Familia Raposo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Raposo

#134 | Lucia Raposo | 17 set 2000 14:20

Se alguém souber alguma informação sobre este 'nome', agradeço o seu envio.
Obrigada
Lucia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#137 | domconde | 17 set 2000 23:39 | Em resposta a: #134

Sou Francisco Lage Raposo Braz Teixeira, no meu site www.geocities.com/heartland/village/5807 vai encontrar uma matilha de Raposos, que vieram de Fermentelos, Aveiro, atacar Lisboa.

Até Breve

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#3501 | MABEL | 19 abr 2001 19:07 | Em resposta a: #134

existe uma família raposo oriunda da zona da Beira Baixa, mais concretamente Rosmaninhal concelho de Idanha-a-Nova.
Cumprimentos
A. Adónis

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#8210 | Jorge_Raposo | 24 ago 2001 16:54 | Em resposta a: #134

Também do concelho de Idanha-a-Nova, mas na vila de S.Miguel d'Acha, existe uma família Raposo. Tanto o meu avô como o meu bisavô chamavam-se António Gomes Raposo, e que eu saiba nasceram lá os dois.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#9076 | Luna | 13 set 2001 17:08 | Em resposta a: #134

O meu nome é Filomena Raposo e o meu avô, João da Silva Raposo é natural de Vila do Conde, onde reside a maior parte da família

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#9097 | Ortigão | 14 set 2001 00:02 | Em resposta a: #134

E temos também a familia Raposo Magalhães, recentemente televisionada enquanto se espetavam touros em Coruche. São oriundos da região centro litoral, e são grandes industriais vidraceiros na Marinha Grande... muito abastados, e de grande importância na sua terra e resto de Portugal. Já mereciam um estudo aprofundado... fica o repto.
Há uma árvore publicada de um Nuno (Raposo)Magalhães de Castro Caldas nos "Costados" do Gonçalo Castelo Melhor.

melhores cumprimentos,
Rodrigo Ortigão de Oliveira
* ortigao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#9118 | Rui Portugal | 14 set 2001 13:32 | Em resposta a: #9097

Conheço duas famílias Raposo:
Os Ribeiro Raposo de Coruche, aliados aos Sanches de Morais, Pintos da França, Marques Vidal de Coimbra.

Outros Raposo são da Covilhã e aliaram-se aos Neves Carneiro do Fundão e Rolão Preto da Soalheira.
Cumprimentos
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#9119 | MSS1 | 14 set 2001 13:45 | Em resposta a: #134

Tenho conhecimento de uma família Raposo do Algarve, que em finais do Séc. XVII viveu em Lagoa.

MSS

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#9141 | magalp | 14 set 2001 21:21 | Em resposta a: #9097

Caro Rodrigo

Neste caso da jovem Filomena não terá antepassados vidraceiros, outrossim de cristais, finíssimos e biselados, de acordo com os muitos encantos desta princesinha do Ave...

Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#9147 | rafael mião | 14 set 2001 23:08 | Em resposta a: #9119

E também os-Bentes Raposo-de Albufeira(~refiro de memória)com larga e ilustre parentela.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#9160 | MSS1 | 15 set 2001 11:51 | Em resposta a: #9147

Caro Rafael Carvalho,

Bem me parecia que falando de gente algarvia ia ter o grato gosto de voltar a dialogar consigo.
Sobre esses Bentes Raposo, pode-me dar qualquer informação, ou indicar-me caminhos para a obter?
Um abraço,

Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#9212 | rafael mião | 16 set 2001 17:31 | Em resposta a: #9160

Caro Marcos Soromenho
Foi com agrado que vi a sua mensagem,pois há muito tempo que não dava notícias.
Sobre -Bentes Raposo e Raposos Mexias tenho uns apontamentos sobre tais famílias ,mas como se trata de um trabalho que poderá vir a ser publicado pelo autor do mesmo,não psso divulgar.Apenas que estão ligados a Nettos,Botos,Cabritas(Cabritas de Sousa,Nunes Cabrita,Martins Cabrita,de meus avós ),Freires de Andrade,Bentes,obviamente;Adães ou Adains,(Afonso Santos e Negrões/Negreiros de meus avós),Vieiras ,Alistões e a muitos outros desde Albufeira,Portimão,Porches,Silves,etc.
´ O meu 7.º avô Cap.ão Afonso Alvares Mião(Myam,na grafia mais antiga)casou três vezes: a 1.ª com Isabel de Mesquita,de Albufeira,a 2.ª com Catarina dos Santos,daí e a 3.ª com Francisca(ou Maria de Sequeyra)que era filha dos meus avós Francisco Dias de Sequeira e de Maria Gonçalves((dos Gonçalves Meão,nobres do Algoz)estes meus avós viviam no Paço,que foi quinta solarenga,nos arredores do Algoz e hoje,felizmente restaurada por pessoas da família.Destas duas últimas que descendo ;e Catarina dos Santos devé ser filha de Bartolomeu Afonso Santos casado com Maria Adains sendo esta filha do cap.ão ~João Bentes Raposo e de Maria Adains que figuram numa carta de armas do cap.ão Filipe Alistão,pois são avós dele e reproduzida no livro:O Algarve-da Antiguidade aos nossos dias-de Maria da GRAça Maia Marques- (que coordenou)ed. Colibri,mas de vários colaboradores.Todavia,caro Marcos Soromenho preciso de mais dados concretos sobre isto ,porque gostava de desenvolver estes ramos e poder confirmar com exactidão,porque não basta dizer e sabermos de certeza temos também de comprovar.
Agradeço-lhe eventuais achegas ou de outros confrades do Forum
que queiram colaborar.
Há dias enviei-lhe um mail,porque não encontro os apontamentos dos s/n -Sousas,de Loulé,Dias de Sousa ,Ataides Netto,etc e também dos -Soromenhos algarvios,eu tenho é sobre Galegos Soromenhos alguma coisa,pouca,mas útil.
Um abraço
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#9215 | MSS1 | 16 set 2001 19:14 | Em resposta a: #9212

Caro Rafael Carvalho,

Mais uma vez lhe agradeço as informações que me envia.
Recebi o seu e-mail a pedir os elementos de Sousas, mas só amanhã é que vejo, no escritório, se guardei cópia do e-mail que em tempos lhe enviei sobre o assunto (creio que sim).

Já agora, sobre estes Raposo, quem é que é o Autor do trabalho que o Rafael Carvalho refere que está a ser feito? Era útil para mim sabê-lo, e talvez para ele também.
Amanhã darei mais notícias, mas sobre outros "nossos" tópicos.

Um forte abraço,

Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#15904 | andremo | 17 jan 2002 01:10 | Em resposta a: #9118

Há tb uns raposos, em nelas!!perto de viseu, aliados aos pintos da frança.
Se isto ajuda...mesmo assim é uma familia grande onde têm uma casa grande que acho que pertencia memso á familia!
um abraço
André Mergulhão O

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#24859 | rita18 | 27 jul 2002 07:47 | Em resposta a: #9212

Caros Rafael Carvalho e Marcos Soromenho

Parece haver, mais uma vez, alguma coincidência entre os nomes de familias do Algarve e de Sesimbra:
Maria da Conceição Perpétua de Carvalho Raposo
(n. em Sesimbra, Santiago, 20.4.1806; c. na mm. freg. a 28.2.1829 com José Maria Soares de Barbosa Martins)
filha de : Joaquim de Carvalho e Maria Perpétua Narcisa Raposo da Costa (c. em Sesimbra, Santiago, 7.8.1803), esta última filha de:
José Rodrigues Raposo (já falecido em 1822) e Maria Margarida da Costa.
Talvez tenha interesse para algum dos participantes:
Padrinhos de Baptismo de Mª da Conceição Perpétua - João Baptista de Mello, por proc. a José Joaquim Palmela
Padrinhos do seu casamento com José Maria - José Antº de Carvalho e Capitão José Calisto Farto
Por agora é o que tenho.
Renovo a questão acerca da obra sobre Raposo's referida: Já saiu? Se sim, quais as referências?
Melhores cumprimentos
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#24869 | orgc | 27 jul 2002 14:49 | Em resposta a: #24859

Cara Rita
Agradeço a sua informação;porque embora não encontre nela nada que se relacione com os meus,é deveras gratificante o empenho e atenção que teve em enviar tal informação,que também pode ser útil a outros confrades.Sobre a tal obra só por mail lha indicarei.Todavia,houve um Domingos Farto(e pelo apelido mostra ter tido bastante fartura),que salvo confusão minha,pois cito de cor,aparece na Monografia de Loulé,de Ataíde de Oliveira.
bdodegusmao@mail.telepac.pt
Cordiais cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#24872 | rita18 | 27 jul 2002 17:07 | Em resposta a: #24869

Caro Rafael

Então aqui vai mais uma informação (retirada do Dicionário histórico disponível na net - não posso dizer mais nada pois não?):

" Farto (António Joaquim).
n.
f. 21 de Outubro de 1856.

Director da Escola Médica de Lisboa; cirurgião e lente do hospital de S. José, cirurgião-mor do reino e da Real Câmara, comendador da ordem de Cristo com honras de fidalgo da Casa Real, etc. Fal. em 21 de Outubro de 1856.

Em 1797 foi nomeado ajudante das enfermarias do hospital, e em 1805 fiscal do banco; em 13 de Março de 1808 foi admitido para cirurgião, indo fazer serviço em 1810 na enfermaria dos sifilíticos. A 11 de Novembro de 1817 começou a reger interinamente a cadeira de operações, de que ficou efectivo em 1822, sucedendo a António de Almeida. Também regeu em 1818 a cadeira de obstetrícia, e em 1822 a de anatomia. Foi director da Escola Medica de 1 de Janeiro de 1830, até à data do seu falecimento. Foi António Joaquim Farto o cirurgião que modificou em Portugal a agulha de Scarpa, alguns anos antes do medico francês Dupuytren fazer idêntica modificação em França."

Estou interessada em Farto's pois na minha ascendência também existe uma senhora com esse sobrenome (que ainda não percebi de onde vem, pois não consta dos nomes dos pais).
Camilo Castelo Branco (pela via materna, de Sesimbra) também tem vários Farto's na sua ascendência (que já constam da base do Genea).
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#24876 | orgc | 27 jul 2002 22:49 | Em resposta a: #24872

Cara Rita
De muito interesse a sua informação,que retribuo com outra:

(transcrevo)-da Monografia de Loulè-de Ataíde de Oliveira-pág.79-ed.Algarve em Foco.

"Há nesta vila,freguesia de São Clemente,uma rua chamada Martim Farto.Era certamente algum potentado.Faleceu em 1588,e nos livros de registo dos nascimentos daquelles tempos figura aquele cidadão como padrinho de quasi todas as crianças,que se batizaram naquela época."
Na informação que me enviou,há pouco,diz-me :"......-não posso dizer mais nada pois não ?):
Pode,e fico satisfeito por isso.
Os meus agradecimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#24877 | rita18 | 28 jul 2002 10:10 | Em resposta a: #24876

Caro Rafael

Muito obrigada por esta informação, e por mais de que uma razão, como passo a explicar:

Acontece, com uma pessoa de outro ramo dos meus antepassados e noutro local completamente diferente e de menor dimensão, algo semelhante ao que refere a respeito de Martim Farto: quando consultei os livros de assento da segunda metade século XVIII, também encontrei a sua assinatura em quase todos os assentos de baptismo.
Coloquei a hipótese de tal se dever eventualmente ao facto de ele ser a única pessoa, para além do pároco, a saber escrever.
É certo que, se tencionava ir à B.N. consultar monografias e memórias paroquiais da zona, agora vou mesmo antecipar essa visita - fiquei curiosa.
A respeito do "não posso dizer mais nada..." referia-me à referência da fonte do artigo que transcrevia - um site, que não é permitido pelas regras deste fórum.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#24879 | orgc | 28 jul 2002 11:52 | Em resposta a: #24877

Cara Rita
Fez bem em avisar-me acerca de um princípio deste Forum.Como,às vezes,me distraio,na melhor boa fé,poderia infrigir tal regra.
Boas pesquisas com bons resultados.E um bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#24880 | orgc | 28 jul 2002 12:03 | Em resposta a: #24879

Lapso ortográfico-infringir-e não como escrevi.
Gosto de corrigir logo os meus erros,ortográficos ou outros,quando dou por eles.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#98958 | treze | 31 ago 2005 14:44 | Em resposta a: #24880

Eu também tenho Raposo no nome, vem de S. Miguel nos Açores por parte da minha avó, Jesuína Pereira Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#150034 | patriciarap | 25 mar 2007 19:25 | Em resposta a: #134

Olá,
O meu nome é Patricia Raposo... o nome vem da minha avó paterna, qu nasceu em Relíquias (alentejo) e formou família na zona do Cercal do Alentejo, Santiago do Cacém, sines. Comecei a minha pesquisa à pouco, por isso não consigo ainda recuar mais no tempo, mas se houver alguém que me possa dar mais umas "luzes" sobre esta família, agradecia
Patricia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#150098 | suzy gama | 26 mar 2007 20:36 | Em resposta a: #134

Caros confrades

Tenho tambem antepassados Raposo em Loulé:

1- Francisco de Sousa Raposo, dos Monteiros c. 1781 com Joana Maria

2- António Raposo c. 1746 com
3- Isabel de Sousa
4- António Raposo c.c Catarina Rodrigues

1- Maria Raposa, da Cabeça de Câmara c. 1680 com Domingos de Sousa
2- Sebastião Raposo c.c Catarina Rodrigues

Cumprimentos
Susana Rilhó Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#180504 | lordhawk | 15 jan 2008 12:49 | Em resposta a: #8210

ola sou da familia raposo do ramo do alentejo gostaria de saber se tambem ha relacionamento com a familia de idanha
meus avos e bisavos sao naturais de cercal do alentejo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#216916 | ah | 31 dez 2008 16:57 | Em resposta a: #150034

Boa tarde Patricia,

Procurando informação sobre Raposos reparei nesta sua mensagem. Eventualmente terá já avançado nas suas pesquisas desde que aqui a deixou e embora não tenha muito a acrescentar partilho aqui o pouco que ainda conheço, a partir do meu bisavô também estes de Santiago do Cacém, Sines.

José Mendes Raposo, n. 2/4/1864 freg. S. Salvador c.c. Maria Antónia dos Reis Maia
filho de
Domingos Raposo Violante, n em S. Marcos. Casou com Maria Antónia, também nascida em S. Salvador.
filho de
José Sebastião e Violante Rita

Votos de um bom ano novo.

Alexandra Henrique

Resposta

Link directo:

Familia Raposo

#252789 | fernandaraposo | 06 abr 2010 22:39 | Em resposta a: #134

Boa noite
inscrevi-me hoje neste forúm com a intenção de descobrir mais sobre o meu sobrenome.
Pertenço á família Raposo, oriunda do Tortosendo, freguesia do concelho da Covilhã.
o meu pai chama-se José Manuel Jesus Raposo, o meu avô josé raposo e o meu bisâvo Manuel Raposo, todos eles naturais da Covilhã, freguesia do Tortosendo.
Quem tiver alguma informação agradecia saber.
obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#305254 | Rayana Raposo | 08 mai 2012 00:25 | Em resposta a: #9076

SOu Rayana Alexa Martins Raposo, sou filha de Alvaro Angelo de Coutinho Raposo, e neta de Alvaro da Silva Raposo de Vila do Conde. Gostaria de entrar em contado com você, talvez possa ser minha prima......Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#305422 | Janeca8 | 09 mai 2012 15:19 | Em resposta a: #150034

Olá Patricia,por acaso o nome de sua mãe não é Fátima? É que eu tenho familia em Sines, pois o meu pai e tios nasceram aí, e uma prima onde eu costumava ficar qd ia aí passar férias quando casou foi com um senhor de apelido Raposo... não me recordo ao certo do primeiro nome. O pai dela chama-se Jorge Miguel e a mãe Francisca. Se não for esta a sua familia será que os conhece? Gostaria de saber porque perdi o contacto com eles e nunca mais falamos, da ultima vez que estive em Sines não os consegui encontrar.
Obrigado e agradeço qualquer informação

Maria João Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#317561 | clarinda raposo | 20 nov 2012 18:41 | Em resposta a: #134

Boa noite,

Tenho o apelido Raposo, com origem na Covilhã, pelo lado do meu avo paterno que se chamava Romualdo Lopes Raposo mas não conheço ninguém desse meu lado familiar e lembrei-me que talvez aqui no forum pudesse obter alguma informação sobre os meus antepassados familiares.
Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#317597 | Alves dos Santos | 21 nov 2012 10:44 | Em resposta a: #134

Cara Lucia,

Tenho registo de um José dos Santos Raposo, de Fanzeres (Gondomar) nascido em finais do séc. XVII e que viria a ter descendência na Foz do Sousa (Gondomar).

Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#317618 | MABF | 21 nov 2012 16:58 | Em resposta a: #98958

Boa tarde
Gostava de saber se tem alguma informação sobre a sua avò Raposo de S. Miguel e de onde era a sua avó oriunda. O meu avô materno era Raposo e nascido na Ribeira Grande, tenho já alguns dados pesquizados sobre ele, mas tinha interesse em saber a origem do nome.
Com os melhores cumprimentos
Maria Adriana Bettencourt Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#323459 | ORDEPRAPOSO | 19 fev 2013 13:17 | Em resposta a: #9118

O ramo Ribeiro Raposo, dá origem aos Pinto da França Raposo, Raposo Sá Fernandes, Raposo Marques Vidal e também aos descendentes de José Maria Raposo e de António pedro Raposo.

Tem a origem deste ramo por casamento de Carlos Raposo com Maria da Conceição Ribeiro Telles.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#323480 | MariaDavid | 19 fev 2013 16:52 | Em resposta a: #252789

Cara Fernanda Raposo

Escrevo para lhe dizer que, quando tiver a sua árvore mais avançada, entre em contacto comigo. Tenho Raposos da Covilhã nos meados de 1600. Como vê, é uma era recuada em relação à época que procura, neste momento. Há uma forte probabilidade de poderem os seus vir a entroncar nos meus. Sendo assim, posso dar-lhe as informações que precisar, já que do meu lado as pesquisas dos meus Raposos estão feitas.

Sucesso nas suas pesquisas.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#323481 | JRaposo | 19 fev 2013 17:04 | Em resposta a: #252789

boa tarde alguem sabe dizer algo sobre frederico de paiva raposo casado com maria gestrudes magna coelho raposo ela das caldas estava no rio de janeiro em 1943 obrigados a p raposo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#323577 | Limão | 21 fev 2013 01:00 | Em resposta a: #323480

Cara Fernanda Raposo,

Não sei se os "Raposos", vieram de Espanha, estes são filhos de uma Senhora Espanhola:

D. João Afonso Telo de Meneses, 2º Senhor de Albuquerque, n.c. de 1225-1268), casou com: Dª Elvira Gonçalves de Girón, Espanha. e tiveram:
D. Gonçalo Anes Raposo, n.c. 1250, casou com Dª Urraca Fernandes de Lima, n.c. 1250.
Tiveram:
D. Afonso Martins Teles Raposo, n.c. 1280, casou com Dª Berengária Lourenço de Valadares, n.c. 1280.
Tiveram:
D. João Afonso Telo de Meneses, n.c.1310, 1º Conde de Ourém, 4º Conde de Barcelos, casou com Dª Guiomar Lopes Pacheco, dos Senhores de Ferreira de Aves, (Torre de Lamas), Sátâo. etc, segue depois até á minha geração.

Estes meus avós "Raposos", são descendentes de D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal. (Tetranetos). Em linha directa.
Podem ser úteis para fazer a ligação aos demais.
Muitos cumprimentos,

A. Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#323689 | Pedro França | 22 fev 2013 01:17 | Em resposta a: #134

Oi, pessoal:

Enfim, esta resposta tanto pode seguir aqui como no tópico sobre famílias de Montemor-o-Velho.
Ora, os meus "Raposos" são de Ribeira dos Moinhos, freguesia da Alcáçova/Montemor-o-Vº; descendo de um Jorge Rodrigues Raposo e de uma Maria Francisca, daquele lugar, pais de um António Rodrigues Raposo, batizado a 18.06.1618, casado que foi com Catarina Simões, da Granja do Ulmº, de quem descendo.

Fico a aguardar.
Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#323728 | MariaDavid | 22 fev 2013 12:25 | Em resposta a: #323689

Caro Pedro França

Faz tempo que não entro em contacto consigo. À boleia da sua resposta a este tópico, aproveito para lhe dizer que encontrei referências a uns "França" num processo do TSO relacionado com a minha gente em Livorno: "...sobre os mais assíduos aos serviços religiosos, acrescenta “eram muito cumpridores os Daniel França e Jacob França ...". Informação declarada em 1670.

Se precisar destas informações, diga, terei todo o gosto em lhe enviar.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#323763 | peninha | 22 fev 2013 18:09 | Em resposta a: #323689

Caro Pedro França

Pelo menos, desde a 1.ª metade do séc. 16 houve em Benavente uma família França. Família esta, que não obtante o nome, é tida com procedente de Inglaterra.

Na Base de Dados do Geneall, constam alguns membros desta família. Refiro-me, por exemplo, a Bernardo de França, filho de Martim da França e de Maria de Barros, que casou com Maria de Matos.

Faleceu Bernardo de França em 11.11.1692, e foi sepultado na Igreja da Misericórdia de Benavente.

Têm notícia de alguma ligação entre estes França, de Banavente, e os seus ?

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#324003 | Pedro França | 24 fev 2013 23:08 | Em resposta a: #323763

Caríssimo:

Os França de onde procedo têm sua base na vila de Gavião, distrito de Portalegre. Andando pelo séc. XVIII adentro, continuo a vê-los no Gavião e nada fora disso. Desconheço-lhes outras origens.
De toda a maneira, obrigado.

Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo - para a Maria David

#324007 | Pedro França | 24 fev 2013 23:15 | Em resposta a: #323728

Olá, Maria:

Nada sei sobre eses "França"; apenas sei que os meus têm seus alicerces na vila do Gavião, distrito de Portalegre indo além do séc. XVIII. Depois, as origens perdem-se no tempo e nos documentos.
De toda a maneira, obrigado pelo interesse e colaboração.

Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo - para a Maria David

#324649 | peninha | 04 mar 2013 15:20 | Em resposta a: #324007

Caro Pedro França

Estive a rever tópicos em que eu tinha participado.

No tópico Família Mergulhão reparei que também pertence à mesma.

Pode ser que estejamos apenas perante uma confluência de coincidências entre Raposos, Mergulhões e Franças. Mas, a verdade é que eu mais intrigado fiquei … E, seja como for, o assunto não deixa de ser interessante.

O Padre António Carvalho da Costa, na Coreografia Portuguesa, ao abordar da Vila de Benavente, página 608 v.º a 612 v.º, na edição de Lisboa, da oficina de Valentim da Costa Deslandes, do ano de 1708, refere que os Raposos e Mergulhões eram as famílias mais antigas de que tinha notícia na residência desta Vila.

E, o mesmo, ao abordar os França (da Vila de Benavente) refere “procedem de Inglaterra não obstante o apelido”.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo - para a Maria David

#324652 | peninha | 04 mar 2013 16:23 | Em resposta a: #324007

Caro Pedro França

Depois de hoje lhe ter enviado a anterior mensagem, ocorreu-me perguntar se também tem alguém de família Vieira ?

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo - para a Maria David

#324895 | Pedro França | 07 mar 2013 10:33 | Em resposta a: #324652

Car]issimo>

N\ao, por acaso nao tenho, nem de perto nem de longe. / Este pc do AUC esta desconfigurado e erra todos os sinais graficos/.

Abra;o,
Pedro Franca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#325755 | Ricercadore | 19 mar 2013 22:01 | Em resposta a: #317561

Que estranho !! meu nome é Francisco Carlos Raposo Braz e minha familia do lado da minha mãe està na Capinha, uma aldeia entre a Covilhã e o Fundão. Como e possivel meu nome ser similar ao seu ??? Meu pai era Algarvio. (Desculpe pelo meu portugues mas sou filho de imigrante e nasci em França ) :)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Raposo

#325757 | Ricercadore | 19 mar 2013 22:15 | Em resposta a: #134

Cara Lucia,
Jà respondi a uma mensagem neste topico. Sou Francisco Carlos Raposo Braz. Minha mãe, Antonia Gregorio Raposo ten origem na localidade da Capinha distrito de Castelo Branco, conselho do Fundão. Não sei nada da minha familia porque vivo em França onde meus pais imigraram. Se algem podesse me dar algumas informações, agradecia-o muito.

Carlos

Resposta

Link directo:

Familia Raposo

#354150 | Paulo Henriques | 27 jan 2015 12:52 | Em resposta a: #317561

Viva, o meu bisavô sei que era Romualdo Raposo. Era da Covilhã e pertencia aos raposos das fábricas de tecidos. Será que tem algo a ver?

Resposta

Link directo:

Familia Raposo

#360030 | clarinda raposo | 28 jul 2015 18:54 | Em resposta a: #354150

Boa tarde Paulo,
O nome Romualdo não é de todo usual e a particularidade dos dois nomes serem os mesmos é realmente bastante coincidência:)
Para além disso também a família tinha fábrica.
Sabe se o seu bisavô Romualdo viveu sempre na Covilhã?

Resposta

Link directo:

Familia Raposo

#364341 | raposoneto23 | 15 dez 2015 10:22 | Em resposta a: #134

Me chamo João Francisco Raposo Neto; meu pai José Francisco Raposo; meu Avô, João Francisco Raposo e ele era Português natural da Freguesia de Pila Bretanha, Ilha de São Miguel, Concelho de Ponta Delgada, Açores. Meu avô veio de Portugal para o Brasil em 1934 chegando em Santos.

Os pais de meu avô se chamavam: José Francisco Raposo
E Maria Angelina;

Se alguém souber de alguma notícia, de algum parente na ilha de São Miguel ou em outra localidade, favor entrar em contato pelo e-mail: joaoraposo23@hotmail.com.

Grato,

Att.

João Raposo

Resposta

Link directo:

Familia Raposo

#366014 | Paulo Henriques | 10 fev 2016 22:46 | Em resposta a: #360030

Boa noite, pelo que sei ele chegou a andar por Lisboa quando era novo. A minha família é de Pedrogao grande. O meu avô, filho desse senhor ja faleceu, mas tenho uma tia que é irmã do meu avo que esta viva.
Gostava de saber mais acerca da sua família, porque pelo que sei ele não era pera doce.
Quase de certeza que estamos a falar da mesma pessoa...
Aqui fica o meu mail para trocar mos umas ideias.
Merl1n.henriques@gmail.com
Cumprimentos,
Paulo Henriques

Resposta

Link directo:

Familia Raposo

#366016 | Paulo Henriques | 10 fev 2016 23:05 | Em resposta a: #360030

Boas novamente, sim o meu bisavô tinha mesmo esse nome. Quando digo o nome, digo os 3 nomes que tinha dito.

Resposta

Link directo:

Familia Raposo

#406773 | vinipoars | 24 ago 2018 09:30 | Em resposta a: #134

Tenho antepassados Raposos em Avis, nos séculos XVII e XVIII. Alguns ramos parecem também se localizar em Beja.

Resposta

Link directo:

Familia Raposo

#407384 | Mar2006 | 11 set 2018 08:20 | Em resposta a: #354150

Tenho na minha árvore um António José Raposo que era o dono da Fabrica Velha na Covilhã. Casado com Dona Antónia Joaquina de Castro em 1/11/1789. Era natural do Fundão, filho de Jerónimo José Raposo, onde nasceu aos 25/12/1760. Será que há ligação com os dados que possui?
Melhores cumprimentos
Mar2006

Resposta

Link directo:

Familia Raposo

#425737 | krt_uk | 18 jul 2020 00:30 | Em resposta a: #134

Alguem da Familia Raposo, Reposa, Raposa ja fez exame Y-DNA do BigY ou sabe qual seu haplogrupo?

Resposta

Link directo:

Familia Raposo

#441052 | fox.cindy | 17 mai 2022 22:05 | Em resposta a: #406773

A minha familia Raposo consigo verificar que viveu em Sousel / Cano o meu avô chamava-se Joao Ignacio Raposo, o seu pai Joaquim Jose Raposo e seu avô Paulo João Raposo,
Até 1830 parece que a familia esteve sempre nesta zona do alentejo. Alguém conhece ou pretende mais informações ?

Resposta

Link directo:

Familia Raposo

#441054 | fox.cindy | 17 mai 2022 22:08 | Em resposta a: #406773

Essa sua familia deslocou-se para sousel / Cano? porque numa altura sousel pertencia a Portalegre) Avis
Tenho o lado da familia do meu pai cuja origem é por ai, disponivel para partilhar informaç~~ao

Resposta

Link directo:

Familia Raposo

#441120 | fox.cindy | 24 mai 2022 15:18 | Em resposta a: #441054

Muito obrigada pela sua nota.
É possivel que se tenham deslocado de Avis ou Portalegre, como refere na altura sousel e cano pertenciam a Avis.
Toda a informação que me possa ajudar a melhor entender as minhas raizes, fico agradecida.

Resposta

Link directo:

Familia Raposo

#441121 | fox.cindy | 24 mai 2022 15:20 | Em resposta a: #441054

Nao referi que o que possa partilhar, disponha.
obrigada

Resposta

Link directo:

Familia Raposo

#441122 | vinipoars | 24 mai 2022 15:30 | Em resposta a: #441121

Caro(a) fox.cindy,

Há alguns índices de casamentos da região que podem ser consultados no seguinte sítio:
https://genealogiafb.blogspot.com/2016/09/indices-de-registos-paroquiais-distrito_69.html

Talvez consiga encontrar os seus e ligar aos meus com o auxílio deles.

Minha família Raposo veio para o Brasil no final dos 1600 e a partir daí não tenho conhecimento das gerações de parentes em Portugal, mas possivelmente alguns ramos seguiram e poderão ser aparentados aos seus.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Familia Raposo

#446986 | pedroafonsomurta | 07 abr 2023 12:52 | Em resposta a: #134

Olá! Meu nome é Pedro Afonso, vos escrevo do Brasil, de Minas Gerais.

Sou descendente de Baltazar Raposo D'Ataíde, nascido cerca de 1600 em Loulé, casado com Bárbara Raposo D'Ataíde. Tiveram um filho Francisco Raposo, nascido ou residido em Tânger, nascido por volta de 1630 e casado com Brites de Sequeira, cuja linhagem se estende ao Algarve, e em seguida ao meu ramo brasileiro, após o retorno do Marrocos. Seriam estes "Raposo D'Ataíde" do mesmo ramo que Manuel Raposo d' Ataíde, natural de Faro, Loulé, nascido a 07.02.1597? Manuel Raposo d' Ataíde fora casado com Joana de Mendonça, bp. a (10.08.1600).

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 11:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen