Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#134137 | marciohbc | 15 nov 2006 01:35

Estou a procurar informações a respeito do passaporte do meu avô, Antonio Barbosa, que teria vindo para o Brasil em 1904, natural de Matosinhos(?), nascido em 1899 ou 1900, filho de Antonio Gomes Barbosa e Rita Rosa de Jesus.

Gostaria também de informações a respeito do passaporte e do embarque de Anna Rosa, como data do embarque, nome da embarcação, e nome dos familiares que a acompanharam. Ela seria mãe ou irmã da minha bisavó e teria vindo para o Brasil após 1901. Era natural de Santo Tyrso, viúva, nascida em 1859/1860, filha de Domingos Carvalho. Seu passaporte foi emitido no Distrito do Porto, em 1901.

Fiz uma consulta ao Arquivo Distrital do Porto, mas até o momento ainda não obtive nenhuma resposta.

Onde poderia obter informações sobre estes passaportes ? Alguém poderá me ajudar ?

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#134141 | Lourval | 15 nov 2006 02:30 | Em resposta a: #134137

Caro Márcio,
Algumas destas informações que procura você pode obter através do prontuário de estrangeiro dele. Todos os estrangeiro no Brasil foram obrigados a se cadastrar se eles eram menores de 65 anos. Os prontuários estão quase todos no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro (os da capital de São Paulo parecem não estar). Escreva para eles consultas@arquivonacional.gov.br e dê o maior número de informações possível sendo que o local que moravam é essencial para a busca. Eles enviam para a sua residência fotocópias do prontuário onde consta data da chegada no Brasil, nome dos pais, nome da embarcação, etc. caso eles soubessem informar no momento do cadastro. Muitos não lembram pois chegaram crianças. O serviço não é cobrado, só cobram as fotocópias e correio. Nunca paguei mais do que cinco reais pelos prontuários que já obtive. Você também poderá solicitar busca junto ao Arquivo Distrital do Porto pela emissão do passaporte dele e pode não custar tão barato. Mas você na emissão de passaporte não constam informações tais como nome da embarcação e chegada no Brasil. Você vai ter apenas nomes (inclusive o dos pais) e a naturalidade. Não muito mais do que isso. Eu acredito que emissão de passaporte só é vantagem pedir se você não sabe onde nasceu seu antepassado. Boa sorte.
Lourval

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#134142 | Lourval | 15 nov 2006 02:32 | Em resposta a: #134137

Márcio,
Em tempo: menos de 65 em 1938!
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#162348 | marciohbc | 10 jul 2007 16:20 | Em resposta a: #134142

Caro Lourval,

Sei que já faz muito tempo, mas gostaria de registrar o meu agradecimento a sua atenção em me responder. Gostaria também de fornecer mais alguns detalhes a respeito da minha pesquisa que esclareçam melhor o desafio que venho enfrentando.

Estou a procurar informações a respeito do passaporte do meu avô, Antonio Barbosa, que teria vindo para o Brasil em torno de 1904, natural de Matosinhos, nascido em 22/12/1899 ou 22/11/1900, filho de Antonio Gomes Barbosa e Rita Rosa de Jesus.

Ele estaria então com cerca de 5 anos de idade quando emigrou para o Brasil, segundo os relatos mantidos em família. De sua viagem tenho apenas a data provável, 1904, declarada por ele próprio em sua inscrição consular de 1939, quando não soube informar mais nenhum outro detalhe.

Sei que até 1924, data do seu casamento no Brasil, sua mãe Rita Rosa de Jesus, deveria ainda estar viva, pois em sua certidão de casamento consta como falecido apenas Antonio Gomes Barbosa, seu pai. Ele teria vindo, portanto, no mínimo, acompanhado da mãe, mas não posso confirmar se teria vindo junto com o seu pai.

Meu objetivo final com essa pesquisa é identificar, com mais exatidão, a naturalidade do meu avô, a fim de solicitar com precisão a sua Certidão Narrativa de Nascimento, pois, na verdade, não tenho certeza quanto à sua naturalidade ser de Matosinhos.

Já solicitei esta mesma pesquisa no Arquivo Distrital do Porto, mas nada foi encontrado no ano de 1904.

Agradeceria muitíssimo quem pudesse me auxiliar.

Grato.
Marcio Coutinho

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#162356 | Lourval | 10 jul 2007 16:47 | Em resposta a: #162348

Caro Marcio,

Você já solicitou ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro pelo prontuário de estrangeiro da mãe dele?

Você também poderia solicitar à Igreja dos Mórmons pelos microfilmes de Matosinhos e quem sabe identificar o casamento dos pais dele. Ele se declara nascido em Matosinhos?

O problema é que sendo recente o nascimento dele, 1904, recai na conservatória e não é muito fácil trabalhar com elas, exceções a parte. É melhor trabalhar com os arquivos distritais.

Infelizmente os registros de casamentos nos microfilmes dos Mórmons vão até 1882. Se o seu avô nasceu em 1904 fica difícil que os pais dele tenham se casado antes de 1882 mas não é impossível.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#162359 | marciohbc | 10 jul 2007 17:18 | Em resposta a: #162356

Caro Lourval,

Sobre o prontuário da mãe dele, ainda não havia me ocorrido esta idéia. A minha impressão foi de que ela provavelmente deveria ter mais de 65 em 1938/39 quando os estrangeiros foram obrigados a se registrar. Pois possuo documentos desta época bem conservados pela família, inclusive o registro de estrangeiro do meu avó. Mas não encontrei nenhum registro dela.

A declaração de que teria vindo de Matosinhos foi conservada oralmente pela minha mãe e pela família. Não há nenhum documento ou declaração formal que ateste isto.

E na verdade, meu avô nasceu em 1899 ou 1900 e não em 1904 como mencionaste em sua resposta. 1904 é o ano declarado por ele em que teria feito a viagem para o Brasil com a sua família.

Desta forma imaginei que minha melhor pista fosse encontrar o registro de passaporte dele ou de seus pais nos documentos do Governo Civil armazenados no Arquivo Distrital do Porto, por causa da indicação de Matosinhos e de um registro bem conservado que tenho do Passaporte de uma provavel sua tia ou avó, datado de 1901.

No entanto, a pesquisa pelo passaporte do meu avó no Arquivo Distrital do Porto nada encontrou em 1904. A maior dificuldade, penso, é que então ele era apenas uma criança e quando se registrou em 1939, pouco se lembrara da viagem, não sabendo identificar dia, mês ou navio em que veio.

De Portugal, restaram apenas suas lembranças de menino e de sua querida mãe que tanto marcou toda a nossa família e gravou Portugal em nossos corações.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#162440 | small | 11 jul 2007 20:21 | Em resposta a: #162359

Caro Márcio

Se não estiver com muita pressa posso procurar para si, em Agosto o que prec isa. Só não entendi muito bem, voçê necessita do assento de nascimento do seu familiar ou do passaporte?
Eu já pesquisei passaportes de 1895 e posso já adiantar que pouca informação contém, apenas a naturalidade e o nome do Pai, penso não estar enganada.O local de embarque, destino, à margem a idade e alguns dados pessoais como estatura, cor dos olhos, altura e se tiverem algum sinal particular.
Se der diga.Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#162491 | marciohbc | 12 jul 2007 12:58 | Em resposta a: #162440

Estimada Stella,

Como atualmente encontro-me em um impasse, toda ajuda seria inestimável. Se puderes realizar esta pesquisa agradeceria muitíssimo.

Vou tentar explicar-me melhor. Estou a reunir documentos para recompor a historia de imigração da minha familia e também solicitar a nacionalidade portuguesa. Para tanto, necessito obter o assento de nascimento do meu avô. Os demais documentos já possuo.

O problema é que não estou certo da naturalidade dele. Procuro pelo passaporte exatamente para melhor identificar a sua naturalidade.

Outra dificuldade é que meu avô veio criança para o Brasil, junto com sua família. Sendo assim, deveria, na verdade, procurar pelo passaporte dos seus pais ou outro familiar, pois ele é provavelmente apenas mencionado.

De acordo com os relatos de nossa família, ele seria de Matosinhos, mas não tenho nenhum documento que comprove isso. Além disso tenho um passaporte, de uma tia ou avó dele, não estou certo, que era de Santo Tyrso e foi emitido pelo Governo Civil do Porto. Sendo assim, os passaportes dos seus pais e outros familiares também devem estar localizados lá.

A data informada por ele da viagem para o Brasil foi 1904. Não tenho o mês nem o dia. Sabemos também que ele veio com cerca de 5 anos. Há uma incerteza com relação ao ano de seu nascimento se 1899 ou 1900, pois tenho documentos contraditórios. Fazendo algumas contas, poderia ter vindo em 1904 ou 1905, se considerar alguma margem de erro temos um intervalo de 1903 à 1906. O passaporte de sua tia/avó consta 1901. Portanto não foi antes disso.

Com estas informações, solicitei uma pesquisa ao Arquivo Distrital do Porto, que localizou rapidamente o passaporte da tia/avó, mas nada encontrou do meu avô ou dos seus pais em 1904.

Estes são os nomes dos pais do meu avô: Antonio Gomes Barbosa e Rita Rosa de Jesus.

Esta seria uma tia que também teria vindo, não sei se na mesma data: Maria Rosa.

A outra tia ou avó, pois nasceu em 1850, era Anna Rosa. É desta que tenho um passaporte muito bem conservado do Governo Civil do Porto, datado de 1901.

Muitíssimo agradecido,
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#162525 | small | 12 jul 2007 18:49 | Em resposta a: #162491

Caro Márcio
Como lhe disse só em meados de Agosto tenho disponibilidade para o ajudar na sua pesquisa. No meu entender devemos começar pelo ano provável de nascimento dele e porque não Matozinhos?
Efectivamente ele apenas virá mencionado no passaporte dos Pais, no género "acompanhado de seu filho ......., de 5 anos de idade nada mais.Não sabe a naturalidade, freguesia dos Pais de seu Avô?
Mas só em Agosto repito estou disponível se até lá não encontrar quem o possa ajudar.
Disponha

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#162795 | marciohbc | 16 jul 2007 11:34 | Em resposta a: #162525

Prezada Stella,

Obrigado pelo vosso interesse. Graças a Deus, estou obtendo muitas respostas de apoio.

Concordo contigo em iniciar a busca pelo nascimento em Matosinhos. Como não tenho experiencia neste tipo de pesquisa só queria ter certeza de sua naturalidade, ao pesquisar os registos de passaporte.

Sei que, como era criança, não deve constar a naturalidade dele, mas ao fazer essa busca teria a naturalidade do pai ou da mãe dele. Com um pouco de sorte, quem sabe, teria confirmada a referencia da familia a Matosinhos.

Gostaria de parabenizar a todos pela excelente ferramenta de colaboração e pesquisa que desenvolveram neste site.

Agradeço especialmente ao J.Correia, à Maria Barreiro e a si pela boa vontade em auxiliar-me.

Caso não consiga nenhuma informação até Agosto, entrarei em contato.

Grato.
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#163683 | marciohbc | 27 jul 2007 20:22 | Em resposta a: #162525

Prezada Stella,

Ainda estou tentando conseguir ajuda e mais informações. Se não conseguir até agosto, avisarei. Obrigado mais uma vez.
Só gostaria de acrescentar algumas informações recentes que obtive ao solicitar uma cópia do processo de habilitação de casamento do meu avô. Neste processo consta que a freguesia era MOREIRA. Apenas isto.
Fiz algumas pesquisas e encontrei várias freguesias com este nome. Mas considerando a tradição insistente da família em apontar para MATOSINHOS, acredito que a melhor opção seja a freguesia de MOREIRA no concelho de MAIA, vizinho ao de MATOSINHOS.
Após consultar o histórico de MAIA, vi que o concelho passou por várias mudanças adminstrativas, no passado, que envolveram diversas freguesias. Assim, acho possível até que naquele tempo esta freguesia estivesse realmente ligada a MATOSINHOS.
Repetindo as informações a respeito do meu avô:

Nome: ANTONIO BARBOZA
Nascimento: 22/12/1899 ou 22/11/1900
Pai: ANTONIO GOMES BARBOZA
Mãe: RITA ROSA DE JESUS
Concelho: MAIA (no passado talvez MATOSINHOS)
Freguesia: MOREIRA

O que achas agora ?

Obrigado,
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#164967 | marciohbc | 13 ago 2007 15:33 | Em resposta a: #162525

Prezada Stella,

Renovo o meu pedido de auxilio. Como não sei se lestes a minha última mensagem, repito os dados atualizados do meu avô:

Nome: ANTONIO BARBOZA
Nascimento: 22/12/1899 ou 22/11/1900
Pai: ANTONIO GOMES BARBOZA
Mãe: RITA ROSA DE JESUS
Concelho: MAIA
Freguesia: MOREIRA

Obrigado,
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#166025 | marciohbc | 29 ago 2007 16:55 | Em resposta a: #162525

Prezada Stella,

Renovo o meu pedido. Aguardo sua resposta para decidir se darei novo rumo à minha pesquisa.

Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#166074 | small | 29 ago 2007 23:34 | Em resposta a: #166025

Prezado Marcio

Sim li a sua mensagem e tomei nota de tudo, aguarde pf para o principio da próxima semana. Estarei fora do Porto até domingo. No entanto nunca é demais lembrar-me, se quiser ter o incómodo de no domingo me enviar nova mensagem agradeço.
Cumprimentos
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#166131 | marciohbc | 30 ago 2007 12:29 | Em resposta a: #166074

Cara Stella,

Desculpe a insistencia, mas depois de tanto tempo sem resposta já estava a desesperar-me. Sim, posso te enviar outro lembrete no domingo, sem nenhum problema. Claro ... se isso não for incómodo para si.

Muito Obrigado,
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#166351 | marciohbc | 02 set 2007 17:01 | Em resposta a: #166074

Prezada Stella,

Como solicitastes, deixo mais uma vez, por obséquio, a lembrança do meu pedido.

Meus cumprimentos,
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#166374 | IsabelFont | 02 set 2007 22:11 | Em resposta a: #166074

Boa noite,
Cara confrade Stella,

Percebi nesta troca de mensagens deste tópico, que pode ajudar na pesquisa de passaporte obtido no Porto.
Se assim for, quero pedir-lhe o enorme favor, de verificar se encontra um passaporte emitido para um tio-trisavô meu, de seu nome Germano José Guedes, que deve ter nascido em 30 de Março de 1819, em Mirandela; foi estudar para Bruxelas, penso eu que entre 1839 e 1848, para cursar Medicina. Como não consigo confirmar aquela data de baptismo, pq. os registos de Mirandela daquela data não existem, gostava de saber se se consegue confirmar por esta via.

Tenho um outro caso de um colateral meu - Carlo António Fornasini - italiano, a residir no Porto (?), que cerca de 1830, terá embarcado para Moçambique.

Não sei quais os dados que aparecem num passaporte emitido naquela altura, mas talvez que apareça a naturalidade, e alguma filiação e isso já serve para confirmar.

Desde já agradeço se for possível obter qq. informação.
Cumprimentos
MªIsabelFontoura

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#166382 | small | 02 set 2007 23:36 | Em resposta a: #166374

Cara Maria Isabel
Boa noite. Efectivamente tenho ajudado alguns confrades na pesquisa de passaportes. No caso do ADP como ainda não estão digitalizados a pesquisa é mto morosa principalmente se não existe uma data concreta do embarque. Só para ter uma ideia cerca de 1895 a 1900, existem por vezes 3 livros e mais por cada ano.
Até 1910, só encontrei os vistos dos passaportes, com o nome, local de destino, e filiação, normalmente o Pai. A partir dessa data já existem os processos, com certidões e outros elementos que não sei precisar porque ainda não consultei nenhum dessa época.
Se o que pretende são dados pessoais creio que através dos passaportes e para as datas que indicou não vai encontrar.Tomei nota dos seus elementos e vou ver o que consigo encontrar. Este mês estou um pouco ocupada mas pode estar certa que o farei logo que possível.
Cumprimentos
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#166384 | small | 02 set 2007 23:38 | Em resposta a: #166351

Caro Marcio

Obrigada ela lembrança, assim que me seja possível vou tentar, esteja descansado.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#166418 | marciohbc | 03 set 2007 13:33 | Em resposta a: #166384

Cara Stella,

Muito Obrigado. Fico no aguardo.

Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#166577 | IsabelFont | 05 set 2007 10:43 | Em resposta a: #166382

Cara Stella,

Não sei se inda vou a tempo de lhe limitar o espaço / tempo de pesquisa, para o caso de meu tio-avô, Germano José Guedes; Mas escrevi para a Bélgica - onde ele foi estudar e de lá dizem-me que ele só esteve na Universidade de Bruxelas: "Was in Medicine faculty in 1846-1847". Portanto a pesquisa penso que se pode limitar ao ano de 1846.

Provavelmente tenho que procurar ou na faculdade do Porto ou na faculdade de Coimbra, o que não se será facil. Ainda não tentei. Por acaso, não costuma deslocar-se a nenhuma destas universidades?

Cumprimentos
MªIsabelFontoura

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#166719 | marciohbc | 07 set 2007 05:52 | Em resposta a: #166384

Prezada Stella,

Tens alguma novidade ?

Cumprimentos,
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#166726 | small | 07 set 2007 11:02 | Em resposta a: #166719

Prezado Marcio
Infelizmente o meu tempo complicou-se e ainda não fui ao ADP.Tenho constantemente presente o seu assunto se for mto urgente veja se encontra aqui quem o possa ajudar mais rápido que eu. Não depende só de mim a disponibilidade que tenho para este tipo de pesquisas, entenda por favor sim?
Cumprimentos
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#166739 | marciohbc | 07 set 2007 15:21 | Em resposta a: #166726

Prezada Stella,

Desculpe-me se estou a importunar-lhe demais com isso. Não se trata exactamente de urgência, mas abri este tópico faz 10 meses. Se considerar apenas o tempo recente, estou a esperar auxilio de algum dos confrades há quase 2 meses, sem nenhum resultado.

É que sempre imaginamos que talvez possa existir a coincidência nas pesquisas, quer seja no tempo, local de pesquisa ou familias procuradas e não "custaria nada" ajudar um colega. Acho que por isso buscamos foruns como este. Mas sei que cada um tem seus próprios afazeres e antepassados para procurar. As vezes nos esquecemos disso, na expectativa de conseguir mais alguma informação.

Portanto, decidi enviar os dados que tenho ao ADP e solicitar uma busca pelo assento de baptismo do meu avô.

Se não há disponibilidade, o que há de fazer-se ?

Agradeço o vosso interesse e paciência, mas não lhe incomodarei mais.

Obrigado.

Com meus cumprimentos,
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#166785 | small | 07 set 2007 20:40 | Em resposta a: #166739

Prezado Marcio

Penso que não entendeu bem o teor da minha mensagem.Eu tenho a minha actividade profissional o que limita o tempo disponível para pesquisas. Essa mesma actividade depende de outras pessoas tambem o que por vezes altera a minha programação. Foi o que aconteceu.Normalmente em Agosto e Setembro costumo ter tempo para os que precisam de ajuda este ano não está a suceder. Oxalá voçê tenha sorte no ADP, no entanto se não conseguir volte aqui certo de que não está a "incomodar"!
Melhores cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#166790 | small | 07 set 2007 20:53 | Em resposta a: #166577

Cara Maria Isabel

Ainda não tive tempo de ir ao ADP. Atendendo à data talvez seja a Universidade de Coimbra, não? Aí só uma pessoa, o Dr Pedro França, para a ajudar.
Em relação aos passaportes, confirmo o que havia dito, só existem processos do ano de 1867 e depois 1905 em diante. Este mês complicou-se como poderá constatar pela resposta que dei ao Marcio, se der para esperar....,tudo bem! Mas nos registos dos "vistos" não vai encontrar grande informação.
Cumprimentos
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#167034 | Marli Ribeiro 0906 | 10 set 2007 18:26 | Em resposta a: #166790

Prezado Márcio Coutinho

Tenho acompanhado a sua agonia e me perguntava por que você não passava um email para o ADP, já que tem todos os dados! Caso eles confirmassem, você fazia o pedido de certidão via Internet (Certidão Online). Foi assim que aconteceu comigo. Responderam que foram encontrados os registros e vou enviar 0,50 cents por fotocópia, via correio mesmo, porque não necessito de certidão. Com todos os dados que dispõe não levam nem os 30 minutos que são grátis, para pesquisar. Uma certidão Online custa 16,50 Euros, que serão convertidos pelo cartão de crédito, para pagamento em dólar. Sua despesa não passaria de 50 reais. (Suponho que você também seja do Brasil).Só precisa antes passar um email para eles.Pesquise Arquivo Distrital do Porto e vai achar o endereço eletrônico.

Um abraço

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#167037 | Marli Ribeiro 0906 | 10 set 2007 18:36 | Em resposta a: #167034

Oi Márcio Coutinho

Lendo mais uma vez as suas mensagens, acho que , novamente, me empolguei e me precipitei!
Por algum motivo, você não precisa de certidão, mas de dados do passaporte! Queira desculpar.

Um abraço

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#167132 | Marli Ribeiro 0906 | 11 set 2007 15:41 | Em resposta a: #167037

Oi Márcio Coutinho

Li novamente. Se quer dados referentes a nascimento no ano de 1899 ou 1900, lembro a você que estes anos ainda não deverão estar no ADP. Talvez por isso possa não encontrar o registro de nascimento do seu avô lá. Peça ao Registro Civil do Concelho de Maia. Só deverá estar no ADP, qualquer ano, caso o Concelho de Maia não exista mais. Vou reler suas mensagens sobre Maia e Matosinhos Se você estiver sem tempo, posso pedir buscas para você. Como tem todos os dados, havendo discrepância apenas nas datas (são apenas duas, o que facilita bastante) a busca não ultrapassará os 30 minutos gratuitos. Entusiasmei-me, depois de obter resposta afirmativa de 3 registros, em que apenas mencionei datas aproximadas.Caso seja encontrado, você deve pedir mesmo via Certidão Online, por 16,50 Euros, porque não compensa apenas a fotocópia, que, embora custe apenas 1 Euro, tem a taxa de 30 e poucos reais para Vale Postal.Não sei porque continuo supondo que você, como eu, seja do Brasil.
Abraço

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#167228 | marciohbc | 12 set 2007 16:21 | Em resposta a: #167132

Cara Marli,

Desculpe-me o atraso em responder-te. Mas somente hoje pude ver tuas mensagens. Na verdade, ao que parece, enviastes as respostas para a Stella e não para mim. Este foi o motivo de não te-las recebido.

Vamos lá...

Sim, nasci no Brasil. Com muito orgulho ! E cá estou actualmente, a procurar informações e documentos sobre a historia de minha família e que permitam-me, além disso, solicitar a cidadania portuguesa, pois também bate em mim um coração lusitano. Para este propósito, precisarei sim, de uma certidão, que não poderá ser apenas on-line.

Sei como funcionam as buscas no ADP. Eu mesmo já solicitei uma busca lá. Como podes verificar lendo minhas mensagens anteriores.

No entanto, minha hesitação em solicitar logo ao ADP, a localização do assento de nascimento do meu avô, deve-se ao facto de que não estava certo de sua naturalidade. Ou seja, não sabia qual era o seu Concelho.

Na verdade, mesmo agora, ainda não tenho certeza. Apenas deduzi que era o Concelho de Maia, usando os dados que tinha de familia. Não tenho nenhuma base documental que indique Maia directamente. Tenho apenas comprovação documental para o districto do Porto e da freguesia de Moreira, além de relatos orais de Matosinhos. Tenho ainda um documento indicando Santo Tirso, para uma parenta do meu avô. Sendo assim, considerei que a freguesia de Moreira, que é citada em seu casamento, só pudesse tratar-se da Moreira da Maia. Mas é apenas uma hipótese.

Por este motivo, por não ter certeza, foi que solicitei a ajuda de algum dos confrades. Evitaria assim, solicitar buscas vãs ao ADP.

Com relação ao "Registro Civil de Maia", a informação que tenho é que passados 100 anos, os registos mais antigos são entregues ao Arquivo Distrital. Não é assim ? Pelo menos, era o que sabia.

Ja enviei um email ao ADP, solicitando a busca. Mas como as respostas geralmente demoram muito, penso em novamente solicitar a pesquisa, agora por telefone.

Por isso tenho uma pergunta que gostaria de fazer-lhe. Quando falas "a busca não ultrapassará os 30 minutos gratuitos", queres dizer os 30 minutos que vão consumir a pesquisa. Certo ? Acredito que seja isso.

Ou queres dizer que poderia solicitar a localização por telefone e passados cerca de 30 minutos obter a resposta ? Seria possível, assim tão rápido ? Ah se fosse verdade ...

Bom ... No estado de espera e ansiedade, em que encontro-me, como bem podes notar, agradeceria qualquer coisa que pudésseis fazer por mim.

Muito obrigado.
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#167261 | Marli Ribeiro 0906 | 12 set 2007 21:26 | Em resposta a: #167228

Oi, Márcio Coutinho

A "Certidão Online" significa que ela pode ser pedida pela Internet, via cartão de crédito, mas chega mesmo é pelo correio. Recebi uma assim.O endereço eletrônico é o do Portal do Cidadão, do Ministério da Justiça de Portugal.Mas antes recomendo que se faça a pesquisa confirmando o registro do que se quer, porque os dados precisam ser precisos.(Embora eu tenha acabado de ter uma questão com o Arquivo Distrital de Viana do Castelo, que praticamente se recusou a me deixar utilizar os serviços do Ministério da Justiça, dizendo que o Ministério responsável pelos Arquivos Distritais é o Ministério da Cultura. Para não ficar sem a certidão, que pelo Portal do Cidadão ficaria em 16,50 Euros, vou gastar 80 Reais via Vale Postal!).

Você tem razão. Buscas com mais de 100 anos deveriam estar nos Arquivos Distritais, mas tenho o caso do Registro Civil de Guimarães que vai pesquisar o ano de 1883. Não entendi.

Os "30 minutos grátis", referem-se à consulta feita por email mesmo, com os dados enviados.Não sei como funciona pelo telefone. Às vezes encontramos pessoas muito simpáticas do outro lado da linha. Outras vezes, nem tanto.

Vou me empenhar e seguir os mesmos caminhos que fiz para mim. Mas não conte só com isso, claro.

Às vezes um simples telefonema pode mesmo resolver tudo. Já tive esta experiência positiva quando pedi a cidadania portuguesa. Tente.

Um abraço

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#167264 | Marli Ribeiro 0906 | 12 set 2007 22:39 | Em resposta a: #167261

Oi, Márcio Coutinho

Sou eu de novo. Acabei de enviar um email para a Conservatória do Registro Civil de Maia e outro para o Arquivo Distrital do Porto. Em ambos solicito apenas a confirmação do Registro de António Barboza, filho de António Gomes Barboza e de Rita Rosa de Jesus, nascido no Concelho de Maia, Freguesia de Moreira, ou em 22/12/1899 ou em 22/11/1900, conforme suas mensagens.
Eu acrescentei que, "como os dados são precisos, a pesquisa não deverá ultrapassar os 30 minutos gratuitos".Não telefone muito cedo, para que tenham oportunidade de se inteirar dos emails. Assim, quando você ligar, eles já saberão do que se trata.

Isto aconteceu comigo, e deu certo. Quando requisitei a minha nacionalidade, encontrei funcionário que consultava livro enquanto falava comigo ao telefone. E recentemente encontrei outra que estava com o email impresso na mesa. Alguns são extremamente gentis, quando sabem que falam com alguém do Brasil. Aliás, deixe isto bem claro logo no início do telefonema, para que a sua conta telefônica não fique muito alta! Nos emails fiz o pedido em meu nome, que é só o que vai escrito acima desta mensagem.

Conforme for, ou você tem sorte, e encontram o registro, ou você envia emails com os dados "precisos" para "todas" as freguesias e concelhos que achar serem os mais indicados. Ou, quem sabe, mais para a frente aparece alguém com disponibilidade para ajudá-lo em Portugal.Como você mesmo falou, a coisa dá trabalho!

Um abraço.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#167276 | roz | 13 set 2007 01:15 | Em resposta a: #167228

Caro Marcio

Ja experimentou ver no site do Arquivo Distrital do Porto on-line? Ha muitos registos ja digitalizados e pode ser que encontre. Eu nunca tentei pois nao tenho familia desses lados.

Entre em www.adporto.org/ clique no botao um pouco abaixo "pesquisar no arquivo"
- volte a clicar em "pesquisar no arquivo" um pouco 'a direita
- clique no botao "pesquisa avancada" ao centro da pagina
-Uma das linhas diz "pesquisar apenas documentos com imagem", 'a frente ha um quadrado, clique nele para por visto
- A baixo, no campo "titulo" escreva baptismos ou casamentos ou obitos conforme o que quer ver
- Mais em baixo clique em "pesquisar"
- Aparece os resultados e deve clicar no link com datas que lhe interessa
- Aparece uma pasta amarela pequena, clique nela que abre a pagina com os registos

Espero que consiga encontrar o que deseja. Assim, mesmo nao sabendo a freguesia certa nao importa.

Sobre os livros irem das conservatorias para o Arquivo Distrital, 'e certo que devia ser ao fazer os 100 anos mas nem todas se apressam a mandar logo e muitas vezes so' varios anos depois 'e que seguem.

Quanto ao 30 minutos gratis 'e so' nos Arquivos Distritais. As conservatorias nao tem esse sistema. Assim, no Arquivo, como as datas sao bastante aproximadas so a 2 anos creio que podera' pedir para lhe verem em 2 freguesias, pois nao deve levar mais do que esse tempo a fazer a busca.

Nas conservatorias, se tem as datas certas, podem dizer-lhe ao telefone enquanto espera, se esta' la' ou nao o registo mas depois tem de enviar o pagamento para lhe enviarem a certidao ou a fotocopia nao certificada. Eu como so preciso de fotocopias que sao baratas, costumo mandar 2 euros em moeda, colados com fita gomada 'a carta e num envelope almofadado. Assim ja paga pelo correio. Ja fiz isto varias vezes sem problemas e tambem se se perdesse eram so 2 euros. A transferencia ou o vale fica muito mais dispendioso por isso arrisco.

Boa sorte com as pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#167279 | Marli Ribeiro 0906 | 13 set 2007 02:03 | Em resposta a: #167276

Cara Rosário

Sou a Marli. Li a sua mensagem para o Márcio, sobre a remessa de Euros, e vou arriscar fazer assim para o Arquivo Distrital de Viana do Castelo! A Diretora de lá insiste que eu deva pedir Certidão Narrativa e não apenas só certidão não certificada. Já expliquei, por email, que não é para processo de cidadania, que já possuo.Ela não só não aceita que eu use os serviços do Portal do Cidadão (não sei se você conhece) onde eu pagaria 16,50 Euros, aí sim, pela Certidão Narrativa, como "argumenta" que não deverei pedir certidão não certificada (2 Euros), por motivos que eu mesma não entendi. Os dois modos sairiam quase a mesma coisa, já que os 2 Euros virariam quase 50 Reais, via Vale Postal. Mas se tiver que, por Vale Postal (como ela disse para eu fazer), mandar 16,50 Euros mais 1,80 Euros de postagem no correio, e ainda pagar a taxa no Brasil, vou gastar uns 80 Reais! A diferença de 30 Reais não é pequena, considerando-se que terei outras despesas após esta.
Lendo a sua mensagem optei por não gastar então nem os 50 Reais já que só preciso ver se na certidão do meu bisavô constam as freguesias do seu pai e da sua mãe, ou seja, meus trivavós. Por email mesmo fiquei sabendo a filiação e a data de seu nascimento! Vou enviar 4 Euros dentro de um envelope, sendo 2 Euros para a certidão não certificada, que é o que me está sendo cobrado, e 2 Euros de Correio de Portugal para o Brasil.

Um abraço

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#167280 | Marli Ribeiro 0906 | 13 set 2007 02:41 | Em resposta a: #167279

Caro Márcio

As pesquisas via Internet no ADP nunca deram certo para mim, mesmo seguindo estes passos indicados pela Rosário, e que já foram indicados antes por alguém neste Fórum.

Se conseguir alguma coisa, me avise, por favor, para que eu veja onde é que está o problema.

Boa sorte.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#167298 | marciohbc | 13 set 2007 11:56 | Em resposta a: #167276

Cara Rosario,

Obrigado pela mensagem. Muitos vem tentando me ajudar e fico impressionado com a solidariedade de todos.

Bom... Na verdade, eu já sei a freguesia: MOREIRA. O que não tenho é o Concelho. Mas não há outra freguesia com esse nome no distrito do Porto, a não ser no concelho de MAIA. Outras

Conheço a pesquisa no site do ADP, mas existem ainda poucos livros digitalizados. Ao que parece, só a freguesia de ATAÍDE no concelho de AMARANTE está disponível. Sei que os livros de que preciso estão no ADP, porque já fiz esta pesquisa e tenho até a referência para localizá-los.

Preciso sim, de certidões oficiais e autenticadas por isso tenho que utilizar o método do vale postal. Só imaginei adiantar as coisas pelo telefone.

Não tenho realmente, muito tempo disponível e as ligações internacionais são muito caras, se não forem rápidas. Mas tenho disponibilidade de acesso a internet, por isso prefiro o email e foruns.

Já mandei um email para o ADP, solicitando a busca, mas estas coisas demoram...

Mais uma vez obrigado pela força.

Cordialmente,
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#167300 | roz | 13 set 2007 12:03 | Em resposta a: #167279

Cara Marli,

Quando enviar o pedido nao diga certidao nao certificada que isso nao existe. Deve dizer "fotocopia nao certificada" do registo de ..... aquilo que quizer. Assim que se diz a palavra certidao os Arquivos ou conservatorias querem logo mandar as mais caras.

O Arquivo de Viana do Castelo parece ser talvez um pouco mais dificil que alguns dos outros pois como nao ha um regulamento propriamente dito, nem todos trabalham da mesma maneira. Eu telefonei para la para confirmar se aceitavam os Euros no envelope e a senhora acabou por dizer que sim pois eu disse-lhe que ja tinha feito para outros, mas fez-me um grande discurso em que ela pessoalmente nao esta' de acordo nem com o preco nem o fazer de fotocopias pois estraga os documentos. Ela disse que o preco 'e meio Euro por cada face do documento e registos de nascimento normalmente so tem uma frente, mesmo que tenha frente e verso 'e portanto 1 Euro por cada registo mais 1 porte de correio.

Espero que tenha sucesso.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#167301 | marciohbc | 13 set 2007 12:07 | Em resposta a: #167280

Marli,

A pesquisa via internet ao ADP funciona e os passos que a Rosario informou estão correctos. Recapitule o que você fez e tente novamente. É verdade que o site andou com problemas, faz algum tempo, mas agora está funcionando bem.

O problema é, como lhe disse em outra mensagem, que os recursos on-line são quase sempre incompletos. Só a pequena freguesia de ATAIDE do concelho de AMARANTE está digitalizada. Somente nesta freguesia poderá ver as fotografias das páginas dos livros e procurar por si mesma. De resto, com relação as outras freguesias e concelhos, no máximo obterás a referencia para a localização do livro. Sendo assim os métodos de pesquisa tradicionais continuam sendo os melhores na minha opnião. No Futuro, quem sabe ?

Abraços,
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#167359 | Marli Ribeiro 0906 | 14 set 2007 02:39 | Em resposta a: #167300

Cara Rosario

Já catei Euros que sobraram de minha viagem a Portugal em 2001 e arrumei em dois envelopes: um para o Arquivo Distrital de Viana do Castelo, para o registro de batismo de um de meus bisavôs e outro para o Arquivo Distrital do Porto, para os registros de batismo de meus dois avós, por parte de pai, todos já pesquisados e encontrados. Agora, é aguardar. Dez dias para chegar em Portugal e mais dez para voltar ao Brasil.
Penso que a pessoa com quem você falou pelo telefone é a diretora do Arquivo. Ela me pareceu brava na troca do último email.
Obrigada pelo telefonema que você deu. Foi uma surpresa.

Um abraço

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#167404 | marciohbc | 14 set 2007 15:18 | Em resposta a: #166785

Prezada Stella ou a Quem interessar possa,

Se, por acaso, tiveres a oportunidade de visitar o ADP, peço a gentileza de verificar estes livros:

PT/ADPRT/PRQ/PMAI09/001/0028
G/20/3/1-2.3
Baptismos de 1899-01-07 a 1899-12-24

Ou

PT/ADPRT/PRQ/PMAI09/001/0029
G/20/3/1-2.4
Baptismos de 1900-01-05 a 1900-12-31

Basta solicitar a consulta a estes livros. São apenas 2, lado a lado na prateleira.
É, provavelmente, nestes livros, que encontra-se o assento de baptismo do meu avô:

Nome: ANTONIO BARBOZA
Nascimento: 22/12/1899 ou 22/11/1900
Pai: ANTONIO GOMES BARBOZA
Mãe: RITA ROSA DE JESUS
Concelho: MAIA
Freguesia: MOREIRA

Já solicitei a busca ao ADP, por email. Mas segundo a informação que recebi, como a procura tem crescido muito ultimamente, a minha resposta poderá levar algum tempo, pois será tratada, como todas as demais, pela ordem de chegada.

Agradeço a todos os confrades que, de alguma maneira, têm contribuido com a minha busca. Ao mesmo tempo, peço que me desculpem por algum destempero cometido:

Lourval Stella Marli Rosario Maria Barreiro Ana Recio
Rui Pereira Aguerreiro J.Correia Pedro França Maria Benedita

Muito Obrigado,
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#167515 | small | 16 set 2007 20:03 | Em resposta a: #166577

Cara Isabel

Talvez este tópico lhe interesse."Escola Médico Cirurgica do Porto". Espero que aí encontre resposta a estas sua perguntas.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#167522 | IsabelFont | 16 set 2007 20:58 | Em resposta a: #167515

Cara Stella,

Muito obrigada.
Já tinha visto e já fiz um contacto particular. Estou aguardando notícias.

Só não resolve o outro problema:
Tenho um outro caso de um colateral meu - Carlo António Fornasini - italiano, a residir no Porto (?), que cerca de 1830, terá embarcado para Moçambique.

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#167525 | small | 16 set 2007 22:34 | Em resposta a: #167522

Cara Maria Isabel

Dificil. O visto do passaporte não lhe vai trazer informações nenhumas como tive ocasião de referir.Sei que existe o Arquivo Histórico de Moçambique em Maputo, e que funciona muito bem segundo me informou uma Directora de um Arquivo que consultei. Não tem mais elementos em relação a Moçambique?
Não tem a certeza se residia no Porto, pela sua interrogação!
Com mais elementos poderei ajudar assim é dificil para não dizer impossível.
Disponha

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#192330 | marilia burlamaqui | 13 abr 2008 03:42 | Em resposta a: #167276

Caro Roz,

Ando tentando entrar no setor de pesquisa do Arquivo do Porto e não consigo, dá sempre erro, voce sabe se está tendo algum problema. Mes passado(março) conseguia entrar e agora não consigo mais. Se souber de alguma coisa me informa. Obrigada
Marilia - RJ-Brasil

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#192331 | Lourval | 13 abr 2008 03:57 | Em resposta a: #192330

Marilia,

O endereço está mudado. Envia-me um e-mail: lourval arroba hotmail ponto com

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#192338 | roz | 13 abr 2008 09:43 | Em resposta a: #192330

Cara Marilia,
O endereco mudou para www.adporto.pt

Ha outros dois topicos com bastante mais informacao e explicacoes que talvez fosse bom ler. Sao:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=190406 a mensagem de 7/3/08 do Autor Suomi

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=191464 a mensagem de 4/4/08 e de 5/4/08 do Autor AQF

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#192392 | marilia burlamaqui | 13 abr 2008 18:52 | Em resposta a: #192338

Caros Rosario e Lourval, obrigada pelas informações. Acessei o site informado e já me cadastrei, mas no primeiro momento não achei nenhum dos nomes que procurava. Voces sabem me informar se Sapioes - Vila Real e Porreiras - Paredes de Coura já estão inseridos ou não fazem parte desse Arquivo? Aguardo suas noticias. Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#192404 | roz | 13 abr 2008 19:45 | Em resposta a: #192392

Cara Marilia,

Como nao tenho pesquisas no Distrito do Porto nao uso o tal site e por isso nao sei mais detalhes. A informacao que dei foi so o que tinha visto aqui. Mais nao sei.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#192412 | marilia burlamaqui | 13 abr 2008 20:56 | Em resposta a: #192404

Rosario, em todo caso obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#192420 | jagmc | 13 abr 2008 21:54 | Em resposta a: #192392

A localidade de Sapiões pertence ao concelho de Montalegre e ao AD de Vila Real e Paredes de Coura ao AD de Viana do Castelo.
Infelizmente nenhum deles tem de momento paroquiais digitalizados.

J.Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 01:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen