Mau estado dos registo de baptismo em microfilme

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Mau estado dos registo de baptismo em microfilme

#134418 | daan006 | 17 nov 2006 00:55

Boa-noite

Fui pela primeira vez à Torre do Tombo para pesquisar os registos de baptismo relativos à minha família. A maioria dos registos já estava microfilmada, só que para meu desespero, muitos deles (entre 1700 e 1833) estão ilegíveis ou esborratados. Uma vez que tenho que pesquisar um a um, pois não tenho datas de nascimento, penso que não conseguirei recuar muito mais. Não sei se alguém teve um problema semelhante ou alguma ideia genial?.

Obrigado
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Mau estado dos registo de baptismo em microfilme

#134420 | melisa | 17 nov 2006 01:02 | Em resposta a: #134418

Caro Fernando

Infelizmente é frequente.

Mas por vezes aquilo que nos parece ilegível com muita paciência vai-se conseguindo decifrar.

E atenção nem todas as máquinas de microfilmes da TT estão em boas condições.
Já tenho estado numa em que praticamente não consigo ler e mudo para outra onde tudo se torna mais fácil.

Consultou os microfilmes de que freguesias?

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Mau estado dos registo de baptismo em microfilme

#134424 | daan006 | 17 nov 2006 01:32 | Em resposta a: #134420

Cara Elisa


Obrigado pela dica das máquinas de microfilmes. Eu estou a consultar a freguesia de Alviobeira do concelho de Tomar, distrito de Santarém.


Cumprimentos
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Mau estado dos registo de baptismo em microfilme

#134506 | jmariz | 17 nov 2006 18:51 | Em resposta a: #134418

Muitos livros de registo paroquial conservados no Arquivo Distrital de Lisboa encontravam-se, à data das incorporações (desde 1912), muito deteriorados. Os livros do distrito de Santarém são dos casos mais extremos. A maior parte das vezes, os microfilmes limitam-se a reproduzir a má qualidade dos originais que não estão, assim, mais legíveis do que as reproduções.
No entanto têm sido identificados microfilmes com deficiências de produção que dificultam ou mesmo impedem a sua leitura. O Arquivo Distrital de Lisboa está a fazer esforços para a substituição destes microfilmes e agradece aos seus utilizadores que reportem os casos em que essa substituição se possa traduzir em melhoria de legibilidade.
José Mariz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 19:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen