Quarta ou Quinta-Feira deverei ter uma resposta. Mas, já agora, tem o número/folha e data do passaporte de seu avô? É que assim eu avançaria também pelo respectivo registo no Governo Civil.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ronaldo Valente

#152259 | RonaldoValente | 13 abr 2007 13:57 | Em resposta a: #152224

Caro Pedro,

Realmente não mencionei que meu avô era de Carapinheira. Vou mandar outro e-mail para a Conservatória.

Por enquanto somente voce se prontificou a ajudar, obrigado.

Quanto a dados adicionais do passaporte dele, não os tenho. Na verdade meu pai não encontrou o passaporte de meu avô, tendo somente sua certidão de casamento e seu "Bilhete de Identidade de Estrangeiro" emitido no Brasil.

Agradeço seu apoio, e fico no aguardo de sua pesquisa.

Mais uma vez, muito obrigado!
Ronaldo.

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ronaldo Valente

#152271 | tiagova | 13 abr 2007 16:06 | Em resposta a: #152224

Caro Pedro,

Para o caso de não ter visto o meu pedido de 11.04 no outro tópico:

"Caro Pedro França,

Mais 1 vez peço a sua ajuda para localizar os registos dos seguintes baptismos/nascimentos:

1) - Francisco Pinto da Costa Salema * Coimbra, Coimbra, freguesia da Sé Nova 26.8.1842 (filho de Marcelino Pinto Salema e Maria Amélia da Glória Rebelo da Costa Côrte-Real);
2) - Mariana Júlia Gonçalves Viana de Lemos * Coimbra, Lousã, freguesia da Lousã > 1847 e < 1860 (filha de João Gonçalves de Lemos e Eugénia Izidora de Vasconcelos Gonçalves Viana).

As datas que tenho relativamente à Mariana são por dedução. O seu primeiro filho nasceu em 12.1881, pelo que considerei ter a idade de +/- 20 anos. Quanto ao ano de 1847 refere-se ao ano de casamento de seus pais."

Agradeço-lhe imenso qualquer ajuda sobre este assunto.

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

Para o tiagova

#152341 | Pedro França | 14 abr 2007 00:37 | Em resposta a: #152271

Caro Tiago:

Diga-me só, se a Mariana Júlia Gonçalves Viana de Lemos casou na Lousã, 'tá? Isso já vai ajudar-me se o respectivo assento trouxer a idade com que casou.
Agora, só lá para 5ª Feira.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ronaldo Valente

#152342 | Pedro França | 14 abr 2007 00:40 | Em resposta a: #152259

Caro Ronaldo:

Pois, faça isso, contacte novamente a Conservatória. Entretanto vou tendo tempo para esperar pela resposta e ver se sempre é preciso fazer busca aqui pelo AUC.
Diga-me alguma coisa depois, 'tá?
Um abraço e boa sorte.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o tiagova

#152394 | tiagova | 14 abr 2007 22:25 | Em resposta a: #152341

Caro Pedro,

Casou e faleceu na Lousã, mas não sei em que datas.
Quanto a 5ª-feira, tudo bem!

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ronaldo Valente

#152748 | RonaldoValente | 17 abr 2007 20:30 | Em resposta a: #152342

Caro Pedro,

A Conservatória de Montemor novamente me respondeu que não encontrou o registo de meu avô.

Peço encarecidamente que busque pelo AUC.

Obrigado,
Ronaldo.

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ronaldo Valente

#153031 | Pedro França | 19 abr 2007 23:25 | Em resposta a: #152748

Caro Ronaldo:

Localizei o registo de passaporte de seu bisavô José Gomes Valente em 1911 (à terceira é de vez, depois de ter visto 1910-11, 1911, e por fim 1911-12 . Nesse registo apenas é referido que leva um filho, José, então de 11 anos de idade.
Localizei nos paroquiais (baptismos) dois irmãos mais velhos do seu avô: Joaquim e José.
Como entretanto os livros paroquiais da Carapinheira só vão até 1900, já contactei novamente a Conservatória do Registo Civil de Montemor-o-Velho para se dignarem fazer a busca em diante, nem que seja nova busca.
Dei todos os dados possíveis: o casamento dos pais, José Gomes Valente e Maria Vaz (não aparece como Maria Rosa), mais a indicação dos pais de cada um destes, ou seja, os avós do Francisco. A família existe, pois.
Vamos aguardar por notícias. Logo que haja alguma coisa digo-lhe.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ronaldo Valente

#153140 | RonaldoValente | 20 abr 2007 19:21 | Em resposta a: #153031

Caro Pedro,

Muito obrigado pela ajuda.

Fico aguardando notícias.

Um abraço,
Ronaldo.

Resposta

Link directo:

RE: Para o tiagova

#153141 | Pedro França | 20 abr 2007 19:34 | Em resposta a: #152394

Caro Tiago:

Pensava já ter-lhe respondido a esta mensagem mas, se não o fiz, aqui vai:
- Francisco Pinto da Costa Salema foi baptº a 11.09.1842/f. 163, na Sé Nova (tive de contar as folhas uma a uma, porque grande parte delas está comida nas pontas e não se percebe bem a numeração mas bate tudo certo na sequência... não falta nenhuma folha mas atenção: estamos em 1841 entramos em 1842 e novamente 1841 e depois 1842. Há pois, assentos alternados, intercalados.
Precisa de alguma referência dos pais ou avós? Lugares/freguesias?
- D. Mariana Júlia casou com o acima dito na Lousã (Penedo) a 26.02.1881/f. 10-11, nº 13 e tinha 30 anos. Agora reparo que não localizei o baptismo dela porque entretanto meteu-se uma outra coisa.
Pode ficar o resto para quinta-feira que vem?
Um abraço e desculpe.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o tiagova

#153206 | tiagova | 21 abr 2007 09:29 | Em resposta a: #153141

Caro Pedro França,

Claro que posso esperar por 5ª-feira. Mto. obrigado pela sua ajuda.

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

Ajuda

#153225 | miguelnoutel | 21 abr 2007 14:00 | Em resposta a: #153141

Caro Pedro França,

Será que tem alguma coisa a dizer sobre:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=153099

Um abraço,

Miguel

Resposta

Link directo:

pedido pesquisa -1847-AUC

#153762 | parofi | 25 abr 2007 18:58 | Em resposta a: #153225

Caro Pedro França:
Queria pedir-lhe se seria possível averiguar qual o nº do assento de casamento de Félix Fernandes e Maria Josefa, casados em Góis, freguesia de Góis, por volta de 1847. O ano deverá ser mais ou menos este, porque tiveram um filho-Francisco Fernandes Félix, nascido em Góis em 1848. Como não sei se os nomes dos seus pais(que referi acima) são os nomes completos, se pudesse confirmar vendo o assento de baptismo do Francisco, agradecia.
Obrigado
Paulo Rosa

Resposta

Link directo:

RE: pedido pesquisa -1847-AUC//Para o Paulo Rosa

#153788 | Pedro França | 25 abr 2007 22:50 | Em resposta a: #153762

Caro Paulo:

Ver-lhe-ei isso amanhã, tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ronaldo Valente

#153936 | Pedro França | 26 abr 2007 22:48 | Em resposta a: #153140

Caro Ronaldo:

A Conservatória do Registo Civil de Montemor-o-Velho respondeu-me hoje favoravelmente: encontraram o assento de baptismo/nascimento de seu avô Francisco, em 1907, para a Carapinheira, sendo seus pais - José Gomes Valente e Maria Vaz.
Agora: o que pretende fazer?
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o tiagova

#153937 | Pedro França | 26 abr 2007 22:51 | Em resposta a: #153206

Caro Tiago:

D. Mariana (Júlia) nasceu a 05.04.1850 e foi baptª a 05.06.1850 (f. 277v., para o lugar do Penedo, Lousã).
Era este o assento que faltava.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: pedido pesquisa -1847-AUC//Para o Paulo Rosa

#153939 | Pedro França | 26 abr 2007 22:59 | Em resposta a: #153788

Caro Paulo:

Quanto ao assento de baptismo de Francisco Fernandes Félix já era: não há assentos de baptº para Góis entre 1835-60. No entanto, no entanto, consegui localizar o assento de casamento dos pais - Félix Fernandes e Maria Josefa, em Góis, a 23.11.1831/f. 70, sendo ambos do lugar de Ponte Sortão.
Ele era filho de Manuel Fernandes e de Maria Carneira(o).
Ela era filha de Lourenço João e de Josefa Maria.
Se quiser pode pedir o assento ao AUC mas diga que a busca está feita.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: pedido pesquisa -1847-AUC//Para o Paulo Rosa

#153944 | parofi | 26 abr 2007 23:19 | Em resposta a: #153939

Caro Pedro França:

Muito obrigado pela pesquisa que efectuou.
Se precisar de algo de Vila Real, mande.
Um abraço.
Paulo Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Para o tiagova

#154035 | tiagova | 27 abr 2007 15:26 | Em resposta a: #153937

Caro Pedro França,

Mto obrigado pela sua ajuda e um forte abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ronaldo Valente

#154074 | RonaldoValente | 27 abr 2007 18:48 | Em resposta a: #153936

Caro Pedro,
Fico muito feliz com esta noticia. Muito obrigado pela ajuda!
Vou informar o Consulado de Portugal no Brasil sobre o assento de baptismo/nascimento, e assim dar andamento ao processo de nacionalidade.
Voce pode me passar os numeros e referências deste assento, para que o Consulado possa conseguir uma cópia mais rapidamente?

Mais uma vez, muito obrigado!
Ronaldo.

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ronaldo Valente

#154226 | Pedro França | 29 abr 2007 01:23 | Em resposta a: #154074

Caro Ronaldo:

Sem retirar nada ao que lhe disse na minha última mensagem, a resposta da Conservatória do Regº Civil de Montemor-o-Velho limita-se a isto:

Exmº Senhor:
Informa-se que foi localizado um assento de nascimento no livro do ano de 1907, referente à freguesia de Carapinheira deste concelho, que respeita a um individuo de nome Francisco com filiação coincidente com a abaixo referenciada .

Com os melhores cumprimentos
A Conservadora
Maria Helena Oliveira

Por ora não vou adiantar mais nada senão dizer-lhe que vou apresentar junto da dita Conservatória as suas apreensões.
Aguarde-me aqui, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ronaldo Valente

#155573 | RonaldoValente | 09 mai 2007 14:36 | Em resposta a: #154226

Olá Pedro!
Voce recebeu alguma resposta da Conservatória?

Um abraço,
Ronaldo.

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ronaldo Valente

#155598 | Pedro França | 09 mai 2007 19:23 | Em resposta a: #155573

Caro Ronaldo:

Escrevi à Conservatória a pedir o número e folha do assento de baptº e nada.
Insisti.
Vou aguardar. Se não houver resposta o jeito é ir lá pessoalmente: são 22 Km daqui. No entanto, isso teria de ser acertado consigo. Vou aguardar.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Penela, São Miguel

#155637 | Lourval | 10 mai 2007 07:33 | Em resposta a: #155598

Caro Pedro França,

Eu gostaria de localizar o batismo de José, cerca de 1790, filho de Manuel Rodrigues e Joaquina Maria, no Concelho de Penela, Freguesia de São Miguel (Lugar do Casalinho). José assinou mais tarde José Rodrigues Madruga.

Agradeço antecipadamente a colaboração
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ronaldo Valente

#155666 | RonaldoValente | 10 mai 2007 14:57 | Em resposta a: #155598

Ok, vamos aguardar.
Obrigado!
Ronaldo

Resposta

Link directo:

Ajuda em Coimbra

#155722 | Vanda J. | 10 mai 2007 22:31 | Em resposta a: #153939

Caro Pedro França
Estou a procura da freguesia onde nasceu Marcelina Augusta nascida a 10 de Novembro de 1907, filha de Felisberto José Gonçalves e Anna dos Santos, já pedi ajuda a Conservatoria de Registo Civil de Coimbra, disseram que ia pesquisar, mas estou a espera da resposta a mais de um mês, será que me poderia ajudar?
Obrigada

Vanda J.

Resposta

Link directo:

Abraço

#155772 | miguelnoutel | 11 mai 2007 11:52 | Em resposta a: #153939

Caro Pedro França,

Um garnde abraço, desde o reino dos Algarves!
Estive no encontro de Lagares da Beira. Pena que não tenha ido!

Diga coisas,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ronaldo Valente

#155785 | Pedro França | 11 mai 2007 14:11 | Em resposta a: #155666

Ronaldinho:

Já tenho o que precisa saber.
Afinal não foi preciso ir a Montemor-o-Velho.
De momento estou na escola. Logo ao fim da tarde ou à noite (pelo menos para mim), descarrego-lhe o número do assento para que o Ronado ou o Consulado possa pedir a certidão de nascimento à Conservatória do Registo Civil directamente.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para a Vanda J.

#155834 | Pedro França | 11 mai 2007 19:47 | Em resposta a: #155722

Cara Vanda:

Infelizmente a experiência tem-me obrigado a seleccionar os pedidos que por vezes me são dirigidos, uns porque inviáveis, outros porque pretensiosos e as pessoas por vezes nem imaginam o tempo que se perde (e que tão precioso é) na procura de um assento que está em todo o lugar menos naquele que nos foi sugerido: falsa pista.
No seu caso nada farei porque primeiro: 1907 é um ano que escapa aos registos no AUC para qualquer freguesia. Segundo: a Vanda não indica a freguesia de proveniência de Marcelina Augusta e remete as coisas simplesmente para a Conservatória do Registo Civil de Coimbra. Ora, Coimbra é cidade e sede de concelho e tem mais de trinta freguesias à sua conta.
É claro que eu não vou pôr-me a pesquisar em trinta e tal freguesias, só se eu visse nisso algo de proveitoso e neste momento isso é coisa que não é de todo certa.
Deixo-a com a Conservatória. Não sei é se tal pedido não ficará remetido para o esquecimento...; é muitíssimo vago.
Um abraço e boa sorte.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ronaldo Valente

#155867 | Pedro França | 11 mai 2007 23:39 | Em resposta a: #155785

Caro Ronaldo:

Então é assim, segundo a resposta da Srª Conservadora da Conservatória do Registo Civil de Montemor-o-Velho:

"Exmº Senhor:
Informa-se que o assento localizado a que se refere o nosso mail de 26-04-07 tem o nº 79 do livro do ano de 1907 da freguesia de Carapinheira.
Com os melhores cumprimentos
A Conservadora
Maria Helena Carvalho de Oliveira"

Mas o Ronaldo tem de referir isto também:

Trata-se de um assento de nascimento de (seu avô) Francisco (Gomes Valente), natural da freguesia da Carapinheira, concelho de Montemor-o-Velho cuja data de nascimento há-de ter ocorrido em 1907.
Ele era filho de José Gomes Valente e de Maria Rosa ou Maria Vaz.
Este casal localiza-se nos paroquiais da Carapinheira que se acham incorporados no AUC (Arquivo da Universidade de Coimbra), os quais, sendo daí naturais, receberam-se aí a 23.11.1896, tendo ele 26 anos e ela 22, ele do Alhastro e ela do Casal do Mato, dessa freguesia.
Desse casamento achei dois filhos:
- Joaquim, baptº a 29.08.1897;
- José, baptº a 06.05.1900.
Não se pôde ir mais adiante com esta busca porque depois de 1900 os assentos encontram-se na Conservatória do Registo Civil de Montemor-o-Velho. No entanto, tudo indica que terá havido mais filhos.
Ainda:
- Avós paternos: Joaquim Gomes Valente e Maria Ferreira;
- Avós maternos: José Rama Caiado e Maria da Graça Vaz.
São todos da Carapinheira.

E pronto. O Ronaldo agora fica bem por sua conta. Pode ligar para o Consulado de Portugal no Brasil e tratar de formalizar o pedido de dupla nacionalidade.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Miguel Noutel

#155871 | Pedro França | 12 mai 2007 00:06 | Em resposta a: #155772

Caro Miguel:

Um grande abraço para si também. De facto, só estive presente no encontro na Sexta-Feira. Sábado não pude comparecer porque tinha trabalho da escola para adiantar: agora é altura de testes.
Encontrei alguma coisita para si mas de pouca monta:
- António Carvalho, filho de Silvestre Carvalho foi baptº na Sé a 08.12.1655/f. 43v.;
- Francisco Carvalho, filho de António Carvalho acima, foi baptº na Sé a 08.12.1681/f. 69v.;
- Não encontrei o baptº de Domingos da Fonseca mas o de alguns irmãos dele;
- Ângela de Matos, filha de Jorge de Matos, foi baptª na Sé a 16.05.1656/f. 45v.;
- Não encontrei em Pereira o baptº de Francisca Teresa com os que traz por pais.

E para já é o que tenho. Vamos ver.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ronaldo Valente

#156076 | RonaldoValente | 14 mai 2007 14:47 | Em resposta a: #155867

Caro Pedro,

Estou muito agradecido por sua ajuda. Caso voce precise de alguma coisa aqui do Brasil, estarei a disposição.

Meu e-mail pessoal é rvalente_br @ yahoo ponto com
Mais uma vez, muito obrigado!
Sempre,
Ronaldo.

Resposta

Link directo:

Pesquisa em Buarcos

#156164 | Filipe Prista Lucas | 15 mai 2007 09:16 | Em resposta a: #155871

Caro Senhor Pedro França,

Eis-me de novo a pedir a sua valiosa ajuda, agora para ajudar um amigo meu que está a dar os primeiros passos na investigação da sua família (não sei é se este tópico é o local adequado para o fazer; não sendo, peço desculpa).

Tomo a liberdade de lhe pedir quatro assentos tendo em conta de que disponho das datas de nascimento e dos nomes dos pais e de que são todas da mesma freguesia: Buarcos, Figueira da Foz.

- Francisco Antunes, filho de Daniel Antunes e de Liberata Simões, nascido a 27 de novembro de 1878 em Buarcos.

- Eugénia Francisca, filha de Joaquim Martins de Paiva e de Maria Alves, nascida a 24 Maio de 1879 em Buarcos.

- Manoel, filho de Manoel dos Santos Pinguel e de Maria São Marcos Pereira, nasceu em 1864 em Buarcos.

- Francisca, filha de António Alves e de Rosa da Cruz Constança, nascida em 1870 em Buarcos.

Desde já muito agradecido pela ajuda,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#156410 | Samuel C O Castro | 17 mai 2007 14:55 | Em resposta a: #133667

Estimado Pedro França,

Coloquei este pedido em um tópico de MAIO antigo, e talvez não tenhas recebido o comunicado do Genea. Portanto, volto a pedir sua ajuda.

Como nos Nobiliários e nem aqui no Genea informa, dentro de sua disponibilidade de tempo, peço-lhe o especial favor de ver na UC dados da ascendência, além da abaixo informada, do Dr. Lourenço abaixo:

Dr. Lourenço Vaz Pereira de Castro (ou Lourenço Vaz Freire de Castro) - Licenciado em Leis, a 20.3.1551, pela Universidade de Coimbra - N-1530, em Elvas - F-1583 - FCR. Desembargador da Casa da Suplicação, dos Agravos e da Casa do Cível. Corregedor da Comarca da Guarda e Juiz de fora e dos órfãos de Lagos. Ministro do Reino - (Filho de Fernão Pereira, N-1498 e de Inês Pereira de Castro)
1ª Esposa: Branca Afonso de Gouveia
2ª Esposa: Damásia de Sousa - N-1545, Figueiredo das Donas - C-2.3.1576, Figueiredo das Donas - F-antes de 1593, Figueiredo das Donas - 4ª Sra. do Paço da Torre de Figueiredo das Donas. Em 12.11.1583, D. Filipe I manda pagar 19.900 reais a D. Damásia de Sousa, por serem devidos das suas tenças de 1580. Primos ? - ADFSM, pg. 20.
(Ela C-2ª núpcias com Lopo Pereira - s. s. - PL, Tomo I, pg. 114).

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#156453 | Pedro França | 17 mai 2007 22:17 | Em resposta a: #156410

Caro Samuel:

As coisas terão mesmo de ficar por assim mesmo no que toca à minha eventual disponibilidade porque não há documentação no AUC que recue tanto em termos de matrículas. E, se já tem os pais do Dr. Lourenço, também seria o muito que se conseguiria arranjar. Não há certidões de idade para o séc. XVI.
Boa sorte.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Buarcos

#156561 | Pedro França | 18 mai 2007 19:28 | Em resposta a: #156164

Caro Filipe:

Vou ver se lhe consigo o que me pede lá para 4ª, 5ª Feira, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Buarcos

#157120 | Pedro França | 23 mai 2007 23:55 | Em resposta a: #156164

Caro Filipe:

Então é assim:

- Francisco (Antunes), para a Vila, foi baptº a 03.11.1878, nascido a 27.09.1878 (nº 101, f. 35v.-36).

- Eugénia Francisca, para a Vila, foi baptª a 22.06.1879, nascida a 24.05.1879 (nº 75, f. 27v.-28). Tem averbamento do casamento com o Francisco Antunes em Buarcos, a 05.10.1901, e do óbito em Buarcos a 12.06.1954 como Eugénia Francisca Martins Caniceira(o).

- Manuel, para o Casal da Praia, foi baptº a 27.12.1863, nascido a 10.12.1863 (nº 66, f. 26v.).

- Francisca, para a Vila, foi baptª a 02.04.1870, nascida a 14.02.1870 (nº 25, f. 10-10v.) Tem averbamento do óbito para Buarcos, a 14.11.194... (o dígito não se percebe porque o escrevente arrastou-o feito um rabo de porco).

Todos os respectivos pais são dados como tendo-se recebido em Buarcos, e grande parte oriunda daí, à excepção do pai e avós paternos do Manuel que são de Ílhavo.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: belem do descalvados

#159850 | jm25100 | 18 jun 2007 03:58 | Em resposta a: #157120

eu jose maria gostaria de saber se em 1895 exestia cidade ou bairro etc.em portugal com o nome de belem do descalvados portugal pois o registro de casamento do irmao do meu avo no brasil consta este nome se alguem pode me informar agradeco.obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#161651 | mariarita | 03 jul 2007 11:39 | Em resposta a: #143894

Preciso de ajuda para localizar o local de nascimento de João Rodrigues de Macedo,pai de João de Macedo Varela, natural de Sinde, concelho de Tábua.
Grato a quem souber.
José Branquinho

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Pereira

#161824 | jpereira | 04 jul 2007 15:12 | Em resposta a: #147145

Caro Pedro França,

Volto aqui para o maçar de novo...
Quando/se fôr possível, poderia tentar localizar no AUC mais dois processos referentes a indivíduos que foram padres, desta vez na freguesia da Serra do Bouro (Caldas da Rainha)?

Os nomes são:
1 - Baltazar Martins da Rocha, nascido no lugar da Granja a 12 Dez 1725, filho de João Martins da Rocha e de Margarida Francisca
2 - José Inácio de Oliveira, filho de Inácio de Oliveira e de Teresa Maria ou de Maria de Horta (as 2 mulheres do pai), nascido antes de 1721, provavelmente no lugar denominado Casais dos Antunes.

Se por eventualidade der com mais algum pároco originário da freguesia da Serra do Bouro, também gostaria de obter os elementos que me permitam solicitar cópias dos respectivos processos.

Antecipadamente agradecido, com os melhores cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Pereira

#161985 | Pedro França | 05 jul 2007 19:50 | Em resposta a: #161824

Caro João:

Não aparece ninguém nos ficheiros das ordenações sacerdotais com os nomes que referiu, nem mesmo nos ficheiros dos estudantes da UC.
O Baltasar até poderia aparecer nas matrículas só com o apelido Martins e nem assim há sinais de um com a filiação e naturalidade que refere.
Devem ter-se ordenado mais dentro da área do arciprestado de Caldas da Rainha e Óbidos ou da diocese de Lisboa.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Pereira

#162012 | jpereira | 06 jul 2007 09:21 | Em resposta a: #161985

Caro Pedro,

Agradecido pela pesquisa.
Vou tentar então mais a sul.

Um abraço,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Buarcos

#162353 | marciohbc | 10 jul 2007 16:35 | Em resposta a: #157120

Prezado Pedro França,

Desculpe se me intrometo neste tópico, mas preciso de ajuda e agradeceria muitíssimo se pudésseis me auxiliar.

Estou a procurar informações a respeito do passaporte do meu avô, Antonio Barbosa, que teria vindo para o Brasil em torno de 1904, natural de Matosinhos, nascido em 22/12/1899 ou 22/11/1900, filho de Antonio Gomes Barbosa e Rita Rosa de Jesus.

Ele estaria então com cerca de 5 anos de idade quando emigrou para o Brasil, segundo os relatos mantidos em família. De sua viagem tenho apenas a data provável, 1904, declarada por ele próprio em sua inscrição consular de 1939, quando não soube informar mais nenhum outro detalhe.

Sei que até 1924, data do seu casamento no Brasil, sua mãe Rita Rosa de Jesus, deveria ainda estar viva, pois em sua certidão de casamento consta como falecido apenas Antonio Gomes Barbosa, seu pai. Ele teria vindo, portanto, no mínimo, acompanhado da mãe, mas não posso confirmar se teria vindo junto com o seu pai.

Meu objetivo final com essa pesquisa é identificar, com mais exatidão, a naturalidade do meu avô, a fim de solicitar com precisão a sua Certidão Narrativa de Nascimento, pois, na verdade, não tenho certeza quanto à sua naturalidade ser de Matosinhos.

Já solicitei esta mesma pesquisa no Arquivo Distrital do Porto, mas nada foi encontrado no ano de 1904.

Grato.
Marcio Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#165481 | Rodarte | 21 ago 2007 22:17 | Em resposta a: #145743

Prezado Pedro França,

Peço-lhe ajuda para localizar informações biográficas dos seguintes bacharéis em Direito por Coimbra:

FRANCISCO GARCIA ADJUTO, de quem desconheço origem e ascendência. Sei apenas que era natural de Portugal. Aparece como ouvidor de Paracatu, Minas Gerais, em 1821, o que me leva a estimar entre 1800 e 1820 a data de sua formatura.

JOÃO PROCÓPIO LOPES MENDES RIBEIRO, filho de João José Lopes Mendes Ribeiro, também bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra (sobre quem você já me enviou os dados de que eu precisava). João Procópio era nascido em Portugal, talvez em Coimbra. Era juiz-de-fora da Vila do Príncipe em 1829, calculo que formatura tenha acontecido na década de 20. Faltam-me informações sobre o nascimento e a ascendência materna (sei apenas que a mãe era natural da freguesia de Santa Justa, de Coimbra, filha de Domingos Antônio Monteiro e Maria Joana Dorotéia).

JOAQUIM JOSÉ DO AMARAL, natural do Rio de Janeiro, filho de Mariano José do Amaral, matriculado no curso de Direito em 1817. Faltam-me a data de nascimento, a da formatura, e o nome da mãe.

MANUEL FERNANDES CORREIA PINTO, sem informações sobre ascendência e nascimento. Provavelmente nascido em Portugal. Foi juiz-de-fora da Vila do Príncipe (1824-26) e da Vila de Sabará (1826-28), em Minas Gerais. Formatura deve ter ocorrido no princípio dessa década ou em fins da anterior.

Agradeço desde já.

Abraços cordiais,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#166313 | Pedro França | 01 set 2007 20:21 | Em resposta a: #165481

Caro Rodarte:

Então é assim:
- Localizei o Francisco Garcia Adjuto, tal e qual, bacharel formado em Cânones a 02.06.1808.
Tem certidão de idade - nº 47, Lº XIV da 1ª Série.
Era natural de Lisboa (S.ta Engrácia), onde foi baptº a 21.01.1787/f. 273v. e nascido a 16 desse mês e ano.
Era fº de Francisco Garcia e de Ana do Carmo, moradores na rua da Cruz/S.ta Engrácia nesta fregª recebidos.
Não menciona os avós.

- Não localizei o João Procópio Lopes Mendes Ribeiro nos verbetes, nem em Ribeiro nem em Mendes. Falta-me verificar se tem certidão de idade na 1ª Série.
- Não encontrei certidão de idade de Joaquim José Amaral. No verbete respectivo diz que é filho de Manuel José Amaral e não Mariano; será erro de leitura do funcionário que fez o verbete? Só vendo nos livros de matrículas. Era n.al de Escapães (quinta de) e era bacharel formado em Leis a 01.06.1822.
- Encontrei um Manuel Fernandes Pinto que não vai a Correia, filho de Domingos Fernandes, n.al de S.ta Eulália (Macieira de Sarnes que é Olivª de Azeméis), bacharel formado em Cânones a 30.05.1761. Não consegui foi localizar essa S.ta Eulália nessa freguesia nos dias de hoje.
Há um outro Manuel Fernandes Pinto que não vai a Correia mas formado em Direito a 07.07.1885 o que não encaixa nos seus parâmetros.

E para já é tudo.
Um abraço. Lá para a semana vou ver-lhe o "Procópio".
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#166332 | mpgs | 02 set 2007 10:55 | Em resposta a: #134103

Bom dia Filipe Santos
Aproveitando o seu topico pergunto:
Tenho um Pedro Panão casado com Maria de Jesus natural de Arrocha - Coimbra por volta de 1810 - 1820 por acaso terá algima ligação com o seu Panão

Agradeço desde já

Cumprimentos

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#166608 | Pedro França | 05 set 2007 19:23 | Em resposta a: #165481

Caro Claus:

Falta acrescentar o João Procópio, que não vai a Ribeiro mas sim a Lopes Monteiro, o qual saiu bacharel formado em Leis a 25.06.1827.
Tem certidão de idade da 1ª Série, nº 25, Lº XXII.
Foi baptº a 19.07.1804/f. 62v., em S.ta Justa/Coimbra.
Era filho do bacharel João José Lopes Mendes Ribeiro, de Condeixa-a-Nova, e de Isabel Damiana Monteiro, de S.ta Justa/Coimbra.
Era neto patº de António Lopes e Teresa Angélica, de Condeixa-a-Nª.
Era neto matº de Domingos António Monteiro e Maria Joana, de S.ta Justa/Coimbra.

E é o que posso dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#166622 | Rodarte | 05 set 2007 21:45 | Em resposta a: #166608

Caríssimo Pedro França,

Como sempre, faltam palavras (sempre insuficientes) para agradecer sua providencial ajuda.

Grande abraço,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#186496 | filu | 28 fev 2008 01:36 | Em resposta a: #133667

Senhor Pedro França,

Tomo a liberdade de solicitar auxilio,visto ter auxiliados outros confrades.

Tenho tido grandes dificuldades para localizar a familia de meu bisavo no arquivo do Porto,onde consta ele nasceu e de onde era sua familia e recentemente aqui neste forum pedi auxilio e foram localizadas noticias de um irmão e também de seu pai em livro intitulado "O Instituto" do Instituto de Coimbra.
Aqui do Brasil não consegui acesso a tal material pela internet via google.gostaria de saber se seria possivel verificar os dados no livro e também entre alunos de coimbra da mesma época os dados existentes.

O aluno em coimbra era Abilio Augusto Da Fonseca Braga
filho de Jõao gomes da Cruz Braga e Anna Candida
está em "o Instituto"1981 pagina 382
Agradeço qualquer auxilio ou sugestão e me ponho a disposição em São Paulo

Nádia

Resposta

Link directo:

Para a Nádia

#186499 | Pedro França | 28 fev 2008 03:16 | Em resposta a: #186496

Cara Nádia:

Vou ver como a obra "O Instituto" está organizada na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) e localizar o que me pede mas agora só para a semana, 'tá?
De toda a maneira, se a família de seu bisavô era extrínseca ao distrito de Coimbra (AUC), terá de recorrer aos préstimos de alguém que frequente o AD respectivo.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para a Nádia

#186508 | filu | 28 fev 2008 10:33 | Em resposta a: #186499

Obrigada Pedro,
não quero atrapalhar,quando forpossivel estará bem.
na verdade,eles são do Porto,segundo eu sei,porém surgem estas noticias em Coimbra e não sei se outros documentos estaram em Coimbra ou Porto,por isso a busca nas revistas.
obrigada desde já
Nádia

Resposta

Link directo:

RE: Para a Nádia

#186986 | Pedro França | 04 mar 2008 23:28 | Em resposta a: #186508

Cara Nádia:

Então é assim:
Não precisei de sair do Arquivo da Univ:de de Coimbra para ir à procura da tal obra. Encontreo verbete (apenas deste) de exames do Abílio Augusto da Fonseca Braga, e aí refere que tem um exame de 1º ano de Teologia a 28.06.1880 e que saiu bacharel formado em Direito a 02.06.1885. Deve ter desistido do primeiro curso.
Bom, ele tem certidão de idade - nº 76, Lº XLV, 2ª Série.
Foi baptº na freguesia da Vitória, cidade do Porto, a 22.11.1857/f. 53v., e nasceu aí a 20.10.1857.
Era filho de João Gomes da Cruz Braga e de D. Ana Cândida da Fonseca Braga, moradores na rua das Hortas/Porto.
Era neto patº de António José Gomes e de Marcelina Rosa do Nascimento, de Braga.
Era neto matº de António Pereira Mendo e de Ana Pereira, da Alpendurada.
O padrinho foi um Dr. Abílio Augusto da Fonseca Pinto, morador em Coimbra. Indico-o por causa da coincidência de nomes.

Com estes dados já pode pedir fotocópia ao ADPorto, se assim o entender.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para a Nádia -Pedro França

#187001 | filu | 05 mar 2008 00:53 | Em resposta a: #186986

Caro Pedro,

Agradeço muito sua ajuda e interesse,fiquei até mesmo emocionada com todos os dados que obtive com sua ajuda.
Também me chamou atenção a coincidencias de nome.
me ponho a disposição em São Paulo.

Abraços
Nádia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#205046 | duarte1968 | 09 ago 2008 11:24 | Em resposta a: #133667

Senhor Pedro França
Venho intrometer-me neste topico e pedir-lhe a sua ajuda pois preciso de um assento de baptismo do arquivo de Coimbra:
Americo Pimentel Rolim, de 39 anos em 1931, filho de Antonio Pimentel Rolim e de Ana de Jesus Rolim, natural de S .Martinho do Bispo.
Será possivel? Muito lhe agradecia.
Horta

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#206218 | Pedro França | 24 ago 2008 17:47 | Em resposta a: #205046

Caro Horta:

Os anos que procura - 1890-94 - estão incorporados no AUC. Infelizmente esses anos estão num único livro que, por incrível que pareça, está em restauro. Só lá para Outubro é que o dão por pronto.
No seu interesse terá de esperar até lá, mas, se quiser que eu procure o assento que pretende, terá de formalizá-lo de novo porque não vou poder retê-lo em memória ou agenda: tenho outros pedidos prioritários e esses não posso mesmo esquecer.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#206948 | gomabre | 01 set 2008 18:05 | Em resposta a: #206218

Sr Pedro França,

Seria possível, uma vez mais, contar com a sua ajuda?

Num tópico antigo, vem citada uma famíla Barbosa Bacellar, naturais de Ançã, Cantanhede.

http://www.geneall.net/p/forum_msg.php?id=60238

Gostaria de confirmar se os filhos de António Leite e de Rosendo indicados nesse tópico, também são naturais de Ançã.

E também se Isabel Amália (n.1860) e Francisco (n.1863) irmãos de António e Rosendo, também são naturais de Ançã.

É que eu preciso de confirmar a descendência destes quatro irmãos, para completar um trabalho.

Desde já agradeço a sua atenção.

Grato,
Gonçalo Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#214270 | duarte1968 | 28 nov 2008 11:20 | Em resposta a: #206218

Caro Senhor,
Será que agora já haverá possibilidade de me conseguir o registo de baptismo de Americo Pimentel Rolem, nascido em São Martinho do Bispo, tendo 39 anos em 1931.
Desde já os meus agradecimentos.
Fernando Horta

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#214271 | Pedro França | 28 nov 2008 12:03 | Em resposta a: #214270

Caro Fernando:

Vamos ver. Será que jáme tinha colocado este pedido aqui na GP?
Dá para aguardar por Quarta ou Quinta-Feira? Depende do serviço que eu tiver na escola.
Por acaso sabe o nome dos pais? Ora, em 1931 com 39 anos, terá nascido entre 1891-92, p'raí...
Diga coisas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#214514 | duarte1968 | 02 dez 2008 11:25 | Em resposta a: #214271

Caro senhor Pedro França,
De facto ja lhe tinha pedido em 9 de Agosto. Mas disse-me que o livro estava em restauro e só para Outubro seria possivel.
Os pais são Antonio Pimentel Rolim e Ana de Jesus.

Procuro igualmente um registo de casamento em Quiaios lá para os anos de 1750. Haverá possibilidade? Não tenho urgência.
Obrigado pelo seu cuidado.
Fernando Horta

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#214954 | amrr | 07 dez 2008 23:53 | Em resposta a: #214271

Caro Pedro França,

Venho, por este meio, pedir-lhe um favor.
Se possível, quando se deslocar ao AUC, e sem prejudicar o seu trabalho, agradecia se pudesse localizar-me o registo de baptismo do meu antepassado que indico de seguida:

> Nome: SILVESTRE FERNANDES;

> Natural de: lugar de Chapinha, freguesia e concelho de Miranda do Corvo (cerca de 1680);

> Filho de: SILVESTRE FERNANDES e de ISABEL FRANCISCA;

> Casou duas vezes na vila do Alandroal: em 10/10/1705 e em 11/08/1720;

Desde já agradeço a atenção dispensada a este assunto.

Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#215150 | amrr | 10 dez 2008 10:01 | Em resposta a: #214271

Caro Pedro França,

Venho, por este meio, pedir-lhe um favor.
Se possível, quando se deslocar ao AUC, e sem prejudicar o seu trabalho, agradecia se pudesse localizar-me o registo de baptismo do meu antepassado que indico de seguida:

> Nome: SILVESTRE FERNANDES;

> Natural de: lugar de Chapinha, freguesia e concelho de Miranda do Corvo (cerca de 1680);

> Filho de: SILVESTRE FERNANDES e de ISABEL FRANCISCA;

> Casou duas vezes na vila do Alandroal: em 10/10/1705 e em 11/08/1720;

Desde já agradeço a atenção dispensada a este assunto.

Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#215187 | Pedro França | 10 dez 2008 22:09 | Em resposta a: #214514

Caro Fernando:

Creia-me, não é má vontade, mas com a limitação que eu tenho de tempo para pesquisar, coloco sempre como prioritários os trabalhos que tenho encomendados por acordo e orçamentados. Só depois é que seguem os outros. Infelizmente, os primeiros vão-me tomando conta do tempo de que disponho, tal é o volume da pesquisa.
A semana passada, 4ª e 5ª feira, tentei ver do seu caso. O tal livro de baptismos de S. Martinho do Bispo (1890-94) continua em restauro. Fiquei a saber, no entanto, que antes de ter sido canalizado para o efeito o livro fora todo digitalizado. Pus-me a percorrer os assentos digitalizados e, até onde eu pude verificar, o Américo não se encontra. Porém, como a pesquisa foi conduzida com bastantes sobressaltos, confesso que não me dei por vencido nem por satisfeito. A energia eléctrica andava constantemente a ir abaixo (vá-se lá saber porquê) e com isso, os computadores, até que se achou ser mais razoável parar a pesquisa por razões de saúde do aparelho. Os computadores tiveram de ser desligados na sua grande maioria para se evitarem males maiores.
E é assim. Devo dizer que com isso perdi quase uma manhã inteira de trabalho...para nada. Agora caminhamos a passos largos para o final do período lectivo e já tenho o calendário de reuniões afixado. Vamos ver o que poso fazer.


Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#215224 | duarte1968 | 11 dez 2008 11:02 | Em resposta a: #215187

Caro Senhor Pedro França,
Parece-me que lhe estou a dar demasiado trabalho no que eu julgava fosse algo de dez minutos. Se quiser desista, não é urgente para mim, e pode ser que um dia no futuro tenha a possibilidade de passar por Coimbra, (moro na Bélgica)
Se em algo lhe puder ser utíl neste país frio, estamos a cerca de zero graus, não exite.
Os meus melhores cumrpimentos
Fernando Horta

Resposta

Link directo:

Para o Arlindo Rodrigues

#215290 | Pedro França | 11 dez 2008 23:31 | Em resposta a: #214954

Caro Arlindo:

Localizei o seu Silvestre Fernandes, filho dos ditos, para o lugar da Chapinha/M.da do Corvo, baptº a 03.01.1677/f. 132.
Localizei ainda irmãos, à medida que folheava o livro de baptismos na procura do Silvestre e esses são: Luís, baptº a 04.10.1682/f. 230 e Cipriana, baptª a 21.09.1679/f. 184.

E é o que se me oferece dizer a respeito. Num por outro assento, a mãe, Isabel Francisca, também aparece como Dias.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Arlindo Rodrigues

#215442 | amrr | 14 dez 2008 00:04 | Em resposta a: #215290

Caro Pedro França,

Mais uma vez muito obrigado pela sua prestável colaboração.

Bem haja,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Para o Arlindo Rodrigues

#216034 | amrr | 20 dez 2008 15:28 | Em resposta a: #215290

Caro Pedro França,






Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Para o Arlindo Rodrigues

#216036 | amrr | 20 dez 2008 15:39 | Em resposta a: #215290

Caro Pedro França,

Só alguns esclarecimentos:

1- A semana passada quando me ajudou a localizar o meu antepassado na freguesia de S. Martinho da Cortiça, pelo que percebi, consultou mesmo o livro original. Não foi?
2- No AUC, habitualmente, a consulta dos registos paroquiais é feita directamente nos livros ou através de microfilme?
3- No AUC tiram fotocópias a partir de microfilme?

Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Para o Arlindo Rodrigues

#216045 | chartri | 20 dez 2008 18:43 | Em resposta a: #216036

Caro Arlindo Rodrigues
Pode consultar os livros do AUC on line. Cada dia colocam mais livros on line. Ir a : http://193.137.201.197/pesquisa/Default.aspx?page=advancedSearch&searchMode=as

e ver se o que lhe interessa . No entanto parece-me que S. Martinho da Cortiça ainda não está on line
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Para o Arlindo Rodrigues

#216063 | amrr | 20 dez 2008 22:21 | Em resposta a: #215290

Caro Pedro França,

Na mensagem das 15:39 em vez de S. Martinho da Cortiça, queria era dizer freguesia de Miranda do Corvo.

Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Para o Arlindo Rodrigues

#216065 | amrr | 20 dez 2008 22:24 | Em resposta a: #216045

Caro Ricardo d'Azevedo,

Infelizmente ainda nem a freguesia de S. Martinho da Cortiça nem a Mirada do Corvo estão ainda disponíveis.

Sabe dizer-me se existe alguma lista com a indicação das freguesias/livros que já estão online?

Cumprimentos.
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Para o Arlindo Rodrigues

#216071 | jamador | 20 dez 2008 23:37 | Em resposta a: #216065

Boa noite,

Consulte :
http://etombo.com/

Se subscrever é informado via e-mail à medida que os livros são postos on-line.

Cumprimentos
Jorge Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Para o Arlindo Rodrigues

#216073 | chartri | 20 dez 2008 23:52 | Em resposta a: #216065

Caro Arlindo Rodrigues

Vá ver: http://etombo.com


Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Para o Arlindo Rodrigues

#216075 | Pedro França | 21 dez 2008 00:14 | Em resposta a: #216036

Caro Arlindo:

Consultei o próprio original de Miranda do Corvo (já percebi que se enganou de freguesia).
Pode pedir digitalização. Tente a fotocópia embora tenha alguma dúvida a respeito dado tratar-se de um paroquial do séc. XVII.
A consulta dos paroquiais ainda vai podendo ser feita a partir dos originais, tanto quanto sei, e isso se os originais não estiverem em mau estado.
Quanto a microfilmes, de paroquiais, não se está a trabalhar no AUC nessa base mas sim com digitalização.
Se quiser colocar alguma questão directamente ao AUC e posto que agora só lá vou na 6ª feira (2ª e 3ª estou na escola, 4ª há tolerância de ponto, 5ª é Natal), pode recorrer ao seguinte e-mail do AUC:
auc@ci.uc.pt

Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AUC

#216144 | jmfdpch | 22 dez 2008 05:09 | Em resposta a: #216075

Caro Pedro França,
olhe, tenho-me coibido de lhe escrever, para não abusar da sua generosidade para com o Fórum, mas de facto se me puder ajudar com a seguinte busca fico-lhe muito agradecido. Estou à procura dos registos/assentos de nascimento ou baptismo da minha bisavó materna Beatriz Ferreira de Mattos (nascida em S. Miguel de Poiares em 1881, e depois casada com José Dionísio Ferreira). Os pais sei que eram José Ferreira de Mattos e Teresa (de Mattos..).
A questão está exactamente em relação a esta Teresa, que imagino fosse de uma das famílias de Poiares, mas que não sei ao certo qual seria o nome de solteira. Quando tiver tempo, se me pudesse ajudar com os dados de uma ou outra senhora, ficava-lhe mesmo muito grato.
com votos de Boas Festas e Bom Ano!
José cardoner

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AUC

#216153 | Pedro França | 22 dez 2008 14:02 | Em resposta a: #216144

Caro José:

Bom, terá de esperar por amanhã, 'tá?
Vamos ver o que posso fazer antes do Natal.
Aguarde-me aqui, s.f.f..
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AUC

#216169 | jmfdpch | 22 dez 2008 18:05 | Em resposta a: #216153

Caro Pedro França, olhe fico-lhe desde já mto agradecido.. entretanto, se houver alguma coisa em eu q possa ajudar aqui em Londres, estou à sua disposição.! abraço
José cardoner

Resposta

Link directo:

Para o Fernando Horta

#216271 | Pedro França | 23 dez 2008 23:31 | Em resposta a: #215224

Caro Fernando:

Espero que esta mensagem chegue à sua caixa de correio. Ainda vai ficar satisfeito com esta prenda de Natal.
Finalmente, com esta interrupção lectiva pelo Natal e porque a falha na electricidade no AUC não me deitou os computadores abaixo, hoje lá me dispus a consultar o livro de baptismos (B13) de S. Martinho do Bispo (1890-94), todo digitalizado, MAS AINDA NÃO ON-LINE.
Consegui localizar o AMÉRICO: tem o assento nº 43 e foi baptº a 30.04.1894, tendo nascido a 17.03.1892. Faz bem a sua diferença.
O nome do pai é como mo referiu, a mãe vem como Ana de Jesus Ferreira.

Precisa de mais alguma coisa?

Desejo-lhe Feliz Natal e Bom Ano 2009.
Abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AUC

#216272 | Pedro França | 23 dez 2008 23:35 | Em resposta a: #216169

Caro José:

Infelizmente não vai dar por algum tempo. A data que o José pretende está num livro que se encontra em fase de digitalização. Vai ter de aguardar por algum tempo.
Se quiser, de tempos a tempos vá-me lembrando.
Por ora só posso desejar-lhe Feliz Natal e Bom Ano 2009.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AUC

#216291 | jmfdpch | 24 dez 2008 10:51 | Em resposta a: #216272

caro Pedro,
agradeço-lhe imenso… imagino que o volume esteja na net daqui a uns tempos e que nessa altura dê para consultar. o q são óptimas notícias!
José cardoner

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#217967 | JAVSO | 10 jan 2009 04:23 | Em resposta a: #133667

Caro Pedro França

Será possível ver e transmitir-me a data e local de nascimento de meu bisavô, que terá frequentado, na UC, o curso de Direito, que concluiu, cerca de 1870, e que se chamava Bernardo José Leite Rebelo de Magalhães, filho de António Leite Rebelo de Magalhães e de Maria Carolina Pacheco Pereira Leite?

Penso que terá nascido em Alvite, Cabeceiras de Basto, ou em S. Clemente, Celorico de Basto.
Faço-lhe este pedido, pois que me informaram que os respectivos livros terão desaparecido num incêndio.

Penso que tem conhecimento que há, no concelho de Bragança, uma freguesia que se chama França.

Desde já os meus agradecimentos.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#218061 | Pedro França | 11 jan 2009 01:34 | Em resposta a: #217967

Caro Zé Alfredo:

Tomei nota do seu pedido.
Agora, lá para 4ª, 5ª Feira, 'tá?
Sim, conheci esse lugar - França - creio que do concº de Vinhais, quando estive acampado no parque de Montesinho, entre escuteiros, já lá vão 28 anos quase. Mas os meus Franças são do Alentejo.
Então, aguarde-me aqui, s.f.f..

Abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#218090 | JAVSO | 11 jan 2009 10:27 | Em resposta a: #218061

Caro Pedro França

Muito obrigado pela sua disponibilidade.

França é o nome de uma povoação e freguesia do concelho de Bragança.
A estrada de Bragança para a fronteira do Portelo passa por lá.

Disso me apercebi quando estive juiz em Bragança.

Quando tiver tempo, estará muitíssimo bem. Só a sua disponibilidade é já algo que tenho a agradecer.

Um abraço reconhecido,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#218152 | JAVSO | 11 jan 2009 22:41 | Em resposta a: #218061

Caro Pedro França

As minhas desculpas, mas encontrei, agora, uma fotocópia de que resulta que o nome com que o meu bisavô Bernardo se matriculou foi Bernardo José Pereira Leite Rebelo e não, como lhe referi, Bernardo José Leite Rebelo de Magalhães.

Consta, efectivamente, como filho de António Leite Rebelo de Magalhães.
Matriculou-se no 1º ano de Direito a 13 de Outubro de 1873 (matrícula n.º 125), natural de Cabeceiras de Basto (deverá ser freguesia de S. Pedro de Alvite).

As minhas mais sinceras desculpas, mas a idade vai-me atraiçoando, nomeadamente quanto à memória.

Com os meus mais agradecidos cumprimentos,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

PARA O JAVSO

#219897 | Pedro França | 29 jan 2009 22:09 | Em resposta a: #218152

Caro Zé Alfredo:

O Bernardo José Pereira Leite Rebelo frequentou de facto a UC na Fac. de Direito de onde saiu bacharel formado a 23.06.1879.
Era fº de António Leite Rebelo de Magalhães, natural de Cabeceiras de Basto.

Não tive tempo de ver se tem certidão de idade pelo trabalho que já levava em agenda, prioritário.

Abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: PARA O JAVSO

#219973 | JAVSO | 30 jan 2009 15:59 | Em resposta a: #219897

Caro Pedro França

Muito obrigado pelas informações.

Se for possível saber a data e freguesia onde nasceu, seria excelente.

Um abraço agradecido,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

Ranhados, Bispado de Lamego

#220522 | jaboo | 06 fev 2009 03:05 | Em resposta a: #134716

Estimado Pedro França,

Cá venho eu mais uma vez abusar de sua generosidade. Quando tiver um tempinho, pode ver se me encontra um "Licenciado Manuel de Sousa", de Ranhados, Bispado de Lamego? Já era falecido em 1654. E isso é tudo o que sei sobre ele.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: PARA O JAVSO

#220597 | Pedro França | 07 fev 2009 00:36 | Em resposta a: #219897

Caro Zé Alfredo:

Então é assim:
- Certidão de Idade nº 179, Lº LIII, 2ª Série.
- Bernardo, nasceu a 05.09.1851 e foi baptizado a 10 desse mês e ano, em Cavez (orago S. João Baptista)/Cabeceiras de Basto.
Era filho de António Leite Rebelo de Magalhães e de D. Maria Carolina Pacheco Leite (da Casa da Ordem, fregª de S. Martinho de Medelo/Fafe).
Era neto patº de Francisco Teixeira de Magalhães e de D. Felizarda Maria Leite, da Casa da Freiria, da fregª de S. Clemente, Silvares/Fafe.
Era neto matº de Manuel Baltasar Pacheco de Andrade, de Cavez e de D. Teresa Margarida Leite Pacheco, de Alvite (S. Pedro).
Os padrinhos foram: o tio Bernardo José Pacheco Leite e a madrinha foi a avó materna.

E é isto o que tenho a dizer.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: PARA O JAVSO

#222828 | JAVSO | 04 mar 2009 14:11 | Em resposta a: #220597

Caro Pedro França

Só agora vi a sua mensagem.

Mas, mais vale tarde do que nunca.

O mesmo se diga para os agradecimentos.

Fico-lhe reconhecido. Tudo veio suprir falta de elementos, pois que houve incêndio no local onde estava arquivado o respectivo livro de baptismos (nascimentos), que ardeu.

Um abraço muito reconhecido,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#223458 | LBolacha | 11 mar 2009 21:25 | Em resposta a: #133667

Caros Confrades

Possuo um antepassado e irmão que frequentaram o curso de direito na faculdade de Coimbra, mas tanto por impossibilidade de me deslocar a Coimbra agora ora porque os preços que me pedem para investigar são proibitivos para mim, venho por este meio pedir a amabilidade dos caros confrades para tentarem me descobrir em que anos frequentaram eles o curso de direito.

António Joaquim de Araújo Juzarte de Campos e o seu irmão Joaquim Araújo Juzarte, nascido em Portalegre em 1831 e seguintes, pelo que terão frequentado o curso de Direito entre 1845 e e 1857 (ano em que sei que ambos já se encontravam de novo em Portalegre e formados).

Agradeço desde já a ajuda de qualquer confrade na minha busca por mais dados.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: PARA PEDRO FRANÇA

#223476 | JAVSO | 11 mar 2009 23:42 | Em resposta a: #222828

Caro Pedro França

Mais uma vez recorro aos seus bons ofícios, esperando que não tenha ficado aborrecido com os meus tardios agradecimentos, mas estou numa complicada situação -

saber de onde é natural e quem foram os pais de ANTÓNIO PORTILHO, bacharel em cânones, cerca de 1600 (talvez um pouco antes).

Um abraço reconhecido,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#223525 | PAIVAMANSO | 12 mar 2009 17:17 | Em resposta a: #223458

Caro Levi se você não pode pagar , eu vou tentar ajudar . Eepere 2 dias .
Um Abraço . PAIVAMANSO

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#223526 | LBolacha | 12 mar 2009 17:46 | Em resposta a: #223525

Caro Sr

Não faz ideia como lhe fico agradecido pela intenção de ajudar. Sempre que precisar de algo da Torre do Tombo, disponha.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#223864 | anr109 | 15 mar 2009 19:24 | Em resposta a: #223526

Oi LBolacha

Saudações

Vi no Fórum um acradescimento seu se disponda a pesquisar no Tombo.
Necessito de ajuda para encontrar a carta patente do Capitão André Nogueira Ribeiro, n. 1682, natural da freguesia de S. Cristina de Nogueira, Concelho de Louzada e Distrito do Porto. Sua vinda para o Brasil foi aproximadamente em 1700 mais ou menos.
Desde já obrigado pela atenção.

Antonio Nogueira Régis
Limoeiro do Norte-CE
regis-arte@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#223868 | LBolacha | 15 mar 2009 19:32 | Em resposta a: #223864

Caro Sr António

Vai me desculpar mas o que procura mesmo? Uma carta-patente? Peço desculpas pela ignorância mas não sei o que isso é. Senão se importar de me esclarecer terei todo o gosto em ver o que posso fazer por si.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#223873 | anr109 | 15 mar 2009 20:20 | Em resposta a: #223868

Senhor Levi

Saudações

Tenho a Carta Patente de Capitão de alguns ancestrais de carreira militar.
O único que ainda não consegui foi a do Capitão André Nogueira Ribeiro.
Acredito que tenha vindo para o Brasil já patentiado ou antes de vir fez petição de Patente de Capitão, em cerca 1710.

Até mais

Antonio Regis

Resposta

Link directo:

RE: PARA PEDRO FRANÇA

#223954 | Filipe Manuel | 16 mar 2009 12:35 | Em resposta a: #223476

Carissimos,

Alguém poderia procurar um testamento feito pela Maria Antonia cc. Manoel Cardoso, ele natural da Taboeira, Cadima? Apenas as datas de obito de ambos: Maria Antonia faleceu a 3 Fev 1695 e o Manoel Cardoso a 19 Jun 1720.
Tiveram filhos:
- Maria Cardosa n. 3 Maio 1677;
- Isabel Cardoso n. 23 Nov 1684;
- Francisco n?
- Teresa n?

Apenas queria saber do testamento feito pela Maria Antonia para poder subir mais pois exist eum hiato nos casamentos. Tenho esperança de que o testamento me possa elucidar sobre os pais da Maria Antonia.

Se alguém se disporia a procurar, ficaria imensamente grato
Melhores cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#224749 | jaboo | 23 mar 2009 17:59 | Em resposta a: #133667

Estimado Pedro França,

Tinha-lhe pedido há já algum tempo essa consulta no AUC. Sei que os pedidos devem ser muitos e o tempo pouco mas renovo hoje o pedido. Aqui fica a mensagem que lhe tinha enviado:

"Cá venho eu mais uma vez abusar de sua generosidade. Quando tiver um tempinho, pode ver se me encontra um "Licenciado Manuel de Sousa", de Ranhados, Bispado de Lamego? Já era falecido em 1654. E isso é tudo o que sei sobre ele."

Cumprimentos e desde já um grande bem-haja pela ajuda.
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Para o João Braz

#224750 | Pedro França | 23 mar 2009 18:02 | Em resposta a: #224749

Caro João:

Vou ver o que posso fazer.
Aguarde-me aqui, p.f..

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o João Braz

#224991 | Pedro França | 27 mar 2009 09:58 | Em resposta a: #224749

Caro João:

Não encontrei nenhum Manuel Sousa com a naturalidade que se lhe refere.
Há outros Manuel Sousa mas nada de Ranhados. Há sim, um, de Lamego, com verbete assinalando matrículas avulsas a 12.10.1652 e 12.11.1653, não mais.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#225007 | paribas | 27 mar 2009 14:46 | Em resposta a: #133667

Caro Pedro

Gostaria de lhe pedir se poderia ver a seguinte matrícula em Coimbra:

1-José Dias de Carvalho Annes, Bacharel na UC, n. +/- 1767 em Daivões, Ribeira de Pena.

2- Manuel José Dias Salgado e Carneiro, n. 1840 em São Paio da Carvalheira, Terras de Bouro, Juiz de direito UC.

Muito obrigado.

RT

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Braz

#225044 | jaboo | 28 mar 2009 01:38 | Em resposta a: #224991

Caro Pedro,
Agradeço como sempre a sua ajuda.
Abraços do,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#225245 | Pedro França | 01 abr 2009 12:00 | Em resposta a: #225007

Caro Ricardo:

Eu já tinha nformações para lhe enviar mas surgiu-me um problema com o meu pc e, entretanto, havia perdido a noção de onde havia deixado o bloco de notas onde lançara os dados que o Ricardo pretende.
Ora, então é assim:

- Localizei um José Dias de Carvalho porque, via mail, o Ricardo não me referiu o apelido Anes. Há um, com aquele nome, natural de Ribeira de Pena, filho de João da Costa; saiu bacharel formado em Leis a 26.07.1791. Será o mesmo?

- Localizei um António Manuel Dias Salgado Carneiro, e não Manuel José D. S. C., natural de Carvalheira, Braga, filho de António Manuel Dias Salgado; saiu bacharel formado em Direito a 03.07.1878 e que frequentou também Teologia tendo realizado exame do 3º ano a 19.06.1876.

Não verifiquei, por falta de tempo, se tinham certidão de idade.
Diga coisas.
Abraço

Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#225261 | paribas | 01 abr 2009 14:58 | Em resposta a: #225245

Caro Pedro

Antes demais agradeço-lhe as informações.

O José Dias Carvalho Annes é exactamente esse.

Os Salgados são esses. São irmãos. Um ( Manuel Jose) tirou teologia e depois direito, tal como o irmão ( António Manuel) !

Agradeço tudo o que me possa encontrar alem daquilo que já me enviou.

Cump.

RT

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#225527 | DS | 04 abr 2009 15:24 | Em resposta a: #133667

Meu Caro confrade Pedro França,
Sem querer abusar da sua paciência e não tendo oportunidade de me deslocar a Coimbra ao AUC, venho-lhe pedir se tiver alguma disponibilidade numa das suas idas ao AUC, me poderia verificar o seguinte :

Processo de ordenamento para padre.
(Licenciado em canones), padre Manuel Ribeiro ou Ribeira ou da Ribeira, natural de Mora (distrito de Portalegre). Filho de Julião Ribeiro ou da Ribeira e de sua mulher Catarina João.
Em 1718 já era falecido.

Desde já lhe agradeço a sua colaboração

Atentamente,

Duarte Sá

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#225567 | Pedro França | 05 abr 2009 00:17 | Em resposta a: #225261

Caro Ricardo:

Então, é assim:
- Para o caso do António Manuel Dias Salgado, temos a certidão de idade nº 97, Livro L, da 2ª Série, que diz o seguinte: Foi baptizado com o nome de António Manuel, na freguesia da Carvalheira (S. Paio da), concº de Terras de Bouro, a 10.11.1850, tendo nascido a 04.11 desse ano.
Era filho de António Manuel Dias Salgado e Carneiro e de D. Antónia Gonçalves, moradores no lugar de Ervideiras dessa freguesia.
Era neto patº de Manuel José Dias Salgado e Carneiro e de Maria Custódia Cerqueira, da dita Carvalheira.
Era neto matº de Domingos Gonçalves e de Antónia Gonçalves, da freguesia de Aboim, então do concº de Cabeceiras de Basto.
Os padrinhos foram: Rosa Dias, solteira, tia, e o padre Manuel Dias de Freitas da fregª de Cevide.

- Para o caso do José Dias de Carvalho, temos a certidão nº 43, Lº XXVIII, da 1ª Série, que diz o seguinte: era natural da fregª do Salvador de Ribeira de Pena e foi aí baptº a 26.01.1764.
Era filho de João da Costa e de Catarina Carvalha(o).
Foi baptº pelo Reverendo Licenciado Manuel Dias de Carvalho.

E isto é o que se me oferece dizer a respeito.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#225634 | PAIVAMANSO | 05 abr 2009 20:49 | Em resposta a: #223526

Caro Levi , prometi e ainda não cumpri . Já nem sabia em que tópico o tinha encontrado . Desculpe e diga-me se ainda precisa de ajuda ........................
Atenciosamente PAIVAMANSO

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#225637 | LBolacha | 05 abr 2009 21:17 | Em resposta a: #225634

Caro Sr

Não tem de pedir desculpas algumas pois é algo que não tenho pressa em saber, apenas o gostava para matar mais um pouco da curiosidade que tenho sobre os meus antepassados. No entanto, infelizmente, ainda preciso realmente de ajuda para descobrir os tais dados.

Atenciosamente
Levi

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#225679 | PAIVAMANSO | 06 abr 2009 14:20 | Em resposta a: #225637

Desta vez não vou falhar . Esta semana não posso , mas para a próxima sim !
Cumprimentos , PAIVAMANSO

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#225730 | LBolacha | 06 abr 2009 22:09 | Em resposta a: #225679

Sem qualquer pressa sr Paiva Manso

Mas de qq forma, agradeço já a preocupação e disponibilidade

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#225735 | Pedro França | 06 abr 2009 22:27 | Em resposta a: #225527

Caro Duarte:

Não há nenhum processo de ordenação de um Pe. Manuel Ribeiro(a) natural de Mora, nem tão-pouco nas matrículas da UC, apesar de haver vários Manuel Ribeiro.
Pergunto, uma vez que ele é alentejano do distrito de Évora, se não terá frequentado a Universidade de Évora em vez da de Coimbra...

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#225738 | paribas | 06 abr 2009 22:34 | Em resposta a: #225567

Caro Pedro França

Agradeço-lhe muito a informação disponibilizada.

No entanto reforço o seguinte. o irmão do António Luís, Manuel José Dias Salgado e Carneiro é que teria estado matriculado em Teologia, pois aparece na i.g. do Pe Martins Capela com clerigo menorita!

Agradeço-lhe a confirmação da não existência da matrícula deste Manuel José em Teologia e Direito.

Cump.

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#225742 | DS | 06 abr 2009 22:52 | Em resposta a: #225735

Caro Pedro, venho-lhe agradeçer mais uma vez a sua amabilidade.

Um abraço,

Duarte Sá.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#225748 | Pedro França | 06 abr 2009 23:09 | Em resposta a: #225738

Caro Ricardooooooooooooo!

Os dados que lhe dei estão no verbete e lá vem António Manuel o que a certidão de idade confirma. No verbete não vi variantes de António Luís ou de Manuel José mas posso verificar os verbetes de novo. Quanto à certidão de idade não se pode fazer nada: ela é um facto. Quanto aos verbetes, posso ver se há irmãos, indo a Carneiro ou ficando por Salgado. Depois digo-lhe alguma coisa.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#225750 | paribas | 06 abr 2009 23:30 | Em resposta a: #225748

Obrigado Pedro!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#225876 | miguelnoutel | 08 abr 2009 15:13 | Em resposta a: #225748

Caro Pedro,

Como vão as coisas?
Será que me pode ver uma coisa?

O que se poderá encontrar aí pelo AUC acerca da avôenga paterna do Padre, Lic.º em Cânones, Adrião de Abarca e Gouveia [filho de Baltazar Cardoso, de Pinheiro de Àzere e de Guiomar de Gouveia (filha de Adrião de Abarca = Ana de Gouveia, de Lourosa)], b Pinheiro de Àzere a 9/12/1576 (“padrinhos Francisco Gonçalves de Lourosa e Jerónima de Figueiredo, molher de Domingos Marques”), que foi habilitado pelo Santo Ofício a 21/10/1621 (ANTT – Habilitações ao Santo Ofício, m. 1, dil. 1).

Registos da Univ., não há? E ordens menores? Qualquer coisa...

Diga coisas,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#225914 | Pedro França | 08 abr 2009 23:02 | Em resposta a: #225876

Oi, Miguel:

Há quanto tempo!
Li a sua mensagem com a atenção necessária mas, quanto ao Adrião de Abarca e Gouveia vamos ficar pelas matrículas se as houver. A filiação já tem e não é possível subir mais com o que temos no AUC.
Fora isso, só se for alguma genealogia, sobretudo relacionada com os Abarcas.
Vou ver o que posso encontrar.
Entretanto, desejo-lhe uma Boa Páscoa.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Ricardo Teixeira

#225931 | Pedro França | 09 abr 2009 02:34 | Em resposta a: #225738

Caro Ricardo:

Tome nota, então:
- António Manuel Dias Salgado, apresenta matrículas no verbete a Teologia (15.10.1872) e a Direito (01.10.1879).

- Manuel José Dias Salgado Carneiro, apresenta matrículas em Direito (31.10.1849), tendo saído bacharel formado a 28.06.1854.

Ambos são de S. Paio da Carvalheira. O verbete do primeiro não traz a paternidade...; teria de pedir o livro à sala de leitura.
Pelos vistos, trata-se de gerações diferentes: tio e sobrinho? O António Luís não aparece.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Teixeira

#226119 | Pedro França | 11 abr 2009 01:27 | Em resposta a: #225931

Caro Ricardo:

Localizei a mais a certidão de idade do Manuel José D. S. e Carnº - certidão nº 100, Lº LXXII. Aí vem que o Manuel José nasceu a 28.08.1832 (f. 87) e foi baptº a 02.09 desse ano em S. Paio da Carvalheira.
Era filho de outro Manuel José Dias Salgado e de Maria Custódia, moradores nos Ervedeiros, fregª da Carvalheira.
Não vêm os avós.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Teixeira

#226177 | paribas | 12 abr 2009 12:46 | Em resposta a: #226119

Caro pedro

Agradeço as informações que em enviou.

No entanto o mais interessante disto tudo é que eu tenho a i.e. do Pe. Manuel José Dias Salgado e Carneio, como os dados todos certos com aquilo que me enviou!

Cump.

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Teixeira

#226191 | paribas | 12 abr 2009 19:31 | Em resposta a: #226177

Caro Pedro

Agradeço as informações que em enviou.

No entanto o mais interessante disto tudo é que eu tenho a i.e. do Pe. Manuel José Dias Salgado e Carneio, como os dados todos certos com aquilo que me enviou!

Cump.

Ricardo

Resposta

Link directo:

Para o Miguel Noutel

#226351 | Pedro França | 14 abr 2009 13:57 | Em resposta a: #225876

Caro Miguel:

Como suspeitava, nada de ordenações. Localizei sim, o verbete de frequência do curso de Cânones de Adrião da Barca (por "de Abarca) de Gouveia, filho de Baltasar Cardoso e natural de Pinheiro de Azere, o qual saiu bacharel formado em 11.07.1620 (ou 1610...erro de leitura do escrevente?) e antes, bacharel a 11.07.1607.

E só o que tenho a informar.
Abraço e tudo de bom.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#227095 | PAIVAMANSO | 21 abr 2009 22:37 | Em resposta a: #225730

Caro Levi , aqui está um resumo do essencial que descobri dos seus Juzarte
Na folha nº 268 do Livro XLIX das Certidões de Idade 1834-1900 da Univ. de coimbra (depósito IV , secção 1ªD , estante 5 , tabela 2 , nº49 ) ………...consta o seguinte ; - António Joaquim de Araújo Juzarte de Campos filho do Capitão Francisco Xavier de Araújo e de Anna Eugénia Juzarte de Campos procura por certidão do termo do seu baptismo que há-de constar nos livros da freguesia da Sé e terá 15 anos …………. Depois , na mesma folha ……..Certifico que aos dois ? dias do mez de Fevereiro de 1831 eu o Padre Manuel Joaquim Duarte cura nesta Sta. Igreja Catedral de Portalegre baptizei solenemente a António que nasceu a dezanove do mez de Janeiro do presente ano , filho do Capitão Francisco Xavier de Araújo , natural de S. Miguel do Prado , Arcebispado de Braga e de Anna Eugénia Juzarte de Campos , natural desta freguesia …….e no cimo desta folha anotado posteriormente , 1848-1849 1º Ano de Direito.
Depois temos num outro livro , este o das Matrículas do 5º ano de Direito , página 115 verso , assento nº 41 em 4 de Outubro de 1852 com despensa de exame . ( tem assinatura dele ) Livro de Matrículas , depósito IV , secção 1ªD , estante 2 , tabela 5 , nº 14 ………..Resumindo , Iniciou o 1º ano de Direito em finais de Outubro 1848 e terá completado o curso em 1853 .
Passando agora ao irmão .
Na folha nº 83 do Livro LXIII de Certidões de Idade 1834-1900 da Univ. de Coimbra ( depósito IV , secção 1ªD , estante 5 , tabela 2 , nº 63 )……......consta o seguinte ; - Joaquim de Araújo Juzarte , filho de…… (tudo igual ao irmão , excepto a idade )……..Depois , na mesma folha……..Certifico que aos vinte e seis dias do mez de Outubro de 1835 , eu o Padre João Baptista de Carvalho , baptizei ( na extinta paróquia de Sta. Maria Margarida ) solenemente a Joaquim que nasceu a nove do mesmo mez do presente ano , filho do Capitão Francisco Xavier de Araújo , batizado em São Miguel do Prado , Arcebispado de Braga e de D.ª Anna Eugénia Juzarte de Campos ,desta cidade, freguesia da Sta. Sé e neto paterno de Domingos de Araújo e D. Antónia da Motta da freguesia de S. Miguel do Prado, termo da Vila do Pico de Regalados , Arcebispado de Braga e neto materno de Francisco Xavier Pacheco , natural desta cidade, freguesia da St. Sé e de D.ª Joana Cândida Juzarte de Campos , natural da Vila de Arronches…………..…e no cimo desta folha posteriormente anotado 1852-1853 1º Ano de Direito……Depois no Livro das Matrículas , não consegui encontrar o ano em que ele terminou o curso , com a pressa não vi com a atenção necessária . Se precisar dessa informação diga .
Cumprimentos . PAIVAMANSO.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#227211 | LBolacha | 22 abr 2009 21:35 | Em resposta a: #227095

Caro Sr
Não Imagina como lhe estou agradecido, tanto mais que face ao meus antepassado directo me forneceu realmente todas as informações que poderia imaginar algum dia obter, pelo que não imagina a felicidade de ter mais alguns dados sobre tais "remotos" antepassados. Mais uma vez o meu humilde agradecimento

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#227481 | PAIVAMANSO | 25 abr 2009 15:32 | Em resposta a: #227211

Caro Levi , não me limitei a dizer-lhe em que anos os seus Juzarte cursaram Direito , anotei e dei-lhe os outros dados ,na esperança embora pequena de que para Si fossem novidade ………Afinal acertei e face á sua resposta , só lhe quero dizer duas coisas :
1º Fico feliz por saber da sua felicidade 2º Gosto de pessoas agradecidas como você .
Moro a 30 km do AUC . Nas raras vezes que lá vou , todo o tempo é pouco para as pesquisas dos Paiva Manso , mas terei muito gosto em voltar a ajudar , quando você voltar a precisar . Continue assim alegre e entusiasmado . Um abraço . Paiva Manso .
P.S. – Não me trate por senhor , mas apenas por Jorge , ou por Paiva Manso , que não sendo o meu nome , é o da minha família antiga .
-

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Teixeira

#227570 | paribas | 26 abr 2009 16:17 | Em resposta a: #226191

Caro Pedro França

Gostaria de lhe pedir o favor de localizar o assento de nascimento de Jacinto Ferreira de Noronha, nascido aproximadamente em 1880 em Santo-Varão Montemor o Velho, filho de Jerónimo Ferreira de Noronha e Ines Ferreira de Noronha.

Ou então o casamento dos pais pela mesma data.

Gostaria de fosse possível penetrar na ascendência destes Noronhas, até onde puder, pois julgo virem para Alvarenga, Distrito de Viseu numa ou duas gerações atrás.

Cump.
Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#227951 | ANABESS | 29 abr 2009 16:02 | Em resposta a: #136186

Caro Pedro,

Mais uma vez vou precisar da sua atenção, se não se importa:

André Garcia da Cunha, nasceu em Sanjurge, Chaves em 1689

Manuel José Garcia da Cunha, nasceu em Sanjurge, Chaves 1737.

Antecipadamente grato

abraço
pedro bessa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#228017 | jomimota | 30 abr 2009 08:51 | Em resposta a: #133631

Caros Confrades,

Alguém sabe para quando a colocação em linha dos Paroquiais de Pombalinho, Soure. É que serão os próximos livros do concelho de Soure (seguindo a ordem alfabética), supostamente a serem colocados e já lá vai algum tempo que nada acontece para aqueles lados.

É que ando há algum tempo á espera para poder pesquisar o assento de baptismo de António José da Mota, filho de Domingos da Mota e Ana Maria Cerqueira, natural de natural de Pombalinho, Soure, e nascido antes de 1788 (teve um filho em 1808), sem ter de recorrer à preciosa ajuda dos confrades aqui do forum com acesso ao AUC.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#228177 | Pedro França | 02 mai 2009 12:56 | Em resposta a: #227951

Caro Pedro:

Localizei ambos os nomes para Sanjurge:
- André Garcia da Cunha era fº de João da Cunha, e saiu bacharel formado em Cânones a 19.05.1733.
- Manuel José Garcia da Cunha era fº de Caetano Ferreira Machado e saiu bacharel formado em Cânones a 10.06.1754.

Não há mais nomes iguais a estes, mesmo sem serem referentes a Sanjurge. A data que me deu (1689), é um tanto estranha, embora não impossível, porque leva o André a formar-se já na casa dos 40...
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Jorge Mota

#228186 | Pedro França | 02 mai 2009 14:44 | Em resposta a: #228017

Caro Jorge:

O Jorge está a dar a pista errada:
- o António José da Mota casou em Pombalinho com Joaquina de Sá a 27.06.1805/f. 26 e ele não era natural de Pombalinho (ela sim).
O António J. da Mota era natural da fregª de S.to Estêvão de Barros, lugar de Cisão (grafia actual), concº de Vila Verde do Minho.
Os pais deste António também vêm daí.

Tenho, no entanto, uma correcção a fazer: o pai de Joaquina de Sá (confrontando certidão de idade e paroquiais, para Joaquim José da Mota), é Luís João, do lugar de Cotas/Pombalinho.
Joaquina de Sá foi baptª a 17.11.1774/f. 144v., nascida a 9 desse mês e ano, em Cotas/Pombalinho. Filha de Luís João e de Violante de Sá desse lugar.
Já é mais uma achega.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

pedido

#228189 | evieira | 02 mai 2009 15:06 | Em resposta a: #228186

Caro Pedro França

Já lhe tinha feito este pedido no outro tópico, mas penso que dvee ter ficado esquecido no mar de requerentes que aproveitam a sua boa vontade:

Será que pode ver o que consta sobre o Doutor Nicolau da Costa Preto de Magalhães, em 1815 vivia na vila de Atalaia.
Penso que deve ter saído formado por volta de 1775.

Desde já muito obrigado pela atenção,
Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Para o Jorge Mota

#228198 | jomimota | 02 mai 2009 17:03 | Em resposta a: #228186

Caro Pedro França,

Agradeço desde já a sua correcção, mas inferi os mesmos dados, da resposta que amavelmente me enviou e em que referia, sobre Joaquim José:

"Foi baptº em Pombalinho/Soure, a 10.01.1809/f. 67 e nasceu a 29.12.1808.
Era filho de António José da Mota e de Joaquina Rosa, da mesma freguesia e lugar."

Do exposto, supos que António José, seria também natural da freguesia de Pombalinho. Como aguardo proveniente do AUC, o respectivo assento de baptismo, ainda não tinha podido verificar. Pelos vistos vou ter que redireccionar as minhas pesquisas para Braga, o que ainda é mais dificil, quer pela distância, quer pelo facto de que os respectivos registos tardam em ficar em linha.

Aproveito para voltar a agradecer a sus disponibilidade.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#228204 | ANABESS | 02 mai 2009 17:56 | Em resposta a: #228177

Caro Pedro,

Antes de tudo, muito obrigado mais uma vez pela sua preciosa ajuda.

Enganei-me na data do André, não 1689 mas sim 1698, peço desculpa pelo erro.

Se precisar de algo de Chaves, disponha.

Obrigado
abraço
Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: pedido

#228262 | Pedro França | 03 mai 2009 01:19 | Em resposta a: #228189

Caro Edmundo:

Aguarde-me aqui, lá para 4ª ou 5ª Feira, 'tá?
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Teixeira

#228327 | paribas | 03 mai 2009 22:11 | Em resposta a: #227570

Caro Pedro

No infinito role de pedidos que deve ter, peço-lhe o renovado desejo de não esquecer este!

Cump.

RT

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Teixeira

#228763 | paribas | 08 mai 2009 21:06 | Em resposta a: #228327

Caro Pedro

Espero da sua parte obviamente um orçamento!

RT

Resposta

Link directo:

RE: pedido

#229454 | evieira | 15 mai 2009 18:23 | Em resposta a: #228262

Caro Pedro França

Chegou a encontrar alguma coisa? Se for preciso mais tempo, esperarei o que for necessário.

Agradeço a gentileza mais uma vez,
Cumprimentos
Edmundo

Resposta

Link directo:

RE: pedido

#229477 | Pedro França | 15 mai 2009 23:26 | Em resposta a: #229454

Caro Edmundo:

Sim, preciso de um tempito mais. Vou inserir o seu pedido na minha agenda para a semana que vem.
Esta semana que termina, já estava cheia.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Miguel Noutel

#231004 | mignoutel | 01 jun 2009 14:27 | Em resposta a: #226351

Caro Pedro França,

Ainda tem o mesmo mail? Enviei-lhe uma mensagem. Recebeu?

Abraço

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: pedido

#231229 | Pedro França | 03 jun 2009 23:16 | Em resposta a: #229454

Caro Edmundo:

Nicolau da Costa Preto de Magalhães era natural de Ourém, filho de Manuel Gomes da Costa Preto.
Frequentou Cânones tendo sido matriculado a: 01.10.171756 (Instituta) e a 01.10.1757/1758/1759/1760 e 1761.
Não localizei os actos e graus mas tudo indica que deverá ter saído bacharel formado.

Um abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: pedido

#231238 | evieira | 04 jun 2009 02:04 | Em resposta a: #231229

Caro Pedro França

Mais uma vez muito obrigado pela sua simpatia e disponibilidade. Tenha um bom resto de semana.

Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Para o Miguel Noutel

#231614 | Pedro França | 08 jun 2009 22:06 | Em resposta a: #231004

Caro Miguel:

Sim, o mail é o mesmo.
Peço-lhe desculpa por não ter podido responder-lhe há mais tempo...afazeres profissionais que, como já sabe...final de período e de ano lectivo...enfim.
Vou ver o que me pede com base na sua mensagem caída na minha caixa de correio.
Quanto a escrever artigos não, não fui eu que escrevi esse de que fala, até nem uso do pseudónimo "Pedro Pinto", embora pudesse fazê-lo mas, não me identifico com essa denominação.
Dê-me algum tempo, uma por outra semanita, tá?

Abraço.
Tudo de bom.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Jorge Mota

#231897 | jomimota | 14 jun 2009 23:15 | Em resposta a: #228186

Caro Pedro França,

Desculpe mais uma vez estar a incomodá-lo, mas não sei por onde procurar.

Tenho uma referência no óbito de Francisco José da Motta, prior de Pombalinho, que faleceu em 08-07-1830, (Pombalinho Livro Misto N.º2, fls 100v), que este fez testamento. Acontece que não sei por onde procurar, a localização do referido testamento, será que tem alguma pista?

Mais uma vez o meu muito obrigado.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Para o Jorge Mota

#231899 | Pedro França | 14 jun 2009 23:27 | Em resposta a: #231897

Caro Jorge:

Os testamentos são uma agulha em palheiro. Já pensou em localizá-lo nos notariais de Soure? É uma hipótese a explorar. Estão no AUC mas não on-line.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Jorge Mota

#231905 | jomimota | 15 jun 2009 00:26 | Em resposta a: #231899

Caro Pedro França,

Mais uma vez o meu muito obrigado.
Eu pensava que os testamentos estavam junto com os paroquiais. Pois pareceu-me, que já vi algumas paroquias em que um dos fundos disponíveis era precisamente os testamentos, talvez tenha feito confusão.
Quanto aos livros de notas, o mais lógico seria o tabelião do Rabaçal dada a proximidade e ligação familiar, mas de qualquer forma estas coisas às vezes de lógico nada têm.

De qualquer forma obrigado.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Para o Jorge Mota

#231915 | jomimota | 15 jun 2009 08:40 | Em resposta a: #231905

Caro Pedro França,

Verifiquei agora no Catalogo de Fundos do AUC, que o Rabaçal, tem como data extrema 1837, logo posterior ao falecimento. Pelo que sim a hipótese que avançou de Soure ou eventualmente Penela, são as mais viáveis.
Até 1836, Pombalinho foi concelho, não seria lógico ter Tabelião na altura? Eu sei que no catalogo do AUC não aparece.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Para o Jorge Mota

#232091 | jomimota | 17 jun 2009 08:47 | Em resposta a: #231899

Caro Pedro França

Será que lhe é possível dar uma vista de olhos no fundo notarial existente no AUC denominado "Coimbra (Lugares e Vilas)", com data extremas 1640-1837, onde estará arquivado o Tabelião de Pombalinho, porque sei que existiu até à extinção do concelho em 1837, dado que existem mercês a conceder o respectivo lugar disponíveis no TTOnline. E verificar se encontra o testamento do Padre Francisco José da Motta. Se me soubesse o ano e nome do Tabelião eu já poderia pedir uma cópia para os serviços, já que sem ele nada feito.
Estendo este meio pedido a qualquer outro confrade que tenha acesso ao AUC.

Mais uma vez o meu muito obrigado.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Para o Jorge Mota

#232103 | Pedro França | 17 jun 2009 13:18 | Em resposta a: #232091

Caro Jorge:

UI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O que me pede é um tanto incomportável.
Posso ver se existiu notariado em Pombalinho e de quando a quando se for caso disso mas mais não posso fazer. Tenho quase sempre a agenda cheia e com trabalhos orçamentados. O seu pedido corresponde a uma pesquisa que daria pano para mangas e talvez sem frutos à vista. É como procurar uma agulha num palheiro.
É que para os notariais, as escrituras e a natureza jurídica das mesmas, nada disso está inventariado. Eu teria de percorrer folha a folha do livro notarial à procura de uma hipotética escritura de testamento.
Se quiser apoio do AUC terá de encaminhar o pedido para o AUC, por mail, por exemplo.

Boa sorte.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Miguel Noutel

#232266 | mignoutel | 19 jun 2009 18:19 | Em resposta a: #231614

Caro Pedro,

Por favor, não me peça desculpa, apenas não sabia se tinha a mensagem tinha chegado a "bom porto".
Tem o tempo.
Obrigado

Abraço,
Miguel

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#378826 | Fabio Guimaraes | 18 mar 2017 23:38 | Em resposta a: #133631

Boa noite
Meu avô Antonio Lopes Ferreira, nasceu em Coimbra em 5/12/1887 .
Preciso muito da certidão de nascimento dele
Alguem poderia me ajudar?
Grato
Fabio

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#378832 | Pedro França | 19 mar 2017 00:48 | Em resposta a: #378826

Caro Fábio.

Este tópico foi inaugurado por mim faz tempo.
Como pretende fazer? Recorrer ao AUC ou como» Se pretende solicitar o meu apoio indico-lhe a título particular o meu e-mail:

pedrofrancapinarrobanetcabopontopt

Diga se lhe interessa ou não.
Abraço, boa sorte.
Pedro França

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#378837 | Fabio Guimaraes | 19 mar 2017 01:06 | Em resposta a: #133631

Boa noite
Meu avô eh Antonio Lopes Ferreira, nascido aos 5/12/1887,filho de Jose Lopes Ferreira e Henriqueta de Jesus, em Coimbra.
Preciso urgente da certidão de nascimento dele
Alguém poderia me ajudar?
Grato
Fabio
Obs: estas informacoes sao complementares a mensagem anterior.

fabioguimys@gmail.com

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#378838 | Fabio Guimaraes | 19 mar 2017 01:20 | Em resposta a: #378832

Caro Pedro

Podemos continuar pelo Forum ? Como se recorre ao AUC ?

Ha possibilidade da sua parte nos orientar ?

Grato
Fabio

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#378844 | Pedro França | 19 mar 2017 12:52 | Em resposta a: #378838

Caro Fábio.

Pode contactar o seguinte e-mail do AUC:

auc-geral@auc.uc.pt

Pode dirigir-se ao Sr. Diretor do AUC, expondo o assunto a que vem. Ele tratará de fazer a triagem e de o encaminhar para um técnico da instituição.

Boa sorte,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#378845 | LProjecto | 19 mar 2017 13:00 | Em resposta a: #378838

Caro Fábio,

Coimbra tem/ teve várias freguesias. Sabe em qual das freguesias o seu pai foi baptizado?

Cumprimentos,
LPC

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#378846 | LProjecto | 19 mar 2017 13:02 | Em resposta a: #378838

Caro Fábio,

Coimbra tem/ teve várias freguesias. Sabe em qual das freguesias o seu avô (na minha mensagem anterior, por lapso, escrevi pai no lugar de avô) foi baptizado?

Cumprimentos,
LPC

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#389395 | rebell | 20 fev 2018 00:42 | Em resposta a: #133631

Peço ajuda para obter o Assento de batismo/nascimento, ocorrido em 1885, de meu pai Jose da Costa Rebello, na Freguesia de São Pedro, Portugal, filho de Manoel da Costa Rebello e Rosa das Dores.

Agradeço e aguardo o obséquio da sua atenção.

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#389396 | amrr | 20 fev 2018 00:48 | Em resposta a: #389395

Caro(a) "rebell",
Qual foi o concelho (município) de nascimento do seu pai?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#403990 | cesarmaluf | 11 jun 2018 19:40 | Em resposta a: #133631

Peço, encarecidamente, ajuda para encontrar a certidão de nascimento do meu Bisavô
Nome: Augusto Ferreira
Pai: Francisco Malta
Mãe: Emilia Ferreira
Data de Nascimento: 22 de Abril de 1888
Freguesia: Coimbra->Penacova->Oliveira do Mondego (Antigamente chama-se Oliveira do Conhedo)

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#403992 | chartri | 11 jun 2018 19:46 | Em resposta a: #403990

Os livros estão on-lene... veja em : https://tombo.pt/f/pcv07

nomeadamente em https://tombo.pt/f/pcv07

ou http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=42742&FileID=673580

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#407176 | arruda1973@hotmail. | 05 set 2018 06:09 | Em resposta a: #133631

Boa noite senhores(as). Meu nome é Fabio Rogerio e estou em busca da CERTIDAO DE NASCIMENTO do meu bisavô
Segue os dados :FRANCISCO DE SOUZA FERREIRA
Nascimento: PENACOVA - Portugal
nascimento: 1879 (segundo a certidao de óbito)
Filho de : Joaquim Maria e Antonia de Jesus

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#407183 | amrr | 05 set 2018 10:51 | Em resposta a: #407176

Caro Fábio,

O que pretende é o registo de baptismo do seu avô, pois à data ainda não existia registo civil obrigatório.
Penacova é um concelho do distrito de Coimbra, logo deve procurar nos livros de registo paroquial do Arquivo da Universidade de Coimbra que, para este distrito, exerce o papel de Arquivo Distrital.
Como ajuda, sugiro que use o indexador tombo.pt:

https://tombo.pt/m/pcv

Este link já aponta para o concelho de Penacova. Agora é só selecionar a freguesia pretendida e consultar online o livro de registo de baptismo para o período em causa.

Com os melhores cumprimentos,
Arlindo rodrigues

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#407190 | saintclair | 05 set 2018 15:54 | Em resposta a: #407183

https://pt.wikipedia.org/wiki/Penacova

Resposta

Link directo:

Best Shop Dumps Online 2018 - Sell Dumps Good Fresh 99%

#407200 | vannymorgan4 | 05 set 2018 21:33 | Em resposta a: #133631

BOOKING FLIGHT TICKETS AND I PAY ALL BILLS CONTACT ME FAST FOR DEAL


Email :kumasikamassi@gmail.com

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#422316 | rebell | 05 mar 2020 15:05 | Em resposta a: #389396

Caro Arlindo Rodrigues (amrr),

Voltando ao assunto ainda pendente e pedindo escusas pela demora na minha resposta, informo:
Concelho de Vila Real foi onde meu pai nasceu e batizado na Igreja local, de Vila Real.

Com agradecimento, envio meus cumprimentos.

Jose Antonio Rebello (rebell)

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#441328 | ELIANEGOMES65 | 07 jun 2022 21:28 | Em resposta a: #133631

boa noite a todos.

ESTOU AJUDANDO UMA AMIGA A ENCONTRAR O BISAVOS DELA, COMO ESTE SITE ME AJUDOU A ENCONTRAR TODA MINHA FAMILIA , E HOJE VIVO EM PORTUGAL GRACAS A DEUS, VENHO AQUI SOLICITAR AJUDA PARA ELA.

Ela busca POR.

CESALTINO ANTUNES DE CARVALHO
NASC. 14.07.1900
PAI. ADELINO ANTUNES DE CARVALHO
MAE. MARIA CLOTILDES
FREGUESIA DE. Lousã
NATURAL DO DISTRITO DE COIMBRA.

UM ABRACO A TODOS E ESTEJA COM DEUS

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Coimbra

#441331 | mila1000 | 08 jun 2022 10:11 | Em resposta a: #133631

Eliane,

Bom dia.

Cesaltino
Batismo 131 em 01 de Setembro de 1901
Tem casamento averbado realizado em Santos. Penso que algum familiar tenha feito isso em 2016...
Imagens 67/68
https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=38947&FileID=970002


Boa sorte.

Mila

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 23:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen