Família "da Ponte" de Lamego/Penude

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família "da Ponte" de Lamego/Penude

#134129 | claudialeandra | 15 nov 2006 00:47

Boa noite,

Gostaria de saber se alguém por acaso me poderá ajudar na busca da árvore genealógica da família "da Ponte", oriunda de Lamego (Penude e Penude de Baixo, e mais para trás não sei...). poderá ter sido, como alguém disse no Forum, apenas designativo de lugar, uma vez que existe um "Lugar da Ponte" e "rua da Ponte" em Penude?

Obrigada,
Claudia

Resposta

Link directo:

RE: Família "da Ponte" de Lamego/Penude

#134131 | claudialeandra | 15 nov 2006 00:50 | Em resposta a: #134129

Algumas informações úteis: o meu avô materno era Manuel da Ponte (Júnior) e o seu pai também Manuel da Ponte, casado com Ana da Pinha (seria nome ou alcunha?).

Resposta

Link directo:

RE: Família "da Ponte" de Lamego/Penude

#235110 | amrr | 27 jul 2009 01:19 | Em resposta a: #134131

Cara Cláudia,

Nas minhas pesquisas encontrei um natural da freguesia de Penude.
Este nome diz-lhe alguma coisa?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

-------------------------------------------------

20- Manuel Duarte
n. Sucres, freg. Penude, conc. Lamego.
Proprietário (1885).

--------------------------
40- incógnito

41- Maria Duarte
n. na freg. Penude.

-------------------------------------------------

Resposta

Link directo:

RE: Família "da Ponte" d

#236248 | claudialeandra | 11 ago 2009 13:59 | Em resposta a: #235110

ola!
sim, é de facto da freguesia da minha mae (origem do nome)... julgo que por lá existem muitos da Ponte. so gostava de saber de onde vem, se foi espontâneo, se ja havia há várias gerações (porque poderá ser toponímico - de haver uma pequena ponte em Penude? na verdade é uma mini.ponte)?

Resposta

Link directo:

RE: Família "da Ponte" d

#236253 | amrr | 11 ago 2009 14:32 | Em resposta a: #236248

Cara Cláudia,

Para tentar saber a origem desse apelido tem mesmo que estudar os costados da sua mãe.

Será que já efectuoualgumas pesquisas nesse sentido? Em caso afirmativo, a que geração e data chegou?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Família "da Ponte" d

#237715 | manuel espadilha | 28 ago 2009 20:28 | Em resposta a: #236253

ssds

Resposta

Link directo:

RE: Família "da Ponte" de Lamego/Penude

#237716 | manuel espadilha | 28 ago 2009 20:35 | Em resposta a: #134129

A respeito da família "DA PONTE" informo que conheci em Angola um colega chamado Valentim da Ponte. Terá hoje 70
anos. Era realmente natural de penude-Lamego.

Resposta

Link directo:

Família

#375464 | Costa Gonçalves | 21 nov 2016 18:50 | Em resposta a: #134129

Havia no meu tempo um Joaquim da Ponte que tinha uma mercearia à saída de Penude para Sucres. Tenho 65 anos e ele era da geração anterior à minha.

Resposta

Link directo:

Família

#416303 | claudialeandra2 | 16 jul 2019 16:08 | Em resposta a: #237716

Olá boa tarde,
De facto, há um primo da minha mãe que tem esse nome, é de Penude e a idade corresponde... e sim, terá estado em Angola...

Resposta

Link directo:

Família

#416304 | claudialeandra2 | 16 jul 2019 16:09 | Em resposta a: #375464

Eu lembro-me sim da "taberna" do tio Joaquim... não fazia ideia que ele era "da Ponte"... isso realmente não sabia..

Resposta

Link directo:

Família

#435733 | 57785778 | 19 ago 2021 11:02 | Em resposta a: #134129

Ainda anda a procura do seu antecedente de apelido "da Ponte".
Tenho grandes novidades
Cps

Resposta

Link directo:

Família

#435734 | claudialeandra2 | 19 ago 2021 11:55 | Em resposta a: #435733

Boa tarde,
Sim, ainda ando à procura!
Pode ajudar-me?
Obrigad

Resposta

Link directo:

Família

#435744 | 57785778 | 19 ago 2021 21:04 | Em resposta a: #435734

Boa noite
tenho todos os registos de 1619 a 1900, ordenados por familias
tem que me indicar um seu ascendente nascido dentro destas datas ou indicar-me a data de nascimento dum seu familiar a partir de 1900 para a partir daí lhe indicar como fazer
A propósito sou de Sucres
Cps

Resposta

Link directo:

Família

#435858 | 57785778 | 24 ago 2021 11:59 | Em resposta a: #134129

Boa noite
tenho todos os registos de 1619 a 1900, ordenados por familias
tem que me indicar um seu ascendente nascido dentro destas datas ou indicar-me a data de nascimento dum seu familiar a partir de 1900 para a partir daí lhe indicar como fazer
A propósito sou de Sucres
Cps

Resposta

Link directo:

Família

#436489 | Costa Gonçalves | 23 set 2021 19:26 | Em resposta a: #134129

Boa tarde.
Em tempos publiquei um trabalho sobre o lugar de Quintela, de Penude. Estou em vias de concluir uma segunda edição, revista e aumentada, em que defendo a provável origem, na nossa freguesia, do apelido "da Ponte". Segue-se uma cópia desse trecho, na esperança de poder ajudar:

(...) 1793- baptismos: • Luísa, outra filha de Manuel Fernandes e Ângela Gonçalves. Foi testemunha Manuel Rodrigues. • A 12 de Maio, António, filho de Manuel Duarte da Ponte(47) e Ana de Freitas, ela natural de Quintela, moradores em Penude de Baixo. Neto paterno de António Duarte e Maria de Mesquita, de Penude de Baixo, e materno de Henrique José Pereira e Sebastiana de Freitas (Gonçalves). Foi madrinha Ana Rodrigues e presidiu à cerimónia o abade Manuel Gomes Cardoso (de Carvalho). • E Maria, filha de Manuel Rodrigues (Simão) e Maria (de Freitas) Duarte.
outros: • José Rodrigues foi padrinho de baptismo de José, nascido nas Quintãs, e de Anastácia, nascida em Sucres. • Quitéria Gonçalves foi madrinha de Maria, nascida em Sucres. • Teresa Gonçalves foi-o de Maria, nascida nas Ordens. • E Manuel Rodrigues foi padrinho de Joana, nascida no Estremadouro.
(47)Ao nome de Manuel Duarte foi acrescido o sobrenome “da Ponte”, como vimos. O mesmo se passou com um irmão, José Duarte da Ponte solteiro do lugar de Penude, que foi padrinho de um baptizando em cerimónia realizada a 4 de Setembro desse ano. Na realidade, o uso do denominativo é bem mais antigo, pelo menos desde 1635 ano em que faleceu "franco goncalvez da ponte do lugar de Penude". No decorrer do séc. XVII encontram-se várias outras menções ao apelido como, a título de exemplo, "joam Ros’ [Rodrigues] da ponte", pai de uma menina baptizada a 3 de Julho de 1685. O sobrenome tem a sua génese justamente no sítio onde viveram os genearcas - sítio da Ponte, lugar de Penude de Baixo. Antroponímia similar se pode encontrar noutras regiões do País - outros rios, outros Pontes… (...).

Gostei de saber que há pessoas de Penude que se interessam pela pesquisa da genealogia das famílias da nossa terra. Cumprimentos,
ACG

Resposta

Link directo:

Família

#436506 | amrr | 24 set 2021 11:03 | Em resposta a: #436489

Caro(a) "ACG",

Nas minhas pesquisas encontrei um natural da freguesia de Penude.
Este nome diz-lhe alguma coisa?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

-------------------------------------------------

20- Manuel Duarte
n. Sucres, freg. Penude, conc. Lamego.
Proprietário (1885).

--------------------------
40- incógnito

41- Maria Duarte
n. na freg. Penude.

-------------------------------------------------

Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Família

#436509 | Costa Gonçalves | 24 set 2021 12:11 | Em resposta a: #435734

Bom dia.
Veja, por favor, a mensagem que publiquei no blog (geral) em resposta à sua questão.
Melhores cumprimentos,
ACG

Resposta

Link directo:

Família

#436512 | Costa Gonçalves | 24 set 2021 12:31 | Em resposta a: #134129

Caro Arlindo Rodrigues,
A minha pesquisa incide sobretudo sobre a genealogia das famílias do lugar de Quintela. É evidente que me cruzo amiúde com outras da freguesia, e mesmo fora dela, mas sempre focado nas pessoas que, de uma forma ou outra, tiveram relação com o lugar. Encontrei vários Manuel Duarte, mas nenhum com o perfil que descreve.
Cumprimentos,
ACG

Resposta

Link directo:

Família

#447492 | Marisa Tavares pinto | 03 mai 2023 23:37 | Em resposta a: #436489

Sr. Costa Gonçalves como se encontra? Então, eu pouco sei da família do meu avô paterno a não ser que é de Lamego, mais precisamente de Penude, o seu nome era Joaquim Pinto que partiu muito cedo e era filho de José Pinto e Maria Gonçalves. Vi o seu livro online quando estava a tentar encontrar alguma informações sobre a minha família e pretendo adquiri-lo. A única coisa que sei dos meus bisavós são os nomes deles. O meu pai perdeu contacto com a família porque o meu avô morreu ele só tinha 14 anos e a única coisa que ele tem ideia de saber é que talvez tenha familiares também em Magueija. Um bem haja!

Resposta

Link directo:

Família

#447493 | elainejardin | 04 mai 2023 01:35 | Em resposta a: #134129

Prezados Confrades,

Tenho na minha árvore um João Ferreira Pontes e um João Pinto em Cambres, Lamego, do lado de uma trisavó que se casou com meu trisavô de Penude. Talvez haja alguma ligação.

https://www.familysearch.org/tree/pedigree/fanchart/GMZW-TV5

Resposta

Link directo:

Família

#447498 | Costa Gonçalves | 04 mai 2023 10:57 | Em resposta a: #447492

Bom dia, D. Marisa.
Saiu recentemente uma nova versão, revista e amplamente aumentada, do livro que refere. Tem por título "Quintella, Viagem no Tempo". A forma de divulgação e locais de venda ainda estão em estudo, de momento, mas serão anunciados brevemente, por certo.
Talvez possa ajudá-la na pesquisa dos seus avoengos. Para isso, necessito de alguma informação mais detalhada, nomeadamente datas (nascimento, baptismo, casamento ou óbito - as que encontrar) e lugares da freguesia onde viveram (Penude de Baixo, Quintela, Sucres, Ordens?). Das duas, a primeira é a mais importante. Qualquer outro dado que possua, por vezes considerado irrelevante, pode fazer a diferença.
Com os meua cumprimentos,
António Costa Gonçalves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 08:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen