Isto é verdadeiro?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Isto é verdadeiro?

#133773 | joão pombo | 11 nov 2006 19:39

Caros Amigos,

Retirei da net este texto, supostamente uma carta de Pina Manique, antes de ser promovido a Intendente Geral do Reino, ao Duque de Cadaval, Corregedor Mor do Reino e, presumo, então seu superior:
Sabem se é verdadeira?

"Exmo. Sr. Duque de Cadaval:

Se meu nascimento, embora humilde, mas tão digno e honrado como o da mais alta nobreza, me coloca em circunstância de V. Excia. me tratar por TU,
- Caguei para mim que nada valho.

Se o alto cargo que exerço, de Corregedor da Justiça do Reino em Santarém, permite a V. Excia., Corregedor Mor da Justiça do Reino, tratar-me acintosamente por TU,
- Caguei para o cargo.

Mas, se nem uma nem outra coisa consente semelhante linguagem, peço a V. Excia. que me informe com brevidade sobre estas particularidades, pois quero saber ao certo se
- devo ou não Cagar para V. Excia.

Santarém, 22 de outubro de 1795
PINA MANIQUE
Corregedor de Santarém " (sic)

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Isto é verdadeiro?

#133776 | jbarroca | 11 nov 2006 20:02 | Em resposta a: #133773

Caro João Pombo,

desculpe não responder à sua questão, mas tenho que comentar que se não for verdadeiro, não deixa de ser absolutamente hilariante!!

Um abraço

Joao

Resposta

Link directo:

RE: Isto é verdadeiro?

#133778 | Mavasc | 11 nov 2006 20:11 | Em resposta a: #133773

Caro João Pombo

Poupe-me! É impossível! Mas vou saber!

Um abraço

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Isto é verdadeiro?

#133783 | set1405 | 11 nov 2006 21:26 | Em resposta a: #133773

Caros confrades
já agora, por tirar da net, gostaria de partilhar a informação que segue, relativa a Pina Manique, também de lá tirada

Q
Saiu mesmo um pouco das suas atribuições no seu ardor pelos melhoramentos, dirigiu para o Alentejo tanto quanto podia os colonos que já então se encaminhavam de preferência para o Brasil. Mandou vir dos Açores 450 famílias, compreendendo 2.033 pessoas de ambos os sexos, que estabeleceu em Setúbal, Ourique, Beja, Évora e Portalegre, dando-lhes instrumentos de agricultura, e distribuindo-lhes terras.
Unq

Eventualmente esta será uma das razões que muitos procuramos para justificar a presença de pessoas de famílias açorianas existentes em assentos aqui no continente que já tivemos a oportunidade de ver.
Cumprimentos
Ricardo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Isto é verdadeiro?

#133785 | joão pombo | 11 nov 2006 21:42 | Em resposta a: #133776

Caros Amigos,

Retirei este divertido texto de uma espécie de blogue, o que me leva a presumir seja verdadeiro.
Quem se lembraria de inventar uma coisa destas? É certo que Pina Manique é uma importante figura da nossa História, mas mesmo assim...
Mas o que gostava era de saber a reacção do Duque de Cadaval a esta missiva de tão impertinente subordinado...
O texto é muito divertido, revelando - a ser verdadeiro - uma faceta do Intendente que não conhecia, habituado a imaginá-lo sempre muito sério, circunspecto e carrancudo.
Confesso que não sabia que o verbo "cagar" (perdoem-me, Maria Benedita e mais Senhoras presentes) já era usado à época e sobretudo naquele contexto. De facto, há coisas que não mudam.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Isto é verdadeiro?

#133786 | joão pombo | 11 nov 2006 21:48 | Em resposta a: #133785

Em tempo:

Parece que é mesmo verdadeiro, constando de uma "cópia autêntica da carta existente na Biblioteca Nacional de Lisboa dirigida por Pina Manique, Corregedor de Santarém (e futuro Intendente de Polícia do Marquês de Pombal), ao Duque de Cadaval, Corregedor-Mor da Justiça do Reino" (sic).
Fonte: Internet

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 20:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen